Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura vga extremamente alta


Posts recomendados

Bom dia pessoal, como estão?

Eu tenho o PC abaixo, e gostaria de lhes solicitar um help sobre refrigeração de hardware, especificamente VGA.
Há alguns meses, eu tinha um WC Raijintek TRITON, o qual era bem bonito, mas infelizmente, deu problema de vazamento na MOBO e VGA duas vezes. Em uma das vezes, eu achei que minha VGA tinha queimado (pois vazou com o PC em funcionamento, e eu vi apenas uns 10 minutos depois), enviei e-mail diretamente para a Raijintek a qual enviou dois AirCoolers TISIS no lugar do TRITON (eu preferi não aceitar mais o triton, pois vazou duas vezes, como disse anteriormente). Um desses TISIS ficou comigo e o outro ficou com meu irmão.

Pois bem, o TISIS é muito bom, mantém a temperatura do processador extremamente baixa (o máximo que chegou foi 37º em "força total" com OC GENIE ligado). O problema é que minha VGA está chegando constantemente aos 98ºC, coisa que nunca chegava antes de acontecer tal vazamento, onde no máximo era ~80ºC.

Devido ao AirCooler ser extremamente parrudo (nunca tinha visto algo assim antes), eu não consigo fechar a tampa lateral do gabinete. Sendo assim, ele fica o tempo todo aberto.

Sobre os coolers instalados no gabinete: Eu faço push and pull do fundo para frente do gabinete, passando pelo TISIS, e push and pull para cima, na saída do TISIS. Sendo assim, eu tento evitar que o ar quente continue dentro do gabinete, evitando também que ele fique na área onde a GPU está instalada.

Perguntas:

É possível que como a GPU foi aberta para limpeza após o vazamento do líquido do watercooler, eu tenha feito alguma cagada que dificulte o resfriamento da mesma?
É possível que minha GPU esteja dando adeus? Neste caso, quanto ($$) eu conseguiria pedir nela, para comprar outra?
É possível que tal situação melhore se eu repensar a disposição dos coolers?

Obrigado desde já,
Rocha.

 

------------------------------

 

MSI 970 GAMING AM3+ | AMD FX-8350 | 2x HyperX Fury 8GB 1600MHz | EVGA GTX 580 1536MB 384-bits SC Batman Edition | Corsair HX 850 | AirCooler Raijintek TISIS | SSD Kingston V300 240GB | Aerocool Strike-X One

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@SnakevL Você provavelmente não encaixou corretamente o dissipador ao remontar a placa. E a pasta térmica, como aplicou?

Não acredito que seja isso, mas vou dar uma olhada.. Eu sempre passava a pasta termica uniformemente no die, uma camada não muito grossa, mas não muito fina. Alguns falam que o melhor jeito é o pingo no meio e deixar o peso fazer o trabalho, qual a melhor forma?

 

Obrigado pela resposta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, sua vga nao usava thermal pad entre o chip e o dissipador? voce acompanhou a velocidade da fan dela? Com o vazamento e a limpeza, pode ter diminuido a lubrificação da fan, afetando o desempenho. 

No MercadoLivre tem thermal pad da artic, com condutibilidade termica de 6w, o que é bom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, drcyberjr disse:

Amigo, sua vga nao usava thermal pad entre o chip e o dissipador? voce acompanhou a velocidade da fan dela? Com o vazamento e a limpeza, pode ter diminuido a lubrificação da fan, afetando o desempenho. 

No MercadoLivre tem thermal pad da artic, com condutibilidade termica de 6w, o que é bom.

 

Amigo, obrigado pela mensagem! Ela não usava thermal pad, eu tive que substituir a pasta térmica. Eu posso tirar a pasta térmica e usar um thermal pad no lugar? Não tem problema? Se caso negativo, eu compro tal produto no ML e substituo sem problemas. Hoje chegando em casa eu vou dar uma olhada na fan dela..

 

41 minutos atrás, Sr. Coxinha disse:

 

É, realmente o pingo é a melhor opção. Farei isso a partir de agora. Obrigado querido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SnakevL voce pode usar, desde que seja um thermal pad de qualidade e que nao seja muito grosso, para nao aumentar muito a pressão entre o dissipador e o chip. Mas voce so deve substituir a pasta pelo thermal pad, se sua pasta nao for de qualidade. Existem pastas termicas com condutibilidade superior a 6w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, drcyberjr disse:

@SnakevL voce pode usar, desde que seja um thermal pad de qualidade e que nao seja muito grosso, para nao aumentar muito a pressão entre o dissipador e o chip. Mas voce so deve substituir a pasta pelo thermal pad, se sua pasta nao for de qualidade. Existem pastas termicas com condutibilidade superior a 6w.

Eu realmente não tenho uma pasta térmica de qualidade, mas acabei de ler um teste aqui no CDH que mostra que diferentes tipos de pastas térmicas não influenciam tanto assim na temperatura, é mais provável que o modo de aplicação tenha influenciado, ou o cooler esteja com problema. Chegando em casa eu vou desmontá-la de novo e testar isso tudo. Se não conseguir, acho que será a hora de passá-la pra frente e comprar uma mais atual.

Sobre o thermal pad, eu achei esse aqui baratinho na amazon (com entrega grátis no Brasil), mas não consegui ver a condutividade do mesmo.. Parece ser ruim.

 

Obrigado pela ajuda!

 

4 minutos atrás, ApoloBrz disse:

@SnakevL thermal pad se aplica nos chips das memórias, no chip gráfico nunca vi.

Entendi.. Pensei que não teria problema, já ia fazer cagada.. rs

 

Obrigado pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Queridos, atualizando vocês, e a princípio, resolvendo o problema.

 

Eu disse que tinha aberto a placa anteriormente para limpá-la e etc. Meu irmão tinha feito tal serviço junto comigo, e acho que tínhamos colocado pasta térmica do jeito errado. Segue fotos com o jeito que eu encontrei o GPU, e fotos da nova forma que eu coloquei (pingo).

 

 

Infelizmente eu fui desatento ao retirar a pasta térmica antiga, e acabei tirando uma parte de uma camada que fica em volta do dissipador, não sei se é algum tipo de isolador, ou algo assim. Segue imagem:

 

 

Por fim, realizei alguns testes rápidos e constatei que a GPU não está mais chegando perto dos 100ºC. De fato, ela não passou de 75ºC jogando CS:GO com todos os filtros e qualidade máxima (1080p). - No mesmo jogo, estava chegando a 99°C depois da aplicação de pasta térmica anterior.

 

@Foxwalt Eu já uso esse programa. O problema é que eu não sei como deveria estar a rotação dos fans da placa. Em idle (área de trabalho), a rotação está girando em torno de 1900RPM agora depois que eu troquei a pasta térmica.

 

Obrigado a todos pela ajuda, espero que agora as temperaturas durem.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@SnakevL a tal camada cinza, é a pasta térmica que veio na placa de video, o correto é limpar por completo, a que está em cima do chip e a pasta que restou no dissipador.

 

refaça aplicação limpando aquele resto de pasta cinza.

 

 

configure o msi para que a rotação suba junto com o aumento da temperatura. ( na aba FAN, marque a opção enable user...) ali você cria um perfil que achar mais adequado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, ApoloBrz disse:

@SnakevL a tal camada cinza, é a pasta térmica que veio na placa de video, o correto é limpar por completo, a que está em cima do chip e a pasta que restou no dissipador.

 

refaça aplicação limpando aquele resto de pasta cinza.

 

 

configure o msi para que a rotação suba junto com o aumento da temperatura. ( na aba FAN, marque a opção enable user...) ali você cria um perfil que achar mais adequado.

Obrigado pela mensagem, @ApoloBrz!

 

Sua mensagem me gerou outra dúvida. Observando a segunda imagem (que é a que eu mostro o pingo de pasta térmica que eu coloquei ontem), da pra perceber que existe o die do GPU, que é onde está escrito NVIDIA, que tem alguns numeros e tal.. Existe também uma parte mais baixa, que ficam alguns pontinhos (componentes?) da placa, e existe uma parte na altura do die, que é um quadrado externo, de metal.

 

A pasta térmica cinza, que você me aconselhou retirar, fica bem em cima de tal quadrado externo. A pergunta é: Eu preciso fazer com que o pingo seja grande o suficiente pra cobrir apenas o die da GPU (onde ficam os escritos), ou preciso fazer um pingo grande o suficiente para cobrir também o quadrado externo?

 

Vou abri-la de novo hoje e retirar a pasta térmica cinza que restou lá.

 

Obrigado querido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não tenho pasta térmica de boa qualidade em mãos para aplicar..

 

Não ache que estou duvidando de seu conhecimento, mas esperarei algum outro colega se manifestar, talvez com outras experiências eu possa entender melhor a existência da pasta térmica original em tal quadrado externo.

 

Obrigado novamente, abraço querido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, drcyberjr disse:

@SnakevL estranha essa moldura azul com falha na sua 4a imagem. O que seria ela?

Oi amigo,

Pelo que o @ApoloBrz explicou, essa moldura cinza (na foto parece azul, mas é cinza, eu acho.. rsrsrs) trata-se da pasta térmica original que vem com o cooler. Na primeira imagem dá pra ver melhor. Como eu limpei a pasta que estava toda falhada (o que a primeira imagem mostra), acabei esbarrando em tal moldura e falhei-a.

 

Não, eu deixei do jeito que está. Com a falha mesmo. Basta saber se é preciso abrir a placa para remover o resto dela ou não..

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...