Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação chuveiro eletrônico.


luisgri

Posts recomendados

Alguem poderia me ajudar queria trocar meu chuveiro por outro o atual tem 5700w e gostaria de trocar por um de 7500w o disjuntor dele é de 40a como na foto o disjuntor principal é de 63a

a fiação de entrada é de 10mm e a do chuveiro é de 6mm ligados diretamente ao chuveiro sem emendas. gostaria de saber se minha instação está de acordo ou não devo trocar . grato.

IMG_20160624_135643134.jpg

IMG_20160624_135652961.jpg

IMG_20160624_135734275.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela foto, sua instalação é 220 V, fase/fase, sendo 127 V fase + neutro. Seu chuveiro consumirá 35 A. Basta trocar um pelo outro e está tudo certo. Apenas confira as emendas e os apertos dos parafusos. Agora, esse CD da foto é muito antigo. Poderia ser renovado e modernizado. A chave geral é de fusíveis. Não se usa esse tipo de proteção para uso doméstico. Não é pratico. Mas é seguro. Seria bom apenas conferir se tudo está bem apertado. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Dom Bonilla disse:

Pela foto, sua instalação é 220 V, fase/fase, sendo 127 V fase + neutro. Seu chuveiro consumirá 35 A. Basta trocar um pelo outro e está tudo certo. Apenas confira as emendas e os apertos dos parafusos. Agora, esse CD da foto é muito antigo. Poderia ser renovado e modernizado. A chave geral é de fusíveis. Não se usa esse tipo de proteção para uso doméstico. Não é pratico. Mas é seguro. Seria bom apenas conferir se tudo está bem apertado. Boa sorte.

ah sim eu pensei em modernizar minha rede eletrica só que teria que trocar conduites porque são bem finos mal entram um dedo então ficaria bem mais caro que o previsto quebrar paredes e piso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá tudo bem ?

fazendo os cálculos:

se sua rede é de 220 v  faz-se o valor da potencia do chuveiro  dividido pela tensão da sua rede externa para 

dar em amperes o valor da sus corrente para ver se o disjuntor serve 7500/220=34A então seu disjuntor de 40A vai servir muito bem e enquanto a bitola do fio o 6mm que você menciona pode suportar até 36A dependendo da distancia sendo o fio usado de uma marca boa sem ser desbitolado.

 

  então uma coisa eu sujeria a você que trocaria pelo menos seus disjuntores pelo o modelo de disjuntores din  pois sao mais seguros que os nemos que estão ai  e os disjuntores dim deveriam ser da classe A. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma observação são estes disjuntores pretos aí.

São muito perigosos. 

 

Eles são apenas térmicos, não são magnético. 

Embora que muitos deles vinham escrito termo-magnético. Mas na verdade só existe a proteção térmica, feita por lamina bimetálica.

 

Ocorre que a ação térmica é muito lenta. Demora muito para atuar, pois depende de aquecimento.

A ação magnética é instantânea.

 

Os disjuntores novos são térmicos e magnéticos:

Caso a corrente não atinja o valor nominal, mas fique muito perto, eles desligam por aquecimento.

Mas se passar, eles desligam instantaneamente por efeito magnético. 

 

 

  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, albert_emule disse:

Uma observação são estes disjuntores pretos aí.

São muito perigosos. 

 

Eles são apenas térmicos, não são magnético. 

Embora que muitos deles vinham escrito termo-magnético. Mas na verdade só existe a proteção térmica, feita por lamina bimetálica.

 

Ocorre que a ação térmica é muito lenta. Demora muito para atuar, pois depende de aquecimento.

A ação magnética é instantânea.

 a parte complicada é mesmo trocar eles. eu teria como substituir eles um por um só que o barramento entre eles é o problema ele é largo e só entra em disjuntores nema(pretos) e os din(brancos) a conexão é muito pequena.

Citação

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa a se observar também é que esses disjuntores que alimentam o chuveiro deveriam dar lugar a um único disjuntor bipolar!! Não é correto alimentar uma carga monofásica fase/fase com dois disjuntores unipolares

 

Outra coisa, a ducha eletrônica gera uma enorme interferência EMI/RFI na sua instalação elétrica. Sua energia aí ficaria bem poluída, contaminada por ruídos eletromagnéticos.

E enquanto sua ducha estiver ligada ela vai incomodar todos outros aparelhos ligados aí nas suas tomadas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...