Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pisca led transistorizado


Posts recomendados

 Tentei três esquemas usando estes BC's e nenhum deu certo! Todos se baseiam no mesmo princípio de multivibrador astável. Em todos os projetos o efeito foi sempre o led passar o tempo todo aceso, sem efeito algum, como se simplesmente estivesse ligado pelo resistor! Com o multímetro, vi que a tensão do mesmo é estável, não oscila e não há indícios de funcionamento do mesmo. O que estaria fazendo de errado? Seria o 547b que não funciona no projeto? (apesar de vários e vários sites afirmarem que o esquema em questão funciona com a maioria dos NPN's)
 Eis o esquema abaixo! Tentei com capacitores de 10, 22, 47, 68, 100uF/16V, tentei com resistor de 470R nos leds, mas o brilho ficou forte e preferi usar 560R, tentei com o 2sc9014, BD137,  tentei em diferentes condições de funcionamento com 5V, 6V, 9V, 12V e 12,89V (mínimo de uma fonte regulável que possuo) e nada funciona!! Sei que hoje em dia é muito mais fácil usar um NE555, mas gostaria de fazer este transistorizado funcionar.

esquema.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny Bravoo ,

 

Que eu me lembre, a condição que tem de ser atendida é que o ganho do transistor seja maior do que a relação R2 / R1 .... que no seu caso é cerca de 40, então qualquer BCxxx NPN consegue funcionar sem nenhum problema....

 

Concordo com o @Mestre88 .....   isso tem de funcionar !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é possível, acho que estou muito azarado :( e sim, estou usando resistores 22k, capacitores coloquei de 100uF (capacitância é proporcional ao tempo, não?) só muda os resistores 560R que estou usando nos leds, para não ficar um brilho tão intenso. Uma dúvida: se não usar bateria, o circuito não funciona? Pode ser isso que esteja acontecendo comigo, pois estou ligando na fonte de bancada, usando reguladores 78xx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Descobri o meu erro :P que estava na forma que montei os eletrolíticos! Acabei ligando-os na mesma base, sendo que deveriam ser cruzados e foi só mudar que o circuito funcionou.
 Uma dúvida: como preciso de apenas um led piscando, coloquei um diodo comum no lugar de um dos leds e está funcionando normal. Daria para fazer este circuito mais simples, mas com o mesmo princípio? Tentei o esquema de apenas um transistor, porém ele apenas aciona o led e nada mais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, este é apenas um temporizador (timer). Não adianta, para o Led piscar vai precisar de no mínimo 2 transistores, é um para ligar e outro para desligar.

adicionado 13 minutos depois

A única forma de montar com um único transistor é usando um UJT como o 2N2646:

pisca%2Bled.png

Ele é totalmente diferente dos BJTs como o BC547 que você está usando aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Na verdade existe um circuito absurdo que faz o Led piscar, com apenas 1 transistor.... é algo que já foi discutido aqui no passado. Vou ver se acho o tópico e posto aqui.

 

Achei :

 

Não deem risada antes de testar, porque o troço pisca mesmo ...... testei com um 2N2222 ....

 

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso, Mestre88, acabaste de postar outra maneira, menos comum, de se fazer um flasher com  poucos componentes. Eles são derivados ou assemelhados a topologia clássica que postei no post #11. O 2N2222 se comporta, se ligado daquele modo, como se um unijunção fosse e ao atingir determinada tensão entra em avalanche até se cortar de novo, por pouca tensão.

http://www.cappels.org/dproj/simplest_LED_flasher/Simplest_LED_Flasher_Circuit.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 ,

 

Existe uma região onde isso pode funcionar. Não é qualquer transistor, alguns simplesmente nem piscam ....

 

Ma você pode diminuir o resistor em série, de 1K para por exemplo 680 ohms, e aumentar o capacitor. Tem coisas doidas, como o circuito não piscar, e você troca o seu 2N2222 por outro e o troço pisca .....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o circuito é muito doido mesmo.

Comecei a fazer uns testes e veja só:

Coloquei um BC547 no lugar do 2N2222 e aí o Led se apagou.

Depois coloquei um BD139 no lugar, com este o Led ficou aceso direto.

Por fim coloquei um BC639 com este o Led pisca só que mais lento

Com o mesmo capacitor de 220uF, pisca a 3Hz e com o capacitor de 1000uf pisca a 1Hz.

 

Ainda não entendi como isso funciona.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Mestre88 disse:

Ainda não entendi como isso funciona.

 

Tem um artigo sobre isso, que foi objeto de um trabalho de uma pesquisadora da Sony sobre defeitos em deplexão, creio que em 1956 se não me engano, e ela ganhou o Nobel em 1972 por esse trabalho ( também se não me engano ) .... é um funcionamento em uma região de resistência negativa, com efeito avalanche .... é matéria para físicos !!!!

 

Não perca tempo tentando entender, eu montei isso na bancada fazem uns 5 anos, e fiquei um dia inteiro experimentando e não cheguei a conclusão nenhuma....

 

Experimente colocar dois transistores em série, ví que isso funciona com osciladores de alta frequência.....

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baah eu tinha um 2S2222 aqui, porém está em curto, por isso não funcionou :( de qualquer forma, achei muito bom o primeiro circuito, não apenas pela simplicidade, mas pela praticidade e consumo extremamente baixo. Vou tirar fotos do resultado.

adicionado 5 minutos depois

Eis as fotos do projeto :) fiquei contente com o resultado, sendo que funcionou muito bem entre 5V e 9V. Não acho que seja necessário um video mostrando, já que funciona como qualquer outro. As unicas modificações foram os resistores do led, que subi para 560R e, ao invés de usar dois leds, usei um led e um diodo qualquer que estava jogado na bancada. Funcionou perfeitamente e consegui fazer com que tudo coubesse dentro de uma tampinha de garrafa PET.

P_20160724_154635.jpg

P_20160724_154610.jpg

P_20160724_154602.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, aphawk disse:

 

Tem um artigo sobre isso, que foi objeto de um trabalho de uma pesquisadora da Sony sobre defeitos em deplexão, creio que em 1956 se não me engano, e ela ganhou o Nobel em 1972 por esse trabalho ( também se não me engano ) .... é um funcionamento em uma região de resistência negativa, com efeito avalanche .... é matéria para físicos !!!!

 

Não perca tempo tentando entender, eu montei isso na bancada fazem uns 5 anos, e fiquei um dia inteiro experimentando e não cheguei a conclusão nenhuma....

 

Experimente colocar dois transistores em série, ví que isso funciona com osciladores de alta frequência.....

 

Paulo

A única coisa que consegui entender é que o transistor invertido funciona de maneira parecida a um comparador de tensão.

Quando o capacitor carrega um valor X através do resistor de 1k, ele deixa passar e o LED acende, o próprio Led consome a carga do capacitor rapidamente (por isso ele apaga com histerese), saindo fora da "zona de condução" do transistor e permitindo o capacitor carregar novamente até chegar no ponto que o transistor conduz para o ciclo se repetir.

Com os testes que fiz com os transistores diferentes, percebi que o ganho (Hfe) deles influencia no funcionamento como:

Transistores de ganho alto como o BC547, deixam o Led aceso direto (talvez funcione com resistores de valor maior, mas aí o LED não vai acender devido a baixa corrente).

Transistores de ganho mais baixo como o BD139, este o Led não acendeu.

Os que funcionam são os de ganho médio como o 2N2222 ou o BC639 que é usado em amplificadores. E dependendo do ganho alteram a frequência da piscada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...