Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como montar uma pequena assistência técnica em informática começando de casa.


Posts recomendados

Queridos, amigos. Sou novo aqui no Clube e peço primeiramente desculpas caso tenha aberto este tópico na categoria errada.

Minha dúvida como o titulo diz é sobre abrir uma pequena assistência técnica de informática em casa , antes de prosseguir é importante ressaltar que tenho experiência de 3 anos em manutenção de computadores, notebooks, impressoras a jato de tinta e matricial, sei que não é muito tempo de experiencia e lógico preciso me atualizar bastante sobre novas tecnologias e equipamentos, mais isso não é difícil para quem ama esta área, sei que muitos de vocês compreendem o que quero dizer. 

 

A minha intenção é começar uma pequena assistência aqui em casa e na medida que as coisas forem progredindo ir investindo mais, e quem sabe abrir uma loja para venda de peças ,acessórios e prestação de serviços, porém fiquei um tempo afastado deste mercado, algo em torno de 4 anos e quem é da área sabe que isso é muito tempo se tratando de tecnologia, na época que trabalhei como técnico era algo muito lucrativo e tinha um público decidido a pagar pelos serviços e produtos oferecidos neste mercado, como fiquei afastado não sei se continua da mesma forma, gostaria de solicitar então a ajuda dos companheiros aqui do fórum que ja atuam nessa área e vivem 100% disso, vale a pena ainda? Como anda o mercado? É um negócio que consigo expandir?  Em fim são tantas dúvidas...

 

Vou expor aqui o meu projeto para que fique mais claro o que quero fazer e assim vocês possam me ajudar da forma que tiver no alcance de vocês.

 

Eu moro de aluguel em uma casa com quintal grande e tem bastante espaço, além de uma varanda grande e um terraço que não esta sendo utilizado, minha intenção é montar uma recepção e assistência de divisória na varanda, a rua que moro fica atrás de uma avenida muito bem movimentada, porém é um pouco tranquila, mais nada que uma boa panfletagem e divulgação tanto em redes sociais como em jornais locais não resolva.

A principio pretendo começar sozinho pois já tenho o cadastro MEI que abri em 2014 e só é permitido ter um funcionário que neste caso não pretendo contratar a principio.
 

Uma das prioridades é comprar uma moto, mesmo que usada e colocar um baú para buscar e entregar equipamentos, além de possibilitar atendimento a domicílio.

Já tenho computador, impressora,  uma mesa de escritório, o quer precisarei comprar será ferramentas, montar uma bancada e fazer algumas prateleiras para colocar equipamentos, além de investimento em ferramentas e equipamentos pretendo investir em reciclagem ou seja fazer alguns cursos para me atualizar, estou olhando alguns livros para comprar e também algumas escolas, até agora a minha preferida tem sido a Tecnoponta Treinamentos em SP.

Bom eu sei basicamente o que tenho que fazer só tenho muita dúvida sobre valer a pena ou não pois por mais que não precise investir muito dinheiro a principio eu não quero começar algo e parar, minha intenção é começar o mais pequeno possível e ir crescendo até chegar o ponto de alcançar outras cidades vizinhas.

 

Então queridos amigos, qual a sua opinião sobre abrir uma assistência? Vale a pena? Quais os prós e contras? Em relação a lucratividade compensa? Sua opinião é muito importante para mim.

 

Estou só esperando o dinheiro sair para começar, se tiver algum local onde possa postar pretendo ir colocando o passo a passo com fotos da montagem da assistência e do que eu estiver fazendo até o negócio ficar de portas abertas e recebendo novos clientes, assim contribuo de alguma forma para o crescimento de quem chegar aqui no fórum com a mesma dúvida que eu.

Obs:. Peço desculpas pelos erros de português e pontuação, já estou fazendo um cursinho para corrigir esses " vícios de português".

 

Agradeço imensamente pela oportunidade.

 

Um forte abraço.



 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matrix1608 Não quero desanima-lo, mas inicialmente, tem que lembrar-se que o país está vivendo

uma crise econômica, com o dolar nas alturas, ou seja, o preço do material de informatica subiu muito

e por outro lado o povo está sem dinheiro, devido ao desemprego e a inflação, que na verdade é muito

acima da admitida pelo governo, sei porque tenho uma ME de assistência técnica de outros produtos e

estou sentindo na pele. No seu caso, que é a informatica, tem que verificar como é o mercado na sua

região, principalmente o poder aquisitivo do povo, uma coisa é certa, nessa altura do campeonato os

pc e note vendidos a prestação em lojas, como a casa Bahia, já não estão sendo vendidos no volume

anterior, pois o pessoal está sem grana para bancar mais prestações, então, quando estraga, o jeito é

consertar, aí está um ponto favorável, já que essa crise deve perdurar por um bom tempo. Para cegar

a loja é necessário capital próprio, não caia na armadilha de fazer empréstimo, pois com as taxas que

estão altas, você não terá giro de capital suficiente para amortizar o empréstimo com o lucro, que nesse

negócio, não é muito alto, senão não vende. Ou seja a assistência técnica, partindo de casa, é um bom

negócio, se você já tiver uma carteira de clientes em vista, ou facilidade de expandir a clientela a curto

prazo, ou outra fonte de renda para se amparar.

 

Boa sorte.

 

 

adcarvalho

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho Eu agradeço imensamente por sua atenção em me responder, e entendo seu ponto de vista, realmente olhando através da crise é possível ver dois caminhos, o das pessoas que não compram porque já estão devendo muito e não querem fazer mais prestações e o das pessoas que ja compraram o micro e estão pagando prestações e nesse caso a solução seria consertar em caso de defeito. 

 

Eu sei que estamos em momento de crise, e dependendo do negócio esse é o momento exato ou errado para começar, mais como você disse isso de certa forma é bom, porque por exemplo, um advogado que tem um escritório com 5 computadores e cinco pessoas trabalhando, caso um destes computadores dê defeito, qual a opção que ele tem? 1 - comprar um novo e 2 - consertar e nessa crise as chances são que ele decida pela 2ª opção, eu sei que não posso me basear nisso para começar, mais é uma forma de dizer que a crise nesse sentido ajuda.

Minha intenção a principio e diversificar, trabalhar não só com manutenção em computadores e notebooks, mais também com manutenção de impressoras jato de tinta, matricial e laser, e estou cogitando fazer um curso de manutenção de monitores, lógico que não vou poder fazer tudo isso sozinho se o negócio crescer, mais a princípio pode ser uma forma de se manter no mercado.

Por isso pretendo começar pequeno e acho até que se eu tiver conhecimento em mais áreas pode me ser útil quando precisar contratar alguém.

 

O que você acha?

@andremassuia Obrigado. Vou me esforçar para oferecer o melhor serviço da região, quero ganhar um publico e tentar fidelizar eles. Pretendo gastar o minimo possível a principio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matrix1608 Creio que entendeu bem o que tentei passar, a ideia do curso de

conserto de monitores é uma boa, hoje um monitor led custa tanto quanto um pc

de entrada, então a turma, quando possível vai conserta-lo, é o lado bom da crise,

as pessoas consertam, não trocam e ainda existem milhões de monitores CRT em

uso, ou você vai consertar ou pagar um valor alto num led. Deve ir em frente, mas

devagar, tomando sempre a temperatura dos negócios e, se possível, tente manter

no inicio alguma fonte de renda alternativa, até sentir que a manutenção já está

consolidada, tente fornecer você ao componentes usados nos consertos, nem que

seja comissionado por uma loja já existente. Considere em sua avaliação o comentário

do colega @andremassuia pois ele já tem uma boa base profissional.

 

Boa sorte.

 

 

adcarvalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique - RJ Amigo eu agradeço e entendo sua preocupação, mais não concordo, sei que estamos vivendo momentos difíceis em nossa economia e política e que isto tem gerado muita preocupação, mais em minha opinião isso até tem sido algo de certa forma positivo pois tem forçado empreendedores acomodados a sair da zona de conforto e inovar em sua área de atuação e o incrível é que mesmo nesta época de crise muitos tem descoberto oportunidades incríveis, um exemplo disso é um amigo aqui da cidade que tem uma estamparia de camisetas, o negócio ia mal até começar essa operação lava jato, daí ele teve a incrível ideia de fazer estampas e vender no mercado livre com dizeres engraçados contra os envolvidos, e com imagens cômicas de alguns políticos e por incrível que pareça ele  já fez mais de 15 mil vendas nos últimos 3 meses, então como ia dizendo acredito mais em saber aproveitar a "onda" do momento ir inovando, conheço muitos técnicos de informatica que nunca saíram do "formata-se computadores", e ficaram parados em apenas saber formatar e configurar um computador com windows e não procuraram nada a mais, quantos você conhece que se dispuseram  a aprender algo novo. 

 

E só para completar o comentário não acho que meu sonho seja algo tão impossível de ser realizado é algo totalmente palpável se colocado em papel e dividido em pequenas metas, sei que vou ter que ralar pra caramba pra crescer, mais já fazia isso trabalhando de carteira assinada e o pior para um chefe que nem valorizava, não me importo de trabalhar o dobro para mim, pois sei que vou me pagar bem e me valorizar. ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me aposentei em 1989 e de lá para cá tenho minha empresa própria,

não é do ramo de informática, mas consegui atravessar várias crises

e planos econômicos, e estou conseguindo até agora sobreviver a crise

atual, que é a mais grave que já enfrentei, tudo é uma questão de pé

no chão, vive-se sempre de acordo com a realidade, se tudo vai bem

guarda-se para quando vai mal, só se gasta o suficiente para viver até

as coisas melhorarem, sempre evitando mexer na reserva para objetivos

fora da atividade fim do negócio. É uma maneira dura de viver, mas

vive-se até que tudo melhore, quando achei que ia melhorar e ia trocar

de carro, que já tem 15 anos, aí veio essa crise e continuo com ele até a

próxima fase boa.

 

 

adcarvalho

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Matrix1608 Acredito que você está no caminho certo, principalmente pelo momento econômico do país, agora é a hora da manutenção de micros.

Você poderia oferecer também consultoria em TI para a redução de custos para seus clientes.

Quanto a manutenção de monitor o que sugiro para você é focar em o que você conhece e assim que o negocio começar a decolar contrate um técnico em monitores, e estude gestão empresarial, com o crescimento da sua empresa isso fara um grande diferencial para você !

 

No mais muito sucesso e boa sorte !

 

Abs

 

Renato Costa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Matrix1608 Caro amigo bom dia,

Estou no mesmo barco, sai de uma empresa de TI e agora estou com o meu próprio negocio, buscando empresa para fechar contrato de manutenção, e trabalhando também de forma avulsa.

A maior dificuldade que estou enfrentando é de apresentar benefícios e resultados que o cliente vai ter aderindo este serviço. 

Mais é assim amigo, desde que conheço o Brasil, sempre vivemos em crise, umas maiores e outras menores e setor de TI, é o ramo mais crescente do Pais depois de alimentação, portanto tenha fé e muita dedicação que o sucesso é promissor.

 

Forte Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Boa tarde Matrix1608

Eu também vivo deste ramo, tive uma lanhouse com manutenção de computadores em Itanhaém - SP e posso dizer que, muito contrariamente de muitas pessoas, a lanhouse ainda esta em alta, eu tinha 12 pçs e todos os dias as máquinas eram usadas pelos clientes....mas o que dava realmente resultado era a manutenção de pçs e notebooks....

Me mudei para Praia Grande e estou trabalhando em casa com meu escritório e laboratório....na qual já quero ampliar...não pense em crise.....CRIE ai sim você terá resultados positivos e não ouça estas pessoas que usam a crise para reclamar da vida...boa sorte !!!!!!!!!! ;-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...