Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Alienware 17 desligando sozinho enquanto jogo.


Posts recomendados

Olá, eu tenho um Alienware 17 a exatos 2 anos, sempre joguei alguns jogos pesados como Final Fantasy XIV, Guild Wars 2 e etc, mas ontem ele começou a desligar sozinho quando abro esse tipo de jogo, depois quando liguei apareceu uma msg dizendo que a minha bateria sofreu um dano permanente, instalei o AIDA64 Extreme para verificar a temperatura interna do pc, e também tenho uma base com 5 coolers embaixo dele para melhorar a ventilação e diminuir a temperatura. Verifiquei que a temperatura do computador parado era em torno de 60~65ºC e quando abria esses jogos ela subia para 85~95ºC e desligava, porém não desligava com jogos mais leves como League of Legends. Por achar que poderia ser super aquecimento eu retirei a bateria e estou usando o notebook direto no cabo, retirei e limpei os dois coolers e suas respectivas entradas de ar, realmente nunca tinha limpado em 2 anos, depois disso a temperatura parado caiu para 43~46ºC e em jogo para 66~71ºC, mas continua desligando sozinho com esse tipo de jogo, gostaria de saber o que posso fazer.

Todos os meus drivers estão atualizados, uso o Driver Booster pro 3.0.

Apenas o driver da placa de vídeo da nVidia está um pouco atrás porque optei por voltar para a versão 362.00 já que os atuais estão instáveis e muita gente está reclamando em alguns foruns, mas essa versão não tem mais do que 2 meses se não me engano e nunca deu problema.

Não creio que ainda seja superaquecimento pois a temperatura já diminuiu bem abaixo do que antes e eu conseguia jogar normalmente até anteontem.

Configurações:
GPU: GeForce GTX 780M 4GB
CPU: Intel(R) Core(TM) i7-4900MQ CPU @ 2.80GHz
Memória: 32,00 GB RAM (31,88 GB utilizável)
SO: Microsoft Windows 10 Pro
Driver de Vídeo: Versão 362.00

Minha Service Tag é FYHSTZ1

Executei o System Stability Test do AIDA64 Extreme por 2 horas, ele elevou a temperatura do computador para uma média de 81ºC e sobrecarregou tudo e o computador não desligou nem nada, mas quando ligo um jogo pesado que deixa a temperatura entre 66~71ºC ele desliga depois de um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Olá!

 

Acredito que você mesmo tenha matado a charada, mas não percebeu.

 

1 - Você usou por um bom tempo seu brinquedo com as saidas de ar do cooler obstruídas, até chegar o ponto dele desligar sozinho por superaquecimento.

2 - Você ja atualizou os drivers e continua com o mesmo problema, inclusive usa um de vídeo que não ha reclamações em nenhum forum.

3 - Você fez um teste de sobrecarga e constatou que mesmo em temperaturas altas ele não desliga.

 

Agora vem a pergunta chave:

 

Você monitorou a temperatura da GPU? Provavelmente a sua GPU não tenha suportado o superaquecimento e agora esta causando este problema.

 

Se voce estiver apenas na area de trabalho e rodar um teste de estabilidade, nao vai dar o mesmo resultado de abrir o GTA V no "talo" e ver no que da.

 

Faça o seguinte:

 

1 - Desative TODOS os aplicativos terceiros abertos em segundo plano, exceto o de vídeo ou relacionados à placa-mãe / processador e reinicie o Windows.

2 - Abra um jogo bem leve e verifique se da algum problema por cerca de 10 minutos.

3 - Abra o jogo problemático, coloque as configurações de vídeo no MINIMO e teste por 10 minutos também.

4 - Se até aqui não deu problema, agora vai dar... Vá nas configurações do jogo e coloque tudo no "ULTRA MODA FOCA HARD" mesmo que fique rodando a 5fps rsrsrs e teste pelos mesmos 10 minutos.

 

Se ele passou por tudo isso sem dar problema, parabéns! você acaba de deixar a comunidade mais curiosa para saber qual o problema.

 

Agora, se ele desligou no passo 2, sua GPU já era.

Se desligou no passo 3, o problema esta no jogo, desinstale e instale novamente e atualize o driver de vídeo também.

Se desligou no passo 4, sua GPU nao suporta mais altas temperaturas, esta danificada, mas ainda funcional.

 

Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não cheguei ainda a desativar todos os programas em segundo plano. Mas tentei várias coisas nesse tempo.

Joguei várias horas de League of Legends seguidas, todas as configurações do LoL estão no talo, conversando no skype e até vendo vídeo também, nenhum problema aconteceu. Mas se eu tentar ligar o Guild Wars 2, passa um tempinho o notebook desliga.
Caso eu tente fazer tudo isso que você disse e ele desligar no passo 4, o que eu posso fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei ele quando o dolar tava baixo, saiu R$5500,00
Você sabe dizer quais são as versões do alienware 17 que podem fazer isso? porque andei lendo que os de 2015 pra frente tem a gpu e cpu soldadas na placa-mãe, o meu é de abril de 2014, mas não sei exatamente como ver a versão, acredito que seja o R2, ele pode trocar a gpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um teste, não desabilitei nenhum programa de segundo plano, primeiro coloquei o Guild Wars 2 no mínimo de tudo, ele ficou 42 minutos sem nada acontecer, aí eu decidi botar tudo no ultra, sobrecarregar o máximo possível, o jogo ficou 33 minutos funcionando, tentei fazer quests que tenham efeitos na tela, nada aconteceu agora. liguei o AIDA64 Extreme pra medir a temperatura, deu 70º a média de CPU, já que eu não sei como medir a temperatura da GPU.
Agora não sei o que pode estar acontecendo, hj mesmo quando eu liguei o jogo nas configurações que eu gosto de jogar ele desligou assim que carregou o mapa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok mano, obrigado o/
Vou deixar aqui que ainda agora deixei o jogo parado no ultra sem fazer nada por um tempão. Aí decidi diminuir as configurações dele pro que eu realmente gosto que deixa meu fps agradável, dei um alt tab, entrei numa chamada de skype, deu 5 segundos e o notebook desligou =/

@Edit: Fui executar os testes de estresse da dell pelo SupportAssist, executei o teste INDIVIDUAL de cpu, memória e gpu, a temperatura de nada passou de 80ºC, cada teste durou aproximadamente 20 minutos e nada aconteceu durante esse tempo.
Mas no momento em que eu fui executar o teste geral, levou 5 segundos desde o inicio dos testes e o notebook desligou. Reiniciei e tentei de nv e ele desligou outra vez.
Não entendo, porque nada acontece nos testes individuais e no geral ele desliga? Não faz sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Agora tudo faz sentido, ele realmente esta superaquecendo e desligando sozinho, é do proprio sistema dele de segurança.

 

Quando voce disse que fez a limpeza, voce tem certeza que fez ela corretamente? Trocou a pasta termica? Encaixou perfeitamente os conectores e parafusou corretamente o dissipador de ar na placa-mãe?

 

Se fez tudo corretamente, resta verificar as configurações dela na BIOS, tente resetar a BIOS da placa-mãe pelo SETUP mesmo, se nao der certo tente retirar a bateria dele e a bateria da placa-mãe, deixe-o 1 min sem nenhuma fonte de energia conectada para resetar a bios, depois conecte novamente a bateria da bios e a bateria dele e ligue novamente.

 

Verifique se as configurações da bios pelo setup foram resetadas e se esta tudo ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que é superaquecimento? porque durante o teste de estresse individual a gpu alcançou 80ºC sem desligar, e quando eu to jogando chega no máximo a 68ºC mais ou menos. E ele desligou quase instantaneamente quando executei o teste de estresse geral, não acho que tenha dado tempo da placa esquentar durante o teste geral.
Quando fiz a limpeza eu fiz só o que o vídeo abaixo mostra, não troquei pasta térmica nem abri mais do que isso no meu notenook. Mas os conectores e parafusos eu tenho certeza que estão bem encaixados. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

então voce so fez a remoçao da poeira, menos mal então, a pasta termica destes equipamentos duram cerca de 3 anos, mas se voce remover o dissipador precisa colocar uma nova.

 

Cara, com certeza é superaquecimento, ele desliga para entrar no modo de segurança e evitar danos mais serios na placa, mas pode ser igual te disse antes, uma configuração errada pode estar fazendo ele desligar antes da hora, onde antes ele aguentava ate 85ºc, agora ele desliga com 70ºc por exemplo.

 

Verfique a bios dele e me diga depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Funciona assim:

 

Se um componente chega a uma temperatura alta individualmente, ele nao se preocupa, trata-se de apenas um teste, provavelmente ele entende isso porque foi construido desta forma.

 

Se todo o conjunto chega a uma temperatura alta, então é porque ele esta sendo usado ao maximo e se a temperatura subir muito ele desliga para evitar danos. Porque foi programado para isto tambem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, nao precisa, existiria essa necessidade se ele chegasse aos 90ºc, o que nao esta acontecendo, a sua GPU suporta ate 95º tranquilamente, mas a sua mao em cima do teclado nao kkkkk.

 

Enfim, eu acredito que seja apenas configuração mesmo, um reset na bios resolve esse problema, como eu nao estou com ele em maos, alias, nunca peguei um deste em maos, nao sei dizer ao certo como fazer o reset da bios manualmente, mas voce pode fazer o seguinte, tire uma foto de cada tela de cada menu que existe na bios do seu note, e poste aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Todos os reset de bios sao iguais, muda apenas a forma que é efetuado, pode ficar tranquilo que nada de ruim vai acontecer.

 

A BIOS é um tipo de sistema que seu computador roda antes de iniciar o Windows, ele verifica se esta tudo OK para posteriormente carregar o Windows, uma configuração mal feita pode acarretar erros dos mais diversos, o que vai acontecer se voce resetar a BIOS é que ele vai voltar a ser original de fabrica, nao vai atrapalhar em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Complicado, esse note seu precisa de um cuidado mais especial, mas nao vamos desistir.

 

A unica coisa que resta agora é desmonta-lo e verificar se existe algo de errado, mas para isso precisa ter um conhecimento bom em manutenção de notebooks, remover a pasta termica velha e substituir por uma nova ja é um avanço, desde que seja a base de prata (a verdadeira mesmo, não aquelas coloridas).

 

Uma outra coisa que me veio na cabeça agora é a seguinte, é apenas uma hipótese, mas ja aconteceu antes comigo.

 

Caso a fonte ou a bateria nao esteja conseguindo alimentar a placa-mãe corretamente, ocorre uma oscilação elétrica e com baixa tensão o equipamento entra em modo de segurança e desliga, pra fazer esse teste precisa entender um pouco de elétrica e saber usar um multimetro, medir a carga antes, durante e no momento que desliga para ver se ha alguma alteraçao muito alta. Se existir, peças terao que ser substituidas, se nao, ainda vamos nos falar muito por aqui kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...