Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual capacitor usar para este circuito retificador?


Posts recomendados

7 horas atrás, eduardoja95 disse:

Opa boa noite.

Eu tenho essa fonte de 127 vca na entrada e 127vcc onda completa na saída vou alimentar um circuito que consome entre 4,5 e 6 amperes.

Qual capacitor eu deveria usar para melhorar a oscilação da corrente que sai da ponte de diodos?

 

Que fonte ?????

 

E de onde você tem a informação que qa saída dela é de 127 Vcc em onda completa ? Por acaso tem algum transformador que mude os 127 Vca  para 90 Vca e após ser retificado em onda completa forneça os tais 127 Vcc ?

 

Mostre o esquema dela.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, aphawk disse:

 

Que fonte ?????

 

E de onde você tem a informação que qa saída dela é de 127 Vcc em onda completa ? Por acaso tem algum transformador que mude os 127 Vca  para 90 Vca e após ser retificado em onda completa forneça os tais 127 Vcc ?

 

Mostre o esquema dela.

 

Paulo

Esse circuito não possui transformador sai direto da tomada e passa por uma ponte de diodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, eduardoja95 disse:

Esse circuito não possui transformador sai direto da tomada e passa por uma ponte de diodos.

Então ele vai ter, antes da ponte 127 Volts AC e depois da ponte 180 Volts CC sobre o capacitor.

Para bem dimensionar o capacitor seria bom saber qual a máxima corrente seria a corrente de saída lá nos 180 Volts CC.

O que diabos essa fonte alimenta??? Sem transformador a fase ficará "viva" na fonte pronta para dar o bote em algum operador que encostar em qualquer ponto dela, entrada ou saída, tocar nela pode dar choque na certa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai precisar de um transformador para abaixar de 117Vac para 90Vac.

Daí você alimenta a sua ponte retificadora. 

 

Do contrário vai queimar seu motor. 

 

O motivo é que o topo da senoide de 127Vac bate lá em 179V.

O valor de 127Vac que o multímetro mostra, é apenas um valor médio. 

 

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/instrumentacao/108-artigos-diversos/4230-ins202

Se bem que se usar sem capacitor, os valores médios continuarão o mesmo hehehe. 

Mas o motor irá esquentar mais que o normal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, eduardoja95 disse:

I@albert_emule porém  o capacitor não absorve as tensões de pico para liberar no momento de baixa?

 

Na verdade ele vai se carregar com a tensão do topo da senoide. 

No seu caso, se você por um capacitor para filtrar, a tensão ficará em 180V DC, constantemente.

 

Sem o capacitor, o valor RMS ficará em 127V, mas o valor de pico continuará em 180V. Não sei se isso é bom para o motor que é de apenas 127V DC. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O capacitor para começar a amenizar esses picos dai vai ter de ser de 680 a 1.000 uF x 200 a 250 Volts.

 

Para amortecimento maior ainda maiores capacidades...

Tipo assim...

 

http://proesi.com.br/componentes-eletronicos/capacitor-eletrolitico/capacitor-eletrolitico-1-000uf-250v-snap-in.html

 

http://proesi.com.br/componentes-eletronicos/capacitor-eletrolitico/capacitor-eletrolitico-snap-in-680uf-450v.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, faller disse:

O capacitor para começar a amenizar esses picos dai vai ter de ser de 680 a 1.000 uF x 200 a 250 Volts.

 

Para amortecimento maior ainda maiores capacidades...

Tipo assim...

 

http://proesi.com.br/componentes-eletronicos/capacitor-eletrolitico/capacitor-eletrolitico-1-000uf-250v-snap-in.html

 

http://proesi.com.br/componentes-eletronicos/capacitor-eletrolitico/capacitor-eletrolitico-snap-in-680uf-450v.html

 

O motor dele é de 127V DC.

Quando colocar tal capacitor, o motor vai receber 180V DC e vai queimar.

 

No máximo teria que usar sem capacitor, pois devido as variações da senoide retificada, a RMS da tensão ficará em 127V. 

Mas ainda acho errado, pois o motor vai receber picos de 180V DC 120 vezes por segundo, apesar da RMS estar em 127V DC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, albert_emule disse:

 

O motor dele é de 127V DC.

Quando colocar tal capacitor, o motor vai receber 180V DC e vai queimar.

 

No máximo teria que usar sem capacitor, pois devido as variações da senoide retificada, a RMS da tensão ficará em 127V. 

Mas ainda acho errado, pois o motor vai receber picos de 180V DC 120 vezes por segundo, apesar da RMS estar em 127V DC. 

Se você ler a postagem #4 vai entender que eu já sei e já disse sobre esses 180 volts dai, se ele entendeu ou não eu não sei, acho que não, pois continua insistindo que lá é 127 Vcc (é 180 Vcc na verdade).

Desse modo ele tem inúmeros problemas a resolver, como por exemplo:

1) Essa questão da tensão de pico, que será sustentada após uso do capacitor de filtro.

2) Alertei também sobre a fase viva estar presente nesse tipo de fonte dai que aliás nem sei como é...

E sabe-se lá quantos mais..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera vocês já me ajudaram pra caramba eu nem tinha conhecimento desses problemas vou usar uma resistência regulável (dimer) 1000w para reduzir a tensão para 90 volts antes da ponte de diodos. Aí o capacitor vai manter a tensão estabilizada . A faixa de tensão de operação desse motor é de 0 a 147 volts  mas eu pretendo manter entre 120 e 140 volts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduardoja95 ,

 

O que você chama de resistência regulável não é bem isso .... o seu motor continuará a receber as tensões retificadas acima do que ele deveria. Um dimmer apenas controla o tempo de condução , não a amplitude da tensão ! O que vai diminuir é apenas a tensão média, não a de pico. Seu motor vai esquentar devido à forma de onda não-sinusoidal.

 

Veja o tipo de forma de onda que estamos falando :

 

http://www.act-solutions.com/pcc/images/hti-pk02.jpg

 

O certo seria você utilizar um VARIAC, que é um tipo de auto-transformador, e assim teria a tensão reduzida de verdade.

 

Paulo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 anos depois...

Você precisa apenas de um desse e uma ponte retificadora, sem capacitor

Espero ter ajudado

https://www.google.com/search?q=50w2rj&client=ms-android-motorola-rev2&prmd=mvin&source=lnms&também=isch&sa=X&ved=2ahUKEwi48JaHy7nhAhVpH7kGHeqEC0sQ_AUoA3oECAgQAw&biw=360&bih=592#imgrc=ls9aqMefBEsOsM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...