Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel skylake e compatibilidade com memórias


Posts recomendados

3 horas atrás, brudan disse:

será que vai popularizar ou vão lançar outro soquete pra abafar o fiasco dos coolers amassando o processador?

Não tem "fiasco".. A imensa maioria dos casos, aconteceu com movimentação do gabinete ou com força excessiva aplicada ao cooler.. Perdi as contas das vezes que vi o pessoal parafusando cooler, com parafusadeira elétrica, principalmente lá fora..

 

Além disso, a única marca que andou apresentando problema foi a Scythe.. Não lembro dela por aqui..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fui dar uma procurada e achei o artigo original do Tom's Hardware sobre a fragilidade do Skylake. O que pega é que quem tem cooler aftermarket vai pular o Skylake. Eu também não compraria, pois agora quem vai apertar o cooler como ele deve ser apertado? É legal ler a seção de comentários, pois é só o que o pessoal está falando (que vai pular o Skylake). A questão é que a Intel provavelmente não vai voltar atrás.

 

A Intel já foi pão dura com o chiclete, agora com o suporte mais frágil... A intel ainda diz que só faz testes com o cooler box e que não está preocupada com o problema. Deu banana para todo mundo :P:P A Cooler Master disse que os water coolers mais antigos é preciso instalar com cuidado (ooops... cuidado como?)

 

Sei lá, estou torcendo pelo Zen.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, brudan disse:

então, fora o custo das RAM DDR 4, o resto é mimimi? Os processadores sozinhos estão mais baratos que os Haswell pelas minhas pesquisas na Pichau/Terabyte/Kabum.

DDR4 é quase o mesmo preço de DDR3.. A diferença é pequena..

 

Não acho "mimimi"... Tem uma diferença de projeto mesmo e a CPU tem um PCB mais fino..  A Intel garante que a carga que o Skylake aguenta é a mesma dos Haswell.. Mas, de modo geral, o Custo x Benefício do sistema como um todo, não é lá essas coisas..

 

Como o @Contiusa disse acima, dependendo do que você tem hoje, valeria esperar um pouco e pular o Skylake..

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria tava lendo por aí que não vinha cooler, por isso, que tavam amassando por aí, tentei montar uma máquinas em alguns sites com 1151 e eles colocavam cooler como item obrigatório...desde quando tão enviando cooler junto?

estou no 775 ainda...estou quase comprando Haswell mesmo...ou vale a pena pegar Skylake?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brudan

 

No começo, vinha sem mesmo.. Mas eram apenas os dois pra OC.. Agora, com a linha toda completa, já está vindo com eles..

 

Pra você, creio que tanto faz.. O problema no momento é placa-mãe.. Já tá meio complicado achar boas placas-mãe pra soquete 1150 e as pra Skylake tão caras demais.. Se achar uma pra Haswell boa, com preço decente, fique com Haswell mesmo...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brudan @RS Faria

 

Eu também to apostando em pular o Skylake, eu geralmente não gosto de plataformas de transição (como essa de DDR3 para DDR4 por exemplo), costumar dar alguns problemas ou bugs, não que a Skylake tenha muitos problemas mas tem toda essa questão de evitar memória DDR3, mesmo algumas placas maes tendo suporte para ela, isso sempre dá confusão.

 

Mas o Skylake ainda é o Tock da Intel. Vale a pena ver o que tá reservado no Cannonlake, que é o Tick, ainda acho que tem o Kaby Lake que é o Refresh ainda mas também to apostando em pular esse.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Ótima explicação não me atentei para isso no inicio do Ano vendi um Skylake para um Cliente com DDR3 e ele estava reclamando muito de lentidão agora parou está funcionando normal, mas acho isso deve ter relação agora faz todo o sentido um processador i3 4GB Apresentando Lentidão e estava mesmo, fiz acesso remota tava muito lento não entendia o motivo agora tudo faz sentido agora estou esperto com isso não vendo mais com ddr3 e quase vendi para um amigo assim, sorte que ainda não vendi agora vou passar para ele com DDR4. Obrigado pelo artigo @RS Faria  acredito que muitos aqui não atentaram para isso também 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Incrível que nós reclamamos da AMD durante anos por causa das placas-mãe com chipset 760, da gambiarra e tudo, e agora é a Intel que faz a mesma bananada. O mercado aqui tem vendido H110 pelo dólar a R$ 7 (absurdo). Lá fora são as placas mais baratinhas. E essas H110 estão muito básicas. Me admira eles fazerem isso.

 

O mercado aqui vai aproveitar essa história e vender essas carroças por 500 reais. Só espero que a nova geração de placas-mãe não venha com suporte para DDR3, porque a gambiarra da AMD vem se arrastando há meia década.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 02/03/2016 às 22:12, RS Faria disse:

Há uma certa confusão, no que tange os processadores Skylake da Intel e a sua compatibilidade com memórias RAM.

 

Quando foi anunciado, uma das grandes vantagens dos Skylakes, seria a ampla compatibilidade do seu controlador de memórias (IMC), sendo compatível tanto com memórias DDR3, quanto memórias DDR4. Do ponto de vista do consumidor, seria uma vantagem enorme, pois eliminaria a necessidade da troca dos pentes de RAM. Bom, seria...

 

O problema é que, em algum ponto, a informação foi mal passada. Os Skylakes são compatíveis com DDR3, mas não com memórias DDR3 padrão. São compatíveis com memórias DDR3L, ou seja, memórias DDR3 de baixa tensão (L = Low Voltage). A informação pode ser conferida no Datasheet da Intel, referente aos Skylake, na página 18:

 

http://www.intel.com.br/content/www/br/pt/processors/core/desktop-6th-gen-core-family-datasheet-vol-1.html

 

A mesma informação, pode ser conferida nas especificações das CPUs Skylake. Exemplos do Core i5 6500 e do Core i7 6700

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/88184/Intel-Core-i5-6500-Processor-6M-Cache-up-to-3_60-GHz

 

http://ark.intel.com/pt-br/products/88196/Intel-Core-i7-6700-Processor-8M-Cache-up-to-4_00-GHz

 

Reparem no "DDR3L @ 1,35V" em todos eles. Afinal, qual o problema?

 

 

O problema começa nas especificações de tensão dessas memórias RAM. DDR4 opera com 1,2V /  DDR3L opera com 1,35V / DDR3 comum opera com 1.5V

 

Ao utilizar memórias DDR3 em Skylake, você vai forçar o IMC da CPU a trabalhar com uma tensão 25% maior, em relação a operação com DDR4. Vai funcionar? Vai, porém, o uso prolongado (aqui, o intervalo de tempo é impossível de determinar), vai ocasionar problemas a CPU, seja um problema apenas no controlador de memórias ou na CPU toda. E não vai dar pra chorar com a garantia...

 

As fabricantes de placa-mãe, até atestam que suas placas dão suporte a Skylake + DDR3 padrão. Mas, em caso de problemas, elas vão te ressarcir? Será que vale a pena o risco? EU, acho que não..

 

 

Se for comprar ou indicar Skylake, indique Skylake + DDR4, pro bem de quem compra e pra consciência tranquila de quem indica. O preço de memórias DDR4, já está muito mais razoável, do que em seu lançamento, e achar DDR3L pra desktops é bastante complicado.

 

É isso.. See ya...

é bom lembrar que quem gerencia a memoria é a placa-mãe, se as memorias estiverem na lista aprovada da placa-mãe pode comprar que ele suporta, agora se não estiver é complicado, você pode ter problemas de compatibilidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, guialtran disse:

é bom lembrar que quem gerencia a memoria é a placa-mãe, se as memorias estiverem na lista aprovada da placa-mãe pode comprar que ele suporta, agora se não estiver é complicado, você pode ter problemas de compatibilidade. 

Desde os Phenom na AMD e os Core de 1º Geração da Intel, o controlador de memória está embutido no processador..

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, RS Faria disse:

Desde os Phenom na AMD e os Core de 1º Geração da Intel, o controlador de memória está embutido no processador..

achei....
http://wccftech.com/skylake-does-not-support-ddr3-damage-ddr3l-only/
http://www.eteknix.com/intel-admits-ddr3-ram-can-damage-skylake-processors/
http://www.tomshardware.com/news/skylake-memory-support,30185.html

parece que é isso mesmo.
mesmo eu achando que seria o contrario.

acho melhor não usar mais DDr3 em novos processadores.
eu n gostaria de ter meu processador queimado.
:/
acho que acabaram as duvidas. com os links.
acho que links como referencia deveriam ser usados para argumentos melhores e mais confiáveis.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 02/03/2016 às 22:12, RS Faria disse:

O problema começa nas especificações de tensão dessas memórias RAM. DDR4 opera com 1,2V /  DDR3L opera com 1,35V / DDR3 comum opera com 1.5V

 

Ao utilizar memórias DDR3 em Skylake, você vai forçar o IMC da CPU a trabalhar com uma tensão 25% maior, em relação a operação com DDR4. Vai funcionar? Vai, porém, o uso prolongado (aqui, o intervalo de tempo é impossível de determinar), vai ocasionar problemas a CPU, seja um problema apenas no controlador de memórias ou na CPU toda. E não vai dar pra chorar com a garantia...

Cheguei alguns meses atrasado para comentar... mas antes tarde do que nunca.

 

Essa parte tá mal escrita. Não há problema NENHUM em usar DDR3 com 1.5v. Ou 1.65v. Ou mesmo 2.0v. E a mesma coisa se aplica a DDR4, não há nenhum problema para o IMC usar com, digamos, 1.8v. E a razão disso é muito simples: a tensão do pente de RAM (vDRAM ou vDIMM, dois nomes para a mesma coisa) não tem NADA a ver o processador, é uma tensão completamente isolada. Pensando só na tensão da RAM, que é o que o pessoal costuma argumentar, não afeta em nada a vida do processador e, pensando exclusivamente nela, não há motivo nenhum para que DDR3 seja um problema.

 

Agora, o que TEM a ver com o processador são outras duas voltagens que ninguém fala: VCCIO e VCCSA. Essas duas, que são voltagens intermediárias entre a RAM e o processador, são o real problema. Por padrão, as mobos jogam pra cima essas duas tensões quando veem uma tensão "alta" na RAM, embora seja a padrão com DDR3. E é aqui está o verdadeiro motivo de dizer que DDR3 + Skylake = Problem no IMC: exagerar nessas duas (que, de novo, acontece por padrão com DDR3) é que vai causar dano ao IMC, e não exagerar na vDRAM / vDIMM.

 

Por outro lado, se você manualmente configurar essas duas para níveis adequados (lembrando que se for baixo de mais vai causar instabilidade), você não vai ter nenhum problema ou degradação no IMC em usar DDR3. 0. Nada. Em tese, você poderia fazer isso e usar seus pentes DDR3 primeira geração de 1.65v e ter seu PC durando 10 anos sem desgaste nenhum.

 

Só com as seguintes ressalvas:

  1. Se o cara com 11k posts não sabia disso e demorou 6 meses para alguém que soubesse ler corrigir o deslize, quantas pessoas vocês acham que sabem dessas coisas? Pouquíssimas. E mesmo sabendo, aposto que teria muita gente que não seria capaz de se meter com essa tal de VCCIO/VCCSA que o tutorial gente fina do youtube não falou nada a respeito...
  2. Lembra que eu falei que, em tese, era só ajustar as duas tensões e o problema estaria resolvido? Pois é, só tem um detalhe nisso: para ajustar as tensões manualmente, você precisa da opção para tal! Nas mobos mais simples, digamos H110, aposto que não há essa opção de controle fino das voltagens. E por outro lado, embora mobos mais high end como as Z170 ofereçam esse recurso, a enorme maioria já usa DDR4 de qualquer maneira, então nem haveria motivo de preocupação para começar!
  3. Não muda o fato de que, embora seja possível e seguro usar DDR3, continua sendo uma ideia ruim. A final, uma das vantagens (se não A vantagem) de usar processadores de 6ª geração é justamente usar a nova tecnologia de DDR4 ao em vez de investir em DDR3, que já está começando a morrer. E isso sem mencionar que há uma certa perda de desempenho com essas memórias, quando comparadas com DDR3.

 

@RS Faria Só queria deixar ai o minitexto para que depois você corrija o OP. O resultado final é o mesmo: não compre DDR3 com Skylake, vá de DDR4. Mas vamos chegar nessa conclusão pelos motivos certos ao em vez de se basear em informação imprecisa.

 

 

@Narak13@Zucchini@brudan@Contiusa@GabrielLP14@flavio_guara@Rafaeldrsoares@guialtran

Só taggando o povo que postou aqui para que depois vocês leiam e fiquem com informações mais precisas acerca do assunto.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielLP14 disse:

@Imakuni não há problema mesmo?

Configurando as coisas manualmente, não.

 

Mas é aquilo que eu disse: para fazer manualmente, a mobo tem que te permitir, e a maioria (se não todas) as que permitem nem usam DDR3 pra começo de conversa. Por essa razão, eu só recomendo "não compre DDR3 com Skylake" e não dou nenhuma explicação mais detalhada nos tópicos do dia a dia, a final de contas isso que eu falei é mais um formalismo que não importa para 99% das pessoas.

 

Mas para um tópico fixo, dedicado especificamente a esclarecer a confusão de DDR4 e DDR3, ai eu já acho que isso que eu falei, embora mais técnico, deva ser bem explicado.

 

De novo, digo que a minha opinião é a mesma: não compre Skylake + DDR3. Ainda assim, eu acho importante que as coisas sejam explicadas corretamente, muito embora essa explicação dê mais força para a opinião contrária...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Imakuni disse:

 

Não muda o fato de que, embora seja possível e seguro usar DDR3, continua sendo uma ideia ruim. A final, uma das vantagens (se não A vantagem) de usar processadores de 6ª geração é justamente usar a nova tecnologia de DDR4 ao em vez de investir em DDR3, que já está começando a morrer. E isso sem mencionar que há uma certa perda de desempenho com essas memórias, quando comparadas com DDR3.

 


ou seja, melhor comprar memorias indicadas.
melhor n ficar cutucando a velha DDR3....
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ideia do tópico era a abordagem mais simples possível.. Imagina ter de explicar pra cada um, que você precisa setar uma série de especificações, manualmente na BIOS, pra evitar que seu PC tenha problemas?? Tem gente que surta, só com a ideia de entrar na BIOS.. Mais ou menos, é o que acontece com o pessoal que CPU FX em MOBOS mais antigas..

 

 

Enfim, aqui tem uma tabela da TweakTown, com alguns valores e funções de certos parâmetros de tensão dos Skylakes..

 

7481_14_tweaktowns-ultimate-intel-skylak

 

O guia completo deles, está abaixo:

 

http://www.tweaktown.com/guides/7481/tweaktowns-ultimate-intel-skylake-overclocking-guide/index.html

 

 

Sim, ainda não há relatos de problemas de Skylake + DDR3.. A própria Intel disse que "é algo que PODE ocorrer com uso prolongado".. Problema é apostar 1500 reais em CPU, nisso..

 

Se a Moderação achar que é válido, pode adicionar as informações ao post principal..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...