Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Retorno de corrente no neutro


Posts recomendados

Bom dia Clube,

Estou com um problema um tanto estranho. procurei soluções e nada, então preciso de um help. tenho uma instalação elétrica nova apesar de eu reaproveitar alguns cabos quando estava reformando foi tudo feito do zero, separando os circuitos por cômodos, e iluminação separada das tomadas.

Assim que me mudei de cara percebi que alguns equipamentos com uma corrente maior ou uma corrente de pico de partida, como geladeira e micro-ondas por exemplo, estavam ocasionando oscilação na iluminação. achei estranho então resolvi verificar a instalação, medi corrente e tensão a procura de alguma fuga e não encontrei nada. os cabos da instalação estão bem dimensionados por isso a estranhesa, 

Medindo a corrente nos neutros individualmente encontro a mesma corrente da fase o que é o correto, já quando messo os valores no neutro geral encontro valores incompatíveis, testei o neutro ligando e desligando algumas cargas e percebi que a corrente do neutro esta retornando para circuitos que utilizam fase diferente. a rede aqui é 220v Fase+Fase e 127V fase+Neutro, Um exemplo, quando a geladeira esta ligada tenho 2,2A tanto na fase quanto no neutro, já se acendo uma lâmpada em um outro circuito que esteja utilizando uma fase diferente a corrente do Neutro geral ao invés de subir somando a corrente da Lâmpada, ela diminui. já a corrente do neutro e da fase dessa lâmpada fica maior do que deveria, consequentemente aumentando meu consumo de energia, Testei todos os circuitos separadamente e acontece o mesmo com todos.

O Neutro está aterrado no painel de medição, resolvi aterra-lo também no painel de distribuição e o problema continua. Testei cada Neutro separadamente a procura de alguma fuga a terra interna na instalação e também não encontrei nada, Alguém tem uma luz de o que pode ser, já testei todas as possibilidades que tenho conhecimento...

 

@Edit

Acabei de fazer mais um teste. desmontei todo o painel de distribuição e remontei os barramentos utilizando apenas uma fase, deixei somente o chuveiro ligado a outra fase, já que precisa das duas pra funcionar, nessa configuração de instalação o neutro se comporta normalmente, porém, tenho umas das fases sobrecarregada. 

 

Obrigado desde já..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Fabricioads Sei que o tópico já está um pouco antigo, mas está acontecendo exatamente a mesma coisa aqui comigo. Quando meço o neutro geral com apenas o motor da geladeira funcionando tenho aproximadamente 2.6A, mas assim que acendo uma lâmpada, a corrente no neutro geral baixa ao invés de aumentar. 

Minha instalação é 220v fase+fase e 127v fase+neutro. 

A solução que você encontrou não serve para mim pois tenho muitas tomadas 220 além dos chuveiros. 

 

Gostaria de saber se você já encontrou o motivo desse retorno no neutro, ou uma solução definitiva sem sobrecargar uma fase.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Srs. o neutro não soma a corrente das fases, mas trabalha "defasado", a palavra não é esta, mas simploriamente se voce tiver exatamente o mesmo consumo em 3 fases, se o seu sistema for trifasico voce tem que ter corrente zero no neutro. Em sistemas com 2 fases a 3 fios (2 fases e neutro), vamos dizer que tendo na fase 1 - 01 ampere e na fase 2 - 03 amperes, o neutro vai ter a diferença entre as fases (2 amperes), se voce desligar a carga da fase 1, ou seja, consumo 0 ampere, a fase 2 e o neutro vão ter 3 amperes, isso é uma característica e não um problema da sua instalação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Amigos, sou engenheiro eletricista, o que está acontecendo é normal, pois a soma das correntes no neutro e uma soma vetorial e não uma soma aritmética, sendo assim vocês nunca terão uma corrente no neutro maior que a corrente das fases, pois as fases se encontram defasadas uma da outra por um ângulo de 120 graus, tanto é que as concessionárias de energia elétrica utilizam no condutor de neutro um cabo mais finos que os condutores das fases, podem ficar sossegados, isso que está acontecendo e características de circuitos trifásicos e bifásicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...