Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema parecido em mais de um computador


Posts recomendados

Mais uma vez venho pedir umas dicas aqui pra vocês pessoal.

 

mexo muito com máquinas mais antigas, e tenho aqui umas máquinas de um laboratório de informática de uma escola, são PCs positivo bem modestos, mas que rodam muito bem em linux, mas de um tempo pra cá estão me dando uma certa dor de cabeça que não consigo me ver livre: São quatro micros exatamente iguais, que acontecem os seguintes problemas, ao ligar na força ele simplesmente liga e logo depois desliga, e depois tenho que ir ligar novamente ai ela funciona de boa, já tentei trocar a fonte por outra nova  e cabeamento também mas nada e estão apresentando também o , além do micro funcionar normalmente em bancada mas depois que monto no cpu novamente ele começa a reiniciar continuamente, mesmo deixando ela ligada apenas no HD o problema persiste, funciona alguns dias e depois começa novamente, o linux carrega normalmente e depois o monitor desliga ( a tela fica escura), já troquei as fontes por novas, memória e HDs e nada, tirei todas as peças, desmontei totalmente, limpei tudo e o problema persiste, tenho minhas dúvidas quanto ao processador, mas como o problema é parecido nas quatro máquinas não sei mais onde recorrer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Spectrum..!! disse:

É....

Só uma dúvida aqui, mais uma curiosidade do que ajuda, há algum indício de capacitores inchados nas placas?

 

Então caro amigo, já procurei em cada ponto da placa e não encontrei nada "anormal", qualquer coisa posso postar uma foto para uma melhor análise!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Spectrum..!! disse:

Correto, quando você utilizou a placa na bancada o defeito não se apresenta. Neste caso, quanto tempo você ficou com o equipamento na bancada? Você tinha todos os periféricos instalados, mesmo na bancada? Mais uma informação, qual é o fabricante e modelo das placas?

 

Sim amigo, geralmente não deixo nenhum periférico exceto o essencial. A única coisa que faço é ligar um cabo de rede para configurar os programas padrões no linux.

 

A placa é uma Positivo MI945AA .Sei que são umas porcarias, mas todo o laboratório de informatica funciona com esse mesmo modelo de placa e tem mais 6 maquinas com as mesmas configurações rodando perfeitamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Spectrum..!! disse:

Amigo, faz um teste, coloca isoladores de papelão nos locais dos parafusos onde é fixada a placa-mãe no gabinete e ligue o equipamento. Observe se assim ela apresenta o problema, mas ligue somente os mesmos componentes que estava na bancada.

 

Desculpe, mas não entendi. Como assim isoladores???Com a placa no gabinete mesmo???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dieu007 O problema de "ligar na força ele simplesmente liga e logo depois desliga" tenho certeza que seja a Bios bugada da Positivo, procure saber se a placa-mãe foi "renomeada" pela Positivo, caso descubra qual o modelo Real e fabricante coloque a Bios original. Provavelmente isso resolve o primeiro problema e com sorte os outros respectivos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Spectrum..!! disse:

Retire a placa-mãe do gabinete.

No local onde vão os pararusos coloque isoladores de papelão, coloque a placa-mãe e aparafuse. Conecte os cabos e ligue o máquina.

isoladorespap.jpg

Fiz isso, e deu uma certa melhorada mas mesmo assim depois de duas horas ligado ele começou a reiniciar novamente!

9 horas atrás, lucastjr disse:

@dieu007 O problema de "ligar na força ele simplesmente liga e logo depois desliga" tenho certeza que seja a Bios bugada da Positivo, procure saber se a placa-mãe foi "renomeada" pela Positivo, caso descubra qual o modelo Real e fabricante coloque a Bios original. Provavelmente isso resolve o primeiro problema e com sorte os outros respectivos... 

Amigo também tenho minhas suspeitas da BIOS, visto que o problema ameniza quando eu zero a bios (geralmente retirando a bateria), irei fazer isso que você sugeriu e posto o modelo correto da placa aqui se eu conseguir achar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2016 às 22:17, Spectrum..!! disse:

Se na bancada não apresenta o problema, ficando o mesmo tempo ou mais do que dentro do gabinete, e, quando instalada no gabinete temos algum aterramento apresenta o problema.

Seria correto continuarmos pensando nesta hipótese ou você chegou a espetar alguma placa?

 

Correto amigo @Spectrum..!! ... quando o micro está montado é utilizado uma placa PCI Wireless! Mas já cheguei a remover a mesma e ai é que vem aquele porém: O computador roda bonitinho e as vezes você está usando e do nada ele morre e reinicia, ou simplesmente o monitor desliga e ai sou obrigado a desligar ele da força (o computador)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temos aqui um problema relativo, do mesmo Hardware, 4 placas iguais.

Eu tinha aqui, no meu pensamento, que poderíamos  estar atrelados a um aterramento indevido, já peguei placas onde a furação não estava totalmente coincidindo com os do gabinete, gerando assim, um aterramento inadequado, causando este mal funcionamento. Mesmo que, demorando a surgir.  Achei que poderia ter relação aqui.

Ter o equipamento na bancada para testes e simulando o seu uso real, teria que fazer o máximo para isso. Somente assim conseguimos fazer uma análise mais precisa.

Já penso na hipótese de que as placas tenham algum comprometimento irreversível, vida útil, talvez. Precisaria de equipamentos para análise mais profunda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2016 às 12:56, lucastjr disse:

@dieu007 O problema de "ligar na força ele simplesmente liga e logo depois desliga" tenho certeza que seja a Bios bugada da Positivo, procure saber se a placa-mãe foi "renomeada" pela Positivo, caso descubra qual o modelo Real e fabricante coloque a Bios original. Provavelmente isso resolve o primeiro problema e com sorte os outros respectivos... 

 

Em 01/06/2016 às 22:17, Spectrum..!! disse:

Se na bancada não apresenta o problema, ficando o mesmo tempo ou mais do que dentro do gabinete, e, quando instalada no gabinete temos algum aterramento apresenta o problema.

Seria correto continuarmos pensando nesta hipótese ou você chegou a espetar alguma placa?

 

 

Então pessoal. Depois de muitos testes feitos e nada de achar a solução, cheguei a conclusão que a unica coisa que me falta testar é a BIOS. A placa aqui tem dois modelos, POS MI945AA  e Positivo Ni996, não consegui achar a BIOS dela em lugar algum, alguém ai me indica onde consigo a mesma???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo os fabricantes de bios não são os mesmos da placa-mãe, então o primeiro passo e identificar o fabricante usado pela Positivo, para isso rode programas identificadores como AIDA, Everesth ou SIW;

De posse do modelo e da marca, vá até o site original pelo link abaixo:

OBS: O fabricante da placa apesar de não produzir a bios, deveria disponibilizar em seu site as atualizações.

 

https://support.microsoft.com/pt-br/kb/243909

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dieu007 então como o amigo @misterjohn disse use o Everest e descubra o modelo Real. "provavelmente será da MSI" após isso vá no site "MSI ou a que aparecer no Everest" e faça o download da bios, e do Rufus. "se for MSI Use o Rufus para criar um pendrive  com boot freeDOS e coloque os arquivos da bios na raiz do mesmo". pesquise pelos comandos para flashear a nova bios, exemplo: "AFUD4310 A7529IMS.280 /P /B /N /C /X"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!