Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar fonte linear de 0 a 30 v com display de 7 segmentos


Posts recomendados

Boa Tarde, estou fazendo um curso de eletroeletrônica e pediram para eu fazer uma fonte ajustável de 0 à 30v em corrente continua, a partir de uma conexão de 220 v 60 hz, protegida por fusivel e com botão de liga e desliga. a fonte tem que ter o tal de LM317 e display de 7 segmentos.

Tudo que foi descrito é obrigatório e não posso adicionar nada pronto.

 

Queria orientação porque nem sei por onde começar, vi muitos esquemas na internet mais nenhum igual, e não faço ideia de como modificar. 

Me ajudem.

 

Obrigada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniele Dziekaniak Pereira ,

 

Uma olhada na Internet te dá centenas de circuitos prontinhos ....

 

Este aqui é um bom começo :

 

http://www.te1.com.br/2008/12/fonte-regulada-ajustavel-de-1-2-a-30v1-5a-com-lm317/#axzz46gvY26jj

 

O display voce pode usar um ICL7107, também encontrado às centenas na Internet, segue um link como exemplo :

 

http://www.virtuatec.com.br/PVA7107

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Podes começar com algo assemelhado a isso dai, para partir de zero Volts. Ou seja, tem de colocar uma referência negativa, no caso ai providenciada pelos dois diodos. Pode também ser mais elaborada com ajuste da tensão de zero volts, com um segundo potenciômetro, esse sobre a tensão dos diodos..

http://i137.photobucket.com/albums/q227/lafaller/Lafaller2/Fontedezeroatrintavoltsminimalista_zpsc74c3896.jpg

 

Para aumentar a corrente, até os 7 Amperes ou mais, vale associar transistores PNP para reforçar a corrente. Assim mais ou menos:

 

spacer.png

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller esse curso e professores vão me deixar doida, até então só tenho aprendido cálculos e eles jogaram esta bomba e me encontro perdida. :/. To vendo os esquemas que vocês passam mas entendo pouca coisa de como vou partir deles pra criar a fonte que o curso esta pedindo. mas obrigada por me responderem vejo que vocês entendem bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Mostre aos professores tua pesquisa e faça os entender que de dois esquemas tem de sair um somente e que estás com dificuldades ai.  Peça ajuda aos mesmos..Desafie-os a juntar os esquemáticos.

Lembrete:  Nos esquemáticos pode aparecer o CI (tres pernas) LM317, LM350 e LM338. Qualquer um serve para o caso o que muda em cada um é a corrente que ele suporta

LM317 = 1,5A

LM350 = 3A

LM338 = 5A

Como necessitas de 7 Amperes. tem de usar um deles mais transistor PNP em paralelo com o CI conforme o último esquemático.

 

Sorte ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Daniele Dziekaniak Pereira disse:

tem como inserir um display de 7 segmentos na fonte deste desenho e transforma-la em 60 hz?

bench-variable-power-supply-0-30v.jpg

Nossa!!!   A verdadeira visão do inferno isso dai..   Torná-la 60 Hz é o mais fácil, pois já é.... Simples assim

 

O problema é o resto... Tem coisa errada ai prá mais de metro..  Os diodos D1 e D2 estão invertidos ou a saída não é positiva e os transistores estão virados . Tô sem tempo de olhar tudo que está virado mas trocar um esquemático com o CI LM317 por isso dai equivale a fazeres um carro a vapor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Boa Noite, eu comecei a tentar fazer no proteus e meu projeto da erro no fusível, alguém poderia me dar um help por favor?

 

sobre o projeto a foto dele esta ai abaixo também mudei ele completamente e gostaria que dessem uma olhada se esta certo, pois sem os fusíveis ele não chega a 30 v, sera que to esquecendo de algo? Lembrando que eu não sei mexer direito com proteus consegui fazer o que esta ai pegando tutoriais na internet. 

Desde já agraço.

Proteus erro.jpg

Proteus Projeto.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniele Dziekaniak Pereira ,

 

Bom .... Existe um erro , voce está usando uma ponte de 4 diodos, em vez de usar apenas dois diodos e ainda está ligando o center-tap do transformador na saída negativa da ponte, isto é , está causando um curto-circuito ! Retire essa ponte, e faça a clássica retificação com apenas dois diodos, e juntando os catodos deles indo ao capactior C1.

 

E mesmo que voce modifique, com um transformador de 17+17 Volts AC não vai conseguir os 30 Volts de jeito nenhum, concorda ?

 

Veja, 17 x 1,41 = quase 24 Volts, menos a queda sobre um diodo ( 1V no mínimo ) = 23 Volts; e o LM317 precisa de pelo menos uns 3 Volts para regular a carga, teria no máximo cerca de 20 Volts na saída, isso sem consumir corrente alta, pois cairá ainda mais .

 

Sugiro mudar o transformador para pelo menos 24 +24 Volts.

 

Segundo lugar, não vai conseguir fazer sua fonte de 0 a 30 Volts com esse tipo de circuito, veja o post do @faller acima sobre a necessidade de uma referência negativa para conseguir isso. Pode acrescentar mais uma retificação nesse seu transformador, pode ser até com um só diodo, gerando uma tensão negativa, a qual servirá para o circuito proposto lá em cima.

 

Sobre os fusíveis... Acho que não existe um modelo dele para simular, então substitua eles por um resistor de pequeno valor, tipo 0,01 ohm, apenas para a simulação não dar mais erro, ok ?

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Se sua fonte é só didática até estás indo bem. Na prática, como o CI LM317 aguenta somente 37 Volts na entrada, a máxima tensão que o transformador poderia ter é de 37 dividido por raíz de 2 = 37/1,4142 = 26 Volts e o seu ai tá com 34 Volts (17+17)

Queimaria o CI.

Se usada retificação de onda completa com dois diodos a tensão de pico seria 17 x raiz de 2 = 17 x 1,4142 = 24 Volts - dois de queda máxima no CI que resultaria em máxima tensão de 22 Volts..

 

Outro probleminha é que não cumpriria o que foi pedido, fonte de zero a 30 Volts. Essa dai, com esse arranjo, poderia ir de 1,25 volts a 30 Volts, mas nunca de zero a 30. Te dei a topologia para que ela pudesse partir de zero. É essa dai:

Fontedezeroatrintavoltsminimalista_zpsc7

 

Recomendo estudares como se faz a retificação e como ficam as tensões após a filtragem

ABAAAAn1UAA-18.jpg

 

 

 

mqdefault.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Sobre o esquema que você havia passado, tentei colocar no proteus e não mediu nada, continuo na mesma. esse negativo após o resistor vai no final da fonte? ou fica ali solto?

Eu to lendo e pesquisando e correndo atrás por ter perdido algumas aulas por ter ficado doente com labirintite.

 

Vou ter que colocar também o icl7107 para o display de 7 segmentos, vou precisar de +5V e -5V colocando o ci 7805 e 7806 (este não achei aqui) vi que da pra usar o ci555 isso procede?Não sei como montar este esquema com os cis, o pessoal do curso também não, eles já queimarão vários cis e não conseguiram.

 

Você acha que eu deveria trocar o transformador @faller ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Daniele Dziekaniak Pereira disse:

 

Sobre o esquema que você havia passado, tentei colocar no proteus e não mediu nada, continuo na mesma. esse negativo após o resistor vai no final da fonte? ou fica ali solto?

Eu to lendo e pesquisando e correndo atrás por ter perdido algumas aulas por ter ficado doente com labirintite.

 

Vou ter que colocar também o icl7107 para o display de 7 segmentos, vou precisar de +5V e -5V colocando o ci 7805 e 7806 (este não achei aqui) vi que da pra usar o ci555 isso procede?Não sei como montar este esquema com os cis, o pessoal do curso também não, eles já queimarão vários cis e não conseguiram.

 

Você acha que eu deveria trocar o transformador @faller ?

Isso dai deve vir de uma fonte de -5 Volts. Se você tiver de fazer essa fonte para usar o CI 7107 pode puxar o -5V dessa fonte do 7107.

 

Fontes simétricas de +_5 Volts se faz com o 7805 para o positivo e 7905 para o negativo.

Assim:

fonte_simetrica_circuito.png

 

Esse -5 Volts vai ligado lá naquele diagrama que lhe passei, da fonte de zero a 30 de 9/2014 os terras deverão ser unidos.

 

Aonde em em lugar de que queres usar o LM555????? Não vejo nem a necessidade nem algum CI dai ou função que ele possa substituir.

Use um segundo transformador, pequeno, de baixa corrente 6+6 Volts @250 mA para fazer essa segunda fonte.

Algo assim:

http://www.soldafria.com.br/transformador-66-250ma-entrada-110220vac-p-855.html

 

Em lugar algum vi você citando a exigência ou capacidade de corrente que essa fonte tenha que ter.. Por isso, considerando que possa ser 1,5 Amperes o mais correto seria usares um transformador assim: http://www.soldafria.com.br/transformador-2424v-15a-entrada-110220vac-p-4131.html

Veja que com 24 Volts e fazendo a retificação desse modo:

mqdefault.jpg

 

Vais ter após filtrado a tensão de 24 x raíz de 2, ou seja 24 x 1,4142 = 34 Volts que lhe possibilitará, se assim desejares, alcançar até mesmo 32 Volts com a fonte...

 

Se não fores obrigado a usar o 7107, use um desses daqui:

http://www.ebay.com/itm/Mini-Digital-Voltmeter-DC0-100V-LED-Panel-Voltage-Meter-with-Three-Wires-DIY-New-/121926145257?var=&hash=item1c635d54e9:m:mbYHNZWU2sdpKZA_5TnJNhQ

É só colocar um fio no comum da fonte, outro na saída e outro no + 5V da fonte auxiliar. É barato e eficaz.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Mestre88 disse:

 

Dá para "criar" tensão negativa a partir de tensão positiva com o 555, no caso seria substituir o 7905 pelo 555.

Sim li isso em um tutorial que o 555 substitui o 7905.

@faller Minha fonte não é simétrica e não tem exigência de corrente, eu que optei trabalhar com 1 A, as exigências são que tudo tem que ser feito pelo aluno inclusive o display que mostra a tensão, não posso compra-lo pronto, tem que ter de 0 a 30 volts e tem que ser corrente continua. Queria saber mesmo como conseguir colocar os 5 Volts com os CIs, sei que tem que colocar com 7806 e 7805. Só não sei como fazer, vi em algum lugar falando que era pra usar os dois mas não tinha o esquema, e que a pessoa substituiu pelo 555. Quero agradecer pois vocês aqui estão me ensinando muito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se vai regular 5V para alimentar o display, não entendi a necessidade de se usar um regulador 7806. Já que este é para 6V.

Bom, se tem que montar um "medidor" para a fonte, a solução mais simples e barata é o já citado ICL7107.

Nesses CI a gente usa um 7805 Para a tensão positiva, e para a tensão negativa (-5V) se faz uma fonte a parte no mesmo transformador. 

Pode usar um 7809 ou até mesmo diodo zener e resistor, já que a corrente é baixa. É também  dessa tensão negativa que vamos retirar a referência para o LM317 partir do 0V. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
45 minutos atrás, Daniele Dziekaniak Pereira disse:

Sim li isso em um tutorial que o 555 substitui o 7905.

@faller Minha fonte não é simétrica e não tem exigência de corrente, eu que optei trabalhar com 1 A, as exigências são que tudo tem que ser feito pelo aluno inclusive o display que mostra a tensão, não posso compra-lo pronto, tem que ter de 0 a 30 volts e tem que ser corrente continua. Queria saber mesmo como conseguir colocar os 5 Volts com os CIs, sei que tem que colocar com 7806 e 7805. Só não sei como fazer, vi em algum lugar falando que era pra usar os dois mas não tinha o esquema, e que a pessoa substituiu pelo 555. Quero agradecer pois vocês aqui estão me ensinando muito

Sim, agora entendi aonde vais usar o 555. Sim dá de fazer uma fonte simétrica com ele.  Ai pela internet, com auxílio do Tio Google, deves encontrar algum esquemático que te mostre como fazer essa fonte simétrica + 5 Volte e - 5 Volts para alimentar o 7107 e para oferecer -5 Volts para referência negativa.

A minha sugestão ainda continua sendo essa dai com um transformador extra, baratinho:

fonte_simetrica_circuito.png

Veja que usa 7805 para saída regulada de + 5 Volts e 7905 para saída regulada de -5 Volts e nada daquele coitado por ti 7806 que nada tem a ver, esqueça.

 

Sei que sua fonte principal não é para ser simétrica mas necessitas dessa fonte simétrica auxiliar, de pequena potência para suas referências e para alimentar o 7107.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniele Dziekaniak Pereira ,

 

Uma outra opção para o display é usar a duplinha CA3161 / CA3162 , e isso evitaria o uso de fonte negativa ( pelo menos para o display pois funcionam com apenas 5V). Mas como vai ter de criar de alguma maneira a tensão negativa para poder abaixar a referência de tensão do LM317 , vai precisar fazer o pequeno circuito com o LM555 ou qualquer outro tipo de oscilador apenas para gerar a tensão negativa ... algo como o circuito abaixo :

 

http://sound.westhost.com/project95.htm

 

Se alimentar esse circuito com 5 Volts, creio que consegue na saída uns 2,5 Volts negativos, que já é mais  do que o suficiente para obter 0 Volts na saída do LM317. Terá de colocar um pequeno trimpot para ajustar o valor necessário, pois não sei se causaria algum problema para o LM317 ter uma tensão negativa pequena em seu terminal de ajuste.....

 

Por ultimo, como a corrente fornecida por essa fonte com 555  é pequena, sugiro aumentar o valor do resistor de realimentação entre a saída do LM317 e o pino de ajuste para 470 ohms.

 

Paulo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alimentar o ICL7107 é Tão fácil neste tipo de fonte com LM317, que não precisa de trafo extra, nem 555 nem nada disso. 

Basta usar um trafo 24 + 24V com center tap, onde além dos dois diodos principais colocamos mais dois. 

Um forma a tensão negativa, e com um resistor de 4k7 e um diodo zener de 5V1 temos o -5V de referência para o 0V e o 7107.

O outro diodo forma a tensão positiva para alimentar os displays através de um 7805. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 você teria como me passar esse esquema para eu simular no proteus? Não tenho experiencia com isso e no curso os professores não ajudam, ja pedi e me disseram que tinha que usar o 7606 e o 7605 mas não disseram como usa-los nem deram dicas de como montar, muitos estão gastando horrores porque queimaram componentes e eu nao tenho tanta verba pra comprar componente pra ficar queimando, por isso vim pedir ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, Daniele Dziekaniak Pereira disse:

7806 e 7805 escrevi errado

E pode dizer para seu professor que continua errado. No máximo ele poderia citar:

7806 (regulador de 6 Volts) OU 7805 (regulador de 5 Volts), citando poder alimentar o CI do voltímetro com 5 ou 6 Volts.

 

Mas repare, ai não seria 7806 E 7805, seria OU

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, faller disse:

E pode dizer para seu professor que continua errado. No máximo ele poderia citar:

7806 (regulador de 6 Volts) OU 7805 (regulador de 5 Volts), citando poder alimentar o CI do voltímetro com 5 ou 6 Volts.

 

Mas repare, ai não seria 7806 E 7805, seria OU

Eu Errei e errei feio, anotei errado. Ele sugeriu o ICL 7660 e o Ci7805 para gerar o +5 e -5 da fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...