Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hd com problema ou não? hdtune diz uma coisa e crystaldisk outra.


PR_

Posts recomendados

Então, meu HD que é o Samsung HM 500JI de 500GB parece que está com problemas.

 

O programa CrystalDiskInfo tem um alerta em amarelo:

 

Vqd5pJW

 

 

Aí o HDTune diz isso:

 

UO0V7DG

 

E o Speccy também acusa que está tudo ok.

 

E aí, como é que eu faço pra ter certeza se meu HDD está com problemas ou não?

PS: Legal, não funciona link pro imgur?

PS2: O AIDA64 Extreme mostra pela aba SMART que esse Current Pending Sector Count está com um exclamação de alerta mas diz "OK: Always passes". O que significa isso?

fgf.png

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

São dois pontinhos do disco com dificuldade de leitura ou gravação que o firmware desse HD está testando para decidir se deve substituir por outros de reserva ou não.

 

Seria bom saber onde estão localizados esses pontinhos e isso pode se saber se você executar o "Error scan" do HD Tune e colocar aqui a imagem do resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique - RJ disse:

São dois pontinhos do disco com dificuldade de leitura ou gravação que o firmware desse HD está testando para decidir se deve substituir por outros de reserva ou não.

 

Seria bom saber onde estão localizados esses pontinhos e isso pode se saber se você executar o "Error scan" do HD Tune e colocar aqui a imagem do resultado.

 

Obrigado por responder. Putz, então tenho que fazer esse scan só que demora séculos pra ficar pronto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora sim, sabemos que você não corre o risco de ter o boot do Windows avariado te impedindo de acessar o sistema já que não setores pendentes no início.

 

Mas ainda pode danificar algum programa ou algo do Windows ou algum documento seu corrompendo-o.

 

Como você não está tendo nenhuma dificuldade no uso do PC pode deixar que o próprio HD resolva isso com o passar do tempo ou então tentar usar algum programinha para corrigir.

 

Pode, se quiser, fazer um exame da superfície magnética em busca de pontinhos que possam vir a dar defeito no futuro com outro programa.

 

Esse tipo de ocorrência é comum e não é motivo para grandes preocupações pois o HD continua funcionando normal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Agora sim, sabemos que você não corre o risco de ter o boot do Windows avariado te impedindo de acessar o sistema já que não setores pendentes no início.

 

Mas ainda pode danificar algum programa ou algo do Windows ou algum documento seu corrompendo-o.

 

Como você não está tendo nenhuma dificuldade no uso do PC pode deixar que o próprio HD resolva isso com o passar do tempo ou então tentar usar algum programinha para corrigir.

 

Pode, se quiser, fazer um exame da superfície magnética em busca de pontinhos que possam vir a dar defeito no futuro com outro programa.

 

Esse tipo de ocorrência é comum e não é motivo para grandes preocupações pois o HD continua funcionando normal.

 

Obrigado novamente por me ajudar. Então, o que eu posso fazer pra tentar corrigir? Ou eu deixo quieto mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Deixa quieto.

 

Percebeu algum erro no Windows ou programa ao abrir ?

 

Então, quando eu estava jogando um jogo deu uma travada monstra de 3 minutos onde basicamente a tela tinha virado uma screenshot porque nenhum comando funcionava. Só que outros jogos funcionam de boa, sem travar e tal, jogos até mais pesados que esse. Então acho que é problema do jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
46 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Se você tiver o Hiren's Boot CD faz uma varredura ou scan com o gratuito MHDD ( DOS tools no menu ) e deixa aqui a imagem do resultado para vermos como está o disco.

 

Assim ficamos sabendo se novos pontinhos irão aparecer futuramente.

 

Aqui um exemplo de ontem:

 

 

Ok, vou fazer o scan com esse MHDD. Grato pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, a situação está péssima. Tentei usar o programa Rufus para gravar a .iso no meu pendrive pois não tenho CD e além de levar séculos formatando no final disse que não pode gravar a .iso no pendrive pois o arquivo não serve pra isso ou algo do tipo. Fui no site guruhd e tentei ver outra versão desse programa e não entendi nada da descrição dos mesmos. 

 

Dá pra me auxiliar no que eu tenho que fazer exatamente? Não tenho como acessar programas pagos no momento.

 

Esse Hiren's CD é pago né?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa pra lá, achei que você fosse um usuário mais avançado e que não teria dificuldades.

 

O teu HD deve estabilizar, com o passar do tempo, essa situação. O importante é que isso não está causando nenhum defeito aparente.

 

O surgimento de bad blocks em pequeno número é normal. Este meu HD por exemplo teve e funciona bem há anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique - RJ disse:

Deixa pra lá, achei que você fosse um usuário mais avançado e que não teria dificuldades.

 

O teu HD deve estabilizar, com o passar do tempo, essa situação. O importante é que isso não está causando nenhum defeito aparente.

 

O surgimento de bad blocks em pequeno número é normal. Este meu HD por exemplo teve e funciona bem há anos.

 

Tá mas, quando eu devo me preocupar? Tipo, se aumentar pra 15 ou mais, aí devo fazer algo?

 

Grato pelo retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa degradação aos pouquinhos não chega a ser alarmante.

 

Precisa ver que nada ainda foi realocado senão já estaria aparecendo em "reallocated sectors count ".

 

Se teu HD estivesse ruim mesmo já teria dado um salto grande de uma vez só com grandes blocos sendo realocados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!