Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Saio da AMD e vou para intel ?


Posts recomendados

Eae pessoal, então eu tenho uma configuração essa aqui :http://prntscr.com/bx40wq.
 

E ela ta dando uma gargalada tanto em games (mais no League of legends) e em tarefas comuns e de trabalho ai eu to na dúvida pois uma amigo que tinha AMD e foi para INTEL ele falou que viu uma enorme diferença ai eu fiquei balançado e na dúvida e como pra mim o Clube do Hardware é o local que eu mais confio sobre informatica cá estou eu a perguntar outra coisa Haha :P, então vocês acham que eu devo mudar para intel ? Eu gosto da AMD mas po comprar um processador relativamente cara (R$699 na época) por ser um "octacore" esperava mais se caso eu deva trocar de processador e ir pra INTEL qual a melhor geração pra pegar nesse momento to querendo pegar um i5 pois o i5 qualquer modelo ta de R$1.000 temers pra cima e eu tenho para gastar no momento até uns R$1.200 ai é muita coisa pra perguntar primeiro queria saber, saio da AMD e vou para INTEL ?? Eae ?? :confused::exorcize:

 

Já agradeço a ajuda de vocês ^^ :thumbsup:

 

Minha configuração é essa:

8320.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines Depende cara, os processadores FX são meio antigos, sendo assim a intel leva vantagem, principalmente na linha skylake, consome menos e entrega mais, você só precisa colocar na balança e ver se vale a pena. 
Sair da AMD pra ir pra intel sexta geração é um investimento caro, cerca de 1,500 pra mais, se fosse você esperaria o lançamento da linha Zen da AMD, q tá pra sair esse ano ainda, depois desse lançamento sair com testes de benchmarks etc, você terá uma ideia.
Sinceramente, se for pra sair de um 8320e pra um i5 quarta geração n vale a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines O chipset de sua placa-mãe nao atende a demanda do seu processador, você tem um 8320e operando com chipset 760. O ideal para processadores FX é um 970 para cima.

 

Ja usou programa de monitoramenso tipo MSI Afterburner para saber se é sua placa de video ou processador que esta no limite enquanto joga? Faz este teste primeiro, talvez trocando sua VGA por uma GTX 970 e pegando uma placa-mãe com chipset 970 possa ter melhores resultados, mas antes de sair gastando, use o MSI para verificar o que esta gargalando no seu sistema.

 

Se for para I5 6ª geração, vai ter gasto com placa-mãe, processador e memorias DDR4, então vai dar mais que os 1.200. Se for de 4ª geração ja da para aproveitar os 8 Gb de memoria que tem, pega um I5 4460 de 800,00 + placa-mãe H81 de 315 (valores à vista na pichau), fica dentro do seu orçamento, vai ter um ganho em desempenho, mas como falei, antes de sair gastando, veja quem esta gargalando teu sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis Cara então, tenho pouco conhecimento nessa área eu deveria até ter mais, tenho vergonha de não ter pois a uns 4 ou 5 anos fiz um curso de montagem e manutenção mas é aquilo não tem como saber tudo, no caso o MSI Afterburner nunca usei então, não faço ideia de como utiliza-lo dessa forma que você falou ai, teria como me explicar?

 

Essa do chipset não ser muito compativel com o processador não fazia ideia mano será que pode ser isso ? Pois minha VGA comprei a pouco tempo, por isso não to podendo gastar muito foi uns R$1.400,00 eu acho, então tomara que seja a placa-mãe :exorcize:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei algumas placas-mãe com chipset 970 mas como nunca me liguei nisso queria saber qual delas você recomenda ou outra melhor, pois se realmente for a placa-mãe prefiro gastar 600 em uma do que quase 2.000 em um combo que iria dar +- na mesma.

 

Eu li cada uma algumas achei boas mas as duas ultimas para mim são as melhores posso estar enganado por isso queria pedir se tem como verificar para mim para não acontecer o que sempre vem acontecendo acabo achando que qualquer uma serve e saio comprando :/

1 - http://www.kabum.com.br/produto/49100/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-ud3p-crossfirex-ddr3sata-6gb-s-usb-3-0

 

2- http://www.kabum.com.br/produto/45733/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970a-d3p-crossfirex-uefi-dualbios-ddr3-sata-6gb-s-usb-3-0

 

3- http://www.kabum.com.br/produto/78025/placa-mãe-gigabyte-p-amd-am3-atx-ga-970-gaming-ddr3- (gostei bastante dessa)

 

4- http://www.pichau.com.br/hardware/placa-m-e/placa-m-e-asus-970-pro-gaming-aura-ddr3-amd-am3-box (Achei essa excelente)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines Sim, olha estes topicos, tem varios relatos de pessoas com problemas em chipset 760 + processadores FX. Este chipset é ideial para Phenom, para FX tem de ser o chipset 970 (aprendi isso quando quis fazer upgrade no meu phenom e tinha placa-mãe 760, ae ia comprar um 8320e mas descobri que o poder dele seria capado, teria que trocar placa-mãe tb, como ia gastar muito acabei migrando para Intel)

 

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/96431/posso-usar-o-processador-fx-6300-na-minha-placa-mãe

Nao sou grande conhecedor de placas chipset 970, vou tentar comparar as que postou mas o ideal é alguem que entenda deste chipset ajudar tb.

 

Obs.: vou por sua configuração aqui pois facilita, muita gente pode ter preguiça de clicar no link so para ver sua configuração e deixar de te ajudar, da proxima vez posta a imagem aqui ou o texto mesmo que pode ter mais respostas.

8320.png

adicionado 8 minutos depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis valeu cara eu editei o inicio do tópico e coloquei a imagem, eu esqueci de colocar nesse pois fiz 2 tópicos parecidos hahaha, então, to achando mais valido trocar a placa-mãe para uma com chipset 970a do que ir para intel, pois vou gastar uns 700 no máximo com a placa, se eu for trocar para intel vou ter que comprar o combo assim gastando muito mais fora que eu queria pegar um i7 e não um i5 mas tá muito caro. Por isso essa dúvida cruel que cá entre nois continuo com ela HAHAHA :oops:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que essa aqui ja atende viu, parece que tem os mesmo recursos que essa Aura e bem mais barata, mas espere para ouvir mais opinioes@TheCortines

 

Eu no seu lugar pegaria a placa-mãe, gasta menos e aproveita 100% do poder do seu processador, que como você mesmo disse, ja fez um investimento de quase 700 reais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, faltou o link@TheCortines

placa-mãe GIGABYTE GA-970A-D3P, CHIPSET AMD 970, AMD AM3+ - BOX

479,00 A VISTA

adicionado 3 minutos depois

Sei que as 2 que postou e disse que gostou sao mais bonitas, alias toda placa vendida como Gaming tem isso, o apelo visual. Se for olhar pelos recursos, parece que sao exatamente os mesmos que essa mais barata da Gigabyte, mas o investimento é teu, vai do gosto de cada um, acho que se gostou da Gaming, por uma diferença de 200,00 ou menos, tem que ir no teu instinto ne.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis Cara o meu problema é comparar uma placa com a outro (claro que o visual me chamou a atenção U.u) mas digo em especificações eu tenho algum tipo de bloqueio que não consigo as vezes ver qual acabar sendo melhor ai acabei vindo perguntar aqui no fórum por causa disso, ainda tenho essa dificuldade. Obrigado pela ajuda só por você ter me falado sobre isso do chipset já me fez abrir bastante os olhos e a cabeça vou esperar até o final de semana para ver se é essa mesmo, pois não procuro muito visual interno pois meu gabinete fica embaixo numa estande de PC então so da para ver a frente do gabinete ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines Pois é , eu iria nessa de 479,00 pois ja tem USB 3.0, a outra tem USB 3.1, entrada para M.2 (que no Brasil é um absurdo, eu tenho na minha placa e nem uso) LED, enfim, tem muita coisa que na pratica talvez nao va fazer diferença para você, ainda mais que disse que o gabinete fica fechado embaixo da mesa.

 

Mas aguarda mais algumas opinioes antes de fechar, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lucio Erglis @TheCortines Sei que vocês estão discutindo a respeito do chipset 760G e ele não é o ideal, mas essa versão específica de placa-mãe não é tão ruim assim. Ela suporta processadores de 125W e tem dissipador nos VRMs.

 

É essa aqui? http://br.gigabyte.com/products/product-page.aspx?pid=5195#ov

 

Definitivamente acho que não é o caso de trocar placa-mãe aqui. Digo, o chipset definitivamente não é o ideal, mas acho que dá para levar bem. Acho que você vai trocar, gastar e ficar desapontado.

 

Processadores FX tem performance por núcleo inferior e o clock baixo do FX-8320E não ajuda. Primeiramente, acho que você deveria visitar a área de "Overclock" e verificar até que ponto seria possível ir com essa placa-mãe. Depois disso, ver qual cooler seria adequado na área de "Refrigeração e superaquecimento".

 

Se você pretendia realmente trocar a placa-mãe, acho que talvez seria o caso de trocar o kit inteiro e ir logo para Intel Skylake + DDR4. Vendendo o kit atual e somando com o valor que você ia gastar dá para fazer isso.

 

Mas, antes de qualquer ação: poderia explicar como é esse gargalo que você afirma ter?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otimo @Foxwalt  eu estava esperando alguem com mais experiencia nestes chipset dar a opiniao, eu tb nao sabia que esta placa-mãe em especifico nao estava estão fora do necessario para rodar bem o 8320e dele.

 

Tambem acho ideal o @TheCortines  rodar o MSI Afterburner (ou algum outro software de monitoramento) para ver o que esta gargalando, como ele disse.

 

@TheCortines você perguntou e esqueci de dizer, com esse programa rodando, coloca o jogo que mencionou que acha q esta gargalando. o MSI vai deixar um painel no monitor durante o jogo, e vai perceber a distribuição da carga do jogo na placa de video e no processador, bem como utilização de memoria etc.

 

Olha o que o @Foxwalt mencionou sobre fazer um OC tb, tudo que puder fazer antes de sair gastando é o ideal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxwaltEntão, vou começar pelos games.

 

Nos games principalmente nos online quando há um aumento da quantidade de players e tudo mais o FPS começa a cair se fosse um pouco eu nem teria vindo aqui no forum só que são quedas bruscas de 80 FPS(Que é o limite que eu deixo travado) vai pra 50~30 o que atrapalha muito e então quando é com o League of Legends que é um MOBA piora mais ainda.

 

Nas tarefas comuns não é tão constante como nos jogos, mas ocorre, to usando navegador as vezes trava de um jeito que a tela não desce nem sobe as vezes não consigo nem mudar de aba, ao abrir um programa(não é todos) também trava ao ponto do mouse não mexer.

adicionado 5 minutos depois

Ok @Lucio Erglis vou fazer esse teste com o MSI e posto aqui para você ok ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

to usando navegador as vezes trava de um jeito que a tela não desce nem sobe as vezes não consigo nem mudar de aba, ao abrir um programa(não é todos) também trava ao ponto do mouse não mexer.

Eu tenho um Core i5 e, vez ou outra, esse sintoma.. Aqui, é o Windows e o porre do update dele..

 

Não seria o problema aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Cara sinceramente não sei, eu to procurando tudo que possa estar causando isso achei que o fato do meu SSD ter ficado como modo IDE/SATA na BIOAS ai troquei pra AHCI só que ainda não testei direito.

 

TO achando bem válido trocar a placa-mãe por que eu compre essa na pressa na época igual quando eu entrei na AMD kkkkkk, meu pc era intel ai queimou e eu não tinha dinheiro e o mais barato na época era um FX-4300 e comprei uma placa furreca de 180 dilmas na época ai ano passado eu acho comprei essa que estou usando por 350 mesmo assim foi na pressa por que a furreca já tinha ido pro beleleu :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TheCortines

 

OC não é receita de bolo.. Tipo, "faz isso e terá aquilo".. É mais subjetivo..

 

Sua placa-mãe é basicona também.. Isso influi.. A temperatura da CPU influi.. A tensão na CPU influi.. 

 

Pediram pra você fazer aquele este com o Afterburner? Ver uso de CPU e GPU, durante jogos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...