Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Phenom ii x4 ou x6?


Posts recomendados

Fala galera.

 

Estou com orçamento um pouco apertado mas estou fazendo upgrade no meu PC e agora preciso comprar o processador, estou em dúvida entre o Phenom II X4 955 3,2Ghz ou Phenom II X6 1075T 3Ghz, o fato é que minha fonte é uma Coolermaster Elite Power 400W portanto independente de qual for escolhido não poderei fazer overclock. O X4 já seria suficiente para minha configuração ou a melhor opção seria investir um pouco mais e pegar o X6?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Phoenyx disse:

Edit: Já vi qual é sua placa. Bom, ela não é boa pra Phenom não. Já tentou desbloquear o 4º núcleo do seu X3? Com uma 360 não vejo necessidade de você trocar de CPU.

 

Já tentei, mas o desbloqueio só é possível nas M4N68T-M LE V2, a minha não é V2 ai lascou... :(

 

Só estava querendo dar um upgrade no processador pois há jogos que todos os núcleos fica 100% no talo, ai tenho uma perda muito grande...

 

Talvez então o X4 já seja suficiente, o X6 pelo que estou entendendo seria muita areia para meu caminhão, certo? kkkkk ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu não trocaria de CPU não. Mesmo com 3 núcleos dá pra levar esta 360. Já tentou fazer overclock? Aqui no meu em 3.5GHz o gargalo é a placa de vídeo (+- mesmo nível da sua placa aí).

 

Tanto a sua placa quanto a minha possuem gargalo no link HT (1000MHz), ela já capam os Athlons e capam mais ainda os Phenom. X6 você não pode colocar aí, a não ser que ele tenha 95W (Phenom 1075T e 955 tem 125W), mas acho desperdício de grana.

 

Se não tá contente, se o over não resolver, troca de plataforma e pega algo atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

Eu não trocaria de CPU não. Mesmo com 3 núcleos dá pra levar esta 360. Já tentou fazer overclock? Aqui no meu em 3.5GHz o gargalo é a placa de vídeo (+- mesmo nível da sua placa aí).

 

Tanto a sua placa quanto a minha possuem gargalo no link HT (1000MHz), ela já capam os Athlons e capam mais ainda os Phenom. X6 você não pode colocar aí, a não ser que ele tenha 95W (Phenom 1075T e 955 tem 125W), mas acho desperdício de grana.

 

Se não tá contente, se o over não resolver, troca de plataforma e pega algo atual.

 

Obrigado pelas infos amigo! Não sabia desse limitador de 95W, achava que a compatibilidade era só pelo socket AM3.

 

Sobre a possibilidade do over pelo que andei pesquisando a minha placa-mãe é péssima para over, mas mesmo assim vou tentar, com o cooler original dá para ser feliz ou teria que investir em um cooler melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

Dá pra levar com o cooler box sim, isso se você não passar de ~1.45v no vcore.

Vai monitorando a temperatura.

Amigo, como sou muito curioso acabei pesquisando sobre essa questão da placa-mãe M4N68T-M LE suportar ou não os 125w e fiquei confuso, muita gente fala que suporta 125w mas também muita gente discorda, no site da Asus eles não são claros sobre isso, que tenso! kkkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@NandãoBH Ela até suporta estes processadores, o problema é o VRM dela que não foi feito pra isso. Com o tempo vai dar problemas.

De qualquer maneira só achei X6 por ~500 reais no ML, preço de CPU nova, não vale à pena.

Localizei um X6 c/ cooler por R$270 e um X4 c/ cooler por R$200, ambos usados, mas essa questão de dar problema com 125w me deu uma desanimada... :(

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se for pra trocar pega logo outra config, esta placa-mãe é ruim (chipset limitado, capa metade da velocidade do HT de um Athlon, não suporta nem AHCI para os HDs e SSDs) e investir em Phenom nesta altura do campeonato não faz muito sentido. Mas aí é contigo amigo, você é quem decide.

 

Eu mesmo vou fazer um up aqui, se quiser ter uma noção dá uma olhada neste tópico: 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

Se for pra trocar pega logo outra config, esta placa-mãe é ruim (chipset limitado, capa metade da velocidade do HT de um Athlon, não suporta nem AHCI para os HDs e SSDs) e investir em Phenom nesta altura do campeonato não faz muito sentido. Mas aí é contigo amigo, você é quem decide.

 

Eu mesmo vou fazer um up aqui, se quiser ter uma noção dá uma olhada neste tópico: 

 

Obrigado pela ajuda Phoenyx!

 

Vou partir para um overclock no processador mesmo, quais ajustes você fez para sair de 2,8 para 3,5ghz? Você usa o cooler original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tô usando o cooler original por preguiça, pois tenho outro melhor guardado.

Meti 250MHz no barramento e aumentei o vcore para 1.475v (a minha placa tem vdrop e baixa a tensão para 1.425v). Com isso as memórias tmb pularam de 1333MHz para 1670MHz.

 

No seu caso o multiplicador é 15.5 e barramento 200, para dar os 3100MHz. Eu tentaria de cara subir o barramento para 233MHz pra chegar aos ~3.6GHz, sem mexer na tensão. Se der problemas aumenta de pouco em pouco o vcore.

Suas memórias vão subir tmb, tem que ficar de olho para elas não atrapalharem o over, qualquer coisa tu abaixa o clock delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Phoenyx disse:

Tô usando o cooler original por preguiça, pois tenho outro melhor guardado.

Meti 250MHz no barramento e aumentei o vcore para 1.475v (a minha placa tem vdrop e baixa a tensão para 1.425v). Com isso as memórias tmb pularam de 1333MHz para 1670MHz.

 

No seu caso o multiplicador é 15.5 e barramento 200, para dar os 3100MHz. Eu tentaria de cara subir o barramento para 233MHz pra chegar aos ~3.6GHz, sem mexer na tensão. Se der problemas aumenta de pouco em pouco o vcore.

Suas memórias vão subir tmb, tem que ficar de olho para elas não atrapalharem o over, qualquer coisa tu abaixa o clock delas.

 

Qual o limite seguro para o vcore na minha configuração? 1.5v?

 

Tenho que ir aumentando o clock do processador e manter as memórias até qual clock para não atrapalhar o overclock? O que seria esse atrapalhar o overclock? Travar e dar errado? kkkk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...