Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regular 72vcc para 5vcc / divisor de tensão


Visitante
Ir à solução Resolvido por aphawk,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal

Estou tentando reproduzir um circuito abaixador de tensão no qual abaixa de 72VCC para 5VCC.

Estou tendo dificuldades em encontrar os valores dos resistores de potência que vou utilizar para abaixar inicialmente de 72 para 35Vcc através do regulador 7805.

Os 5Vcc de saída do regulador 7805 irão alimentar um octoacoplador 4N35.

Segue o circuito em anexo na imagem, obrigado desde já a que puder me auxiliar.

Circuitoex.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Queres que o opto acoplador seja acionado quando existir os 72 Volts, certo???

Pois coloque somente um resistor direto dos 72 Volts para cima do pino 1 do opto cuja saída, pino 2 vai para os -72Volts.. (comum).

 

Se os 72 Volts forem tensão contínua nada mais é necessário fazer. Se for alternada, há que colocar um diodo anti paralelo ao led do opto acoplador.

 

Uma boa é operar com 10 mA no diodo do opto acoplador, e o resistor seria de (72 - 1,3 ) / 0,01 = 7070 ohms.. Coloque um resistor de 6800  por um Watt..

Sem divisor de tensão, sem 7805 nem nada...

 

Você não declarou a corrente necessária no coletor do opto acoplador, nem tampouco para que serviria, aonde se encaixaria seu transistor.  O valor do resistor pode diferir em função da necessidade de corrente lá no transistor do opto acoplador..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller obrigado pelo retorno.

 

Na verdade meu intuito é reduzir os 72 Vcc para atuar o octoacplador para que o mesmo acenda o led interno e permita a passagem da corrente do coletor para o emisor, vou usar uma fonte de 5V o ncoletor para energizar uma entrada de um microcontrolador.

 

Ou seja, Quando tiver sinal de 72Vcc, o octoacoplador vai enviar também um sinal na entrada no microcontrolador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pheldman ,

 

@faller  tem razão em tudo o que ele disse. Não há nenhuma necessidade de se utilizar um regulador de tensão, pois basta um simples resistor e pronto, o seu opto acoplador vai ser acionado.

 

Para isso, basta ligar o emissor do opto acoplador ao GND, e colocar um resistor de 4K7 entre o coletor e o +5V que alimenta o microcontrolador. E é desse ponto que você vai ligar uma entrada do deu microcontrolador.

 

Agora, se o que você pretende é alimentar o microcontrolador a partir dessa mesma fonte de 72 VCC, então não vai precisar de nenhum opto acoplador, pois tudo estará galvânicamente interligado...

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Obrigado também pelo retorno,

 

Estou iniciando no meio eletrônico e não sei se estou fazendo algo errado, tentei fazer da maneira que interpretei sua resposta mas não consegui. Estou anexando uma imagem. 

Circuitoex.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você vai alimentar o microprocessador via esse transistor do opto acoplador???  Sabemos que ele vai ser alimentado por uma outra fonte de 5 Volts mas qual a  corrente que ele demandará??? 

Geralmente quando se quer partir um micro controlador se libera o mesmo através de um sinal digital de zero ou um e não controlando sua alimentação..

Imagine que ele e sua eletrônica associada peça algo como 500 mA de consumo, de demanda..  Para alimentar o mesmo não dá de fazer como ai fizestes nem tampouco excitar o opto acoplador com somente 10 mA, tem de ligá-lo com  maior corrente..

Sua parte esquerda do opto está correta. O que não está coerente é a parte direita dele, no transistor..

 

O maia coerente é estudar o microcontrolador e entender qual dos sinais poderia fazer com que o mesmo parasse ou andasse, a partir de um sinal zero ou um externo, manter ele, o microcontrolador, sempre alimentado e gerenciar seu trabalho por esse sinal externo. Entendi que tens a necessidade de isolar galvanicamente a fonte de 72 Volts da eletrônica do microcontrolador, certo e por isso a necessidade do opto acoplador. Se isso não for necessário dá de simplificar mais ainda..

 

Nos fale um pouco mais do que desejas ai, da demanda do circuito a ser alimentado, na tua solução e da condição de comandar esse microcontrolador através de um pino de enable ou assemelhado..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pheldman ,

 

Está errado. O ponto que tem de ir a algum pino de entrada do microcontrolador é a junção entre o coletor do transistor do opto acoplador ( pino 5 ) e o resistor de 4700 ohms. Já a parte do lado esquerdo do circuito que usa os 72 Volts está correta.

 

O microcontrolador tem de ser alimentado por uma fonte , normalmente de 5 Volts na grande maioria dos casos, e que não tenha nenhuma ligação física com essa sua fonte de 72 Volts.

 

Agora, notei que você não tem o conhecimento necessário para fazer algo com esse circuito, portanto tome muito cuidado, procure exemplos de circuitos na Internet,  ou vai logo "fritar" o seu microcontrolador.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk @faller Realmente estou tendo dificuldades

 

A situação é a seguinte:

 

Tenho um contator que tem +72Vcc diretamente na bobina e recebe o Ground quando um termostato é acionado.

Quando o contator é acionado, o contato auxiliar fecha e envia um sinal de +72Vcc para um PLC.

 

Meu intuito é intermediar esse processo:

- Quando o contator receber o Ground, usar um microcontrolador para identificar.

- Após o contator ser acionado e o contato auxiliar fechar, enviando +72Vcc para o PLC, o microcontrolador também identificar.

 

O que tentei fazer acima foi esse processo:

Abaixar a tensão de +72Vcc para uma tensão compatível com o Microcontrolador, separando galvanicamente o circuito abaixador do circuito do microcontrolador através do octoacoplador.

 

Estou procurando material para ter mais conhecimento sobre o processo mas fico grato pela ajuda que já me deram e pela ajuda que podem me dar em relação a isso, mais ume vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pheldman ,

 

Ok, deixa eu ver se entendi....

 

São necessárias DUAS entradas no seu microcontrolador; a primeira vai informar o microcontrolador de que o contator recebeu o Ground ( e o contator deveria acionar, certo ? ) ; a segunda receberá a tensão de 72Vcc através de um contato auxiliar desse contator, correto ?

 

Se for isto, precisaremos de dois optoacopladores.

 

Me confirme e eu posto um circuito de interfaçe para poder levar esses dois sinais para as entradas de um microcontrolador.

 

Paulo

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Pheldman ,

 

Ok, segue aqui o circuito, junto com o arquivo da simulação no Proteus 8.

 

O botão do lado esquerdo simula o sinal que deve acionar o seu contator.

Do lado direito, temos duas saídas, a primeira indica que ocorreu o GND do contator, a segunda indica que o contato auxiliar fechou o circuito também.

 

Paulo

contator.png

contator.pdsprj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Boa noite Paulo,

Consegui baixar e fazer os testes no circuito, adicionei mais um botão em série com o contato do contator para fazer mais testes no Proteus através do arquivo que você disponibilizou. 

Era exatamente isso que eu estava buscando: de acordo com seu circuito o microcontrolador vai identificar quando houver ausência de tensão (consequente do acionamento da bobina ou contato do contator).

Novamente muito obrigado por compartilhar seu conhecimento comigo e com todos que puderem ter acesso a esse tópico no fórum! Pretendo agregar mais conhecimentos agora com essa experiência. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pheldman ,

 

Opa meu amigo, fico muito contente em ver que pude ajudar !

 

Agora, do jeito que está , o microcontrolador pode detectar as duas situação, que normalmente sempre devem ocorrer quase ao mesmo tempo. Se os dois sinais não vão a zero dentro de por exemplo 1 segundo, pode-se assumir que há um defeito no contator, e este deve ser substituído.

Continue com seus experimentos, como adicionar o botão extra para simular também o contato auxiliar. Esta é a maneira pela qual eu aprendi o que sei hoje : experimentando, montando, e procurando literatura ( hoje diz-se pesquisando na Internet ... ) !

 

Boa sorte, meu amigo !

 

Paulo

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!