Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Localizar texto (dado) com data mais recente


Posts recomendados

Boa tarde,

Preciso da ajuda de vocês, sinto que meu "problema" não é difícil, mas pensei e pesquisei por dias e não consegui um jeito de fazer.

Detalharei o máximo que conseguir:

 

1. Tenho uma base em excel (exemplo no anexo) com um controle de todos os funcionários da empresa e os certificados que tenho arquivados em papel. Sendo, da esquerda para direita os dados pessoais, seguidos do treinamento, data, treinamento, data, etc (vermelho) e no final o controle em azul, do item abaixo (2).

2. Preciso fazer um controle dos funcionários que possuem certificação de segurança (NR),  na planilha identificados como NR+nº.

3. Usando o exemplo do anexo, precisaria listar em Q3 a data mais recente que o funcionário da linha 3 fez o treinamento em NR10. Nesse caso, ele têm dois registros nomeados como NR10, um em 2008 e outro em 2015, portanto, em Q3 teria que listar a data mais recente (20/08/2015).

4. O nome da NR é seguido da célula subsequente com a data.

 

Isso ocorre em toda a planilha, tenho mais de 1000 funcionários (linhas) e existem alguns em que o mesmo treinamento se repete várias vezes (a exemplo do NR10, ou NR11, NR12).

 

Meu objetivo final seria o de fazer um controle para reciclagens, pois muitos desses treinamentos têm validade de 2 anos (por isso coloquei uma fórmula de =(HOJE()-Q3)/365

 

Se puderem ajudar, ficarei imensamente agradecido.

 

Controle_Segurança.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente colar a fórmula abaixo em 'Q3', em seguida arraste para baixo. Depois poderá copiar da coluna 'Q' em bloco e colar nas demais.

=SE(CONT.SE($G3:$P3;Q$2)=0;"";ÍNDICE($G3:$P3;;PROC(2;1/($G3:$P3=Q$2);COLUNA($A$1:$J$1)+1)))

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp

Obrigado Osvaldo.

Minha ideia inicial era a da fórmula trazer a data mais recente (exemplo, entre 2008 e 2012, trazer 2012, indiferente de onde seja sua posição) e na formula que enviou o resultado é a ultima data inserida (da direita para a esquerda).

 

De qualquer forma, ajudou demais, só terei que rever todas as entradas e colocar as datas em ordem, pois elas estão pulverizadas.

 

Caso tenha alguma outra análise e puder responder, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

22 horas atrás, Neo_Junior disse:

1. Tenho uma base em excel (exemplo no anexo) com um controle de todos os funcionários da empresa e os certificados que tenho arquivados em papel. Sendo, da esquerda para direita os dados pessoais, seguidos do treinamento, data, treinamento, data, etc (vermelho) e no final o controle em azul, do item abaixo (2).

 

 

Olá, Júnior.

A sua descrição acima me induziu a supor que a data mais recente seria sempre a data mais à direita.

Essa suposição foi reforçada pelos exemplos que você colocou na planilha em que as datas mais recentes são as datas mais à direita, nos casos de NR10 e de NR11.

 

A fórmula abaixo irá retornar a data mais recente de cada treinamento independente da sua posição no intervalo.

 

Trata-se de fórmula matricial, então após colar a fórmula em 'Q3' aperte a tecla 'F2' e em seguida aperte juntas 'Ctrl+Shift+Enter', o Excel irá colocar a fórmula entre chaves ( {=fórmula} ). Depois poderá ser arrastada para baixo e copiada/colada em outras colunas que a forma matricial será mantida.

 

=SE(CONT.SE($G3:$O3;Q$2)=0;"";MÁXIMO(SE($G3:$O3=Q$2;DESLOC($G3:$O3;0;1))))

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@osvaldomp

Osvaldo,

Me desculpe se não fui claro, mas mesmo assim a sua sugestão inicial me atendeu bem, acabei reorganizando os itens do mais antigo para o mais novo da esquerda para a direita, portanto, a fórmula coube.

Mas substitui pela matricial, que era exatamente minha necessidade.

 

Muitíssimo obrigado.

 

Só aproveitando sua ajuda Osvaldo, pensei em fazer uma dashboard "dinâmica" que me mostrasse de cada NR quem são as pessoas da minha base que possuem essa certificação e a informação da contagem de data que seria o =HOJE()-resultado da matricial)/365.

Digo "dinâmica", pois, caso eu insira uma nova pessoa na lista com essa certificação ou uma nova certificação\data para uma pessoa já existente, não precisasse atualizar manualmente essa "dashboard".

Estou tentando um gráfico dinâmico ou tabela dinâmica para cada NR, mas não estou conseguindo listar somente as pessoas que possuem registros (também aparecem os "zerados").

 

Ex.

NR10

Fulano - 5 anos

Beltrano - 2 anos

Ciclano - 1 ano

 

Teria alguma sugestão?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...