Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quais as consequências de ter duas memórias diferentes no pc?


Posts recomendados

E aí pessoal, tudo bom?

Então, eu tenho um PC que comecei a montar a pouco tempo a partir de um que eu já tinha. Meu pai comprou um daqueles padrão montado de fábrica mesmo e to usando ele pra, de pouco em pouco, dar suporte inicial a minha vida de PC gamer. Atualmente ele tem as seguintes configurações relevantes:

  • CPU - Core i3 (de fábrica)
  • Memória - 4GB DDR3 com um clock baixinho (2x4 de fábrica, claro)
  • GPU - EVGA GTX 970 SC
  • Alimentação- EVGA 500W 80 plus white

 

Bom, como puderam perceber ele não é grande coisa por hora, mas o próximo passo logo será dado, mas com isso surgiu um problema. Eu tenho duas memórias de 2GB, uma em cada slot, eu pretendo comprar uma memória nova de 8GB HyperX de 1866Mhz (http://www.kabum.com.br/produto/50780/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-1866mhz-ddr3-cl10-red-series-hx318c10fr-8), só que pensei em não me desfazer de uma das memórias antigas pra no final eu ter 10GB de RAM no PC. No caso eu teria a HyperX com seus 8GB de memória e seus 1866Mhz de clock em um slot e no outro slot a memória padrão com seus 2GB e alguns pouquinhos em clock. Explicada a situação a minha pergunta é a seguinte: Essa diferença de velocidade afeta o desempenho? Tipo, o hardware vai ficar dividido entre a alta capacidade e velocidade e aquela lesma morta, então se acontecer de o sistema jogar o processamento pra memória de 2GB durante uma gameplay de BF4 por exemplo, isso vai atrapalharia o desempenho da outra memória e isso acarretaria em gargalos no game e no desempenho da máquina em geral?
Agradeço desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O processador vai considerar a memória de menor valor, se você colocar esse pente de 2GB aí, dê adeus aos 1866MHz da memória de 8GB.

Se for colocar dois pentes numa mesma máquina dê preferência a serem iguais tanto em memória, quanto em frequência e latência.

Verifique também a frequência de sua placa-mãe e processador, senão esse pente aí vai ficar lento igual aos outros.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Opa, pera aí, a placa tem limitação de frequência? Dessa eu não sabia. A minha placa-mãe é uma H55-M que nem sei a marca, e de fábrica, e a limitação dela até onde eu conheço é sobre tamanho da memória, tipo o máximo que ela suporta é 16GB. Se ele tiver uma frequência por slot menor do que 1866Mhz nem adianta eu gastar dinheiro nisso antes de comprar uma placa-mãe nova então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Yan Sardinha Rodrigues disse:

@Mestre88 Opa, pera aí, a placa tem limitação de frequência? Dessa eu não sabia. A minha placa-mãe é uma H55-M que nem sei a marca, e de fábrica, e a limitação dela até onde eu conheço é sobre tamanho da memória, tipo o máximo que ela suporta é 16GB. Se ele tiver uma frequência por slot menor do que 1866Mhz nem adianta eu gastar dinheiro nisso antes de comprar uma placa-mãe nova então?

As limitações da placa-mãe que eu refiro não é diretamente a frequência da RAM, pois têm casos que quem infuencia nisso é o processador. O que eu quero dizer, é que tem que ver qual o processador que ela suporta, Frequência de vídeo e etc.

Se você vai jogar, não é qual quer placa-mãe que serve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Não to no meu PC no momento, nem to na minha cidade na verdade, mas de cabeça o que eu sei é isso:

Placa-mãe - Phitronics H55-M

Memória - Kingston 4GB 2X2 (não sei o clock)

Processador - Core i3 540

adicionado 1 minuto depois

@Mestre88 Qual placa-mãe gaming (ou normal mesmo) com melhor custo benefício você me recomendaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yan Sardinha Rodrigues Não faz sentido comprar placa-mãe para processador de Primeira Geração, ainda mais sendo um Core i3.

 

Esse seu processador vai dar um gargalo legal na GTX 970 e a plataforma é antiga. Você precisa é trocar o kit e partir para Skylake + DDR4.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Realmente, gargalos eu sinto muito jogando BF4, mas achei que fosse pela falta de memória e de frequência, por que sempre que acompanhava o desempenho pelo Afterburner ela tava no talo se cagando pra aguenar. E isso tava me levando a comprar outra. Eu sabia que o meu processador tava abaixo do cotado pra esse tipo de coisa, mas não achei que fosse interferir taaanto assim por se tratar de um i3 mesmo de primeira geração. Já vi pelo youtube da vida gente jogando de boa com um pentium (ou era celerom, não sei ao certo) apesar de serem versões mais atuais, mas... sei lá, um i3 contra um celerom, achei que ia me dar bem. Pelo visto só joguei dinheiro fora com a 970 por hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yan Sardinha Rodrigues A memória até pode interferir e causar alguns travamentos, mas o que vai segurar o desempenho mesmo é o processador. Para não ter gargalo com a GTX 970 o mínimo é um Core i5 de Terceira ou Quarta Geração e o seu está bem longe disso. Um Pentium atual é melhor que o seu Core i3 antigo.

 

Você não desperdiçou dinheiro porque, mesmo com gargalo, ainda vai ter uma experiência legal de jogo. Mas você deve trocar o kit assim que possível para aproveitar todo o potencial da placa. O que eu recomendo é partir logo para um kit atual de Sexta Geração com memória DDR4. Para isso, acho que você deveria segurar com a máquina do jeito que está até poder comprar tudo.

 

Ah, e sobre o Battlefield 4: tenho um colega que tem um Core i5-3330, 4GB de memória ram e uma R9 270X. A memória não parece trazer qualquer tipo de limitação no computador dele nesse jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...