Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial: como descobrir se sua fonte de alimentação é bomba?


Posts recomendados

Peço desculpas pelo equívoco, talvez eu esteja bastante defasado, apesar de ter feito o curso há muito tempo, não é na área eletrônica e sim elétrica mas pelo que eu lembro sobre transformadores, a potência do primário é igual a do secundário...estou pensando em fontes como a minha (a que uso para escutar o meu TKR) reenrolada em 1980 e alterada com a inclusão do transistor 2N3055 com isso a tensão de saída fica totalmente estável.

Apesar da saída dela ser corrente contínua retificada, o primário é AC e pela relação de transformadores, o primário tem  mesma potência do secundário, portanto se eu medir a corrente do primário com um alicate amperímetro e multiplicar pela tensão de entrada terei potência aparente.

Mas como você bem coloca, nas fontes modernas não existe mais aquela figura do transformador parrudo, então o "ratio" não existe mais...desculpe minha falha e agradeço imensamente por ter me corrigido..:thumbsup:

 

Estava pensando nesse abaixo:

 

sIeJ6wN.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
 

Estava pensando nesse abaixo:

 

Um só argumento, existem vários ai...  Potência primária igual potência secundária. Sim em um transformador ideal.

Se considerada a eficiência ou perdas em um transformador a coisa muda. Se considerar múltiplas tensões secundárias a coisa muda mais ainda e ai entra em cena a adequabilidade do transformador. A informática muda e muda em uma velocidade enorme.. Nos idos dos Athlon Xp a maior parte do consumo do PC se dava na tensão de 5 volts e atualmente é na linha de 12 Volts esse maior consumo ou demanda...

O mercado ainda oferece fontes, geralmente a baixo custo, que prometem digamos 500 Watts mas seus projetos são arcaicos, antigos demais, tem imensa energia concentrada na linha de 5 Volts e muito pouco na linha de 12 Volts donde se tira 90% da energia de um PC contemporâneo.

Essas fontes até podem cumprir seus 500 Watts mas a moda antiga. PC's modernos pedem, de modo somado nas linhas de 3,3 e de 5 Volts um máximo de 50 Watts. A fonte que é adequada aos PCs antigos oferece digamos 250 Watts nessas linhas. 200 Deles vão ficar quietinhos dentro da fonte sem que jamais um PC moderno deles se valha..

Para um PC moderno essa fonte já não mais tem 500 Watts disponível.. 200 deles ficaram sem uso pelo já citado..  Ela, para um PC moderno, é hoje uma fonte capaz de entregar 300 Watts somente sem que seu fabricante tenha mentido. Ela será capaz de entregar esses 500 Watts a um PC de 30 anos atrás..

 

Então extremo cuidado quando igualas a potência primária com a  secundária. Estamos falando de potência útil, aquela da qual o PC conseguirá se beneficiar e isso nada tem a ver com comportamento indutivo, não linear ou coisa que o valha. E esqueça potência reativa com corrente contínua..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce acha que eu poderia dar "pitaco" em eletrônica com um pedigree desses???:angry:

Fui eletricista industrial em uma empresa que a corrente contínua reinava absoluta, talvez até obsoleta, mas era o que tinha na época, praticamente tudo era tocado a corrente contínua.

Não era retificada, era tudo gerado mesmo, imensos grupos geradores movidos a motor de corrente alternada, para alimentar motores DC de até 6.000 Hps, eram paineis gigantescos com aqueles montes de contatores principais explodindo com faíscas saindo do abafador sem contar com os inúmeros reles de perda de campo (FL), aceleradores (A), térmicos (OL), temporiazdos (TR) tudo para dar a partida nos motores DC com os gigantescos bancos de resistência. Depois vieram equipamentos mais modernos usando tiristor ao invés dos grupos geradores, até então , a corrente AC era só para motores de bomba de agua, de óleo, iluminação, etc.

Tinha mais de 300 pontes rolantes operando em vãos com até 28 metros,  sendo mais da metade tocada a corrente contínua, motor série, imagine a quantidade de paineis para todas as operações...as mais recentes já começaram a vir em corrente alternada com os paineis instalados dentro da longarina.

Também tinha uma imensa malha ferroviaria interna, tanto eles como as pontes rolantes no final dos anos 90 já começavam a operar com controle remoto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tempos atrás, quando fui montar meu PC anterior, fui pesquisar sobre as opções de fonte. Orçamento apertado e tal, me interessei por alguns modelos, dentre eles esse que acabei adquirindo, a Antec Neo Eco 620C, com selo 80 plus. Na época havia também a linha Earthwatts da Antec. Ambas as linhas eram bastante recomendadas no tópico Fonte x Configuração. Após a aquisição, não acompanhei mais nada a respeito da marca e apenas sugeri a inclusão da Antec devido ao que lí e que acabou me convencendo na época. A minha 620C atendeu satisfatoriamente as minhas configurações desde então. São cerca de três anos de uso até agora, firme e forte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Foxwalt disse:

@Dieg@o ... O que você sabe a respeito da marca?

Tem em seu rol de fabricantes muitos dos bons, como CWT, Seasonic, Delta Electronics e um que outro dos mais ou menos..

 

Tem duas linhas de fonte, a série mais antiga, fabricada pela FSP, denominada EA chamada também de Earth Watts, toda série com fontes homologadas com selo Platinum como essa dai por exemplo http://store.antec.com/earthwatts-platinum/ea-550-platinum.html

Uma segunda linha, toda selo Platinum, que é High Current Pró Exemplo: http://store.antec.com/highcurrentpro/hcp-750-platinum.html

Não são fáceis de se achar em nosso mercado como já foi um dia. Até penso possam ter sido descontinuadas ou substituídas.. Essa última linha é fabricada pela Delta Electronic

 

Visite: http://store.antec.com/

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinto falta das fontes Antec no mercado brasileiro.

 

A minha antiga Neo Eco 520c sobreviveu por mais de 5 anos até dar problema em um CI, que infelizmente me fez adquirir uma nova da XFX.

 

Mas se tratando de custo/benefício, lembro que na época que a comprei, em 2011, todo mundo rasgava elogios a Antec, eu acabei levando uma Seasonic (Linha NE e HCG eram fabricadas por ela) de 520w por, acreditem, 160 reais! Enquanto as Corsair/XFX custavam na faixa de 250-300.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt olá companheiro, eu vi outro produto e não vi ele na sua boa lista de fonte

http://www.kabum.com.br/produto/42535/fonte-raidmax-600w-real-80-plus-bronze-rx-600af

creio eu que não seja um produto bomba, porém deveria entrar na área de "revisar antes de comprar"

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
1 hora atrás, wilkersk9 disse:

Pessoal o que me dizem da eficiência da minha fonte original da DELL ? Ela não tem seletor de tensão

Ikt4371.jpg?1

A Dell não tem costume de colocar fonte meia boca em seus PCs..

 

Por outro lado, não podemos dizer que essa fonte é confiável, só pelo rótulo dela.. Teria que ter testes pra tal e acho difícil achar algum.. Veja se ela está na lista da 80Plus.. Tem um monte de fonte deles lá

 

http://www.plugloadsolutions.com/80PlusPowerSuppliesDetail.aspx?id=26&type=2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Realmente nao acredito que uma empresa como a Dell iria colocar uma fonte meia boa em um pc de alta performance e olhando as especificacoes dele me parece sim ser uma fonte de qualida e bem contruida.

A Corsair, que é referência em fontes, lança fonte meia boca, não vejo nenhuma dificuldade na Dell fazer isso (principalmente pra reduzir custos e aumentar os lucros).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...