Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luz de seta, lanterna e pisca alerta de led para veículos


Advaldo

Posts recomendados

Estou tentado criar um sistema de lanterna, seta e pisca alerta em led para minha moto.

Pesquisei a respeito e até consegui montar um circuito para essa função onde a seta acende mais forte que a lanterna. Mas não é isso que eu quero.

Gostaria que, quando a lanterna estivesse acesa, ao ligar uma das setas, aquele lado ao invés de piscar mais forte e mais fraco, venha a piscar acendendo e apagando aquele lado, e ao desligar a seta, ele volta ao estado anterior, ou seja, com a lanterna ligada.

Mesma coisa com o alerta, se a lanterna está ligada, ele venha a piscar e apagar e ao desligar o alerta, a lanterna volta a ficar acesa.

Para esse esquema, não sei se terá que usar relés ou gravar uma programação em um pic para fazer essa função.

Peço ajudas a vocês e qualquer dica/ajuda/sugestão será de grande valia

 

Fiz um exemplo do funcionamento do circuito para melhor entendimento, está em anexo, um arquivo em excel feito em vba, portanto para poder visualizar o circuito, tem que habilitar a macro do excel.

 

Abraços,

 

Advaldo Costa

Luz_automotiva.zip

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Antes de pensar no fim do projeto, tens de pensar nos materiais que irá utilizar! Quantos mA será o consumo de cada led? Se for baixo (até uns 100mA) eu usaria dois 555 para criar o efeito pisca nos leds! Também daria para fazer com o bc548, apenas precisará recalcular o conjunto capacitor e resistor do led. Eu acho desnecessário o uso de um PIC para algo tão simples! Lembre-se que o que precisará é basicamente de um timer (555) ou multivibrador astável (bc548) para isso. 
 Lanterna e freio são totalmente diferentes! Caso o consumo do led seja baixo, basta usar switches para isso (botões) ou, no caso de ser um consumo mais alto, use um relé 12V que terás um bom resultado! Eis o esquema para os piscas:

 http://blog.novaeletronica.com.br/pisca-pisca-led-transistor-simples-e-barato/

 Também uma foto com o 555. Nos dois casos provavelmente terá que achar valores para os resistores e capacitor para definir o melhor intervalo em que irá acionar o led.
 O mais simples de tudo seria simplesmente usar um relé pisca 12V de carro ou moto mesmo! Mas, caso queira realmente um projeto, acho que já dá pra ter uma noção :) 

555.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Johnny, muito boa a sua pergunta e a sua explicação. Obrigado.

Bom, para execução do projeto, pensei usar 9 leds de alto brilho brancos ou amarelos para cada seta, como são 4 setas, dá um total de 36 leds. 

9 leds.jpg

 

Para o circuito de pisca e alerta, fiz um esquema simplesinho para o início. Creio que dê para entender.

Portanto tenho que calcular os leds e ver qual/quais resistor(es) que devo utilizar e melhor disposição dos leds no projeto.

Sendo 18 leds para cada lado (direito e esquerdo)

seta-alerta.jpgseta-pisca.jpg

 

Perguntas:

Qual o LED mais indicado para essa finalidade?

Qual a corrente (mA) de cada LED?

Qual a melhor disposição para os leds sendo a cada 3 leds colocar um resistor totalizando 3 resistores para cada lanterna?

Ou seria melhor colocar um resistor a cada dois leds?

A bateria é de 12v, mas quando está com o motor em alto giro sobe para 14,5v, então seria melhor colocar um retificador de tensão como 7812 ou o 7809, qual a melhor opção?

 

Advaldo.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não havia pensado em usar chave dupla para o 555, realmente vai poupar para apenas um CI. Quanto à tensão, não me recordo no caso do 555 (o CI em si suporta até 18V), mas sem duvidas os leds ficarão mais fortes com 14,5 do que com 13,8 ou 12V. Poder usar o 7809 até pode, mas novamente, precisa saber o consumo destes leds! Se já estiver com eles, meça com escala Ampere do multimetro, ou veja com o fornecedor qual o consumo. Acredito que todos os leds deem em torno de 90 à 120mA, mas posso estar enganado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Editei e reformulei a pergunta.

 

Montei na protoboard 3 leds em série ligados a um resistor de 220Ω com uma sequência de 6 conjuntos ligados em paralelo, totalizando 18 led.

consumo.jpg

 

Nesse esquema de 18 leds total ligados a uma fonte de 12v, o consumo dos leds foi de 65mA, conforme imagem acima.

Cada led desse que estou usando, consome 20mA.

Posso usar normal um único 555 e fazer os dois chaveamentos para o circuito, o consumo é baixo portanto creio que não venho a ter problema.

 

Tem um vídeo no youtube onde o autor ligou 50 leds com um 555 e dois transistores, um BD135 e um BD136. 

 

A partir dessa informação, qual o próximo passo ou procedimento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...