Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema multisystem


Posts recomendados

 Na década de 90 eu lembro que vários técnicos ganhavam dinheiro à rodo com isso! Colocavam uma chave atrás da TV ou até mesmo dentro dela, para que TV's nacionais funcionassem em videocassetes importados e, no começo dos anos 2000, para que funcionassem com aparelhos de DVD sem ficar com a imagem em preto e branco.
 Alguém sabe como esse circuito funciona? Li qualquer coisa em um esquema da Philips, cujo recordou à isso, em que usava-se dois bc's e dois cristais no micro, sendo alimentado por 8V. Teria como fazer isso por fora para funcionar em qualquer TV? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A gambiarra era feita nos video K7, não nas TVs.

Inclusive há uns tempos atrás, meu vizinho me deu um video K7 Panasonic dos anos 80 para me servir de sucata.

Quando eu desmontei o danado tava lá esse circuitinho com o 4013 e 4066 que é mostrado aí no site do Newton C. Braga.

Devo ter a plaquinha jogada por aí em algum canto.

Existia também um transcodificador avulso que vendiam nas casas de eletrônica, este era ligado entre o Video K7 e a TV, possuia uma entrada AV, uma saída RF para conectar ao televisor e uma fonte de 12V. Cheguei a desmontar um desses a fim de copiar o tal "circuito mágico", mas sem sucesso já que os 4 circuitos integrados estavam raspados.

O interessante era que esse circuito não tinha nenhum cristal, apenas resistores, capacitores, diodos e transistores ligados aos 4 CIs.

Para fazer isso diretamente na TV complica um pouco, já que ela vem com o processador de cor travado somente em PAL-M.

Daria certo se encontrasse um modelo de TV onde o processador de cor serve para os dois sistemas, porém só usa um. Então nesse caso podemos colocar outro cristal e em alguns casos outro Delay (aquela caixinha azul ou verde).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 O qual me refiro é feito na TV sim! Neste caso, nos chassis GR1VA Philips. Não sei como seria feito em uma Philco Hitachi, Telefunken, por exemplo.
 O meu objetivo é simples! Tenho vendido muitos conversores para usar TV's antigas com DVD Players, videogames e o principal: TV a cabo. Na maioria das vezes tenho êxito, inclusive com algumas tvs beem antigas, mas todas com dois cristais e com suporte nativo pra NTSC/PAL-M. Apenas em alguns casos de TVs que usam só um sistema que tenho problemas do vídeo ficar em preto e branco! Caso queiram, posso mostrar um esquema e talvez até um DIY do conversor que faço, porém isso fica para outro tópico.

GR1VA.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...