Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema na leitura de cds/dvds


Posts recomendados

Boa Tarde pessoal do CDH.

Seguinte, estou um problema sério de leitura e gravação aqui com meus gravadores.

 

Os modelos deles são:

 

1) Samsung SH-S203D (TSSTcorp CDDVDW SH-S203D ATA Device)

2) Samsung SH-S223C (TSSTcorp CDDVDW SH-S223C ATA Device)

 

São excelente gravadores, porém, de um bom tempo pra cá, eles não estão lendo algumas mídias (que eu sempre utilizei neles), estão dando erro em todas as gravações de DVDs (gravam apenas CDs), e o pior, nenhum deles está gravando DVD-DL. :tw_bawling:

 

Considerações a serem feitas:

 

1) Os drives estão todos atualizados. (Inclusive já desinstalei e reinstalei os drivers pra ver se resolvia. Já cheguei até a formatar o PC, mas o problema persiste.)

2) Sobre as mídias de CDs e DVDs, eu sempre utilizo as da ELGIN. (Mas já testei também com EMTEC e Nipponic)

3) Sobre as mídias DVD-DL, eu sempre utilizo as da ELGIN, (mas já testei também com SMAC, Multilaser, MaxPrint...)

4) Os CDs, gravam sem problemas. (OS CDs da ELGIN sempre gravaram normalmente nos dois drives. Atualmente, o SH-S203D, que é o mais antigo, lê e grava CDs da ELGIN normalmente; já o SH-S223C não lê os CDs da ELGIN.)

5) O DVDs da ELGIN (tanto os modelos antigos quanto os modelos novos), todos dão erro na gravação. Muito raro não ocorrer. Normalmente, ocorrem logo no início da gravação ou no final. Ele começa, chega em coisa de 2%...3% e já dá o erro. Ou muitas vezes grava 100% e na hora que está concluindo a gravação da o erro. Interessante que neste último caso, quando se trata de filmes, mesmo tendo dado o erro, se eu colocar no aparelho de DVD e assistir, está tudo em ordem com o DVD, e se forem dados em geral, mesmo dando erro, consigo usar normalmente os dados do DVD, mesmo se for aplicação instalável. Só ocorre "as vezes" o erro quando se trata de jogo. As vezes da problema pra instalar (ou as vezes quando se trata de DVD do Sistema Operacional, que ai da problema de arquivo corrompido). Isso ocorre nos dois gravadores. Ademais, em qualquer gravador, se eu marcar a opção de "verificar dados gravados", ele sempre vai dar erro na verificação, independente que que mídia for, e do conteúdo que for.

7) Um dos mais importantes pra mim... Nenhum dos dois está gravando DVD-DL. SEMPRE dá erro, independente da marca que usar. E coisa de uns 15 dias pra cá nem lendo mais as mídias DLs eles estão. (Mídias inclusive que foram gravadas com eles. E não, não são as mídias, pois testei em outro PC, e eles estão funcionando normalmente, inclusive os dados delas.)

Eu coloco o DVD, eles ficam piscando a luzinha verde na frente do driver uns 15...20seg e para de piscar. Mas não abre nada. Em "Meu Computador", se eu clicar duas vezes pede para inserir uma mídia. (Isso em todos os DLs, e na maioria dos DVDs.)

8) CD-RW e DVD-RW nenhum dos dois estão lendo também, de nenhuma marca. Eles até leem a mídia, mas aparece como se estivessem virgem. Aparece o espaço todo vazio para gravação (mas não estão virgem, tanto que em outro PC eles abrem os dados normalmente).

 

9) Consideração Importante... Tem outro PC aqui que tenho acesso (mas não posso mexer no seu hardware), que também possui um Samsung SH-S223C, comprado quase na mesma época que esse aqui., e ele funciona normalmente. Lê e grava todas essas mídias que eu citei anteriormente, e de qualquer outra marca, inclusive os DLs, e com rapidez. Analisando o driver, para ver se havia diferença, percebi que o driver que possuo, é o Driver CD-ROM 6.3.9600.16384 (nos dois drivers), e o desta outra máquina que está tudo normal, é o Driver CD-ROM 6.2.9200.16384. A fim de testar para ver era algum conflito, eu já instalei o 6.2 no meu PC, mas sempre que desinstá-lo os meus Gravadores, e reinicio o PC, ele automaticamente reinstala o 6.3. Já alterei inclusive os arquivos cdrom.inf e cdrom.sys, mas mesmo assim, ele instala automaticamente o 6.3

 

10) Meu SO: Windows 8.1 Pro x64 / Programa de Gravação: Nero 2015 (Obs.: Já testei com Nero 11, 12, 14, 15, 16 e nada. Sempre mesma coisa. Já testei inclusive com o gravador do windows e também dá erro. Já testei inclusive o programa "Windows7-USB-DVD-Download-Tool-Installer-en-US" para gravar uma imagem de sistema, e o erro permanece. (No outro PC, todos esses programas funcionam.)

 

Dúvidas:

 

1) Como faço para conseguir alterar o driver 6.3 pelo 6.2 para testar se é algum problema de driver !?

 

2) Vale a pena atualizar a versão do Firmware dele ? (SH-S203D -> Atual: SB00 / Nova: SB01 | SH-S223C -> Atual: SB06 / Nova: SB07) (Pois todo lugar que vejo que o pessoal atualizou firmware, morreu o drive, ou ele ficava toda hora parando de reconhecer o driver no Meu Computador)

 

3) Caso não seja, alguém tem algum ideia do possa ser ou é o driver que já deu a vida útil mesmo ?

 

4) Caso seja o driver, qual é melhor para DVD-DL e reconhecimento de mídias em geral: ASUS ou LiteOn ? (To de saco cheio de LG e Samsung. Usei eles a vida inteira. Mais de 20 drivers  se bobiar, e é sempre esse mesmo problema. Da 3...4 anos, começa a parar de ler as mídias novas... Para de gravar DLs... Não lê mais as antigas...)

 

Obs.: Pergunta 1 e 2 são as mais importantes, pois quero testar os drives antes de substituí-los.

 

Obrigado aos que puderem me ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...