Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador 12v


Posts recomendados

olá, a pouco tempo decidi carregar uma bateria que eu tinha retificado, troquei a água e me surpreendi com o resultado, que foi positivo, a bateria carregou, mesmo sem uma limpeza nas placas, porém, o carregador que uso é uma fonte com transformador que me passa uns 14 ou 15V, suspeito que a corrente que está alimentando a bateria, quando à carrego com a fonte, é excessiva, pois em 30 minutos aproximadamente o ácido começa a ferver, pois escuto por fora, a bateria fica quente, com isso ela vai se danificando com o tempo. Sei que para a carga de uma bateria é necessário que a fonte tenha a onda completamente retificada e que sua corrente de saída tem que ser de 10% da corrente da bateria, sendo assim, gostaria de saber se posso diminuir a corrente desta fonte, ou talvez fazer outra fonte de uma maneira simples, usando transistores talvez.

20160723_191624.jpg

20160723_191833.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ofioneu a carga dura muito pouco, um dia no caso, mas pensei que isso fosse causado pelo aquecimento do ácido, mas realmente pode sim ser as placas pois quando coloquei a água, a bateria estava seca, e nem efetuei uma limpeza nelas, a tensão da fonte quando coloco na bateria diminui para 12,90 e vai aumentando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Guga Pereira disse:

@Mestre88 olá, na verdade os 17 é por conta de um capacitor q você pode ver na foto, o trafo manda a tensão adequada, tanto é que quando coloco na bateria marca 12,90

O que acontece é que seu transformador é de aproximadamente 14VAC, mas essa é apenas a tensão média. Quando você o tal capacitor ele carrega com a tensão total (a tensão de pico da senóide).

Essa tensão é dada por: 14 - 1,2= 12,8     12,8 x 1,41= 18

Claro que dependendo da tensão de entrada da rede, a saída pode variar.

O capacitor não cria tensão do nada, ele apenas carrega a tensão que está sendo aplicada nele. Quando você o retira, o multímetro marca menos tensão isso se deve ao fato do "liga e desliga" da corrente alternada que é aplicado aos diodos, assim não dá tempo a contagem do medidor chegar aos 17V, mas eles estão lá.

Quando você conecta a bateria a fonte, a tensão cai devido a bateria oferecer uma espécie de resistência a fonte que é de corrente baixa, roubando a sua carga e não deixando o capacitor carregar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...