Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aquecedor para aquário usando resistor


Posts recomendados

Bom dia, esse é meu segundo acesso a pagina de vocês e vi que a uns tempo atras que vocês resolveram um problema de um cara que queria fazer um aquecedor para aquários o problema dele foi resolvido mais tentei fazer e não conseguir pois não manjo nada de eletrônica e eletricidade. kkkk
Tenho ja em maos o tubo de ensaio de vidro a areia o resistor de 20W15r como faço pra fazer a ligação na tomada de 110v? preciso de mais algum componente para regular a tensão que vai para o resistor?? Pois liguei ele direto e ele avermelhou todo. kkkkkkkkkkkkkk tenho ate o termostato para que ele regule a temperatura na qual eu desejo.

aguardo retorno.
desde ja agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Magnus Mesquita Melo disse:

Bom dia, esse é meu segundo acesso a pagina de vocês e vi que a uns tempo atras que vocês resolveram um problema de um cara que queria fazer um aquecedor para aquários o problema dele foi resolvido mais tentei fazer e não conseguir pois não manjo nada de eletrônica e eletricidade. kkkk
Tenho ja em maos o tubo de ensaio de vidro a areia o resistor de 20W15r como faço pra fazer a ligação na tomada de 110v? preciso de mais algum componente para regular a tensão que vai para o resistor?? Pois liguei ele direto e ele avermelhou todo. kkkkkkkkkkkkkk tenho ate o termostato para que ele regule a temperatura na qual eu desejo.

aguardo retorno.
desde ja agradeço.

Se tens um resistor de 15 ohms por 20 Watts a equação que dá a potência é a que segue

Pot = V2 / R então a tensão a aplicar nele seria V = raiz quadrada de Pot x R = raiz quadrada de 20 x 15 = 17,3 Volts, ou seja, muito diferente dos 110 Volts..

O correto seria você definir quanto de dissipação desejas, digamos 20 Watts, e comprar o resistor com seu valor mais próximo disso dai

 

Potência desejada = 20 Watts

Tensão de trabalho = 110 Volts

 

Agora a equação para o valor do resistor

Pot = V2 /R donde R = V2 / P = 110 x 110 / 20 = 605 Ohms Adote o valor comercial de resistência mais próximo e abaixo que é um resistor de fio de 560 ohms x 20 Watts

Esse dai: http://www.soldafria.com.br/resistor-de-560r-20w-5-p-6569.html

Com um desses dai é só colocar um fio em cada ponta do resistor saindo para fora do tubo, encher de areia, fazer a vedação, mergulhar na água e ligar os dois fios no 110 Volts...

Como seu valor não é o calculado e sim o comercial da série de resistores recalculemos o que dará na prática.

 

Pot dissipada = V2 / R = 110 x 110 / 560 = 21,6 Watts mas como é debaixo dágua, arrefece melhor e não vai ter problema.

 

Essa solução, buscar o resistor de valor correto, é muito melhor que a outra de ter de alimentar com uma tensão estranha como aquela de 17 Volts..

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sim acho que agora eu entendi no caso de ser um resistor de 50w teria que ter 242 ohms ne ai posso ligar ele na tomada normalmente que ele nao ira aquecer muito e nao vai queimar ne. Bom vou ver se acho pra comprar aqui qualquer coisa peço por esse site que você me indicou. Agradeço desde ja. 

Obrigado. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Magnus Mesquita Melo disse:

A sim acho que agora eu entendi no caso de ser um resistor de 50w teria que ter 242 ohms ne ai posso ligar ele na tomada normalmente que ele nao ira aquecer muito e nao vai queimar ne. Bom vou ver se acho pra comprar aqui qualquer coisa peço por esse site que você me indicou. Agradeço desde ja. 

Obrigado. 

Sim, fizestes o cálculo corretamente. O valor comercial de resistores mostra o valor de 220 Ohms x 50 Watts como o mais aproximado do teu cálculo.

http://www.soldafria.com.br/resistor-de-220r-50w-p-6650.html

Veja que resistores de 50 Watts tem um formato diferente e são bem mais grossos. Veja se ele vai conseguir caber em algum tubo de vidro...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade acho que nao vai caber, caso nao caiba se eu pegar dois resostores de 20w 605 ohms e ligar eles juntos sem ser em serie você sabe me informa se vou conseguir chegar a uma temperatura mais alta pois meu aquario é de 45 litros e vou precisar de uma aquecimento de pelo menos de 40 wats pois pra cada litro tem que ser 1w. Eu ligando os dois acho que vou ter uma aquecimento de 40w ne ou nao. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Magnus Mesquita Melo disse:

Verdade acho que nao vai caber, caso nao caiba se eu pegar dois resostores de 20w 605 ohms e ligar eles juntos sem ser em serie você sabe me informa se vou conseguir chegar a uma temperatura mais alta pois meu aquario é de 45 litros e vou precisar de uma aquecimento de pelo menos de 40 wats pois pra cada litro tem que ser 1w. Eu ligando os dois acho que vou ter uma aquecimento de 40w ne ou nao. 

Sim, o raciocínio está correto. Tem de ver se dois resistores de 20 Watts vão ou não caber...

 

Tem outra questão que é o meio de troca de calor... Uma coisa é o resistor fora da água... Outra totalmente diferente é esse mesmo resistor (mesmo tamanho e mesmo volume) dentro da água. Ele sabidamente vai conseguir dissipar maior potência só não sei o quanto e esse a mais... Ou seja, um resistor de 20 Watts pode ser que montado com areia dentro da água bem consiga dissipar 40, 50 ou até mesmo 60 Watts sem prejudicar o mesmo. Há que se tentar pois no cálculo teórico fica extremamente difícil se fazer, pois exigiria que se soubesse das condutividades térmicas da areia, vidro, etc..

 

Eu seguiria o método da tentativa e erro para chegar em um resultado...

Ainda que mal pergunte. Por que decidistes fazer e não comprar pronto o aquecedor para aquário???? Seria uma questão econômica ou de dificuldade de se encontrar no mercado. Minha filha tem um aquário, na casa dela, de 400 Litros e eu importei da China os aquecedores que melhor que de vidro são de aço INOX e duram muito, mas muito mesmo... mas são elementos aquecedores de 200 a 500 Watts e com termostato acoplado..

Desses dai:

http://pt.aliexpress.com/item/Best-Price-500W-Stainless-Steel-Adjustable-Automatic-Aquarium-Fish-Tank-Water-Temperature-Thermostat-Heater-Wholesale/32473714258.html?spm=2114.02010208.3.19.8C7i9x&ws_ab_test=searchweb201556_10,searchweb201602_3_10017_404_507_10040,searchweb201603_2&btsid=6c674216-8ec3-455b-ad31-9e5bd05d4c90

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, bom a questão não é de economia não rsrs pois onde trabalho tem uma loja que tem o aquecedor em um preço bem acessível, 35,00 é que apesar de não entender muito de parte eletrica eu tenho um gosto em pegar as coisas e fazer tenho uma certa mania de pegar as coisas e abrir pra ver o funcionamento e pegar pra fazer igual pesquiso na net e quando tenho duvidas apelo em pedir ajuda a quem ja intende do negocio. hehehehe.
Obrigado pela ajuda hoje vou procurar esse resistor e finalizar meu aquecedor.e gostei muito deste link que voce me mando tem varias coisas que me interessou bastante. vou dar uma navegada nele e adquirir muitas coisas que me interessei. 
Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Magnus Mesquita Melo disse:

.....
Obrigado.

Entendi e dou força...  Quando tiveres os resultados poste ai que penso tem muita gente interessada nesse feedback. Eu sou um deles pois sempre achei a qualidade dos aquecedores de água para aquário muito baixa e sempre tive vontade de fazer um deles, o que faltou foi tempo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, nao consegui achar o resistor de 20w 560 ohms e nem o de 50w 220 ohms em minha cidade, bom resolvi fazer com o que eu disse que eu tinha o de 20w 15 ohms achei uma fonte de um ferrorama que eu tinha e fiz as ligações, pois ele tem regulagem de potencia liguei ao maximo mais nao obtive resultado que esperava, pois resolvi retirar a areia do tubo de ensaio e colocar so as resistencia e ligar a dissipacao de calor foi maior gostaria de saber se tem algum problema de eu deixar ele ligado sem a areia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você está em uma área totalmente experimental, desse modo vale tudo.. Mantenha desse modo e monitore seu desempenho e tempo de vida. Você vai saber do resultados cedo ou tarde, ai nos conte.. Seu maior prejuízo será, na pior das hipóteses, o valor do resistor..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

montagem.jpg

Fiz a retirada da areia e o sucesso foi grande, a loja que trabalha com aquários aqui me disse que leva mais ou menos 1 dia para aquecer a agua com o aquecedor que ele tem, esse que eu fiz coloquei ele para começar a aquecer as 1:00Am e hoje de manha as 7:30am ele ja tinha subido quase 2º, vou medir no multímetro qual a tensão que o transformador esta passando para os resitores e estou pesando em colocar mais um resistor, pois ha espaço e o aquecimento será mais rápido. 
Segue a foto abaixo dele sem a areia no tubo, assim que eu colocar o outro resistor dentro vou vedar certinho e meus teste estara finalizado, assim que eu finalizar e aquecer a água com a temperatura certa com o aquecedor posto novamente o sucesso do meu trabalho.

Desde ja agradeço as dicas para que fosse concluído o meu trabalho.

Tubo sem a areia.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...