Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel skylake e compatibilidade com memórias


Posts recomendados

Citação

 

Cheguei alguns meses atrasado para comentar... mas antes tarde do que nunca.

 

Se o cara com 11k posts não sabia disso e demorou 6 meses para alguém que soubesse ler corrigir o deslize

 

@RS Faria Só queria deixar ai o minitexto para que depois você corrija o OP

 

 

Antes de tudo, você sempre foi um membro aqui do fórum mal educado com os visitantes, jocoso e prepotente. Tenha mais respeito com um membro do fórum que não só tem quase o dobro de posts que você, mas que tem muitos mais anos de casa. E que ainda deu uma resposta supereducada. Pois é, não é.

 

Bom, ele já disse o que eu ia dizer, até porque você linkou uma porção de pessoas para ler o seu "achado". Isso aqui não é área de overclock. O tópico é um lembrete para que as pessoas em geral se atentem que não existe suporte nativo do Skylake para memória DDR3.

 

Setar memória também não é simples, sem contar os timings... Depois você ainda tem que fazer os testes de estabilidade, isso para cada setup que você definir. Isso corresponde a 0,0001% do mercado de informática - gente que fica dias, semanas para estabilizar uma memória.  Qual é a relevância disso? Nenhuma. E ainda precisa de uma placa-mãe para overclock para mexer nesses valores, ou seja...

 

E o dia que alguém provar que memória DDR3 com XMP especialmente não danifica o hardware nós já estaremos em outra geração e muito provavelmente as placas-mãe DDR3 serão as primeiras a serem descontinuadas.

 

Você pode até ter ouvido de alguém sobre IMC, VCCIO e VCCSA, ficou todo empolgado e veio aqui zoar e desmerecer o tópico do colega (coisa feia) sem a menor noção do que está fazendo. Poderia ter sugerido as observações, sim. Acho que ninguém se importaria, não faria descaso com o colega, poderia estar acrescentando alguma informação para os desavisados. Não é mesmo?

 

Contextualize, pense, veja onde você está, e aí você vai ver que a informação do tópico não tem nada de mais. Mas, principalmente, seja cordial, porque educação vai longe.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Contiusa disse:

Antes de tudo, você sempre foi um membro aqui do fórum mal educado com os visitantes, jocoso e prepotente. Tenha mais respeito com um membro do fórum que não só tem quase o dobro de posts que você, mas que tem muitos mais anos de casa. E que ainda deu uma resposta supereducada. Pois é, não é.

A intenção não foi dizer que ele não sabia do que estava falando. A intenção era mostrar que são poucas as pessoas que sabiam do que eu estava falando. Sinceramente, não vejo ofensa nenhuma ai... mas tudo bem, vou pedir desculpas do mesmo jeito @RS Faria.

34 minutos atrás, Contiusa disse:

Bom, ele já disse o que eu ia dizer, até porque você linkou uma porção de pessoas para ler o seu "achado".

Sim, para que as pessoas que postaram aqui possam ter uma informação mais correta ao em vez de uma que, ao meu ver, está errada. Ou, no mínimo, dá a entender uma coisa errada.

 

E o "achado" já é coisa que sei tem um bom tempo, mas só agora que eu vi esse tópico (se olhar meus posts recentes, vai ver que faz um tempo que eu não participo do CDH).

39 minutos atrás, Contiusa disse:

Isso aqui não é área de overclock. O tópico é um lembrete para que as pessoas em geral se atentem que não existe suporte nativo do Skylake para memória DDR3.

Concordo. Mas eu não vejo como o fato de não ser a seção de OC é uma desculpa para dar informação que, novamente, está errada ou no mínimo facilmente interpretada assim.

41 minutos atrás, Contiusa disse:

Setar memória também não é simples, sem contar os timings... Depois você ainda tem que fazer os testes de estabilidade, isso para cada setup que você definir. Isso corresponde a 0,0001% do mercado de informática - gente que fica dias, semanas para estabilizar uma memória.  Qual é a relevância disso? Nenhuma.

Sim, eu sei que setar RAM não é fácil e funciona em uma base de caso por caso. Tanto que eu não mencionei valores em lugar nenhum (fora os que usei de exemplo para a vDRAM, mas OP também fez isso), falei tudo qualitativamente.

43 minutos atrás, Contiusa disse:

E ainda precisa de uma placa-mãe para overclock para mexer nesses valores

Que foi exatamente o que eu disse em meu post...

43 minutos atrás, Contiusa disse:

E o dia que alguém provar que memória DDR3 com XMP especialmente não danifica o hardware nós já estaremos em outra geração e muito provavelmente as placas-mãe DDR3 serão as primeiras a serem descontinuadas.

Sem brincadeira, mas eu realmente não entendi o que você quis dizer com essa parte.

44 minutos atrás, Contiusa disse:

Você pode até ter ouvido de alguém sobre IMC, VCCIO e VCCSA, ficou todo empolgado e veio aqui zoar e desmerecer o tópico do colega (coisa feia) sem a menor noção do que está fazendo.

Não vim aqui para tentar desmerecer alguém, vim aqui corrigir uma informação que (mais uma vez) está errada ou, se não foi isso que ele queria dizer, pode no mínimo ser interpretada como tal. Eu vim aqui para tentar contribuir para o tópico, não tirar onda com ele.

 

Ah, e quanto a não saber do que estou falando, peço desculpas por não conhecer do assunto. Se puder fazer o favor de me linkar para algum site em que eu possa aprender e corrigir o que eu falei, eu ficaria grato.

50 minutos atrás, Contiusa disse:

Poderia ter sugerido as observações, sim. Acho que ninguém se importaria, não faria descaso com o colega, poderia estar acrescentando alguma informação para os desavisados. Não é mesmo?

Ué.. não foi exatamente o que eu fiz?

50 minutos atrás, Contiusa disse:

Contextualize, pense, veja onde você está, e aí você vai ver que a informação do tópico não tem nada de mais.

De novo, foi o que eu fiz. Eu li, o seguinte:

"O problema começa nas especificações de tensão dessas memórias RAM. DDR4 opera com 1,2V /  DDR3L opera com 1,35V / DDR3 comum opera com 1.5V

 

Ao utilizar memórias DDR3 em Skylake, você vai forçar o IMC da CPU a trabalhar com uma tensão 25% maior, em relação a operação com DDR4."

 

E ai eu parei para pensar... esse "trabalhar com uma tensão 25% maior" não dá a ideia de que a tensão referida é a que ele mencionou na frase anterior, que no caso é a do pente de RAM? Porque não importa quantas vezes eu leia, é a única forma que eu interpreto essa frase. Só que esse não é o real problema, o problema está em uma outra tensão diferente que não tem nada a ver com a da RAM. Chame de "nada de mais" se quiser, mais eu chamo isso de informação errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, RS Faria disse:

A ideia do tópico era a abordagem mais simples possível.. Imagina ter de explicar pra cada um, que você precisa setar uma série de especificações, manualmente na BIOS, pra evitar que seu PC tenha problemas?? Tem gente que surta, só com a ideia de entrar na BIOS.. Mais ou menos, é o que acontece com o pessoal que CPU FX em MOBOS mais antigas..

 

 

Enfim, aqui tem uma tabela da TweakTown, com alguns valores e funções de certos parâmetros de tensão dos Skylakes..

 

7481_14_tweaktowns-ultimate-intel-skylak

 

O guia completo deles, está abaixo:

 

http://www.tweaktown.com/guides/7481/tweaktowns-ultimate-intel-skylake-overclocking-guide/index.html

 

 

Sim, ainda não há relatos de problemas de Skylake + DDR3.. A própria Intel disse que "é algo que PODE ocorrer com uso prolongado".. Problema é apostar 1500 reais em CPU, nisso..

 

Se a Moderação achar que é válido, pode adicionar as informações ao post principal..


gostei da resposta, mas pelo que eu ja li, mudar isso pode resultar em falhas de funcionamento, melhor não usar DDR3 em processadores novos Skylake.

alem da pessoa ter que fazer essa configuração manual, teria que fazer testes prolongados pra verificar se esta sendo produzido algum erro no sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
30 minutos atrás, Foxp2 disse:

Referente a plataforma skylake, será que demorará muito surgir alguma que a substitua? Porque pra quem ainda está nas gerações mais antigas e pretende um up fica na dúvida entre a 4° e 6°

Kaby Lake (que vai usar o mesmo soquete e placas mãe que Skylake) vai sair no começo do ano que vem, mas vai ser só uma melhoria nos clocks. Até chegar Cannon Lake ou Skylake-E, sabe-se lá o quanto já teremos entrado em 2018...

 

Dependendo do seu caso, ou você compra um Skylake agora (se tiver algo bem antigo) ou espera alguns anos por um upgrade de verdade (se tiver algo um pouco mais moderno).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Foxp2 disse:

Belo tópico, esclarece bastante coisa.

Referente a plataforma skylake, será que demorará muito surgir alguma que a substitua? Porque pra quem ainda está nas gerações mais antigas e pretende um up fica na dúvida entre a 4° e 6°

olha cara eu estou esperando os Zen 8/16, 14nm, AM4....
eu espero que esse zen suporte memoria ECC.
intel esta com os preços muito absurdos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 12/10/2016 às 16:08, Antonio23 disse:

pessoal estou como um a duvida com meu skylake eu alterei a reference clock de no intel extreme tuning utility e a tela fico cheia de quadradinhos ai desliguei o pc e liguei ele nova mente mais agora parece que eles esta mais lento do q antes alguem pode me ajudar 

Tentou deixar como estava antes?

 

@RS Faria 

Ótimo tópico, lido hoje. HAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

ganhei memorias corsair vengeance 3000mhz, elas vão funcionar com o processador i3 6100 skylake?so que em frequencia reduzida ou nem vão funcionar?

Máxima capacidade de memória RAM: 64 GB
- Tipo de memoria: DDR4 de 1866 / 2133 MHz e DDR3L de 1333 / 1600 MHz @ 1.35 V
- Canais de memória: 2 canais
- Máxima banda de memória: 34,1 GB/s
- Compatível com memoria ECC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, muntzera disse:

ganhei memorias corsair vengeance 3000mhz, elas vão funcionar com o processador i3 6100 skylake?so que em frequencia reduzida ou nem vão funcionar?

Máxima capacidade de memória RAM: 64 GB
- Tipo de memoria: DDR4 de 1866 / 2133 MHz e DDR3L de 1333 / 1600 MHz @ 1.35 V
- Canais de memória: 2 canais
- Máxima banda de memória: 34,1 GB/s
- Compatível com memoria ECC

Depende da mobo. Se for uma Z170, você vai poder sim fazer o OC para 3000mhz, vai funcionar em 99% dos casos. Agora, se não for Z170, ai sua RAM vai rodar no padrão de 2133mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

será que 3000 tem um desempenho estão superior assim?
alguém ai já viu algum teste?
http://thepcenthusiast.com/kingston-hyperx-predator-ddr4-memory-review/

cara fique tranquilo, você vai usar suas memorias tranquilamente, porém só olhe a tensão delas pra ver a compatibilidade. qualquer problema na frequência é só reduzir.

olhe os testes, você nem perde tanto assim :/

PS: para toda placa-mãe existe uma lista de memorias, Qualified Vendors List (QVL), procure no site da sua placa-mãe na parte de suporte.
veja se tem alguma memoria la que esta na lista e trabalhe com a mesma tensão/frequência.
boa sorte.

ou posta o nome da placa-mãe ai eu mando o link/pdf...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, guialtran disse:

será que 3000 tem um desempenho estão superior assim?
alguém ai já viu algum teste?
http://thepcenthusiast.com/kingston-hyperx-predator-ddr4-memory-review/


olhe os testes, você nem perde tanto assim :/

Vamos ver... estamos comparando um processdor de 6 núcleos usando quad channel e com IPC pior VS um de 2 usando dual channel com arquitetura mais nova. Em outras palavras, esse teste não serve para absolutamente nada nesse caso.

 

Se pegar um teste relevante, vai ver que o ganho é bem notável:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...
Em 02/03/2016 às 22:12, RS Faria disse:

Há uma certa confusão, no que tange os processadores Skylake da Intel e a sua compatibilidade com memórias RAM.
 
Quando foi anunciado, uma das grandes vantagens dos Skylakes, seria a ampla compatibilidade do seu controlador de memórias (IMC), sendo compatível tanto com memórias DDR3, quanto memórias DDR4. Do ponto de vista do consumidor, seria uma vantagem enorme, pois eliminaria a necessidade da troca dos pentes de RAM. Bom, seria...
 
O problema é que, em algum ponto, a informação foi mal passada. Os Skylakes são compatíveis com DDR3, mas não com memórias DDR3 padrão. São compatíveis com memórias DDR3L, ou seja, memórias DDR3 de baixa tensão (L = Low Voltage). A informação pode ser conferida no Datasheet da Intel, referente aos Skylake, na página 18:
 
http://www.intel.com/content/www/us/en/processors/core/desktop-6th-gen-core-family-datasheet-vol-1.html
 
A mesma informação, pode ser conferida nas especificações das CPUs Skylake. Exemplos do Core i5 6500 e do Core i7 6700
 
http://ark.intel.com/pt-br/products/88184/Intel-Core-i5-6500-Processor-6M-Cache-up-to-3_60-GHz
 
http://ark.intel.com/pt-br/products/88196/Intel-Core-i7-6700-Processor-8M-Cache-up-to-4_00-GHz
 
Reparem no "DDR3L @ 1,35V" em todos eles. Afinal, qual o problema?
 
O primeiro problema começa nas especificações de tensão dessas memórias RAM. DDR4 opera com 1,2V / DDR3L opera com1,35V / DDR3 comum opera com 1.5V. Esses valores são as respectivas tensões de alimentação dos pentes de RAM. Isso leva ao segundo ponto..
 
O segundo problema, ainda maior, muito bem apontado peço usuário Imakuni, são dois parâmetros bem menos conhecidos (isso fugiu do meu escopo, no tópico original), chamadas de VCCIO e VCCSA. Esses dois parâmetros se referem à tensões intermediárias entre a RAM e o processador. Por padrão, as placas-mãe baseiam essas duas tensões, na tensão de operação da RAM, que foram ditas no parágrafo anterior. É aqui aonde mora o verdadeiro perigo da mistura DDR3 + Skylake. Exagerar nessas duas (coisa que acontece por padrão com DDR3) é que pode causar dano ao IMC da CPU, ao longo do tempo.

 

É claro que pode-se alterar essas tensões manualmente, via BIOS. Mas, imagine explicar esse tipo de procedimento, pra quem está montando seu primeiro PC ou pra quem já tem um PC, mas pouco conhecimento técnico para isso? Complicado..

 

Ao utilizar memórias DDR3 em Skylake, sem o devido ajuste fino dito acima, você vai forçar o IMC da CPU a trabalhar com uma tensão até 25% maior, em relação a operação com DDR4. Vai funcionar? Vai, porém, o uso prolongado (aqui, o intervalo de tempo é impossível de determinar), pode ocasionar problemas a CPU, seja um problema apenas no controlador de memórias ou na CPU toda. E não vai dar pra chorar com a garantia...
 
As fabricantes de placa-mãe, até atestam que suas placas dão suporte a Skylake + DDR3 padrão. Mas, em caso de problemas, elas vão te ressarcir? Será que vale a pena o risco? EU, acho que não..
 
Se for comprar ou indicar Skylake, indique Skylake + DDR4, pro bem de quem compra e pra consciência tranquila de quem indica. O preço de memórias DDR4, já está muito mais razoável, do que em seu lançamento, e achar DDR3L pra desktops é bastante complicado.
 
É isso.. See ya...

Cara, você me salvou! Hoje mesmo estava vendo uma placa-mãe 1151 para usar na 6ª e 7ª geração com DDR3, já pensando em usar as mesmas memórias.
Valeu pela dica!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • mês depois...

@RS FariaEu tô com um pc montado num fx 6300 (TDP 95w) e memórias 1866 MHz.

Quero MUITO um I7, mas gostaria de encontrar (e n tá sendo fácil) um que fosse compatível com essas memórias (2 x 8gb  DDR3 da Sniper Series gskill de 1866 MHz) e que o TDP n fosse além de 95w pra que eu n tenha que trocar de fonte tb.

 Sabe me apontar pra qual i7 eu devo ir? Preferencialmente um da linha K (que pode com over). E se possível pode me indicar uma placa-mãe pra ele? Daí vou verificar na placa-mãe a coimpatibilidade com SSD tb.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas é com base no TDP que a escolha da MOBO será feita além do processador, não?

adicionado 5 minutos depois
7 minutos atrás, RS Faria disse:

@KBorealis

 

Só se for um de quarta geração, como um 4770, 4790 e as versões "K" dos dois.. Eles usam DDR3.. Os mais novos, todos usam DDR4..

 

Outra coisa: TDP NÃO é consumo..

Mais uma coisa, segundo as especificações a memória do 4790 não aceita 1866, confere ou estou entendendo errado?
Segue o link: https://ark.intel.com/pt-br/products/80807/Intel-Core-i7-4790K-Processor-8M-Cache-up-to-4_40-GHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, KBorealis disse:

Sim, mas é com base no TDP que a escolha da MOBO será feita além do processador, não?

Intel não tem essa segmentação, que a AMD usava, á nível de placa-mãe....

 

 

13 minutos atrás, KBorealis disse:

Mais uma coisa, segundo as especificações a memória do 4790 não aceita 1866, confere ou estou entendendo errado?
Segue o link: https://ark.intel.com/pt-br/products/80807/Intel-Core-i7-4790K-Processor-8M-Cache-up-to-4_40-GHz

Ele aceita, nativamente, DDR3 até 1600MHz.. Suas memórias operariam nessa frequência, por padrão.. Acima disso, seria OC na RAM, que nem toda placa-mãe permite.. Se pegar uma placa-mãe que permite isso, sim, poderia usar em 1866MHz, sem problemas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, KBorealis disse:

Grato! Sugere uma mobo que permita esse OC nas memórias?

Só Z87 e Z97 permitem isso.. Mas, leve muito em consideração, o custo disso.. Essa geração da Intel, chegou no início da crise, com dólar muito alto.. E eles nunca voltaram a realidade..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Queria ter lido esse post a mais tempo, tenho um pc com core i56400 e 16gb de ram kingston hyperx fury ddr3, isso tem quase dois anos, nunca pre apresentou problema, mas fiquei meio com a puga atras da orelha depois de ler o post, agora tenho 2 problemas, a minha placa-mãe, uma h170m hd3 ddr3, não aceita memoria ddr4, pra fazer um upgrade teria que trocar mobo e memorias, que *****.

e o pior de tudo, empurrar uma coisa que eu mesmo não confio para outro usuario no caso de vender as peças

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...