Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalentes a ca3161 e 3162


Posts recomendados

2 horas atrás, Johnny Bravoo disse:

CA3162 = similar ao AD2020
Já o CA3161 acho que sem chance! Estes que citou são apenas similares, li qualquer coisa sobre não fazerem regulagem de tensão no chip? Posso estar enganado, mas acredito que não exista equivalente para ele. 

 

O CA3162 é similar ao AD2020, mas esse tá fora de linha faz tempo. Só se achar um falseta por aí.

O CA3161 é um simples Decodificador BCD, é semelhante ao 7447 sim. O 4511 não serve, pois tem de ser para Displays Anodo comum.

 

Eu tinha um termômetro com essa dupla aí, achei mais barato refazer o circuito usando o bom e velho ICL7107, que a gente encontra em qualquer lugar na faixa dos 10 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 qual sensor temperatura você usou?

teria o esquema pra me passar?

 

PS. esse será meu próximo projeto, fui desafiado aqui em casa, ninguém acredita que sou eu que monto esses circuitos , a maioria acha que compro pronto e fui desafiado a fazer um termômetro digital,o bom é que tenho vários displays de 7 segmentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, o termômetro que eu tinha era comprado, usava o par do CA3162/62 e queimou (pois ligaram em 220V). O sensor dele era um transistor 2N2222 colado em uma peça de cobre. 

Quando eu fiz o outro circuito com o ICL7107 usei o mesmo sensor,mas nada impede que você use um LM35, pois vai ficar até mais fácil. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva ,

 

Já que você pretende aprender microcontroladores, por que não compra um Arduíno Uno e faz com ele ? Não precisa nem de gravador....

 

http://www.instructables.com/id/Arduino-Digital-7-Segment-Thermometer/

 

http://www.instructables.com/id/Temperature-Displayed-on-4-Digit-7-segment-common/

 

http://arduvino.com/arduino-project-03-reading-temperature-using-the-lm35-sensor-and-displaying-it-on-a-7-segment-led-display-5261bs/

 

Pelo menos não vai jogar dinheiro fora comprando esses CI's exclusivos de mostrar tensão apenas .....

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

ai que tá o detalhe eu não achei nenhum circuito com o lm35 e com icl7107 , quer dizer achei um ou outro mas com esquemático ilegível.

a maioria é com esse 2 CIS, ou com pic, o que eu ainda estou aprendendo, não tenho gravador etc...

Eu tenho esse circuito com o ICL7107 e o LM35 em uma revista, só que não está aqui agora. 

É mais fácil, já que que o LM35 usa a mesma  escala do voltímetro. 

Então basta montar um voltímetro com o ICL7107 e ligar o senhor lá, só não lembro como como faz para medir as temperaturas negativas, eu apenas lembro que tinha fonte simétrica e um 7905. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é esse lance da fonte simétrica , já estou por dentro,

o sistema com Arduino não me serviria pra esse projeto pois quero montar e usar definitivamente, mas tenho sim muito interesse em aprender e vou...

@Mestre88 poderia me ajudar nesses 2 circuitos?

um usa o 2n2222 tem como substituir por lm35

o outro usa 2 lm35 tem como usar somente um?

a1.jpg

a2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desenhei rapidinho aqui aproveitando um outro esquema com o ICL7107 que eu tinha aqui no arquivo:

imagem.PNG

 

Como pode ver é bem mais simples que usar o transistor, já que não precisa de um conversor de escala.

Para calibrar é bem simples:

Coloque um multímetro na escala de tensão mais baixa (200mV) na saída do LM35, e gire o trim-pot de 1kohm até obter o mesmo valor nos displays (no caso vai medir a temperatura ambiente).

 

Os esquemas que você postou, eu não consigo ver pois estão muito pequenos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

excelente maninho...

muito obrigado, mesmo...

justamente que precisava marcar temperatura ambiente...

show de bola tudo q precisava,valeu mesmo...

Ainda bem que eu percebi, eu tinha esquecido dos resistores marcados no esquema como R6 e R7. Sem eles o termômetro só marcaria temperaturas abaixo de 20°C.

Vai precisar de um resistor de 900Kohm, são meio difíceis de achar. Podem ser encontrados em algum multímetro velho, ou então podemos associar resistores de outros valores em série ou paralelo para atingir o valor.

Não adianta colocar outro como o de 910K que não vai funcionar direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente, não sei se funciona bem sem o -5V. Pelo menos pra voltímetro que é bem parecido o esquema eu sei que não funciona, já tentei.

E tá faltando coisa aí, no pino 36 tem que ter aquele trim-pot com o resistor de 22k em série. É por ali que a gente regula a leitura. Os resistores R3 e R4 da maneira que estão não mede temperaturas abaixo de zero grau, mas já que no seu caso é para temperatura ambiente vai funcionar. R4 deveria ser de 1,111K para marcar corretamente, já que ser for calcular vai dar uma dízima periódica.

 

Se quiser fazer o mesmo com o circuito que eu te passei retire o resistor R5 de 100K (acabo de me lembrar que no lugar do resistor de 900K pode por um potenciômetro no lugar e ajustar o valor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Mestre88 disse:

Se quiser fazer o mesmo com o circuito que eu te passei retire o resistor R5 de 100K (acabo de me lembrar que no lugar do resistor de 900K pode por um potenciômetro no lugar e ajustar o valor).

foi o q pensei quando li kkk

vou montar seu circuito certamente,confio mais no fórum e no pessoal que ajuda aqui, do que um site gringo.

só vou ter que me desdobrar um pouco mais pra fonte simétrica.

 

em tempo; saberia me dizer quantos mA consome este circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

vou montar seu circuito certamente,confio mais no fórum e no pessoal que ajuda aqui, do que um site gringo.

só vou ter que me desdobrar um pouco mais pra fonte simétrica.

A fonte simétrica é simples, use um 7805 para o +5V.

Para o -5V nem precisa de um 7905 ou algo do tipo. Um diodo zener de 5V1 resolve o problema. Se o transformador for de 12V um resistor de 680 ohm serve de limitador de corrente para ele.

 

42 minutos atrás, Jaime Francisco da Silva disse:

em tempo; saberia me dizer quantos mA consome este circuito?

Eu não recomendo alimentar com pilhas ou baterias (recomendo a tomada mesmo). Já que os displays consomem bastante, em torno de 100mA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esse circuito funciona. Eu já usei em um caso específico onde eu precisava de tensão negativa, mas não tinha um transformador apenas baterias.

Se vai ligar na tomada e não dispõe de um transformador com Center-Tap, dá pra fazer assim:

imagem5.PNG

Uma ligação um tanto estranha, mas funcional. Para um circuito de baixa corrente como esse a "meia onda" não vai causar problemas.

Se bem que um amigo meu já alimentou um amplificador de 30W com algo desse tipo e funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jaime Francisco da Silva ,

 

Sim, mas bem mais básico, sem transistor, pois nao precisa de corrente alta. É o 555 como astável, e uns diodos e capacitores na saída , e um Zener de 5V1 para estabilizar. Detalhe : a tensão de alimentação do 555 deve ser pelo menos uns 9 Volts....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não pesquisei mas algo me diz que um 7107 custa bem mais do que um mc. Com mc fica mais simples, barato, poucas peças, menor, etc  e se gostas de desafios, desafiador.

 

Saia do básico...

A dica do arduino é válida. Considere-o como 'plataforma de lançamento' (ele já foi pro espaço literalmente). Na sequência, compre apenas o mc dele (prefira dip) e monte o circuito exclusivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Se somar todos os custos para se fazer esse projetando com o 7107, incluindo fonte negativa, trimpot de ajuste, componentes, a opção com um simples Atmega ou um PIC sai mais barato e  muito mais "limpa" em termos de componentes. Mas nesse caso nosso amigo precisaria de um gravador, seja um Pickit da vida ou um USBASP.... 

 

Quando sugerí o Arduino, foi pensando que eliminava a necessidade do gravador...

 

Não sei a sua opinião, mas hoje eu penso que aprender eletrônica é apenas uma etapa necessária para se aprender microcontroladores e programação, pois tudo está neles, até os rádios e televisores são digitais em vez de analógicos....

 

Resumindo : se algo pode ser feito de maneira digital, e ainda por cima mais barato do que analógica, acho melhor para quem está aprendendo a já se acostumar com a maneira "digital" de se fazer circuitos "analógicos" kkkk.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

é isso aí @aphawk !

 

Penso que mesmo com o custo do programador, tende a ficar + em conta do que o do 7107. Penso também que mesmo que mais caro o 'investimento' vai valer muito a pena depois de algum tempo, corroborando tua teoria.

 

Bem, não conheço (e acho que nem quero) o arduíno a fundo. Mas teorizei talvez erroneamente que pode-se comprar um atmega virgem (DIP) e colocar no lugar do que está no arduíno só pra gravar. A não ser que ele tenha que pré-ter um boot loader ou algo do gênero.

 

Bom de fato me lembrei que é um pouco menos simples. Cá tenho 2 programadores pros avr´s 'made in home' onde ambos contêm um ... atmega (smd). Tive que programar 1 deles num programador 'de verdade' kk. Toca o barco com 7107 stresses & cia mesmo...

adicionado 2 minutos depois

ou se preferir mais adrenalina, os neandertais títulos to tópico kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...