Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid funciona com ssds diferentes?


R0cha

Posts recomendados

Fala pessoal, tudo certo?

 

Seguinte.. eu tenho um SSD Kingston V300 de 240gb e um HDD Seagate de 1TB. Estou querendo finalmente aposentar tal HDD, depois de vários anos de uso. Como vou para os EUA no fim do ano, estava pensando em comprar um Samsung EVO 850 de 250gb (ou 500gb).

 

Como não entendo muito, e depois de algumas pesquisas aqui no fórum, vi que os posts são todos de 2005, 2006, achei melhor vir perguntar direto pra vocês. É possível fazer RAID com dois SSDs diferentes? (V300 e EVO 850).

 

Se não for possível, compensa comprar outro V300 idêntico ao meu (qualidade inferior ao EVO 850) e fazer RAID pra melhorar a performance?

 

Obrigado desde já,

Rocha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SnakevL.

 

Acho que a ideia do colega edu.dnb seria a melhor opção, comprar um SSD de 500GB.

 

Ter um RAID com dois aparelhos diferente é possível mas não é o ideal. E no caso de ter iguais mas um já usado pode ser mais fácil de apresentar erros.

 

Na questão de desempenho, a qualidade do produto que você comprar já deve ter dar um bom desempenho. Mas mesmo assim se você optar por fazer RAID, acredito que você se refira a RAID 0, que divide a informação entre os dispositivos de armazenamento fazendo assim a velocidade de leitura e gravação mais rápida. O porém desta RAID é que se um disco falhar você perde as informações de todos os discos da RAID. Por isso recomendo ter backup de seus arquivos sempre atualizados quando se usa RAID 0.

 

Depois poste aqui o que decidiu.

 

Abraço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, obrigado pela resposta.

 

Eu mantenho meus arquivos mais importantes num HD externo, quanto a isso não vejo problemas.

 

Uma dúvida: se eu comprar o 850 EVO 250gb e utilizá-lo em Raid0 com o meu V300 240gb (mesmo perdendo 10gb, como o amigo @edu.dnb falou), a velocidade de ambos somará, ou irá predominar a velocidade do mais lento? (ex: 438mb/s write + 195mb/s write OU 195mb/s write + 195mb/s write)

 

Obrigado desde já,

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SnakevL.

 

Bom saber que você mantém backup, muita gente não faz e descobre quão útil isso é quando é tarde de mais. Eu sou um deles. :-)

 

RAID 0 em teoria vai dobrar a velocidade de escrita e leitura do seu PC, pois a informação é gravada metade em cada disco, gastando assim metade do tempo para gravar ou ler os arquivos. 

 

Depois poste aqui o que decidiu.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...