Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Celeron e pentium dual core, muita diferença ?


Posts recomendados

Ia comprar um desses para começar usar minha placa :V e achei um celeron usado por 200 reais (6 geração).

 

Gostaria de saber se tem muita diferença entre eles (dei uma pesquisada e parece que não tem muita diferença) e se vale a pena comprar para estar começando usar, assistindo videos jogando alguns jogos simples online, etc...

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB

Então kabum ta vendendo coisa que não existe ? rsrs

Intel Celeron G3900 Skylake

E maioria placa tem suporte para tal :D

 

Bem, se nesse caso não tiver muita diferença mesmo acho que vou comprar e começar usar meu kit novo e futuramente vou estar trocando, rodando alguns jogos onlines mid config. tá de boa.

 

Vou ver se ele faz mais barato, já que tava 233 Kabum novo :V

 

valeu

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Guaxinimm disse:

@GuilhermeGB

Então kabum ta vendendo coisa que não existe ? rsrs

Intel Celeron G3900 Skylake

E maioria placa tem suporte para tal :D

 

Bem, se nesse caso não tiver muita diferença mesmo acho que vou comprar e começar usar meu kit novo e futuramente vou estar trocando, rodando alguns jogos onlines mid config. tá de boa.

 

Vou ver se ele faz mais barato, já que tava 233 Kabum novo :V

 

valeu

 

 

 

 

2 horas atrás, Guaxinimm disse:

 

 

Você já tem a placa de video? Tipo você compra um processador básico e depois vai comprar outro melhor? Tipo um i5 para jogos? Se for comprar outro processador depois, não compensa pegar um dual core que é mais caro sendo que de toda forma você irá trocar de processador. Se é pra quebrar galho, eu pegaria o mais barato possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei o site Game Debate como base, não existe nenhum Cleron Skylake na base deles, apenas Celeron Haswell. Eu tenho um certo preconceito com Celeron porque já tive um LGA 775, claro que o que eu tinha já tem uns 8 anos que foi lançado, mas nem rodava vídeo em 720p60 no Youtube. De qualquer forma, se estiver comprando processador para jogar, esqueça os processadores dual-core, a menos que vá jogar games de 3-4 anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@GuilhermeGB @OpaioX

Rodando lolzinho (com certeza vai rodar) e vídeo 480p com integrada tá de boa .

 

Então, apenas tenho placa-mãe aqui B150M  + pente memoria que considerei em conta e achei interessante cabei comprando , mandei um colega meu testar (trabalha numa loja informatica) e está tudo OK.

 

Só que não to usando e ainda to vendo placa de video e processador, vou mudar depois para i5/i7 se eu achar algo em conta e placa de vídeo (black friday quem sabe).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, ApoloBrz disse:

@GuilhermeGB tenho um g1820 com uma 750ti  e roda bastante jogo com bons frames. só perde um pouco em jogos cpu-bound.

Já chegou a rodar BF4?

 

3 horas atrás, Guaxinimm disse:

 

@GuilhermeGB @OpaioX

Rodando lolzinho (com certeza vai rodar) e vídeo 480p com integrada tá de boa .

 

Então, apenas tenho placa-mãe aqui B150M  + pente memoria que considerei em conta e achei interessante cabei comprando , mandei um colega meu testar (trabalha numa loja informatica) e está tudo OK.

 

Só que não to usando e ainda to vendo placa de video e processador, vou mudar depois para i5/i7 se eu achar algo em conta e placa de vídeo (black friday quem sabe).

 

Já que pretende comprar em breve, eu sou muito mais pegar um i5 logo, mesmo que tenha que financiar. A não ser que você consiga vender o processador e não perca dinheiro com ele.


 

adicionado 4 minutos depois
5 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Usei o site Game Debate como base, não existe nenhum Cleron Skylake na base deles, apenas Celeron Haswell. Eu tenho um certo preconceito com Celeron porque já tive um LGA 775, claro que o que eu tinha já tem uns 8 anos que foi lançado, mas nem rodava vídeo em 720p60 no Youtube. De qualquer forma, se estiver comprando processador para jogar, esqueça os processadores dual-core, a menos que vá jogar games de 3-4 anos atrás.

 

 

 

Os tempos são outros e  processador novo é outra coisa, mesmo sendo o de entrada.  Para você ter uma ideia, eu tenho um i3 2100 (2 geração) e já montei ( só escolhi as peças, montar é a forma de falar kkkkk) pc básico com  G1820 para conhecidos eu não vi diferença nenhuma para uso básico. 

 

Isso aqui deixa claro: 

 

I3 vs G1820 = http://www.cpu-world.com/Compare/264/Intel_Celeron_Dual-Core_G1820_vs_Intel_Core_i3_i3-2100.html

G1820 vs  G3900 http://www.cpu-world.com/Compare/134/Intel_Celeron_Dual-Core_G1820_vs_Intel_Celeron_Dual-Core_G3900.html

 

Então o G3900  para tarefas básicas é mais do que o suficiente (ver videos no youtube é fichinha, já que hoje os processadores da intel  tem video integrado até que razoável), e mesmo para jogar, dependendo de quais jogos, leva com certeza tranquilo vários jogos. Isso porque vai depender do jogo, nem todo mundo quer rodar GTA  e outros que exigem tanto do processador. Cada um é cada um, mas eu até hoje jogo muitos games antigo ( tenho que é de de 2001!) e também jogos emulados e nessa situação esses processadores básicos dão conta sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OpaioX Não use esse tipo de site para comparação de hardware, eles não são nem um pouco precisos. E você não notará diferença entre processadores usando eles normalmente, já que qualquer um deles é rápido o suficiente para rodar o Windows com tranquilidade, mas vai sentir uma real diferença se sair de um Celeron LGA 775 para um processador bem mais potente.

 

O meu real "preconceito" com Celeron é a baixa quantidade de cache, que pode prejudicar em aplicativos mais pesados, até em jogos mais recentes, e a falta de várias instruções, a instrução "mais avançada" que esse processador tem é SSE4.1, até meu Core 2 Duo tinha essa instrução, ele perderá desempenho comparado com outros processadores que usam instruções mais avançadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Guaxinimm no caso comparando com outro Pentium Skylake, não tem muita diferença. As principais seriam o cache menor e velocidade apenas.

 

@GuilhermeGB pelo que entendi a dúvida seria para processadores da mesma geração, já que ele tem a placa-mãe. Quanto ao cache, depende da arquitetura, quantidade de cores e memória. Apesar deste G3900 poder gerenciar 64GB, claro que outro i3 (de mesma geração e clock) teria performance melhor por causa do cache basicamente. Como é um processador baseado no Skylake as instruções principais estão presentes, apenas recursos de business é que viriam desativados.

 

E por fim, olhando os sintéticos como o Passmark, processadores como G3900 (Celeron), G4400 (Pentium) e i3-6100, o i3 tem maior performance, mas o clock é maior e tem HT. Veja que a performance em single thread é linear, evidencia que que o clock e HT é que fazem a diferença na performance, e não o cache já que Pentium e i3 possuem o mesmo Cache.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwatashi Sim, claro, o Celeron poderá perder desempenho quando comparado com outros processadores da mesma geração com a mesma quantidade de núcleo e clock por conta do cache a menos e instruções também, as instruções AVX podem melhorar o desempenho do processador em uns 15% em cálculos de física (jogos usam física).

 

HT não faz diferença em benchmarks single-thread, apenas no multi-thread, onde, dependendo da geração do processador, pode aumentar até 40% o desempenho em comparação com o desempenho sem HT, e isso não apenas em benchmarks sintéticos, em aplicativos reais fará diferença dependendo da necessidade de múltiplos threads, em programas/jogos que não se dependem da quantidade de threads a diferença será pequena ou nem existirá, jogos antigos mesmo que usam um ou dois núcleos não serão beneficiados por HT.

 

Esse não é bem o assunto do tópico, já estamos entrando em algo muito mais avançado do que uma simples dúvida entre qual dos processadores é melhor, mas afinal não existe muita diferença entre os dois, eu apenas tenho um certo preconceito baseado na minha experiência com um Celeron, se eu parar para pensar é só uma bobagem mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@GuilhermeGB não sei se você é da época dos Celeron PII, quando eram sem cache ou cache bem limitados. A performance era baixa que dava dó... Rs. Na época eles melhoraram quando mudaram para o Celeron 300A.

 

Em parte ficou meio fora do objetivo, mas a troca de conhecimento é válida. Quanto ao AVX ele pode ser interessante a longo prazo, mas como seria um processador "temporário" ele faz pouca diferença. Um claro exemplo disto é o G3258 que pode ser overclockado e junto com a GPU boa não apresenta grandes diferenças de frames.

 

@Guaxinimm que pena... agora é esperar ou se aparecer algum outro processador baratinho você compra para não deixar tudo parado. Eu já tive algumas experiências onde fiquei esperando memória, processador e quando fui montar não funcionava. Aí tem que entrar com garantia dos produtos, alguns vendedores reclamam do tempo... é uma novela.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/07/2016 às 10:21, GuilhermeGB disse:

@OpaioX Não use esse tipo de site para comparação de hardware, eles não são nem um pouco precisos. E você não notará diferença entre processadores usando eles normalmente, já que qualquer um deles é rápido o suficiente para rodar o Windows com tranquilidade, mas vai sentir uma real diferença se sair de um Celeron LGA 775 para um processador bem mais potente.

 

 

 

@GuilhermeGB

 

Eu não estou te entendendo, dá para ser mais especifico por que não deveria usar esse site para comparar processadores? Eu disse que comparei um i3 2100 com g1820, porque eu tenho os dois. Já fiz vários testes aqui e realmente o resultados batem, mostrando que o g1820 é praticamente igual ao i3 tirando o Hyper-Threading, como mostra o site que você diz não ser nenhum um pouco preciso. Lá, eu considero isso:

comparativo.jpg

 

E isso:

comparativo2.jpg

 

Essas citações não teriam serventia? Eles são poucos precisos? O que você considera então para dizer que um processador é mais rápido que o outro? Não são benchmarks? O que esses gráficos mostram, afinal?

 

E quando  comparei o g1820 com o g3900, eu esqueci de reforçar o que eu tinha dito no meu primeiro post deste tópico:

Citação

Se é pra quebrar galho, eu pegaria o mais barato possível.

 

Já que eu pelo site que você acha que não não devo considerar ou consultar,  percebi que a diferença não é muito grande. Acho que meu erro, no fim do meu post, foi de não reforçar a minha conclusão que era de pegar o g1820 que é o mais barato e que eu tenho e já testei e rodo video do youtube sem nenhum problema.

 

E realmente, não há muita diferença entre o  G1820 e o G3900, pois este site que você diz que não devo considerar pois são pouco precisos, me disse que a diferença é pouca entre os dois: http://www.cpu-world.com/Compare/134/Intel_Celeron_Dual-Core_G1820_vs_Intel_Celeron_Dual-Core_G3900.html

 

Interessante que também bate com a diferença em singleThread desse site:

 

https://www.cpubenchmark.net/singleThread.html

 

 

Então eu não entendi porque não deveria consultar o http://www.cpu-world.com/ ...Até o CPU BOSS, eu acredito que pode servir de referência quando você considera e compara os benchs no fim da página como o membro xmauro postou um exemplo:

 

comparativo3.jpg

 

Assim,  eu não entendo quando você diz "Não use esse tipo de site para comparação de hardware, eles não são nem um pouco precisos". Até hoje tem servido como referência para ter noção de desempenho quando comparamos diversos processadores, inclusive entre AMD e INTEL. Todos os processadores que eu já tive, tenho e testei, os resultados não me pareceram tão pouco precisos como você diz ser.

 

Queria saber qual site você consulta para ter 100% de precisão na comparação entre processadores e o que você considera para afirmar o primeiro post seu "No geral não existe muita diferença". Não foi em benchmarks? Diz aí pra mim qual ou quais?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OpaioX Benchmarks sintéticos nunca mostram o desempenho real dos processadores, eles medem a diferença entre eles com um sistema de pontuação, o desempenho real do processador varia de programa para programa. Você pode comprovar o que estou dizendo comparando o desempenho de um Core i5 4440 e um FX-8350 em benchmarks sintéticos e em testes reais, verá que nem sempre o FX-8350 ganhará no multi-threading, e quando ganhar, nem sempre terá a mesma diferença de desempenho, cada programa explora o processador de uma maneira diferente, cache, instruções, e outras tecnologias podem fazer a diferença. Por isso não use benchmarks sintéticos para definir qual processador é melhor ou pior, pode até usa-los como base desde que você esteja ciente sobre isso que eu te disse, na maioria das vezes eles estão certos, mas o desempenho varia para cada tipo de aplicativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...