Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Maneira prática para fontes separadas


Posts recomendados

Olá! Importei da China alguns módulos com o ci tp4056 para carregar baterias lipo e li-ion, porém possuo alguns packs de bateria que são algumas em série, uns com 2 em série, e alguns com 3 em série. Os módulos são alimentados com fontes de 5v e consomem no máximo 1A, porém isso é "programável" por meio da troca de resistores. Não posso simplesmente ligar os módulos em série, pois os negativos são comuns, logo curto-circuitaria os módulos do "meio" da série. A maneira que achei é usar vários e vários carregadores de celular, todos eles separados, mas assim fica nem um pouco prático, já que preciso de várias tomadas e vários carregadores para tal.

Abri o meu carregador B3 para ver como ele é, e aparentemente os CIs de controle de carga são os 5056, e eles estão cada um em um enrolamento do secundário do transformador.

 

Como faço para ligar os módulos juntos em série sem precisar de vários carregadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lithium_ion ,

 

O que voce precisava comprar era algo deste tipo :

 

http://www.ebay.com/itm/PCB-Charger-for-4-Packs-3-7V-Li-ion-Li-Lithium-18650-Battery-Rechargeable-2-3A-/261191600168?_ul=BR

 

Esse aí  carrega até 4 baterias, e pode fornecer até 2A de corrente de carga.

 

Existem outros PCB's semelhantes, para até 3 baterias e com corrente de 1A.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@lithium_ion ,

 

O que voce precisava comprar era algo deste tipo :

 

http://www.ebay.com/itm/PCB-Charger-for-4-Packs-3-7V-Li-ion-Li-Lithium-18650-Battery-Rechargeable-2-3A-/261191600168?_ul=BR

 

Esse aí  carrega até 4 baterias, e pode fornecer até 2A de corrente de carga.

 

Existem outros PCB's semelhantes, para até 3 baterias e com corrente de 1A.

 

Paulo

 

 

Até seria uma boa, mas preciso disso em pouco tempo, e na cidade que eu moro o record que alguma coisa da China já chegou pra mim foi 35 dias. E eu tenho 4 dessas outras placas, seria bom poder usa-las.

Mas agradeço assim mesmo.

Pebsei em usar um transformador com 3 secundarios, mas seria meio impossivel e caro um desse.

 

Tem alguma outra maneira de liga-las em série?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então explique melhor, respondendo as perguntas:

 

Quantos volts cada um desses packs de bateria fornecem?

Pelo que eu entendi eles não são iguais. Qual a corrente deles (em Ah)?

Quantos packs de bateria você tem aí?

Esses módulos chineses que você comprou, se são alimentados com 5V porque não usa uma fonte de 5V grande?

Pois assim alimentaria todos de uma vez (tipo uma fonte de PC, ou qualquer outra comprada que forneça 5V com uma corrente alta).

Não entendi porque você pensou ligar os módulos em série. Qual o objetivo disso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

@Mestre88 ,

 

Acho que ele tem packs tipo usados em radiocontrole, com várias baterias em série e um conector para balanceamento individual....

 

Se tiver de carregar elas com a mesma tensão cada uma, aí piora ainda mais ...

 

Paulo

 

Sim, eu imagino que sejam esses packs também.

É, a pergunta ficou meio estranha mesmo. Na verdade o que eu perguntei é quantos volts esses packs fornecem.

Corrigi a pergunta lá agora. :thumbsup:

E acho que ele não vai usar a mesma tensão, já que comprou os reguladores. Ele disse que regula a tensão através de um resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Eu uso esses packs, tenho de 2S e de 3S , nada mais são do que duas e três baterias de Litio em série, e claro, todas no mesmo pack são iguais. O problema é que quando se carrega, elas ficam em série, e  com o tempo as características individuais mudam, e sempre uma das células acaba ficando com menos carga do que as outras. É aí que entram os terminais de Balanceamento, eles servem para se equalizar as baterias, fazendo vários testes e impondo carga, pois ao final se supõe que se tem a mesma tensão, tem a mesma carga.

Então, os carregadores inteligentes primeiro carregam em série todas elas, até que a tensão normal de funcionamento seja atingida, e depois entra a fase de balanceamento, onde a carga pode ser fornecida apenas para a célula individual, até que ela tenha a mesma tensão das outras.

 

Seja Lipo, seja Li-Ion, o processo é o mesmo.

 

O problema que eu vejo é que esses módulos baratinhos TP4056 foram feitos para se carregar apenas baterias de uma única célula, e por isso mesmo eles não tem implementada a funcão de Balanceamento.

 

Até daria para usar os terminais de balanceamento e assim carregar individualmente cada uma das células, uma de cada vez, só que ao final elas não estariam balanceadas.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Elas acabariam ficando balanceadas sim, já que os módulos colocam 4.2v, e carregando elas separadamente as 3 ficariam com 4.2v.

Se eu pegar um transformador e colocar um retificador, filtro e regulador independente para cada uma das 3 placas, elas ainda ficariam em curto?

 

(Perdi a folha que tinha feito o circuito, quando achar eu mando)

adicionado 13 minutos depois

14700823083611753216898.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lithium_ion ,

 

Não funciona dessa maneira. Eu compraria três pequenos transformadores com secundário de 6 volts por 1A , e após a retificação teremos menos de 8 Volts, e pode ligar sua plaquinha direto nessa tensão, sem precisar de regulador.

 

Assim todas as três saídas estarão totalmente isoladas, e vai funcionar numa boa.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...