Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook - troca de pasta térmica


Posts recomendados

Boa noite galera!

 

Estou com uma dúvida, estava limpando meu Acer Aspire 5920 hoje (mais ou menos uns 5 anos e nunca foi aberto).

Tirei toda a poeira do Cooler, porém quando removi ele, vi que a pasta térmica do CPU já estava totalmente dura e com certeza, voltar o Cooler não iria manter o contato perfeito para resfriamento, então fiz a troca.

Até aí tranquilo, mas dois componentes dele utilizam um pasta que mais parece uma cola, não chega a ser uma pasta, pois é mais consistente, como um silicone. Eu lembro de ter lido sobre isso, tem a mesma função da pasta térmica, porém posso fazer a troca dela pela pasta térmica também?

Eu não fiz a troca, pois não estava duro, porém no processo de remover o Cooler essa "pasta térmica" chegou a rasgar, tentei deixar ela encaixada como estava antes e voltei o Cooler, mas tenho medo de acabar afetando o resfriamento.

Posso fazer a troca por uma pasta térmica comum ou essa pasta é um tipo específico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro dia eu li um post desses do elastômero / adesivo térmico para notes e parece que o ideal é comprar o adesivo para as partes com adesivo porque a distância entre o dissipador e a superfície já foi dimensionada para o adesivo. Se colocar a pasta térmica não terá pressão e ele vai superaquecer.

 

Mas não sei se são todos os notes, mas nesse post que eu vi aconteceu justamente isso. Sem o adesivo, alguns componentes ficaram "frouxos" com a pasta térmica. Só resolveu mesmo quando ele comprou o elastômero.

 

Não é este tópico, mas eles estão falando da mesma coisa:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não remova o elastômero. Geralmente, ele tem uma espessura alta e a pasta térmica não é capaz de preencher o espaço deixado por ausência, devido à sua consistência.

 

Apenas limpe o chip ao qual o elastômero tem contato, troque a pasta térmica dos componentes que a utilizam e remonte.

 

De fato, a pasta térmica deve ser substituída sempre que o cooler for removido. Já os elastômeros podem ser reutilizados e nunca tive problemas com isso. Até porque é difícil substituí-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No geral tem que ver o contato com a superfície. Se o dissipador estiver bem prensado contra o chip pode tacar pasta térmica. Se tiver uns 1~2mm de folga vai precisar de outro elastômero, ou fita termo condutora. A 3M faz estas fitas, o problema é achar.

 

Edit: Ou então apelar para massa epóxi e misturar pasta térmica, fazer a "massinha" e tacar ali. Melhor do que elastômero esfacelado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei, o do Notebook está parecendo novo ainda, não está ressecado nem nada, por isso apenas mantive no lugar. Aparentemente da pra usar pasta térmica ali, mas de preferência prefiro manter como o original.

 

Edit: Procurei na internet e encontrei este, será que serve?

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704674415-thermal-pad-10x10x05mm-termico-adesivo-bga-chipset-gpu-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Eidi Você tem que ver a distância entre o dissipador e o chip. Este aí por exemplo tem 0.5mm.

Este outro aqui do mesmo cara tem 2mm: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-688292876-thermal-pad-termico-p-dissipador-chipset-vga-memoria-20mm-_JM

Se sem o elastômero o dissipador prensa n chip você taca pasta, senão vai ter que recorrer para estas fitas aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Julio Cesar Ferreira essa temperatura é bem tranquila, o meu fica nisso também. 

O que muitas vezes acontece é que o CPU tem uma temperatura em que ele trabalha sem ligar o Cooler no máximo, então por exemplo, as vezes ele fica em 55°C e o Cooler com uma rotação baixa mantendo a temperatura e dependendo se abre um jogo ou algo que puxa mais desempenho e a temperatura sobe pra 70°C, o Cooler liga na potência máxima para fazer o CPU voltar a ficar em 55°C.

 

As vezes se fizer adaptação para o Cooler sempre ficar ligado em rotação máxima faça a temperatura dele ficar mais baixa, mas não compensa, o CPU pode até trabalhar em uma temperatura mais baixa, porém gastar mais a vida útil do seu Cooler.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...