Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Macbook pro liga mas a tela fica escura


Posts recomendados

Olá 
Meu MacBook Pro 13.3 liga, mas a tela fica escura. Está ligando normalmente mas quase não se enxerga nada na tela, parece algum mau contato. Conforme eu mexo a tela ela parece que vai acender, mas não acende.

Alguém pode me ajudar, por favor?
Agradeço antecipadamente a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@B0b5cooterNão me parece que é a placa de vídeo porque tudo está funcionando. A tela fica escura, mas o MacBook está ligado e com muita dificuldade consigo enxergar e até manusear o cursor. Conforme eu faço o movimento de abrir e fechar a tela acende (clareia) rapidamente mas não se mantém assim. Parece mesmo algum mau contato. É o modelo (white) que foi lançado em 2008 e eu estava verificando que alguns desses modelos tiveram problemas na tela. você já ouviu falar sobre isso? Saberia dizer se o problema seria como esse?

Obrigada mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Não adianta testar com um monitor externo, é certeza que o monitor vai funcionar mas a tela do Mac ainda vai continuar "apagada"!! Provavelmente o problema está no Inverter Cable que fica dentro da tela, foi pro vinagre ou está com mal contato. Dá um trabalhão pra trocar, se tiver paciência, faça você mesma.

Tutorial de como fazer o replacement:

https://www.ifixit.com/Guide/MacBook+Core+2+Duo+Inverter+Cable+Replacement/4772

Dê uma olhada no YouTube, tem bastante coisa relacionada! Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiko Pantano agradeço muito a sua atenção e realmente me parece que é esse o problema. você sabe me dizer aonde eu consigo comprar o Inverter Cable?

Eu já levei na autorizada, mas eles nem ficaram com o MacBook por não poderem comprar mais peças originais pois, a Apple não fabrica mais peças para esse modelo.

Muito obrigada!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode sim!!

Mas eu já fiz uma pesquisa e encontrei no MercadoLivre! Deixei uma pergunta pro vendedor pra confirmar se é compatível com o seu modelo que provavelmente é o A1181 (EMC 2242). A peça é usada mas é original e acompanha não só o Inverter Cable mas também a placa do Inverter, que no seu caso pode ser só o cabo ou só a placa, então já troca tudo!! Sai por R$70,00 e está bem perto de onde você mora, Balneário Camboriú. Dá uma olhada no anúncio:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-784986858-inverter-da-tela-macbook-white-e-black-a1181-2006-2007-2008-_JM

Aguado a confirmação do modelo do seu Mac.

Peguei aqui o modelo:

http://www.everymac.com/ultimate-mac-lookup/?search_keywords=MacBook4,1

 

Boa noite.

 

*O vendedor acabou de responde e disse que é compatível sim com o A1181 (EMC 2242).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

@Kiko Pantano boa tarde!

 

Comprei um MacBook Pro modelo A1278, na sexta passada. Na hora da compra tudo ok. No dia seguinte quando atualizei o sistema, momentos depois a tela começou a piscar e agora só tela preta.

Ja coloquei pra ligar num projetor através de um adaptador USB/VGA e nada.

Conforme sua orientação acima e pesquisas, tudo indica que é o inverter. É o meu primeiro Mac. Pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassius Silva , qualé o ano desse MacBook? Isso começou a acontecer depois da atualização? Já tentou executar o hardware test da Apple? Não dá pra

falar que o seu problema é o mesmo que o da Cacau pois ela conseguia ver algo na tela mas bem apagado! No seu caso, a tela está preta total como se tivesse desligada? Até pode ser o inverter mas também pode ser a GPU (processador gráfico) tenha ido pro vinagre! Mesmo porque, você já fez um teste importante que é ligar algum dispositivo gerador de imagem e a imagem não foi gerada, certo? Caso seu MacBook tenha uma saída Thunderbolt, tenta usar ela também pra testar!

 

Aguardo!

 

Apple hardware test:

https://support.apple.com/en-ca/HT201257

 

Ótimo tutorial caso precise fazer algum fix:

https://www.ifixit.com/Device/MacBook_Unibody_Model_A1278

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiko Pantano obrigado pela sua disponibilidade.

 

 Meu modelo: 

MacBook Air 11.6 1.6 GHz 2Gb 64 GB Fhash storage model A1370 Ano 2011/12

 

Comprei ele na sexta passada pela OLX. É minha primeira experiência com um MacBook. Levei um amigo que já tem um e testamos tudo na hora, tudo perfeito e funcionando. De noite comecei a atualização do sistema. No dia seguinte à tela começou a piscar, até ficar preta. No início, dava pra ver alguma coisa. 

Comprei um adaptador HDMI e liguei na TV. Aparece a imagem do fundo e também a seta do mouse.

Já abri a tampa e desconectei a bateria e nada.

adicionado 0 minutos depois

@Andreas F Berendsen

 

consigo ouvi quando ligo e depois quando desligo tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassius Silva , tamo ae pra ajudar!!

Bom, se você conseguiu projetar na TV a área de trabalho, então, não é a GPU, menos mal! Você só viu a imagem de fundo e o cursor do mouse pois a TV entrou como extensão de área de trabalho, tudo certo!

O que você poderia fazer é voltar o OSX que estava instalado antes pra ver se resolve! Acredito que seja problema com algum hardware e não software! Se você tiver acesso à uma assistência técnica da Apple, vale a pena levar o MacAir pra eles e ter um diagnóstico mais preciso!! Pelo sintoma, a chance de ser o inverter é grande!

Qualquer dúvida, pergunta que a gente ajuda, ou tenta! Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassius Silva, eu tenho um MacAir, mesmo modelo, com o mesmo problema. Ao ligar um monitor externo, como muito bem afirmou @Kiko Pantano, eu consigo estender a area de trabalho. No meu caso, infelizmente, é o inversor. Pelo sistema, e pela descricao, o problema do seu MacAir deve ser o mesmo. 

 

Como sugerido pelo Kiko, melhor lear a uma autorizada Apple (https://locate.apple.com/br/pt/). Se ainda estiver em garantia, vai ser otimo. Se nao estiver em garantia.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassius Silva , estou trocando umas idéias com um vendedor no MercadoLivre sobre o seu problema! Ele me disse que esse modelo MacAir não tem inverter, é somente um cabo! Ele tem o cabo e é bem caro, 350 reais! Provavelmente no ebay é mais barato, da uma pesquisada!

Se quiser ver o que ele tá falando, vai nesse link abaixo e olha nas perguntas! As perguntas são minhas.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-723116245-cabo-tela-lcd-macbook-air-11-a1465-a1370-_JM

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os paines de Liquid Crystal Displays (LCDs) sao normalmente encontrados em dois tipos.

Estes tipos sao normalmente referenciados na tecnologia utilizada para "backlight".

Os tipos podem ser Cold Cathode Flourescent Lamp (CCFL) ou Light Emitting Diode (LED).

Os paines CCFL sao mais antigos e requerem um inversor para fornecer corrente alternada (AC) de uma fonte de corrente direta (DC). 

Os paines LED que sao mais novos nao necessitam de um inversor para funcionar visto que eles utilizam DC.

 

O modelo 2011 do MacBook Air utiliza LED, portanto, realmente, nao tem inversor.

 

Bom saber disto. Vou trocar o cabo o ver se o meu volta a funcionar.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23 de fevereiro de 2017 às 20:15, Kiko Pantano disse:

@Cassius Silva , tamo ae pra ajudar!!

Bom, se você conseguiu projetar na TV a área de trabalho, então, não é a GPU, menos mal! Você só viu a imagem de fundo e o cursor do mouse pois a TV entrou como extensão de área de trabalho, tudo certo!

O que você poderia fazer é voltar o OSX que estava instalado antes pra ver se resolve! Acredito que seja problema com algum hardware e não software! Se você tiver acesso à uma assistência técnica da Apple, vale a pena levar o MacAir pra eles e ter um diagnóstico mais preciso!! Pelo sintoma, a chance de ser o inverter é grande!

Qualquer dúvida, pergunta que a gente ajuda, ou tenta! Abraço.

@Kiko Pantano, só corrigindo, o modelo do MacBook é o a Pro e não o Air. Mas enfim, consegui espelhar a tela na TV. Notei tambem que ao jogar um luz de lanterna na tela eu consigo ver as janelas e etc funcionando. Isso seria sinal de algum mal contato do lcd ou cabo relacionado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cassius Silva , acredito que se fosse mal contato no cabo, você não chegaria a ver algo na tela mesmo jogando luz nela, estaria tudo preto! Eu apostaria nas lâmpadas de LED que ficam atrás do LCD (backlights) que foram pro vinagre ou algum componente que regula a intensidade dessas lâmpadas de LED - Componente esse que fica na placa

lógica do painel LCD (componentes SMD, transitores, diodos, capacitores, resitores, sensores etc...)

Vou ver se acho algo relacionado e posto aqui.

Informa o modelo é ano do seu MacBook Pro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kiko Pantano  2011. Muito obrigado.

43 minutos atrás, Kiko Pantano disse:

@Cassius Silva , acredito que se fosse mal contato no cabo, você não chegaria a ver algo na tela mesmo jogando luz nela, estaria tudo preto! Eu apostaria nas lâmpadas de LED que ficam atrás do LCD (backlights) que foram pro vinagre ou algum componente que regula a intensidade dessas lâmpadas de LED - Componente esse que fica na placa

lógica do painel LCD (componentes SMD, transitores, diodos, capacitores, resitores, sensores etc...)

Vou ver se acho algo relacionado e posto aqui.

Informa o modelo é ano do seu MacBook Pro.

 

adicionado 0 minutos depois
Em 24 de fevereiro de 2017 às 16:57, Andreas F Berendsen disse:

Os paines de Liquid Crystal Displays (LCDs) sao normalmente encontrados em dois tipos.

Estes tipos sao normalmente referenciados na tecnologia utilizada para "backlight".

Os tipos podem ser Cold Cathode Flourescent Lamp (CCFL) ou Light Emitting Diode (LED).

Os paines CCFL sao mais antigos e requerem um inversor para fornecer corrente alternada (AC) de uma fonte de corrente direta (DC). 

Os paines LED que sao mais novos nao necessitam de um inversor para funcionar visto que eles utilizam DC.

 

O modelo 2011 do MacBook Air utiliza LED, portanto, realmente, nao tem inversor.

 

Bom saber disto. Vou trocar o cabo o ver se o meu volta a funcionar.

 

 

@Andreas F Berendsen obrigado pelas informações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...