Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Messenger


Yuwith

Posts recomendados

Bom dia caros amigos,

Atualmente estou estudando no instituto federal da Bahia, vulgo ifba no curso de informática, para finalizar o curso devo fazer um estágio e como sou apaixonado por programação eu quero tentar um estágio nessa área, ainda sou iniciante em programação só para informe geral, perguntei ao meu professor um bom projeto para apresentar ao gerente da empresa do estágio para conseguir a vaga e ele me recomendou um pequeno Messenger de uso comercial mas não faço ideia de como fazer o programa gostaria de ajuda com esse assunto, estou estudando c na escola e começando a ler livros sobre c# então gostaria de fazer o programa nessas linguagens mas se recomendarem outra estou aberto a opções, muito obrigado pela atenção e desculpa pelo texto muito grande, se eu estiver postando na área errada eu lamento é meu primeiro tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Busque no google "socketes em C", no windows se chama winsock, a forma de trabalhar em linux e windows são ligeiramente diferentes assim que recomendo você aprender primeiro para o sistema que você use e depois tente aplicar a outro plataforma.

Na computação a comunicação se faz entre cliente e servidores, essa pode ser feita entre 2 ou mais programas, pela red(internet) etc, isso se chama socks ou sockets em português. Servidor é o programa que espera que se conecte clientes, porém ambos programas podem trabalhar como cliente e servidor ao mesmo tempo.

Veja esse vídeo e busque muita leitura, você precisa conhecer as funçoes que se usam para criar socketes.

 

Busque chats ja implementados em C para ver como funciona.

Com sockts você pode não só criar chats, você pode transferir literalmente qualquer dado pela red.

Sorte

adicionado 9 minutos depois

Com só buscar "tutorial winsock" no google saem nas primeiras posições:
http://www.invasao.com.br/2008/07/13/tutorial-de-winsocket-em-c-parte-i/
http://www.forum-invaders.com.br/vb/showthread.php/8249-Tutorial-de-Sockets-para-iniciantes-C
http://www.ataliba.eti.br/sections/old-hacking/unsekurity/texto1/winsocks.txt
 

Busca aí veiiiii! Faça click em vídeos também, imagens etc etc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuwith Recomendo estudar um pouco mais de C#. Com o tempo você vai tendo noção de como fazer. Não recomendo C porque é mais complicado. Além de você ter que aprender um pouco mais de C, vai ter que aprender sobre sockets e também teria que aprender sobre interface gráfica, essa ultima é muito trabalhoso de se manipular em C.

Estude C# e vá fazendo refazendo os exemplos. Depois que você aprender C# e se entrosar com o Visual studio, ai você começa a pesquisar uma maneira de fazer seu chat.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CiroboyBR Vou mentir se digo que é fácil, não me desenvolvo com soltura nos tais socketes nem em C nem em C++, porém nunca tive necessidade realmente, somente tive "brincando" com eles. Mas o linguagem C# é orientado a objetos, isso faz que tenha sua complexidade também, acho eu. >_<

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato C/C++ podem ser mais complicado, pois você terá que criar desde o servidor, recursos de entrada e saída de dados(threads ajudam muito), uso de packets(um padrão para receber os dados, binário, hexadecimal, ou o seu próprio tipo), ainda mais você precisa saber sobre big endian e little endian, e repetir o mesmo processo no cliente, limitando-o a apenas aos recursos de um cliente. Enfim você saberá mais afundo como funciona um sistema de sockets, e além de mais flexível quanto as linguagens, ele será 100% puro do seu conhecimento, e você não terá muitos limites dependendo do seu objetivo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...