Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Carregador usb sem trafo?


densyy

Posts recomendados

E aíi, pessoal!
Infelizmente meu carregador usb quebrou e agora estou sendo obrigado a usar um que só fornece 350ma/H... Ou seja, 1 ano pra carregar kkkkk

A questão é: Estive pesquisando preços de carregadores no AliExpress e encontrei alguns de 5V 2A por preços extremamente baixos...

A pergunta que faço é: Como?

 

Aprendi que para se transformar uma tensão alternada em continua é necessário um transformador, depois um sistema de retificador com diodos, os filtros e enfim a regulagem...

Mas só o preço do transformador tá entre 20~50 reais no Mercado Livre...

Como eles produzem carregadores com 2A na saída por preços de $1 ou até mesmo centavos de dólares... ?

 

Acho que não devem utilizar o método tradicional de transformadores né?

Gostaria de saber de vocês como funciona essa construção.

Será que seria viável eu fazer meu próprio carregador ou melhor comprar mesmo?

 

Agradeço desde Já.

Wesley!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, eles usam o método tradicional, mas quanto você acha que custa os componentes direto da fábrica? Eu chutaria que eles pagam 25 centavos do trafo que vai dentro, mais uns 15 centavos do transistor, mais uns diodos e uns resistores, CI não usam, e mesmo que usassem ainda assim saia barato... Custa mais a caixinha de plástico que vai o carregador do que o que esta dentro dele... custa no máximo 2 dólares pra fazer um dos que você esta imaginando...  Dá só uma olhada no que está dentro de um carregador dos mais baratos no AliExpress:

232223_528725.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tanto é que não tem muito sentido mencionar custo individual dos itens destes produtos. Geralmente fala-se em milheiros ou dezenas de milheirios pra cima. E claro há a questão da mão de obra quasi-escrava que foge 1 pouco do escopo do forum mas merece ser mencionada pra este caso.

 

Sobre a potência do carregador desta origem, geralmente dá a metade do que está escrito nele. No entanto tive a oportunidade de testar um de 2A que deu 1.8A com tensão caindo pra 4.7V ou seja, beira ser aceitável.

 

Sobre o trafo do m.l., penso não ser exatamente o mesmo do carregador pois destes são 1/2 que "dedicados" ou seja são "casados" com a parte eletronica portanto você não acha pra vender com facilidade

 

Sim, mais vale a pena comprar pronto do que montar um. Infelizmente você leigo (vulgo sem noção kk)  só vai saber se atende fazendo um teste prático.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega densyy... Esses carregadores, sua grande maioria,  ou fontes USB tem uma topologia um pouco diferente. Retificam sim a rede AC, filtram com um capacitor eletrolítico essa tensão que fica em um pico da ordem de 300 Volts a qual alimenta um pequeno transformador, com núcleo de ferrite, com fio fino e um transistor que chaveia a 50 KHz esses 300 Volts sobre seu primário. No secundário um diodo um capacitor e uma eletrônica barata incluindo um ci que controla o chaveamento em função da necessidade para manter os 5 Volts ou o que seja de saída. A isolação com a rede elétrica é garantida pelo pequeno transformador e a realimentação necessária para manter a estabilidade da tensão de saída por um opto acoplador.

Porque fazer assim, em 50.000 Hz e não em 60 Hz como eram a maioria dos retificadores fontes antigos???

A energia envolvida no transformador, se isso for feito em alta frequência como o é, se dá como se fosse um depósito de carvão (representando a energia) para se mover de onde está a outro local com pequeníssimas "pás" sendo passadas de um lado a outro pois serão feitas 50.000 vezes em um segundo, enquanto que numa fonte AC 60 Hz somente 60 vezes por segundo.

 

Com uma pá pequeníssima se faz a 50.000 vezes o que se faz com uma tombadeira a 60 vezes por segundo.

 

Resultado: Transformadores 10 vezes menores e mais baratos, componentes bem poucos e pequenos, associados a mão de obra escrava dá nisso dai.

Mas compre de uma vez pois jamais vais conseguir fazer tão barato...

 

Ademais isso dai não é tão caro assim, é???

http://lista.mercadolivre.com.br/fonte-usb-2a_OrderId_PRICE

 

Só coloquei como exemplo. Podes encontrar em um bom camelô ai por perto de sua casa, um paraguaizinho daqueles de bairro...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, densyy disse:

E aíi, pessoal!
Acho que não devem utilizar o método tradicional de transformadores né?

Gostaria de saber de vocês como funciona essa construção.

Será que seria viável eu fazer meu próprio carregador ou melhor comprar mesmo?

 

Agradeço desde Já.

Wesley!

 

Será viável apenas se você encontrar as peças de sucata:

 

Veja este artigo que explica como funciona: 

http://eletronicaedownloads.blogspot.com.br/2014/06/projeto-e-calculo-dos-indutores-de-uma.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Acredita q n tinha filtrado por preços mais baixos? kkkkkkkkkkkkk

Tinha encontrado uns de R$ 27 por peça + frete... Como vou comprar bastante tava meio desanimado já kkkk

Tem uns bem em conta sim. Legal!

 

Já fiz meu pedido. E quem tiver pensando em comprar um também... Só seguir o link do Faller que é uma boa ^_^

Obrigado a todos os colaboradores ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Antes disso...

10 horas atrás, densyy disse:

E quem tiver pensando em comprar um também... Só seguir o link do Faller que é uma boa ^_^

há uma boa chance daquele do m.l. não dar os 2A. Talvez 1. Penso que você vai ter alguma dificuldade em medir. No entanto, queira fazer a gentileza de nos reportar sua comparação de desempenho (tempo de carga) com relação ao teu carregador de 350mA. Se puder, faça o teste abaixo...

 

E pra quem puder/quiser garantir que "é uma boa": se puder, na saída 5V: coloque um resistor de 2.5Ohms 10W (libero 2.7 -  5W - promoção: por 'tempo limitado'! 'Queima' de estoque!) e meça os 5V e confirme que não cai abaixo dos 4.75V. (libero 4.5).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @densyy, acho que é perigoso usar carregadores piratas, tipo esses que vendem no mercado livre. Tanto no sentido de poder provocar um pequeno incêndio, quanto no sentido de poder reduzir drasticamente a vida útil da sua bateria e te causar um prejuízo financeiro.

 

Tente achar algum carregador antigo de outro celular que seja um pouco mais potente ou peça a algum amigo que possa ter um carregador sobrando, que tenha vindo com algum celular ou tablet.

Eu particularmente, acho bobagem arriscar a bateria de um telefone que pode ser bem caro num carregador comprado no camelô.

 

É melhor você continuar usando esse carregador de 350mA por enquanto, ou talvez tentar carregar na porta USB 3.0 do seu computador, que tem uma corrente mais alta...

 

O importante é ter uma boa regulação de tensão, independente da potência. E isso os carregadores piratas não tem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...