Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A lenda do “monstro skylake”


Posts recomendados

1 hora atrás, Zucchini disse:

Mais ou menos, se for um I7 de primeira geração não, um de segunda bloqueado para overclock eu também acho que não. É bom não generalizar por que alguém com pouco conhecimento pode fazer burrada.

Eu me expressei errado.. Tem razão.. Entre aqueles dois, aí sim, valeria..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Maicon Gean Gava disse:

@Lucio Erglis Cara, MUITO OBRIGADO por postar isso.

 

Estava aqui pesquisando 1000 coisas sobre essa série da 6ª geração da Intel pois pretendo comprar um 6600... Não sabia se valia à pena pegar esse ou um i7 4ª geração.

 

Esse post me ajudou demais, valeu mesmo!

@Maicon Gean Gava IAe beleza? Pode cre cara, eu tb pesquisei bastante antes de partir para a plataforma Intel Skylake, fiquei 6 anos com AMD e quando percebi que meu Phenom tava ficando lento, cai neste dilema: 4ª ou 6ª geração Intel. Apos pesquisar muito, e ir contra muitas reocmendações, escolhi a 6ª geraçao, hoje sei que foi a melhor escolha que fiz, pelos diversos motivos detalhados neste topico. 

 

Pode ter certeza que esta fazendo um excelente investimento (6600 + 970) vai de boíssima, vai rodar liso liso jogos e programas atuais.

 

É engraçado, aqui no Brasil o povo criou este mito e parece que o processador Skylake é um membro deformado da Intel, o que é ridiculo. No inicio em 2015 ate poderia ser inviavel devido ao alto custo, mas hoje em dia os processadores novos de 4ª e 6ª sao o mesmo preço, memorias DDR4 o mesmo preço de DDR3, e o Skylake é excelente, um cavalo de potencia sem aquecer bem menos do que o Haswel.

 

Ja nos foruns gringos, esta má concepção nao existe, aconselham o Skylake sem piscar, mas ja aconselham o 6500, justificado pela má interpretação de que o 6600 so tem 0,1 GHz a mais que o 6500 (3,3 GHz contra 3,2Ghz)

 

A verdade é que vai ser raro as vezes que encontrar estes processadores operado no base clock, estão na maior parte do tempo operando no boost (neste momento enquanto teclo o meu clock esta variando entre 3,6 a 3,8 Ghz) e so tenho o Chrome aberto com a aba do forum e outra aba com streaming radio).

 

O 6600 é um cavalo de potencia, qql coisa a mais que for fazer ele ja dispara nos 3,9 GHz enquanto que a temperatura aqui nao passa de 40°C (jogando pesado) e nao uso water cooler, tenho um air cooler mediano com gabinete com 3 fans.

 

Pode comprar de boa e comenta depois como esta a máquina, parabens e sucesso!!!

 

P.S.: print do report AIDA, CPU a 29°C com 3,9GHz

stabilitytest.png

2 horas atrás, Maicon Gean Gava disse:

@Zucchini massa, valeu.

 

Tu acha que eu tenho uma melhor opção por preço parecido da 6ª geração, usando a mesma placa? Tipo o 6600k talvez?

Cara, se curte um OC, ja pega o 6600K então com placa Z170, a que postei da Asus esta com preço competindo com H170. A diferença do 6600 sem K e com Final K ta 200,00, sem contar que as placas Z170 vem com muitos beneficios a mais que a H170 ou B150 (audio excelente, M.2, Sata Express, OC de memoria etc)

 

Eu peguei a Z170 sem mesmo ter final K, pois na epoca o preço era exatamente o mesmo da H170. então meu futuro upgrade de processador ja nao tenho que trocar MOBO, Memorias etc

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis Cara, muito obrigado pelos esclarecimentos! Parece bão mesmo esse o///

Fiquei com algumas dúvidas sobre o que você falou, se não se incomodar:

 

2 horas atrás, Lucio Erglis disse:

A verdade é que vai ser raro as vezes que encontrar estes processadores operado no base clock, estão na maior parte do tempo operando no boost (neste momento enquanto teclo o meu clock esta variando entre 3,6 a 3,8 Ghz) e so tenho o Chrome aberto com a aba do forum e outra aba com streaming radio).

Nesse caso ele faz o clock automático? Tipo vai aumentando a frequência dependendo do uso sem precisar configurar nada?

 

 

2 horas atrás, Lucio Erglis disse:

O 6600 é um cavalo de potencia, qql coisa a mais que for fazer ele ja dispara nos 3,9 GHz enquanto que a temperatura aqui nao passa de 40°C (jogando pesado) e nao uso water cooler, tenho um air cooler mediano com gabinete com 3 fans.

Só com o cooler do processador + ventilação e coolers normais do gabinete aumentaria muito a temperatura comparado ao seu pc? Não tenho aircooler e pretendia não comprar também, mas o gabinete é coolermaster, bem grandinho... xD

 

 

2 horas atrás, Lucio Erglis disse:

Cara, se curte um OC, ja pega o 6600K então com placa Z170, a que postei da Asus esta com preço competindo com H170. A diferença do 6600 sem K e com Final K ta 200,00, sem contar que as placas Z170 vem com muitos beneficios a mais que a H170 ou B150 (audio excelente, M.2, Sata Express, OC de memoria etc)

Claro que é legal e tudo mais, mas pela diferença de preço acho que não vale a pena... a Z170 em alguns modelos é muito mais cara que a H170. Não sei qual a diferença dessa ASUS que tu falou pros outros modelos que são bem mais caros.

 

Acho que o custo benefício não vai valer tão a pena pelo menos por um bom tempo, afinal, não acho que precise fazer OC de memória/processador em um setup desse que citei pra rodar os jogos atuais no ultra, me corrija se eu estiver errado... Não tô afim de gastar 500~600 reais a mais só por causa disso, senão vou ter que vender meu rim esquerdo xD

 

Você acha que a diferença de preço da Z170+6600k vale a pena pelos benefícios que você citou? E principalmente, são/serão necessários hoje/logo ?

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/05/2016 às 12:36, Lucio Erglis disse:

Visando desmistificar todos os boatos e informações incorretas sobre os processadores de 6ª geração da Intel, conhecido como Skylake, decidi postar este texto. Criticas, opiniões e sugestoes são bem-vindas.

 

Já ouvi varias pessoas dizendo que os Skylake já saem com defeito de fabrica, outros mencionando que eles tem vários defeitos, e muitos “jogando pedra” neste processador pelo fato do mesmo possuir somente 10 a 15% de ganho em desempenho com relação aos processadores da 4ª geração. Fazendo uma analogia deste hardware ao mundo dos programas, a impressão que tenho ao ler todos estes comentários sem fundamento é como comparar o Skylake ao Windows 10, como se a Intel tivesse lançado o Skylake às pressas, com vários bugs, da mesma forma como ocorreu com a Microsoft ao lançar o Windows 10.

Analogias, devaneios e boatos à parte, vamos aos fatos:

 

1 – Os skylake sao frageis e entortam: O fato que ocorreu foi deles terem “entortado” após usarem parafusadeira elétricas para apertar o cooler de outros fabricantes que refrigera o processador. Realmente isto não acontecia com as gerações anteriores de processadores, mas honestamente, utilizando do bom senso, qual a necessidade de usar parafusadeira elétrica para apertar um cooler do processador? Não há necessidade NENHUMA disto, você não está apertando roda de caminhão;

 

2 - Intel admite bug em processadores Skylake que pode travar o PC em "cargas de trabalho complexas": Sim é um fato, a Intel realmente admitiu isto. Ao contrário do que o leitor pode ser levado a acreditar pela internet, este bug dificilmente afetaria a vida de usuários comuns. O problema poderia acontecer em computadores usados em cargas muito mais complexas até do que rodar jogos, como em pesquisas científicas ou na indústria financeira.

De qualquer forma a Intel diz ter corrigido o problema, com um fix na UEFI/BIOS da placa-mãe onde o processador esteja instalado. Isso significa que a fabricante ainda tem que entrar em contato com suas empresas parceiras para conseguir distribuir o patch;

 

3 – Desempenho: Na realidade esta é a reclamação que mais percebo, que o ganho em desempenho do Skylake (6ª geração) em relação ao Haswell (4ª geração) é muito pouco, somente 10 a 15% no caso dos I5 e no caso do I7, 10 a 29% (conforme este artigo https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-do-processador-core-i7-6700k/3199/11);

 

Eu não acompanhei a mudança de geração anteriores da Intel, pois eu usava AMD na época ( e fiquei uns 6 anos com um processador sem fazer upgrade), mas fazendo uma pesquisa rápida, peguei como referencia os processadores da 4ª geração que hoje é a referencia em desempenho. Pois bem, os Haswell quando foram lançados, apresentavam um ganho de somente 10 a 15% em relação à geração anterior (Ivy Bridge ou 3ª geração). E isto não é considerado um problema. De fato, os Ivy Bridge quando foram lançados, apresentavam um ganho de 7% em relação à 2ª geração.

 

Ou seja, porque o “monstro Skylake” é apedrejado por apresentar ganho de 10 a 15% no caso do I5 (10 a 29% no caso do I7) em relação à 4ª geração? Não faz sentido, são boatos que geraram este mito e lenda em torno do Skylake (note que a 5ª geração ficou apagada por conta da própria Intel ter lançado 5 e 6ª geração praticamente na mesma época e ter lançado poucos modelos do 5ª geração)

 

4 – Valor: Na historia do capitalismo, não existe nenhum produto que é lançado com valor inferior à geração anterior. Portanto é de se esperar que os Skylake sejam mais caros que os Haswell. Mas não vejo isto acontecendo com os processadores: O valor de um processador NOVO I5 6ª geração é o mesmo de um processador NOVO I5 4ª geração. A diferença ocorre quando se compara um I5 Skylake Novo com um I5 Haswell Usado, mas esta é a lei do mercado, qualquer mercadoria usada será mais barata que uma nova, não somente para processadores mas qualquer outro componente desde um avião a jato novo ou usado como um tomate novo no Pao de Açucar e um velho no final de feira.

 

5 - Outro mito: memorias DDR4 são bem mais caras que as DDR3. O valor hoje praticado das DDR4 são o mesmo das DDR3. O único componente que é um pouco mais caro são as placa-mãe, mas não é muito a diferença. Por 550,00 pode-se comprar uma placa-mãe B150 soquete 1151 DDR4, enquanto que por 770,00 pode-se comprar uma placa-mãe Z170 soquete 1151 DDR4.

 

Conclusoes:

O Skylake é a tecnologia de ponta da Intel. É um processador de excelente desempenho com baixo consumo. Um I5 6600 tem ganhos em desempenho de ate 11% com relação ao I5 4690 (http://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-6600-vs-Intel-Core-i5-4690/3514vs2311) e TDP de somente 65W (contra um TDP de 84W do I5 4690). Litografia de 14 nm contra 22nm do 4ª geração.

 

Isto é o desenvolvimento tecnológico. Utilizar um espaço menor, com consumo menor MAS desempenho maior. A temperatura do I5 6600  não passa de 40°C em situações extremas. (considerando gabinete bem refrigerado, boa pasta térmica e air cooler “aftermarket”). Tenho um notebook com o antigo I7 4500U, que é de baixo consumo de energia, a temperatura dele em “idle” já é de 45°, maxima de 70°C, e o desempenho nem se compara com o I5 6600.

               

Realmente para quem já possui processadores da 3ª ou 4ª geração, não faz sentido em fazer um upgrade para os Skylake pois terá que trocar placa-mãe e memoria para pouco ganho em desempenho.

 

Mas para quem está entrando no mundo de PC Intel, ou esta buscando um upgrade onde não será possível reaproveitar componentes antigos (memorias DDR2, placa-mãe soquete 2ª geração), vejo pessoas indicando que não compensa ir de Skylake, melhor Haswell. Acho isto uma sugestão tendenciosa que cega a pessoa, quase uma irresponsabilidade na qual limita o investimento da pessoa para futuros upgrades (visto que o soquete 1151 foi lançado agora e deve durar ainda mais uma ou 2 gerações de lançamentos futuros Intel.)

 

"Relatos veridicos de um feliz proprietário Skylake!"

 

 

Nada como ser um pesquisador de hardware para colocar as informações corretas e com base, do que fazer no modo do achismo ou do ouvi falar que......

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maicon Gean Gava

Citação

Nesse caso ele faz o clock automático? Tipo vai aumentando a frequência dependendo do uso sem precisar configurar nada?

Sim, esta é a função Turbo boost da Intel e é automatico, ele aumenta a velocidade do clock conforme necessario (é um OC de fabrica, por assim dizer, onde ele vai trabalhar na faixa de 3,3 a 3,9 GHz)

 

Citação

Só com o cooler do processador + ventilação e coolers normais do gabinete aumentaria muito a temperatura comparado ao seu pc? Não tenho aircooler e pretendia não comprar também, mas o gabinete é coolermaster, bem grandinho... xD

Nao vai aumentar muito nao, pode ir tranquilo com o cooler que ja acompanha o processador. O TDP deste processador I5 6600 é de somente 65W, portanto nao costuma esquentar como os Haswell, que tem o TDP de 84W. Pode ir usando o cooler da Intel, talvez no futuro venha a querer trocá-lo somente por causa do barulho, acho que ele em altas rotações vai ser um pouco mais alto o barulho mas nada demais. Na realidade so uso o air cooler que tenho por que ja o possuia do processador antigo, senao usaria o que veio mesmo da Intel, se no futuro decidir, pode pegar um igual o que tenho que nao é tão caro, nao é muito grande e faz o trabalho excelente, o Zalman CNPS5X (na realidade o comprei com o dolar um pouco mais baixo e paguei R$ 90,00 na epoca, hoje ele esta uns 200,00 ou mais, então segura a onda com o que a Intel disponibilizou, eles nao iriam colocar um cooler que nao da conta do recado e dar 3 anos de garantia no processador, sabem o que estão fazendo

 

Citação

Você acha que a diferença de preço da Z170+6600k vale a pena pelos benefícios que você citou? E principalmente, são/serão necessários hoje/logo ?

O 6600 + a 970 vai dar conta do recado com folga para rodar programas e jogos atuais no ultra, se ta no limite do orçamento, pode ir tranquilo. Computador é assim, a gente sempre pega o maximo que o bolso permitir, neste caso, o 6600 + 970 ja vai te deixar muito satisfeito por um bom tempo. Levando em conta que se comprar o 6600K, ainda tera que gastar com um cooler, pois os final K nao vem acompanhando o cooler da Intel.

 

E é isso ae, depois que montar seu pc comenta ae como ficou, abraço

@misterjohn

26 minutos atrás, misterjohn disse:

 

Nada como ser um pesquisador de hardware para colocar as informações corretas e com base do que fazer na base do achismo ou do ouvi falar que......

É isso ae brother, tecnologia de ponta da Intel, independente para quem é fanboy ou nao, contra fatos nao há argumentos. abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os processadores Intel Skylake tem um ipc elevado e fortes em multi thread não há dúvida.


Mas quanto a compra destes processadores para utilizar com vgas mid end em desempenho até  GTX 770,GTX 680, GTX 960, R9 380, R9 280x, equivalentes , visando ganhos em fps é torrar a grana fora, podem ter certeza e principalmente em jogos que usam engine recente em DX 11:

Battlefield 4 fps médios:

70814.png

 

Battlefield 4 fps mínimos:

70819.png

 

Agora em SLI ou Cross até mesmo de vga mid end obviamente é Intel pois escalam com mais eficiência que qualquer processador AMD e melhor ainda se usar Skylake devido a melhor arquitetura que os i3, i5 e i7 do teste:

 

Battlefield 4 fps mínimos:

70829.png

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, OCCT disse:

Mas quanto a compra destes processadores para utilizar com vgas mid end em desempenho até  GTX 770,GTX 680, GTX 960, R9 380, R9 280x, equivalentes , visando ganhos em fps é torrar a grana fora, podem ter certeza e principalmente em jogos que usam engine recente em DX 11:

 

Cara, vou comprar uma GTX 970... Mas não entendi a parte de torrar a grana fora. Vou comprar um pc NOVO, tenho um processador muito antigo, não quero "ganhos" em fps, e sim ter algum fps aceitável... você quis dizer que é melhor pegar um 4ª geração?

 

Também não entendi a referência dos gráficos comparativos da 4ª geração com AMD...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT @Maicon Gean Gava Nao entendi tambem a parte de "torrar grana fora" uma vez que um I5 quarta geração novo é o mesmo preço que o I5 6ª geração (i5 4690 por 1.071,00 e  o 6600 por 1.037,00 na  pichau, esta MAIS barato, , memorias DDR4 sao o mesmo preço de memorias DDR3, e as placas mae tem a de entrada H110 por 350,00, mesmo preço de  uma de entrada 1150. Isto que esta levando placas mae que suportam DDR4, que ja esta provado que os games estão começando a se aproveitar de clocks mais altos de memoria.

 

A nao ser que esteja querendo comparar um I5 6ª geração NOVO com um I5 4ª geração USADO, isto ja foi discutido neste topico tambem, sao comparações injustas, qualquer objeto usado será mais barato que um objeto novo. E sem a conversa de que processadores sao os componentes mais seguros, que pode comprar usado sem medo, quero ver se alguem que fala isso vai dar garantia em um processador que vou pagar 800,00 usado e 3 meses depois ele dar problema. Usado é usado. Novo Intel sao 3 anos de garantia.

 

Outra referencia que nao serve muito de base é DX11, uma vez que a tendencia sao os jogos novos começarem a utilizar do DX12, então porque ficar preso a uma referencia do passado?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @Maicon Gean Gava sim. Ja esta investindo em um pc completo novo , pula direto p ultima tecnologia disponivel. Comigo aconteceu a mesma situação onde usei o guerreiro phenom x4 por 6 anos e quis fazer um up então por todos os argumentos apresentados no topico foi skylake sem duvida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maicon Gean Gava a sua 970 vai rodar tudo no ultra sem duvidas. A minha 760 coitada é uma velha guerreira, roda no high esguelando, to espremendo ela ate a ultima gota para sair um caldo sabe rs. Os jogos atuais e futuros p rodar bem liso mesmo é com uma 970. você ta indo com uma excelente configuração.  Eu no futuro pretendo pegar uma 970, ou 1070 ou ate mesmo uma rx480. Tudo depende dos preços ate la ( esse ano ja gastei com o up da mobo processador e memoria então vou ter q me conter com minha guerreira 760 hehe)

Um fallout 4 para ter uma ideia aq com a 760 roda no high a 40 fps. A sua 970 vai rodar no ultra a 60 fácil

Jogo mais antigo tipo bf4 ja da para ir com tudo no ultra resolução full hd com 60 fps na 760. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lucio Erglis não vejo a hora de comprar o PC cara, só tenho que acabar meu TCC/faculdade antes depois é só sucesso haha acho que vai mais 1 mês mais ou menos...

 

Então, eu tenho um monitor de 1366x768 cara, 18,5''...  Mais pra frente pretendo comprar um novo pra aproveitar a placa de vídeo, mas nessa resolução vai tudo no ultra né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Maicon Gean Gava @Lucio Erglis

Quando citei "Torrar grana fora" no comentário não no quesito geral mas em específico:

 

Quis dizer que não é necessário gastar mais montando máquina com Intel Skylake ou Haswell visando ganhos em fps com VGAS MID END como GTX 770, GTX 960, R9 380, R9 380x, nos testes do anandtech há ganhos mínimos nos fps pois processadores mais modestos e mais baratos já conseguem fazer o serviço em entregar total desempenho e em não "gargalar" estas vgas, pelo menos no Battlefield 4 que usa a frostbite.

 

Agora montar Skylake visando upgrade futuro para uma vga mais forte como Fury X, GTX 980 TI, GTX 1070, GTX 1080 OU SLI e Cross a melhor opção é Skylake sem pensar, é errôneo colocar este cpu para obter mais fps ou crer que "gargala" vga do nível de GTX 960 ou R9 380x.

 

Eu particularmente investiria em Skylake se fosse montar uma máquina do zero e trabalhasse com renderização, edição de imagem e vídeo, tivesse uma placa de vídeo bem potente de R9 390x e GTX 980 em diante para jogar.

 

Se for comparar o ipc e desempenho Multi Thread dos Skylake com um Sandy Bridge existe uma diferença significativa rodando ambos os cpus com o mesmo número de núcleos e no mesmo clock, já em jogos devido o ipc dos Skylake ser mais elevado; em "render", edição de imagem/vídeo devido o desempenho Multi Thread ser melhor.

 

@RS Faria

Não havia lido o comentário do usuário  @Maicon Gean Gava, postei a mensagem referente ao tópico ser "A lenda do 'monstro skylake'" para ficar como referência para outros usuários no que se refere em resumo ao meu comentário. 

 

Voltei as páginas e a máquina que ele irá montar é com uma GTX 970, na minha humilde opinião um i5 6400 ou i5 6500 já segura esta vga. mas como o preço do i5 6600k é bem próximo e entrega um bom desempenho em relação os outros i5 creio ser melhor levar 6600k.

 

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...