Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Internet: limitar ou não limitar, eis a questão!


Posts recomendados

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

@Zucchini não, tem 220 GiB de franquia no Fibra 100, mas, não está claro o que vai acontecer se eu bater esta meta, digo, consumir a franquia. :D

Na NET eu sei o que acontece e posso viver com a redução de velocidade, agora, se me cortarem a internê, aí não dá. Estou estudando a transição, por isso estão tentando me ludibriar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Zucchini disse:

Eu tenho o plano da GVT de 50mbps, segundo a vivo teoricamente minha franquia seria de 170GB, não sei se acho isso muito justo não... Há algum programa que vocês recomendam para que eu possa monitorar o fluxo de dados?

 

Capturarsdfgdsfg.PNG

 

170 GiB é coisa pra caramba.

Veja se o "meu vivo" serve pra este caso. Eu sei que serve pra telemóvel.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É coisa pra caramba dependendo do mês, se for um mês em que eu decidir começar a assistir uma nova série que já tá na terceira temporada lá se vão 30gb em um dia sem contar o uso normal.

 

Sem dizer que eu não sou o único que usa o computador, minha irmã passa os finais de semana aqui e ela usa loucamente o YouTube e netflix além de baixar filmes pra ver sozinha ou com o namorado.

 

A questão é que eu tenho uma internet rápida e não pago barato por ela, não quero "ter medo" de no final do mês não poder usar ela. Acho injusto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tô nesse pacote ae, mas não vi nada de limitação ainda. Renovei o contrato no inicio do ano. 

170GB é pouco. 

 

Aqui se eu fosse reinstalar o BF4 e o The Witcher3 já comeria uns 100GB (meu HDD morreu com os principais jogos instalados ::( ) fora o uso normal de todo mundo de casa. Tenso. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ApoloBrz disse:

Tô nesse pacote ae, mas não vi nada de limitação ainda. Renovei o contrato no inicio do ano. 

170GB é pouco. 

 

Aqui se eu fosse reinstalar o BF4 e o The Witcher3 já comeria uns 100GB (meu HDD morreu com os principais jogos instalados ::( ) fora o uso normal de todo mundo de casa. Tenso. 

 

 

@Zucchini o senado ficou de concluir esta fase da internet limitada. 

A de vocês já está sendo franqueada?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, alissomrex disse:

@Zucchini o senado ficou de concluir esta fase da internet limitada. 

A de vocês já está sendo franqueada?

Não que eu saiba, e meu contrato é de 2015. Mas sei que tão logo for aprovada a limitação eles vão dar um jeito para limitar os contratos antigos, nem que demore 6 meses ou 1 ano após a aprovação, sei que eles vão dar um jeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhor forma de monitorar o consumo, vai ser pegar um modem e colcoar dd-wrt / openwrt / etc nele e monitorar por aí.

Parece frescura, mas se a gente lembrar das franquias nos EUA, onde o medidor da AT&T diz que vários usuários estouram a franquia de 300GB, mas no modem deles o consumo (de upload e download somados) não passa de 140GB.

 

Por isso não confiem muito no medidor fornecido pelas operadoras e instalem um medidor próprio ( NÃO COMETAM A BUR***A DE INSTALAR O MEDIDOR NO PC QUE NÃO ADIANTA NADA, TEM QUE INSTALAR NO MODEM PRINCIPAL DE SUA CASA [ aquele que liga seus equipamentos com a rede da operadora] ).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Correr você poderia por gentileza criar um tópico na área de redes explicando como se faz essas paradas no roteador? Tenho certeza que ajudará muitos nesses tempos difíceis. Eu particularmente não faço a menor ideia do que você está falando e de como se faz esse procedimento, serei muito beneficiado caso compartilhe seu conhecimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini

Quando você assina um plano de internet, a operadora fornece um modem correto ?

Você pegaria esse 'modem da operadora' e deixaria guardadinho. No lugar você usaria algum modem/roteador compatível com isso https://www.openwrt.org/ http://www.dd-wrt.com/site/index https://www.gargoyle-router.com/ (3 sugestões que conheço).

 

O que esses sites fazem ? (pegando o openwrt como exemplo)

Eu posso comprar um TP-LinkTL-WR1043ND e ao invés de usar o firmware da TP-link, eu posso formatar ele com o firmware da openwrt.

Eu perco várias funções que o modem da operadora fornece, perco várias funções que o modem/roteador da TP-link fornece. Mas ganho outras funções (e muito mais controle sobre o modem/roteador) que são fornecidas pelo openwrt.

 

 

Ou em outras palavras.

Comprei um celular com android, formatei e coloquei CyanogemMOD.

Comprei um computador/notebook que já veio tudo pré-instalado, formatei e fiz uma instalação limpa do windows.

No caso que falei em cima, eu formataria o roteador/modem :P

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Só para acrescentar algo à discussão. Aqui na Austrália há essas limitações, só que os limites são bem maiores, como 100 GB+100 GB, 200 GB + 200 GB e 500 GB + 500 GB. Esse "+" indica horário de pico + horário normal. Então um plano de 100 GB é na verdade de 200 GB. Estou achando todos esses limites que vocês postaram extremamente baixos. 

 

Em tempo: a Internet na Austrália é um lixo. Espero que não passem a fazer esse limite de dados no Brasil, pois caso contrário a Internet daí ficará um lixo também. O problema no Brasil é que em vez de investirem em infraestrutura, ficam colocando limites. É o caso das estradas esburacadas que, em vez de consertarem, colocam uma placa "Cuidado: buracos na pista".

 

A propósito, eu fiz um vídeo falando da situação da Austrália em meu blog pessoal: http://www.terremoto.com.br/seis-coisas-que-eu-nao-gosto-na-australia/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se bem que os limites aqui no brasil estão sendo impostos só por 1 motivo.

Netflix.

 

Hã? Como assim ?

Simples.

Net atua no mercado de internet e TV por assinatura (e faz parte do mesmo grupo que a operadora Claro).

Sky não atua no Brasil de forma direta. Então a Globo licenciou os direitos para poder usar o nome Sky aqui para vender TV por assinatura (segundo vi em diversos locais, o grupo Globo é o 2º maior grupo de mídia do mundo...).

Telefônica (dona da Vivo, GVT) atua no mercado de internet e quer que as pessoas usem seu péssimo serviço de TV por assinatura (que consegue ser pior que o vivo speedy).

 

Ou seja, não conseguem competir em qualidade (e por tabela, lucro) com o Netflix na parte de TV por assinatura portanto estão limitando a internet.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema é que nem todo roteador aceita o DD-WRT, além da chance de "bricar" o equipamento.

 

O ideal seria as fabricantes lançarem atualizações do seu firmware com esse contador incluído. Assim seria mais fácil poder reclamar no procom por exemplo. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Live Tim só não vai entrar nessa onda porque a empresa é pequena no ramo de internet fixa. Só está no SP e RJ. Se entrarem nessa, vai ser uma onda de cancelamento e a Live Tim vai a falência. Se fosse grande como os outros provedores, a história seria diferente. Tudo se resume a oportunismo. Aqui no Brasil tudo pode mudar de um minuto para o outro, é tudo questão de oportunidade para os empresários.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grande problema é: o negócio é cartelizado.

Dificilmente um provedor iria se arriscar a impor franquias se tivesse concorrência séria. Mas no geral você dificilmente tem mais do que 2 opções. Não raras vezes você só tem 1 opção, que é ninguém mais e ninguém menos do que os picaretas da sua concessionária de telefonia fixa.

Então fica muito mais fácil impor franquias. O grande desafio aqui é criar um modelo que traga uma concorrência decente.

O mais curioso da história é que as franquias em si não são ilegais. Mas a forma como elas estão colocadas, tanto nos contratos da Morto, quanto nos da NETriste e da Boi estão em desacordo até mesmo com o que a Anacartel coloca na regulamentação. Provavelmente também não batem com o que está posto no CDC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...