Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se estou com eletrostática ?


Posts recomendados

Olá pessoas, Bom dia, Boa tarde ou Boa noite. Eu acho que estou ficando meio maluco com esse negocio de eletrostática. 

Tenho uma duvida, como saber se estou com eletrostática ou não. (tem como saber, ou apenas tentar evitar mesmo ?)

 

Uma pergunta burra que tenho, tem como danificar a fonte com eletrostática ?

 

valeu! Falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se você não abrir a fonte, ficar acariciando os componentes internos com ela na cama, não, não tem como você pifar a fonte com eletrostática. Nem martelando você vai estragar uma fonte facilmente.

Aliás, qualquer peça do PC, pegando com cuidado e sem "esfregar" os componentes, não tem perigo de eletrostática, fica frio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ambos os corpos estão carregados com algum tipo de carga.

 

Citação

https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrostática (...) Átomos que possuem um número igual de elétrons e prótons são considerados eletricamente neutros. Quando um átomo perde elétrons, torna-se um íon positivo (cátion), quando recebe elétrons torna-se um íon negativo (ânion). A carga elétrica quantizada tem como a menor carga a de um elétron ou de um próton.(...) Materiais condutores, como os metais, em função dos elétrons livres de sua última camada eletrônica são capazes de interagir eletricamente e possuem tendência ao equilíbrio eletrostático. (...) Os isolantes possuem forte energia de ligação com seus elétrons, o que dificulta a transferência. A forma mais eficiente de eletrizar um isolante é através do atrito.

 

Uma camisa em seu corpo também gera atrito, por exemplo. O fenômeno existe e evitamos principalmente quando mechemos com circuitos integrados sensíveis.

 

Citação

http://endigital.orgfree.com/cix/cmosb.htm (...) Quando caminhamos num tapete num dia seco ou ainda quando atritamos objetos em nossa roupa, podemos acumular no corpo uma quantidade de carga elétrica elevada. Nessas condições, se tocarmos com os dedos nos terminais dos  componentes C-MOS, podemos danificá-los de modo irreversível, pois iremos destruir a finíssima camada de óxido (...)

 

Conscientes, por isto evitamos. Sabe-se que componentes suportam até certo nível de estática, alguns datasheets inclusive apresentam este dado, mas bom é, não brincar com fogo. Certamente uma fonte é dotada em sua maioria de componentes passivos, logo não é tão vulnerável. De qualquer modo, seja prudente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...