Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão core vrm do i7 4790k alta


Posts recomendados

Fala, galera. Beleza?

 

Recentemente comprei um i7 4790K e chegou hoje. Ao instalar ele é iniciar minha máquina, o programa da asus de monitoramento deu um aviso de VCore de 1.8V

Fiquei assustado pois eu acredito que seja uma tensão alta.

Quando abri o Aida 64, vi que o VCore estava em 1.2V (aceitável) mas o CPU VRM estava em 1.8V.

Antes de trocar de setup, eu tinha um i5 3470 e uma placa-mãe asus P8Z77-M, por isso usava esse monitor da asus mesmo.

Minha dúvida é: Essa tensão está realmente alta, ou é aceitável pra um i7 4790k? Eu não pretendo fazer OC tão cedo, pra mim os 4GHz base e os 4.4Ghz de boost estão ótimos. Se for alto, como posso fazer pra detectar o que está aumentando tanto? Não fiquei com o PC ligado muito tempo com medo de estragar algo... 

Meu setup atual é:

CPU: i7 4790K

MoBo: Asus Z97M-plus

Fonte: Aerocool strike X 500W

 

Abaixo tem uma foto que consegui tirar antes de desligar o PC.

 

Agradeço toda a ajuda! Valeu!!

IMG_20160628_001834.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Polimante Esse CPU VRM está normal em 1.8v. Como o técnico falou, dependendo da mobo, o software troca os valores pelo Vcore. Só para garantir, entre no BIOS e veja qual é o Vcore.

 

Mas Vcore de quase 1.3v em stock está alto. Eu abaixaria isso aí bastante, por volta de 1.10v a 1.150v. Eu começaria por 1.120 e tentaria abaixar de 05 em 05. Use o OCCT na aba CPU para fazer o teste de estresse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Polimante é sempre pelo BIOS. Esse OCCT é um programa de stress para testar a estabilidade da tensão. Leita este tópico que explica como fazer. 

 

O dele é Skylake, mas o BIOS deve ser igual, ou com pequenas diferenças. Os primeiros testes do OCCT podem ser de 20-30 minutos até você chegar no ponto que dá erro no meio do teste. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Polimante às vezes é da placa-mãe, do BIOS. Acho que no Haswell a Intel ainda "recomenda" a tensão padrão para os fabricantes, mas no Skylake eles liberaram para os fabricantes de placa-mãe. Mas isso é meio confuso, pois cada geração eles colocam ou tiram uma coisa do die, como controladores, capacitores, etc.

 

Acontece que quanto mais eles reduzem o die, parece que a tensão fica cada vez mais difícil de controlar. Algumas placas-mãe usam uma tensão mais "elástica" para poder funcionar com todos os chips, porque o turbo é alto, de 4.4Ghz, então os chips piores vão pedir uma tensão mais alta, mas duvido que algum chegue a precisar de 1.3v, porque o Turbo escalona. Por exemplo, o meu i7-3770K tem turbo de 3.9Ghz, mas em teste de estresse ele só chega a 3.7Ghz em stock, porque foi esse o equilíbrio que eles encontraram com tensão stock (acho que a minha é 1.112v). Nesses 4.4Ghz do i7-4790K, talvez só um ou dois núcleos chegue a 4.4Ghz, os outros ficam a 4.2Ghz, 4Ghz e assim por diante.

 

Ou seja, se você fizer um over de 4.4Ghz em todos os núcleos, seria mais forte do que o Turbo de 4.4Ghz.

 

Aproveite depois para ler alguns tutoriais de overclock para o haswell, porque hoje em dia é muito fácil fazer. Só precisa entender o básico e mexer em alguns padrões do BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa entendi...

No caso do meu i7 4790k eu nem tenho tanta vontade de deixar ele sempre em 4.4GHz em todos os cores. O que eu estava lendo é que, o turbo é exatamente isso. Ele aumenta o clock em 2 núcleos por um tempo específico. Pra mim, os 4GHz stock do i7 já estão ótimos, e ativando o boost automatico de vez em quanto também. Não tenho ainda um Water Cooler bom pra fazer o sistema de refrigeração do processador pra aumentar o clock e deixar sempre em 4.4GHz.

Meu Cooler é um Cooler Master Hyper T4, muito bom pro uso que eu tenho. No meu i5 3470 antigo ele mantinha ótimas temperaturas.

Ontem quando fiz essa postagem, pelo task manager do windows, vi que o clock estava em 4.28GHz. Não sei também se isso é comum em ficar acima dos 4GHz com 1.3V Core...

Quando você diz Haswell, eu fico meio confuso. É a mesma coisa que o Devil's Canyon? Pois o i7 4790K é Devils Canyon.

Da pra perceber que eu sou bem iniciante nisso kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Polimante Haswell é a arquitetura da 4ª geração, o Devil's Canyon é uma revisão do Haswell. 

 

Você não está usando opção de "desempenho" do Opções de Energia do Painél de Controle, não é? Se tiver, volte para o "equilibrado". Não tem porque rodar com clock alto só para navegar na internet.

 

Eu manteria sempre em stock no BIOS e desceria a tensão. Só isso. No Windows eu manteria sempre no "equilibrado". Essas opções de energia é o maior embuste e você ainda fica com tensões altas direto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sim, meu Windows está setado para desempenho mesmo. Na bios das placas mãe asus tem aquele setup de neutro, economia de energia e aumentar desempenho. O meu está no neutro mesmo. 

Eu uso meu PC pra jogos mesmo, não é só para usos básicos. Posso ativar só quando for jogar, também.

Eu vou fazer os testes que você me recomendou no final de semana, que tenho mais tempo. Vou abaixar a tensão pra ver se resolve e fica duma forma que não force o processador sempre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucas Polimante você devia colocar o Windows em "Equilibrado". Nunca use esse aplicativo. Esquenta o seu processador à toa, faz você rodar com tensão alta e não ajuda em nada.

 

Se você quiser ganhar potência, faça overclock manual pelo BIOS, puro e simples. Se não tiver paciência para aprender a fazer o overclock como deve ser feito, mantenha o BIOS sempre no default.

 

A única coisa que você precisa fazer é abaixar o Vcore só isso. Se também for muito complicado, deixe como está.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa eu vou mudar sim o Windows, desde q eu mudei pra desempenho eu realmente não notei diferença alguma.

Eu ainda preciso atualizar também os drivers da placa-mãe e do processador, só por deixar atualizados mesmo.

Quanto à tensão de VCore, eu vou abaixar sim, e posto aqui as imagens de como fiz seguindo o tutorial que você me mandou. 

No meu período de férias eu vou estudar melhor como fazer um overclock e estudar as possibilidades que tenho com meu cooler também. Como eu disse, eu sou bem novo nisso, e acredito que como todo iniciante a variável medo ainda é bem alta kkkkkkk.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...