Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i7 (1ª geração) ou i5 (6ª geração)??


Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Então, galera...


Tenho um PC aqui que montei quando lançaram os primeiros Core i...
Ou seja, estou com um Core i7 1ª geração (bem velhinho, coitado)...

 

Entretanto, recentemente minha fonte queimou, levando junto a placa de vídeo, placa-mãe e uma memória RAM (azar do carai) e agora vou comprar peças novas, mas estou na dúvida...

Será que um Core i5 atual (sexta geração) se supera ao i7 (primeira geração)??

 

Segue alguns detalhes do meu i7 (100% funcionando):

Modelo: Core i7 Extreme 980X
Clock: 3.3 GHz
Núcleos: 6
Cache: 12MB
Soquete: LGA 1366

P.S.: Comprei em 2009, então já tem 7 anos (ou quase, não lembro o mês)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema seu é conseguir uma placa-mãe zero 1366. Existem alguns modelos no mercado livre, com sorte dá para conseguir, o problema é o preço. Mas comparando seu futuro i5 com esse i7 980x, o i7 dá de 10x0 em qualquer outro processador (1156, 1155, 1150 e 1151). Esse i7 é linha extreme, tem 6 núcleos reais, possibilidade de overclock, trabalha com três canais de memoria. Muito bom.

 

Os únicos processadores frente a ele, seriam os lga 2011 e lga 2011-3, com algumas exceções como os modelos 3820, 4820k, todos os demais sim mais performance.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vale a pena se for de DDR4, se for de DDR3 esqueça. Mas em questão de desempenho, eles são bem parecidos, como o i5 6ª geração possui 4 núcleos bem mais potentes que os 6 do seu i7, eles acabam se equivalendo na maioria dos aplicativos, em aplicativos que dependem só de um núcleo o i5 dá um show no i7, mas naqueles que não dependem do poder do processador e sim da quantidade de threads, o i7 humilha o i5 por causa de seus 12 núcleos lógicos (threads). Veja essas comparações:

 

http://www.anandtech.com/bench/product/142?vs=1646

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Ítalo Bandeira disse:

De 2009 pra cá a arquitetura utilizada nesses processadores sofreu diversas melhorias, incluindo menor consumo energético e melhor desempenho por núcleo.

@Ítalo Bandeira

 

Então, das melhorias eu imaginava mesmo que acontecessem... Só não tinha ideia sobre se compensasse a compra de outro processador e abandonar um i7 da linha Xtreme...
"Será mesmo que as melhorias da atualidade foram significativas?" eu me perguntava...
Muito obrigado pela contribuição, parceiro!!

 

8 horas atrás, MKSLima.svp disse:

O problema seu é conseguir uma placa-mãe zero 1366. Existem alguns modelos no mercado livre, com sorte dá para conseguir, o problema é o preço. Mas comparando seu futuro i5 com esse i7 980x, o i7 dá de 10x0 em qualquer outro processador (1156, 1155, 1150 e 1151). Esse i7 é linha extreme, tem 6 núcleos reais, possibilidade de overclock, trabalha com três canais de memoria. Muito bom.

 

Não tinha pensado no overclock... kk

Nem lembrava, na verdade... Foi uma ótima ideia!!

De fato estava pensando em manter o i7, pois sempre foi excelente (e meio caro na época), o que me faz pensar duas vezes em deixa-lo na gaveta por um i5... O que pesou na balança é minha preocupação com a idade dele...
Sobreviveu e muito bem à sobrecarga de energia, mas "como será sua vida útil agora?" me preocupa...

Obrigadão pela ajuda!!
Vou levar o custo-benefício da placa-mãe com esse soquete na balança e decidir o melhor...
valeu, parceiro!!

 

8 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Vale a pena se for de DDR4, se for de DDR3 esqueça. Mas em questão de desempenho, eles são bem parecidos, como o i5 6ª geração possui 4 núcleos bem mais potentes que os 6 do seu i7, eles acabam se equivalendo na maioria dos aplicativos, em aplicativos que dependem só de um núcleo o i5 dá um show no i7, mas naqueles que não dependem do poder do processador e sim da quantidade de threads, o i7 humilha o i5 por causa de seus 12 núcleos lógicos (threads). Veja essas comparações:

 

http://www.anandtech.com/bench/product/142?vs=1646


Caramba, adorei a análise, fera!!
A sua e a do colega acima foram sensacionais... Me ajudaram bastante...

 

Múltiplas tarefas que, de fato, me chamam mais a atenção...

Posso estar errado em minha pequena compreensão quanto a arquitetura de jogos, mas acredito que trabalhem melhor em muilti-core, correto?? Para um PC Gamer, talvez valha a pena...

 

P.S.: Curti o site linkado, vou usa-lo bastante pras compras futuras!!
Obrigadão aee!!

 

8 horas atrás, Gerivan Jose P. disse:

Os dois são praticamente equivalentes, mas acredito que pelo número de anos eu colocaria um novinho, ou então fica com o i7 pega o dinheiro e compra de marmitas pros pobres!!!

 

A idade também me deixou uma pulga atrás da orelha que está arrancando a pele...
Mas abandonar um excelente processador por causa do acaso me deixa mais uma pulga na outra...  =/

valeu ae pela contribuição, brother!!

 

3 horas atrás, Zucchini disse:

A questão é, tu não vai achar placa-mãe boa pra esse I7 (a não ser que você já tenha um vendedor, não sei), isso já inviabiliza permanecer com ele, vai no I5 de sexta geração.

 

Então, eu achei uma no MercadoLivre, mas bem simplesinha...

Apenas um slot pra placa de vídeo e dois para memória RAM, mas está quase no mesmo preço que um i5 4ª geração com a placa-mãe juntas...

Vou dar mais umas pesquisadas e ver o que decido...

 

Obrigado pela ajuda, fera!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe Reskalla Pelo contrário... Muitos jogos não trabalham bem com vários núcleos. É por isso que processadores da linha FX da AMD muitas vezes acabam sendo ultrapassados por processadores Intel com bem menos núcleos.

 

É para jogos? O Core i5 provavelmente será melhor em boa parte das vezes. E, como já mencionado, será bem difícil encontrar placa-mãe para esse Core i7 antigo, ainda mais encontrar com preço decente...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Felipe Reskalla Pelo contrário... Muitos jogos não trabalham bem com vários núcleos. É por isso que processadores da linha FX da AMD muitas vezes acabam sendo ultrapassados por processadores Intel com bem menos núcleos.

 

É para jogos? O Core i5 provavelmente será melhor em boa parte das vezes. E, como já mencionado, será bem difícil encontrar placa-mãe para esse Core i7 antigo, ainda mais encontrar com preço decente...

 

Eu realmente pensava errado então...

Bom, vivendo e aprendendo... Haha

 

Realmente, em questão de preço e dores de cabeça, os argumentos estão desfavorecendo meu amigo mais velho aí...

Se eu conseguir salvá-lo do "engavetamento" num bom custo-benefício, não vou joga-lo fora...

 

Mas...

MUITO obrigado pela ajuda de vocês!
Estão disponibilizando o seu tempo de sábado pra me ajudar com a dúvida...
Sou muito grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe Reskalla A ideia é essa mesmo: se encontrar placa-mãe decente e com bom preço, pode optar por manter o processador. Se não encontrar, pode pegar o Core i5 Skylake com tranquilidade.

 

Processador não tem essa de "durabilidade" e não dá sinais de que vai morrer. Quanto a isso também pode ficar tranquilo, basta que tenha condições adequadas de resfriamento e que a fonte do seu computador seja decente.

 

Qual era a fonte que queimou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Foxwalt disse:

Qual era a fonte que queimou?

 

@Foxwalt , era uma fonte bem mediana de 600W da Corsair...
Mas acho que eu que bobeei mesmo, nunca fiz limpeza dela, apenas do restante...

Num dia de calor ela fez uns curtos e desligou os disjuntores de casa... =/

 

Mas a burrice maior mesmo foi a ligação direta (que era pra ser temporária, mas esqueci disso) do estabilizador que fiz quando o fusível queimou... okaposkaposka

 

Vou dar mais atenção a isso agora... :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Felipe Reskalla A única bobeira que você fez foi usar estabilizador. A culpa não foi da fonte, foi dele. O que mostra que a fonte é excelente é o fato dela ter resistido por tanto tempo assim, era para ter queimado muito antes. Por aí você vê a qualidade da Corsair.

 

NUNCA, JAMAIS, use estabilizador para QUALQUER equipamento eletrônico. Estabilizadores não servem para nada, apenas para danificar equipamentos. Nessas fontes de elevada qualidade e com PFC ativo é pior, são puro veneno. Você matou sua fonte e foi com tortura e sofrimento.

PpDjVKr.jpg?1

Dê o estabilizador de presente para a pessoa que você mais odeia ou então quebre ele (para não correr o risco de alguma pobre alma usar) e leve para reciclagem em local de coleta de resíduos eletroeletrônicos. :thumbsup:

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Nossa!!
Não sabia...

Achava que eu estava fazendo bem pro PC, só deixava ligar se fosse no estabilizador... kk

 

Poxa, adorei a dica!!

Isso explica porque não ligamos notebooks ou tablets nos estabilizadores...

Vou passar a usar apenas as extensões com aquele fusível e um botão de liga/desliga...

 

Muito obrigado mesmo, @Foxwalt , adorei as fontes citadas e as explicações!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traçando um parâmetro nisso. Se for atividades do dia a dia, jogos, o i5 skylake vai se sobressair, isso é verdade.

 

Agora, seu i7 980x combinado com memorias ddr3 de 2400mhz (3 pentes, já que o socket 1366 trabalha em triple-channell) ou  se achar caro, frequências a partir de 1866mhz não há comparação com i5 skylake, ou demais i5... Tenho experiencia própria, no assunto e o i7 em tarefas pesadas, conversão de video, tratamento de imagens e videos, coloca qualquer i5 para escanteio!

 

Fonte: não tenho seu i7, mas possuo i7 lga 2011!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...