Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um novo arduíno uno !


Posts recomendados

Recentemente, vi um anúncio no Ebay, sobre uma nova placa compatível com o Arduíno Uno.

 

Não é tão nova, pois foi lançada fazem vários anos.

 

Tratava-se do MASSDUINO UNO LC MD-328D .

 

Tudo bem, eu já tive contato com várias placas tipo Arduino, todas elas baseadas no Atmega328. Mas esta tinha algo que me chamou a atenção : dizia no anúncio 10 / 12 / 16 bits ADC !

 

Oras, eu estou careca de saber que o conversor do ATMEGA328 é de 10 bits ..... que raio que esses chineses tão dizendo agora ?

 

Resolvi pesquisar com mais atenção.

 

Vejam a placa, é a primeira da esquerda, as outras duas são versões mais simples e mais baratas ainda :

 

FASVRQGIN236XMX.jpg

 

Bonitinha, com terminais com cores diferentes conforme o grupo de funções existentes.

 

Aí, procurando mais informações, cheguei na seguinte página :

 

http://www.instructables.com/id/The-More-Powerful-UNOMassduino-UNO/

 

Aí que a ficha caiu !

 

Parece que os chineses clonaram o velho ATMEGA328, e nesse processo, melhoraram ainda mais o microcontrolador, colocando várias coisas novas dentro dele, que o tornam bem poderoso. Melhor dizendo, ainda mais completo !

 

Os chineses avançaram ainda mais, e como o hardware tem mais recursos, criaram novas funções para serem utilizadas no ambiente do Arduíno, e essas funções incluem dois novos modos de conversão A/D, sendo um de 12 bits e outro de 16 bits, e duas novas instruções de saída DAC, utilizando dois pinos do Arduíno ! Ou seja, agora podemos ter em dois pinos do Arduíno uma saída analógica de 8 bits, cujo valor pode variar conforme a referência de tensão utilizada, indo de 0 até 5 Volts.

 

Já foi o suficiente para eu decidir comprar a plaquinha. Ela chegou fazem dois dias, e posso lhes adiantar que passei estes dois dias descobrindo muita coisa sobre ela.....

 

Vamos logo ao ponto : o que mais temos de diferente nesse novo microcontrolador ?

 

- Os canais de PWM podem trabalhar num modo especial muito mais rápido onde o clock é gerado a partir do sinal de 64 Mhz gerado internamente !

- O clock principal do microcontrolador pode chegar a 32 Mhz, gerado internamente, calibrado em 1% . Deixa os 20 Mhz nativos no chinelo ....

- Amplificador operacional interno, podendo amplificar o sinal na entrada em até 11 vezes.

- Os modos de PWM agora incluem suporte à banda morta, permitindo preservar MOSFETS de potência fora da área de perigo.

- Existem duas referências internas de tensão com precisão de 1%.

- A saída PWM pode ser imediatamente suprimida pelo comparador analógico ou outras fontes !

- O conversor A/D é na verdade de 12 bits.

- Compatibilidade com o AVR Studio, ou seja, as instruções são as mesmas do ATMEGA328.

- Novos registradores internos foram acrescentados, controlando todo o novo hardware adicional

 

 

E por ultimo, o preço :

 

O fabricante vende 10 placas dessas por US$ 2,99 cada uma.  Ou 100 peças por US$ 1,99 cada uma !!!!!

 

Bom, eu já tenho a minha, e agora estou direto no Fórum do Bascom, verificando o que podemos fazer com esse novo microcontrolador. Estamos desenvolvendo uma biblioteca de novas funções para o suporte deste chip. Afinal, com 2 Dacs internos, Adc de 12 bits e clock de PWM a 64 Mhz pode-se criar várias novas funções !

 

Para quem quiser saber mais, segue o link do fabricante, que tem outras opções muito interessantes :

 

http://www.inhaos.com/index.php

 

E para quem quiser comprar uma peça e já brincar na IDE do Arduíno, este é o link direto do fabricante vendendo a placa no Ebay,por cerca de US$ 3,99 apenas, com frete grátis !!!!

 

http://www.ebay.com/itm/MassDuino-UNO-LC-MD-328D-R3-5V-3-3V-Development-Board-for-Arduino-Compatible-/322075640914?hash=item4afd344452:g:9mcAAOSwkx5XEOFh

 

Para quem gosta de explorar, é uma excelente opção.

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@chacalgbi ,

 

Sim, usa a IDE do Arduíno, e você tem de baixar do site do fabricante um pacote que adiciona esse hardware à IDE, bem como acrescenta novos comandos e também novos exemplos de uso !

 

Ela usa o famoso CH340, ou seja, tem de instalar um driver no Windows para poder conversar via USB.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@_xyko_ ,

 

Sim , as instruções são as mesmas, os registros existentes são os mesmos, mas existem novos registros, e alguns registros existentes ganharam novas opções também.

 

Tem um usuário de Bascom que é chinês, ele está traduzindo o datasheet completo para o inglês .... ele postou só um pedacinho, tipo uns 10% , e disse que deve terminar tudo ainda no mês de Setembro....

 

Mas posso te garantir que o bichinho assusta viu .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Já estou assustado!!! Mas muito mais curioso....

Manda no email pessoal mais detalhes de como adquirir o "bichinho".

Ou MP.

 

Edit:

Já viu os limites de tensão de entradas?

Muito bom

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Microcontroller                                   MD328D

    Operating Voltage                             5V or 3.3V

    Input Voltage (recommended)           7-12V

    Input Voltage (limit)                           6-35V

    Digital I/O Pins                                  14 (of which 6 provide PWM output)

    PWM Digital I/O Pins                         6

    Analog Input Pins                              6

    DC Current per I/O Pin                      20 mA

    DC Current for 5V Pin                       880mA(See Notice)

    DC Current for 3.3V Pin                    600 mA

    Flash Memory                                   32 KB

                                                              of which 0.5 KB used by bootloader

    SRAM                                                2 KB

    EEPROM                                          1 KB

    Clock Speed                                     16 MHz

    Length                                               68.6 mm

    Width                                                 53.4 mm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@_xyko_ ,

 

Sim !!!!  o fabricante fala que esse chip é bem mais resistente ao ambiente industrial !

 

Quanto a adquirir, eu postei o link oficial do fabricante, que vende pelo Ebay mesmo. Procure nos posts anteriores deste mesmo tópico.

 

Aproveita e dá uma olhada nos outros produtos que eles tem.... tem as versões mais baratas, tipo apenas uma plaquinha CORE, que custa ainda mais barato... e outros produtos, como uma fonte de tensão ajustável por uma entrada de tensão ( gera tensão de saída = 11 vezes a tensão dessa entrada ), ou permite ajustar precisamente no próprio hardware da placa. Comprei dois desses para o meu futuro brinquedo : traçador de curva de transistores que gere tensões entre 0 e 30 V ....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...