Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Muito além da limitação do cpu (teste cpu directx11 amd vs nvidia)


Posts recomendados

Esse é um teste de CPU overhead no driver DirectX11 das 2 fabricantes de GPU's dedicadas, para verificar diferenças específicas em 1080p.

 

Um demonstrativo do desempenho de GPU AMD em DX11 quando o jogo tem uma dependência maior do CPU. Uma placa da NVIDIA que chega ser 40% mais lenta em GPU-bound é superior a AMD em CPU-bound.

Usei 2 jogos para a comparação, esse tipo de diferença deve ser reproduzido principalmente em jogos online com muitos jogadores, MMO's e similares, pois mais jogadores é mais cálculo para o CPU.

Tem que separar duas coisas, quando se fala em fazer uso de multi-threading de Directx é diferente de dizer que um jogo deve fazer multi-threading. Já faz anos, mesmo no Dx9 os jogos já eram capazes de utilizar vários threads. A questão que os comandos do DX9 e DX11 estão acoplados apenas em 1 thread dos vários threads do jogo e se dividir ele(os comandos do DirectX) em vários threads do jogo conseguem dar um boost no desempenho dos jogos pois acelera a comunicação CPU-GPU diminuindo o tempo e menos tempo é mais FPS, pois o DirectX é quem coordena a comunicação CPU-GPU.
A questão que o DX11 já trouxe capacidade de se fazer uso de multithreading dele nos jogos, mas necessitava de modificações nos drivers das fabricantes de GPU para se beneficiar dele.

 

Aqui você tem um post do atual editor do site Anandtech onde em 2011 relatando quando o primeiro jogo Civilization V com capacidade de fazer multi-threading com todos recursos do DX11 e a NVIDIA foi a primeira a implementar em seu driver. A HD7970 fora recém lançada e nos testes de todos jogos GPU-bound foi superior aproximadamente em a GTX580 mas simplesmente perdeu em desempenho para a 580 em Civilization V que era dependente de CPU, o que fez o próprio editor na época sem saber exatamente as causas disso entrar em contato com as fabricantes para entender o porque da 7970 perder para 580 apenas no Civilization V.

A Nvidia adicionou os recursos logo no início do DX11 e foi adicionando a modificação a cada jogo lançado com suporte ao DX11 multi-threading. A AMD não fez essas modificações em seu driver em nenhum jogo pelo que se sabe e ficou com o DX11 totalmente preso a um Thread dos jogos, e vemos o resultado em jogos CPU-bound como BF4 multiplayer e GTA 5 como vou demonstrar nos testes. A AMD depositou todas fichas no próximo DX12 viesse já com o suporte a multithreading nativo, isso quer dizer retirando a necessidade das fabricantes precisarem adicionar as modificações via driver para cada jogo, o que é muito vantajoso pois elimina um excesso de trabalho. A questão que fazer isso no DX11 para cada jogo realmente precisa de muitos recursos(equipe robusta) e como a AMD vem passando por dificuldades nos últimos anos podemos entender o porque dela não ter investido no DX11. Mas a questão que os jogos DX11 continuam ai e devem lançar uma boa quantidade ainda.

A notícia boa é que CPU-bound não é algo muito comum, a maioria dos jogos AAA multiplataforma é linear e GPU-bound, o CPU-bound está mais preso aos jogos exclusivos de PC em modo online.

 

Outro ponto interessante a se pensar, quem tem processador FX que sabemos do IPC baixo é melhor casar o CPU com uma placa NVIDIA do que com uma AMD, vai ter mais desempenho em DX11 CPU-bound por causa da capacidade da NVIDIA fazer multi-threading do DX11. Em teoria até é possível atingir o desempenho da NVIDIA com GPU AMD no DX11 mas você vai precisar um CPU intel com mais overclock do que na NVIDIA.

Aqui fica os testes para demonstração, o teste antigo do BF4 com qualidade maior foi feito quando driver da AMD não possuía opção de fixar o clock da GPU então ele flutuava bastante. Mas a flutuação do clock apenas ocorre em casos de gargalo do CPU, em jogos GPU-bound o clock se mantinha fixado no máximo.

 

A configuração usada foi:

i74770k

2x8gb 2400mhz

GTX770 driver 361.43 no BF4 alta qualidade e 368.22 no GTa 5 e BF4 baixa qualidade

R9 390 driver 16.1 no BF4 alta qualidade e 16.6.1 no GTA 5 e BF4 baixa qualidade

Windwos 10 64 Pro

1920x1080

 

Só para esclarecer em jogos GPU-bound a 390 é em média 50% mais rápida que a 770.

 

Vídeo Bf4 online 64 players alta qualidade

 

Vídeo GTA 5 qualidade customizada

 

Vídeo Bf4 online 64 players baixa qualidade

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

culpa acho q os fabricantes de driver os programadores que nao tem capacidade de programar,

  nao conseguem otimização em dx11, ae fica essa limitacao ja em dx12 como vemos as placas de video AMD se liberam mais ja as nvidia nao conseguiram otimizacao em dx12 ficando mesma coisa ou ate pior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...