Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cooler para o fx8120 e placa-mãe m5a97 evo


Posts recomendados

Pessoal,

Boa Tarde.

 

Estou na busca por um cooler box para o FX8120... Tive muitas indicações mas depois de muito pesquisar percebi que algumas indicações não são apropriadas pelo fato de não caberem na placa-mãe. Acredito que o mais viável seria a indicação feita por quem conhece a placa e não o processador, pois esse conhecimento determinará em qual tamanho de cooler ela se encaixa.

 

O @EdsonSM me indicou o Deepcool Gammaxx S40... Mas está difícil achar por ele.

Vocês teriam alguma outra indicação que caiba bem na placa e que não seja de difícil instalação, pois pretendo eu mesmo efetuar a troca... Poder ser de até uns R$ 220 reais.

 

Uma outra coisa, quais drives devo instalar e atualizar para o melhor funcionamento da placa-mãe? E sobre a Bios, tem alguma configuração específica que melhore o desempenho da máquina em geral?

Segue abaixo minha configuração:

 

Monitor AOC 23' LED FHD

Gabinete: Corsair Spec 01

Cooler: 3 Cooler Master Sickle Flow X Blue 120 - 1 Corsair Red Original do Gabinete - 1 Cooler Master Vagabundo

Processador: FX 8120 3.1 (Falta Over para 4.2)

Placa-mãe: Asus M5A97 EVO

Placa de Vídeo: R7 360 Power Color 2GB (Funcionando com 6GB) DDR5

HD: Seagate Barracuda Sata III 1TB 5200 RPM

Memória: Kingston HyperX Black 2x 4GB 1866 mhz (Dual) - 1 Corsair Vengeance XMC 1x 8GB 1600 mhz (Falta Over/Instalar)

Fonte: EVGA 600B 80 Plus Bronze

W10 64 BITS PRO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BrunoGuimarães disse:

Pessoal,

Boa Tarde.

 

Estou na busca por um cooler box para o FX8120... Tive muitas indicações mas depois de muito pesquisar percebi que algumas indicações não são apropriadas pelo fato de não caberem na placa-mãe. Acredito que o mais viável seria a indicação feita por quem conhece a placa e não o processador, pois esse conhecimento determinará em qual tamanho de cooler ela se encaixa.

 

O @EdsonSM me indicou o Deepcool Gammaxx S40... Mas está difícil achar por ele.

Vocês teriam alguma outra indicação que caiba bem na placa e que não seja de difícil instalação, pois pretendo eu mesmo efetuar a troca... Poder ser de até uns R$ 220 reais.

 

Uma outra coisa, quais drives devo instalar e atualizar para o melhor funcionamento da placa-mãe? E sobre a Bios, tem alguma configuração específica que melhore o desempenho da máquina em geral?

Segue abaixo minha configuração:

 

Monitor AOC 23' LED FHD

Gabinete: Corsair Spec 01

Cooler: 3 Cooler Master Sickle Flow X Blue 120 - 1 Corsair Red Original do Gabinete - 1 Cooler Master Vagabundo

Processador: FX 8120 3.1 (Falta Over para 4.2)

Placa-mãe: Asus M5A97 EVO

Placa de Vídeo: R7 360 Power Color 2GB (Funcionando com 6GB) DDR5

HD: Seagate Barracuda Sata III 1TB 5200 RPM

Memória: Kingston HyperX Black 2x 4GB 1866 mhz (Dual) - 1 Corsair Vengeance XMC 1x 8GB 1600 mhz (Falta Over/Instalar)

Fonte: EVGA 600B 80 Plus Bronze

W10 64 BITS PRO

placa-mãe Socket AM3+, tenho o FX 8350 + cHIPSET 970 e uso o cooler 212X, esta por 190 reais na promoção da Kabum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, BrunoGuimarães disse:

@Italo Cruz Esse cooler ocupa algum espaço do slot de memória? Pois uso dual e não queria perder. Sua placa é igual a minha ou é apenas AM3+ (outro modelo) ?

É AM3+ não é a mesma. Sobre ele ocupar espaço em dual, não ocupa. mas se for usar os 4 slots eu acho que mesmo assim tem como dar um jeitinho, pois quando coloquei ele eu estava pensando quando eu fosse usar os 4 slots.

Mas no dual ele não ocupa nada se você usar os slots na direita do cooler.

E ele é muito bom cara, meus fios ta tudo embolado lá (preguiça de arrumar kkkk) jogando PB fica ali na faixa dos 50/51, no BF4 mesmo no talo ele não chega em 60°, só chega acima de 60 na hora que vai começar a partida no PB ou quando ela acaba que da aquela tela preta (deve ser bug), por experiencia própria eu recomendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BrunoGuimarães disse:

@Italo Cruz Esse é o problema, não quero dar jeitinho em nd... Nenhuma gambiarra. 

Mas não é gambiarra, por exemplo, ta vendo essa parte preta ? Você que ajusta ela no dissipador, você que encaixa, pra usar os 4 slots acho que se você colocar as 4 memorias primeiro pra depois colocar ele por cima já da de boa, usando dual ele fica até longe dos 2 pente.maxresdefault.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei recentemente um vídeo aqui, que o o usuário por acaso conseguiu instalar o 212X em 90 graus em uma placa AMD.

A partir dos 25 min, ele parafusa os 4 cantos do cooler e o dissipador mostra um espaço mínimo para parafusação.

 

Note que o 212X desse vídeo tem 2 cavidades de cada lado, os quais fazem com que seja possível parafusar o cooler no socket.
Essas cavidades são idênticas a versão anterior 212 Evo:


8037d6cfde10b74e7609b0bc6af2df8a_1361408

 

Só que o 212X não deveria ter essas mesmas cavidades conforme imagem abaixo e esse vídeo de unboxing aqui.


10_34b4e8405a9ae42e0b9581c5bc50c595_1362

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, BrunoGuimarães disse:

@Italo Cruz Tem foto dele instalado?

Quando eu for pra casa eu mando foto, só me lembrar dps das 18

12 horas atrás, EdsonSM disse:

Achei recentemente um vídeo aqui, que o o usuário por acaso conseguiu instalar o 212X em 90 graus em uma placa AMD.

A partir dos 25 min, ele parafusa os 4 cantos do cooler e o dissipador mostra um espaço mínimo para parafusação.

 

Note que o 212X desse vídeo tem 2 cavidades de cada lado, os quais fazem com que seja possível parafusar o cooler no socket.
Essas cavidades são idênticas a versão anterior 212 Evo:

  Mostrar conteúdo oculto


8037d6cfde10b74e7609b0bc6af2df8a_1361408

 

 

Só que o 212X não deveria ter essas mesmas cavidades conforme imagem abaixo e esse vídeo de unboxing aqui.
 

  Mostrar conteúdo oculto


10_34b4e8405a9ae42e0b9581c5bc50c595_1362

 

Se não me engano também instalei na mesma posição.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei descobrindo que o vídeo do cara aqui que supostamente instalou o 212X em 90 graus é na verdade o 212 Evo.

 

No início do vídeo ele mostrou o 212X mas posteriormente mostrou o 212 Evo o qual usou na apresentação da instalação.

 

Se ele tivesse feito o vídeo de instalação com o 212X, imagino que não teria conseguido instalar em 90 graus.

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM @Italo Cruz (Reproduzindo postagem de outro tópico que eu falava de outra coisa)

 

Eu perguntei se precisaria retirar as fans superiores devido ao tamanho do cooler box 212x.

Ele chegou ontem, já fiz a instalação. Ficou no limite. Quase encostando na lateral do gabinete. Não precisa retirar as fans superiores. Elas ficam bem no limite de espaço se colocar mais uma fan adicional no cooler... Se deixar sem e colocar a fan original pra baixa sobra espaço pra caramba. No meu caso, resolvi retirar os dois e colocar mais uma fan no cooler box, funcionando agora com o original e uma sickflow X.

 

O que me deixa intrigado é: Sumiu definitivamente aquele barulho que o cooler box original da AMD fazia quando o processador era exigido. Coloquei as fans ligadas na placa-mãe e parece que melhorou um pouco o barulho delas, apesar de já serem silenciosas... Mas a temperatura continua quase na mesma. A margem térmica do AMD Overdrive continua entre 40/45, ou seja, meu processador está trabalhando em 50/45 graus no modo normal, com uma ou outra aba aberta... E jogando a margem térmica fica entre 15/25 graus... Processador trabalhando entre 75/65 graus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Com o processador em idle ou baixa utilização, a diferença de desempenho pode ser pouca entre o 212 e o cooler box.

 

Com relação ao seu tópico mais antigo, parece que houve uma melhoria de 10C - 15C, é isso mesmo?

 

A margem térmica em 15C - 25C parece ser um bom resultado.

 

2) Você está usando o HwMonitor?

Não sei como é o HwMonitor no seu caso, mas acho que deve ser parecido com a imagem abaixo.

 

Leve em consideração a temperatura descrita como Package, e não CPU e TMPIN.

Spoiler

20796if.jpg 

 

3) Apenas com relação a instalação do 212X: um colega acabou conseguindo instalar em 90 graus na placa GA990-XA-UD3:

Spoiler

povmUxt.jpg

 

A instalação do 212X em 90 graus é possível, mas creio que nem todo mundo acabe achando simples fazê-lo, preferindo a instalação em 180 graus.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP

Olá @BrunoGuimarães , tudo bem?

 

Estou movendo seu tópico para a área de Refrigeração e Superaquecimento para que você obtenha ajuda sobre seu CPU Cooler e controlador de fans e quanto a sua segunda duvida sobre BIOS e Drivers elas estão sendo tratadas no seu outro tópico, ok?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...