Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Code::blocks erros


prefeito182
Ir à solução Resolvido por vangodp,

Posts recomendados

E ae pessoal, tudo tranquilo ? 
Pois bem, esse é meu primeiro tópico no forum e não sei bem se este é o lugar correto, mas vamos lá. 
Meu programa é este, bem 101 mesmo, mas não consigo executar nem um "Hello World" se quer. Estou a usar o ubuntu 15.10
 

#include <iostream>
#include <string>
using namespace std;

int main(void){
string nome;

cout<<"Qual é o seu nome?"<<endl;
cin>>nome;

cout<<"Oi "<<nome<<", tudo bem com voce?";
return 0;



Meu Code::Blocks está com erro e por mais que eu tenha decorrido dezenas de tópicos por aqui, e sabe-se lá por mais onde, não consigo consertar de maneira alguma.
A primeira dor de cabeça vem com a maldita mensagem "It seems that this file has not been built yet. Do you want to build it now?" que vem com as opções "Yes" "No" e "Cancel" ...
Se eu clico em "Yes" simplesmente não acontece nada (apenas aparece nos logs lá em baixo g++ -c "diretorio" - g++ -o "diretorio" - e em seguida "Process terminated with status 0 (0 minute(s), 0 second (s)) 0 erros, 0 warnings, 0 minutes, 0 seconds)
Se clico em "No" não executa-se o programa no X-TERM com a seguinte mensagem 
Process returned 0 (0x0) execution time 0.0002 s 
Press ENTER to continue

.
Como disse, eu decorri por vários fóruns e sites, alguns deles dizem para eu entrar em "settings" e mudar o "select compiler" para GNU GCC Compiler e em seguida ir em "Toolchains executables" e clickar em "Auto-detect", já fiz isso e nada, além de ter escolhido cada um da lista e repetido o processo.
.
Já dei "reset defaults" e nada também, já desinstalei e reinstalei e nada... em fim, já tentei várias coisas mas não consigo executar nada.

Por favor, se puderem me ajudar serei bastante grato. 

Agradeço desde já.

Att. Prefeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, você ao menos traduziu as mensagens?

Vamos ver, a seguinte mensagem:

 "It seems that this file has not been built yet. Do you want to build it now?" que vem com as opções "Yes" "No" e "Cancel" ...

Traduzindo:

Parece que este arquivo ainda não foi compilando ainda. Deseja compilar ele agora? - segundo das opções Sim, Não e Cancelar.

 

Essa mensagem pode aparecer caso você não esteja usando um projeto no Codeblocks e sim apenas um arquivo, o que pode levar a esse mensagem, ou por que o codeblocks não está conseguindo criar o arquivo .exe,  tente executar como administrador e use projetos.

 

 

Agora a seguinte mensagem:

"Process terminated with status 0 (0 minute(s), 0 second (s)) 0 erros, 0 warnings, 0 minutes, 0 seconds)" -

Traduzindo:

Processo terminado com status 0 (0 minuto(s), 0 segundo(s) 0 erros, 0 alertas, 0 minutos, 0 segundos)"

 

Essa mensagem significa que o codeblocks executou e terminou o programa com status 0 (sem erro, pois você usa return 0;).

 

 

E por fim:

Process returned 0 (0x0) execution time 0.0002 s 
Press ENTER to continue

Trad....:

Processo retornou 0 (0x0) tempo de execução 0.0002 s

Pressione ENTER para continuar

 

Essa mensagem significa que o processo retornou 0, seu tempo ativo foi de 0.0002 segundos.

Se você analisar todas mensagens, saberá que seu código não tem erros, porém ele está fechando muito rápido(0.0002 s), tente abrir o seu programa compilado no cmd aonde ele estiver, caso contrario tente criar outros códigos, para testar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@prefeito182 Calma amigo, não há motivos para pânico, você está usando o pinguim, você pode tudo!!!:thumbsup:

 

Verifique se você está tentando compilar um arquivo .cpp ou .c, pois parece que você está tentando compilar um .h.

 

Caso não seja isso, você pode compilar diretamente do terminal do linux, indo na pasta do seu programa e digitando:

 

Se for .c : gcc arquivo.c -o nome_qualquer

Se for .cpp : g++ arquivo.cpp -o nome_qualquer

 

Com isso você vai compilando seus programas no terminal enquanto não descobre a solução.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1freakday  Agradeço a ajuda a e atenção que você teve com meu problema, ao ler e me dar uma resposta, eu sei inglês e eu traduzi as mensagens na mesma hora e procurei saber o porque não estava compilando e agora eu sei com toda certeza que meu programa não tem erro, já que você confirmou isso. ^^ 

ps: eu uso ubuntu, não windows. :lol:

.

 

 

@CiroboyBR

Em 29/07/2016 às 22:48, CiroboyBR disse:

@prefeito182 Calma amigo, não há motivos para pânico, você está usando o pinguim, você pode tudo!!!:thumbsup:

 

hahaha;  

ainda bem que eu sei que com o pinguim eu realmente posso tudo. :D

 

Em 29/07/2016 às 22:48, CiroboyBR disse:

@prefeito182 Verifique se você está tentando compilar um arquivo .cpp ou .c, pois parece que você está tentando compilar um .h.

 

Caso não seja isso, você pode compilar diretamente do terminal do linux, indo na pasta do seu programa e digitando:

 

Se for .c : gcc arquivo.c -o nome_qualquer

Se for .cpp : g++ arquivo.cpp -o nome_qualquer

 

Com isso você vai compilando seus programas no terminal enquanto não descobre a solução.

 

O arquivo é .cpp sim;

Enquanto a compilar no terminal... o programa está correto, disso já sei... mas quanto tento executar..

"g++ diretorio/diretorio/arquivo.cpp -o arquivo"  no terminal, simplesmente não aparece nada, pula pra outra linha e não acontece nada. :(

 

 

g++.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Captura.JPG

Se você não fez o download do codeblocks conjuntamente com o g++ talvez você tenha que configurar o toolchain manualmente.

O problema é que as vezes o nome dos arquivos podem variar, uns arquivos podem se chamar mingw32-gcc.exe e outros ter coisas extras como i686-w64-mingw32-gcc.exe, por esse motivo pode que toolchain não encontra certos arquivos. Veja essa outra imagem e compare com a primeira, a primeira é um print do meu toolchain, a segunda imagem foi tirada da internet e leva os nomes mais comuns, porém como eu instalo compilador e IDE por separado acontece isso.
11_cb_toolchain.jpg

 

você precisa indicar a pasta que contem a pasta bin, e se o toolchain no pegar a configuração automaticamente você precisa fazer a mão. você precisa buscar os arquivos que mais se parecem a aos nomes dessa ultima imagem.

Também terá de indicar na aba seach directories as pastas include e lib que normalmente estão juntas com a bin.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vangodp Agradeço a ajuda, mas acabei de executar um "purge" no C::B, g++ e gcc e reinstalei tudo novamente, agora consigo compilar no C::B. :lol::lol::lol::lol::lol:

.

Mas ainda não consigo compilar via terminal, quando executo g++ arquivo.cpp -o nome_qualquer o cursor parte para outra linha e fica piscando e não acontece nada, mesmo eu usando sudo ou sudo su:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ponha isso antes do return 0: cin.ignore();

você declarou a pasta bin no path do sistema. Nem sei como se faz isso em linux mas no windows se não declarar o path dessa pasta não vai funcionar não >_<.

faça o comando g++ -v  para ver o que diz o sistema, se não diz nada é que falta o path.

adicionado 1 minuto depois

você averigou se depois de fazer g++ arquivo.cpp -o nome_qualquer na mesma pasta foi criado o executavel? Se for assim você deveria provar rodar ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!