Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seria gargalo de memória?


Posts recomendados

Oie gente, boa tarde!

 

Estou passando por um problema muito chato no gta v. Uma hora tenho 60fps e na outra eu tenho 10. Pesquisei e vi que várias pessoas tem esse mesmo problema, mas ainda não achei nenhuma solução para ele. 

 

As configurações do meu computador são:
I7 3770

8gb de RAM

GTX 950 EXOC

Corsair cx430

P8H61-M LX2 R2.0

 

http://imgur.com/a/GdHKi

qui tem alguns prints jogando. Parece que quando a memória RAM sobe, o fps despenca. Geralmente eu deixo 1, 2 abas no chrome atualizando a cada 15-20seg, mas no momento do print eu fechei e estava só com a steam aberta e provavelmente algumas coisas em segundo plano.

A temperatura da cpu está bem alta, uso o coolerbox da intel com o gabinete aberto.

 

O problema seria a memória mesmo? A configuração que eu estou usando peguei de um vídeo do youtube, um rapaz rodando com a mesma placa minha e modelo mais básico, da zotac, sem queda nenhuma de fps.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Isabelly Ferreira O problema não é a memória ram. Seu processador está sofrendo superaquecimento e reduz a performance para não ser danificado. 

 

Seu problema aí é a temperatura dele. Você pode tentar melhorar limpando e trocando a pasta térmica (acho que o cooler pode estar meio solto também, tem problema aí), mas acho que é melhor trocar esse cooler box de uma vez, ele é muito básico e não suporta Core i7 direito mesmo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sei que talvez já tenha feito.. mas vale perguntar:
Última versão do driver da vga??

 

Sobre temperatura... pode ser... mas veja eu como exemplo: Jogo gta com o processador batendo a casa dos 90 graus e não da queda de fps.. obviamente, como minha config é mais "modesta", não rodo na mesma qualidade sua.

De qualquer forma, sim... vale melhorar o resfriamento do seu pc... é melhor pra todo mundo.. pra você, pra ele, etc.


Hoje em dia watercoolers estão baratos, e são facílimos de instalar.

 

Outra coisa: Tente baixar a qualidade grafica, e ir aumentando... mexendo nos controles individuais, como AA, Shadow, etc... Um amigo meu com uma config top, dava queda brusca de fps se ele ligasse o v-sync... bem bizarro... algum bug entre driver e s.o. possivelmente... era ele desligar o v-sync, o fps ficava lindão. Se ligasse o v-sync, caia pra 10~20.... chovendo ia pra 5 fps.

 

Enfim, boa sorte. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt @Caldasso Muito obrigada pelas respostas. Não fazia ideia de que a temperatura poderia interferir. Vocês me recomendam alguma pasta térmica? É difícil de trocar? Um Hyper T4 da CoolerMaster melhoraria bastante minha temperatura? Acho que a pasta térmica não é trocada há mais ou menos um ano, pouco mais. 

 

Quando eu diminuo a qualidade das texturas pra high até melhora significativamente, mas as quedas de 30- ainda existem. Meu driver de vídeo tá atualizado. Esse final de semana vou tentar trocar a pasta térmica pra ver se dá uma melhoradinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isabelly Ferreira

 

Tem o Rajintek Themis, que é melhor e mais barato, no Kabum.. Você precisa ver se esse tipo de cooler, cabe no seu gabinete, por causa da altura deles....

 

Já testou jogar sem o Chrome aberto? O Chrome usa aceleração por hardware, pra renderizar as páginas, ou seja, a placa de vídeo.. Pode ser que, essa divisão de tarefas, interfira no desempenho dela..

 

De qualquer forma, é uma boa cuidar da temperatura..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
16 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Caldasso Parceiro, 90ºC é muito alto. :eek: 

 

Essas temperaturas já são arriscadas. Melhor dar uma olhada nisso aí.

 

Tchê... eu sei que é alto... mas, a única forma de eu baixar essa temperatura é trocando o gabinete... e eu não irei fazer isso.

 

Uns já me falaram pra colocar fans.. mas eu simplesmente odeio o zumbido de fans... por mais baixo que seja.

 

Então, como eu tenho o pc a 4 anos... e ele já teve em condições piores (antes de eu por o watercooler, quando eu jogava games pesados a cpu batia em 110 graus fácil), e nem por isso foi dessa pra melhor (aliás, nem sequer estufou algum condensador - nunca crasho, nadinha), hj considero normal ele bater os 90 em dias quentes com alto uso.

 

Mas o normal é ficar entre 50 e 60... quando apenas estou usando no dia a dia.


Nem vou falar da vga... (daria pra fritar um ovo, certamente)... e ela ta la, guentando.. kkkk

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ivy e o Haswell tem TJmax de 102-105°, no caso só fazem throtling quando batem isso, acredito que não seja a temperatura atual causando problemas de desempenho, mas de qualquer modo é alta e é bom que tome providências para diminuir e manter abaixo de 70°, fazendo uma limpeza, troca de pasta ou mudando cooler. Se depois da temperatura melhorada o problema continuar o problema é memória mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isabelly Ferreira Sempre que um componente do PC fica muito quente, ele tem o Clock reduzido, para evitar danos ao mesmo, resultando na queda de desempenho, tente comprar aqueles Coolers mais robustos, pode resolver de vez o problema de Temperaturas altas,  deixa o Processador bem frio e não faz nenhum barulho, mesmo rodando no máximo.
Lembrando que se você tiver jogando o GTA na qualidade máxima a VGA começa a puxar mais memória RAM pra segurar o trabalho, ou seja, pode comprometer também o desempenho.
Uso este aqui atualmente, é muito bom, como falei antes.
http://www.kabum.com.br/produto/40031/cooler-coolermaster-processador-amd-intel-hyper-t4-rr-t4-18pk-r1/?tag=cooler processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, muito obrigada pela ajuda. Acho que talvez eu tenha descoberto o problema.

Enquanto eu estava jogando, o fps caiu muito, então resolvi abrir o gerenciador de tarefas e vi que o uso de disco estava em 100%, e a ram acima de 90%. 

Voltei pro gta e fiquei monitorando. Sempre o uso de disco ficava acima de 90%, e a memória variava entre 80-95%. Vocês acham que pode ser bug do win10 usando 100% do disco? Meu HD primário é um WD Green, tem uns 3, 4 meses de uso só. Já meu secundário a leitura dele é muito baixa, acho que nem vale a pena colocar o win7 nele e testar, porque provavelmente as texturas demorariam para carregar. 

 

@Minayumi Quanto caiu a temperatura no seu pc? @Minayumi @RS Faria vocês acham que um desses dois airs caberiam no meu gabinete? Daqui a uns meses vou comprar um gabinete novo, provavelmente o Polar Bear da PCYes. 

ss+(2016-06-25+at+06.41.14).png

IMG-20160625-WA0013.jpg.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isabelly Ferreira Foi você quem montou este PC? Olha estes cabos passando por cima do cooler, tem até cabo SATA ali. :o

Antes de comprar outro cooler compre pasta térmica, pode ser das comuns mesmo (implastec) de 5 reais o tubinho, retire o cooler, limpe bem o dissipador (se necessário retire o fan dele e dá uma lavada no dissipador), seca tudo, deixa tudo no jeito e instala novamente. Coloca pouca pasta, metade de um grão de feijão no centro do processador e instala o cooler (ele mesmo espalha a pasta).

 

Se atente com as travas do cooler pra não deixar ele solto com a placa-mãe. E aí já arruma estes cabos aí. Compra mais alguns "enforca gato" (abraçadeiras) e deixa tudo arrumado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx sim, eu montei tudo menos a parte do processador que eu fiquei com medo de trocar a pasta térmica, mas acho que ela tá bem antiguinha. Se eu tirar os cabos de frente do processador a ventilação vai melhorar? Meu gabinete é muito pequeno, foi o melhor que eu consegui  fazer, tem até uns cabos presos com abraçadeira pra não ter jeito de bater no cooler e na placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vai melhorar muito a ventilação não (até porque você não tá utilizando nem fan de exaustão), mas se você já vai trocar a pasta e limpar o cooler aproveita e deixa tudo no jeito. O principal perigo aí é um destes cabos se prender no fan.

 

Mesmo com gabinete pequeno dá pra dar um jeito aí. Alguns cabos podem ser colocados ali em cima do gravador de DVD, o resto taca abraçadeira e deixa uniforme. Os cabos SATA você pode enrolar. Dá uma olhada neste gabinete aqui:

 

completed_cable_organization-825x510.jpg

 

 

Cabos SATA enrolados com ajuda de uma chave philps:

 

can-stock-photo_csp7788235.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isabelly Ferreira colega coloque um print das suas configurações de video do gta. Como mencionado, isso parece gargalo na placa de video. As configuracoes pode estar necessitando de mais de 2gb de memoria de video, que seria o limite de sua vga. quando o jogo extrapola esse limite, da essas quedas. Abaixo um exemplo do comportamento em relação a processador e memorias no gta:

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx nossa, eu não tinha pensado em colocar abraçadeira em cima. Coloquei, agora tá bem mais bonito, até porque meu gabinete fica aberto. Mas a temperatura não mudou muito mesmo, vou pegar um aircooler bom.

 

Gente, acho que descobri o problema. Só pode ser meu HD. Eu estava jogando CS agora, com o fps em 300, e nunca tinha tido queda pra menos de 200. E do nada ficou caindo pra 10fps, e meu mouse ficou com muito lag. Sai do jogo e vi o gerenciador de tarefas. Meu HD estava em 100%. Mais cedo eu tentei jogar GTA e o problema persistiu. Fui no services.msc do executar e parei o windows update. O HD saiu de 100% e o gta ficou fluído pela primeira vez, sem nenhuma queda pra menos de 40 fps, mesmo com a textura no very high. Só que isso não deu certo agora quando eu fechei o cs, parei o windows update e o HD continua em 100% :/

 

Acho que é o bug do win10 que usa 100% do disco, mas já tentei uns 3 tutoriais porém sem sucesso. Alguém tem uma ideia do que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você comentou que tem um segundo HD, os jogos estão no primário(Green) ou no secundário? É sempre melhor rodar games em HD separado do SO, pois assim evita esse tipo de empecilho quando processos do sistema estão trabalhando no HD.

 

Sem falar que o green é 5400rpm, e velocidade de leitura é menos importante que tempo de acesso que é aumentado por 7200rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @Isabelly Ferreira O uso de memória RAM está muito alto, perceba que quando está acima de 90% pode significar que a sua placa de vídeo começou a puxar memória do PC para suprir o trabalho, o jeito vai ser colocar um pouco a mais de RAM, tenho 16GB e não tenho esse problema, infelizmente GTA V e Tomb Raider 2016 são bem exigentes de RAM em gráficos muito altos, tente reduzir os gráficos pra ver se ele para de travar, quanto ao cooler te que recomendei não vai caber ;/
Minha placa de vídeo tem 4GB de VRAM, no geral o GTA puxa uns 2,5~3,5, como sua VGA tem 2GB de VRAM tá explicado. ela vai precisar de muito mais RAM do pc pra trabalhar, mas isso é só em alguns jogos mesmo.
Segue uma imagem com o uso dos recursos do PC,

GTA5_2016_06_30_18_57_18_536.bmp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!