Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Messenger


Yuwith

Posts recomendados

Bom dia caros amigos,

Atualmente estou estudando no instituto federal da Bahia, vulgo ifba no curso de informática, para finalizar o curso devo fazer um estágio e como sou apaixonado por programação eu quero tentar um estágio nessa área, ainda sou iniciante em programação só para informe geral, perguntei ao meu professor um bom projeto para apresentar ao gerente da empresa do estágio para conseguir a vaga e ele me recomendou um pequeno Messenger de uso comercial mas não faço ideia de como fazer o programa gostaria de ajuda com esse assunto, estou estudando c na escola e começando a ler livros sobre c# então gostaria de fazer o programa nessas linguagens mas se recomendarem outra estou aberto a opções, muito obrigado pela atenção e desculpa pelo texto muito grande, se eu estiver postando na área errada eu lamento é meu primeiro tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Busque no google "socketes em C", no windows se chama winsock, a forma de trabalhar em linux e windows são ligeiramente diferentes assim que recomendo você aprender primeiro para o sistema que você use e depois tente aplicar a outro plataforma.

Na computação a comunicação se faz entre cliente e servidores, essa pode ser feita entre 2 ou mais programas, pela red(internet) etc, isso se chama socks ou sockets em português. Servidor é o programa que espera que se conecte clientes, porém ambos programas podem trabalhar como cliente e servidor ao mesmo tempo.

Veja esse vídeo e busque muita leitura, você precisa conhecer as funçoes que se usam para criar socketes.

 

Busque chats ja implementados em C para ver como funciona.

Com sockts você pode não só criar chats, você pode transferir literalmente qualquer dado pela red.

Sorte

adicionado 9 minutos depois

Com só buscar "tutorial winsock" no google saem nas primeiras posições:
http://www.invasao.com.br/2008/07/13/tutorial-de-winsocket-em-c-parte-i/