Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processadores intel da série i5 rodando a 100% em games


Contiusa

Posts recomendados

Então, para não sair do tópico no outro thread eu achei melhor postar aqui. 

 

Teste com i5 de várias gerações overclocados (um FX-8350 no meio). No minuto 1.27 ele diz que os quatro núcleos dos i5 estão a 100% no "The Witcher 3", até mesmo o i5-6600K.

 


No teste abaixo a diferença do i5-6600K com ou sem overclock (bastante coisa).

 


Ou seja, tudo indica que os projetistas de jogos finalmente colocaram a carroça na frente dos bois. Já era hora de a Intel lançar um i5 e i7 padrão de 6 núcleos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vídeo 1 ele está rodando todos CPU's em stock de fábrica, apenas a GPU está overclockada. O GTA 5 dá gargalo mais pela limitação de software(API) do que do processador em si. No vídeo 2 mostra que uso do CPU é besteira pois o clock maior é quem manda, i5 com clock maior foi melhor que i7 que tem uso percentual menor em seus 8 threads. Veja o que o Mantle faz por um "i3":

API otimizada ainda pode ajudar tirar gargalo de i7 de 4 núcleos:

 

Testes recentes que fiz com GTA 5 e BF4 no meu i7 com hyperthreading ligado e desligado afetaram em 0.1% o desempenho.

 

A questão que i5 e i7 de 4 núcleos é mesma coisa tirando o cache L3 30% superior no i7. O uso alto dos threads não representa o estresse das partes físicas do CPU. Mesmo i5 com 100% de uso dos threads ele em quase todos jogos não perde desempenho para i7 de 4 núcleos, um exemplo é AC:Unity. Se o i5 em 100% de uso dos threads estiver saturando os núcleos físicos o i7 de 4 núcleos vai saturar igualmente mesmo tendo porcentagem menor de uso dos threads.

 

E ainda tem outro ponto, pessoal que joga com monitor de 60hz não precisa entrar em desespero com esses benchmarks com números superiores a 60fps. Só deveria se preocupar quem tem monitor 120 e 144hz que dai estará realmente perdendo desempenho visual. Se seu i5 faz 70fps e sua VGA está trabalhando em 50% mas seu monitor é de 60hz, porque entrar em desespero? Talvez o desespero seja por estar desperdiçando 10 frames.

 

Agora sobre a Intel mudar os CPU's mainstream, porque ela vai fazer isso se ela não tem incentivo. Os 8 núcleos da concorrência em vários jogos brigam com os 2 núcleos da Intel. A AMD não tem nada para concorrer com os 4 núcleos da Intel nos games.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, nowinskit disse:

O vídeo 1 ele está rodando todos CPU's em stock de fábrica, apenas a GPU está overclockada. O GTA 5 dá gargalo mais pela limitação de software(API) do que do processador em si.

 

É, eu vi, mas no segundo vídeo ele está a 4.5Ghz.

 

Mas a sua afirmação de que é mais por limitação de software não está correta. Se os 4 núcleos estão colados a 100% é porque o gargalo é "real". De qualquer forma, um i5-6600K a 100% significa que os games já passaram, correto? Imagine quando eles começarem a usar DX12? E se no segundo vídeo o i5-6600K dispara no over em alguns dos jogos, é sinal de que o gargalo no i5-6600K em stock é forte.

 

Eu não vi os filmes todos, mas mesmo no link do outro thread têm vários comentários de gente com i5 rodando GTA e BT4 no talo. Eu não vi, mas esse review é em single player?

 

Ou seja, i5 desbloqueado tem as suas funções, e muito, quando estamos falando de VGAs de ponta. 

 

Edit: o i5-6600K tem um ganho de mais de 20% em relação ao i5-4440 pelos benchs do AnandTech e PassMark combinados. Ou seja, o i5-4440 já se torna uma CPU intermediária, e não uma CPU "que segura qualquer VGA", "que i5 desbloqueado é jogar dinheiro fora", etc, etc.

 

E a tendência é essa diferença se ampliar a medida que começarem a sair os jogos para DX12. Se a Intel continuar nesse passo de tartaruga e o Zen não vingar como prometido, os desenvolvedores de jogos terão que tirar férias coletivas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre falei isso, os processadores core i5 são superestimados. Falam do core i5 como se fosse o melhor processador do mundo, que você pode colocar qualquer placa de vídeo do mundo nele. Mas na verdade não passa do quad core mais simples da intel. é um processador fraco, sem mais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nem sempre o CPU em 100% perde desempenho. Clock é mais importante que utilização dos threads, mesmo para o i7 de 3ghz com 50% de uso vai dar gargalo maior que i5 de 4ghz com 100%.

 

O fato do FPS aumentar tem muitas variáveis, como o DX11 que faz a ponte de comunicação CPU-GPU passa por apenas 1 thread, quanto maior for o clock(IPC) mais informações passarão por essa via única e diminuirão o gargalo, mas claro outras funções do jogo processadas nos outros threads acabam sendo beneficiadas também.

 

API refinada não significa necessitar CPU com mais núcleos, várias melhorias da API são para remover gargalos que ela produz na comunicação CPU-GPU. O ponto mais famoso das novas API's é que mais threads agora poderão fazer a comunicação CPU-GPU, isso não significa que DX12 vai precisar de CPU com mais núcleos, muito diferente disso ele vai fazer que os atuais CPU's tenham mais desempenho, apesar claro que dependendo do caso CPU's com mais núcleos terão sempre vantagens.

 

O teste com Mantle que postei demonstra como se ganha desempenho apenas otimizando API gráfica em jogos com maior dependência do CPU. Um dos pontos que você pode reparar no segundo video a partir de 02:22 é como Mantle remove um recurso relacionado ao driver de video que faz uso de CPU no DX11. É nova API removendo excesso desnecessários.

 

E sobre i5 de baixo clock a questão que fica é, eles não conseguem entregar 60fps para os 60hz? Se o gargalo for apenas acima de 60hz então não sei porque tanta preocupação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, nowinskit disse:

Mas nem sempre o CPU em 100% perde desempenho.

 

Nem sempre. No segundo vídeo ele fala que um dos jogos tem menos stutter com o HT do i7, que faz a diferença.

 

A questão também é de quem está jogando. Nos fórums de simuladores de voo, que eu jogo, cada um vai ter um setup diferente. Tem gente que não se importa com stutter, shimmering ou um pequeno lag. Para quem é competitivo e costuma investir em hardware e controles, o bicho pega e o micro vira um saco sem fundo.

 

Mas eu concordo que os jogos adoram um clock, por isso eu acho que os fóruns não levam os i5 desbloqueados em consideração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imagino que haja um mix de alguma falta de hardware, em certos casos, e falta de otimização de software..

 

Temos de dizer o número de jogos que nos últimos tempos, que vem extremamente mal otimizados pra PC.. A lista é grande.. No segundo vídeo, o narrador fala de como FarCry 4 distribui mal a carga nos threads da CPU e o impacto do OC nisso..

 

Por outro lado, tem a nova mania dos jogos de mundo aberto.. GTA V e TW3 são bons exemplos de como tornar a vida da CPU, um inferno.. Teremos mais casos, daqui pra frente..

 

O ponto que o @nowinskit é bem interessante também.. O DX 12 deve nos dar essa resposta nos próximos anos.. Se ele for metade do prometido, já será uma evolução legal..

 

 

1 hora atrás, nowinskit disse:

E sobre i5 de baixo clock a questão que fica é, eles não conseguem entregar 60fps para os 60hz? Se o gargalo for apenas acima de 60hz então não sei porque tanta preocupação.

Pois é...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, nowinskit disse:

E sobre i5 de baixo clock a questão que fica é, eles não conseguem entregar 60fps para os 60hz? Se o gargalo for apenas acima de 60hz então não sei porque tanta preocupação.

 

No segundo vídeo ele fala que o i7 tem menos stutter por causa do hyper threading. Isso é sinal de que o i5 está com a corda no pescoço, e nós estamos falando de um i5-6600K rodando a 4.5Ghz.

 

A questão é, muita gente joga com stutter e shimmering e não se importa ou se acostuma. Aí alguém pergunta como está o jogo e a pessoa responde "aqui está ótimo".

 

Enfim... A questão é que bateu no teto. Em outro fórum tem várias pessoas com i5 dizendo que está a 100% em alguns jogos. 

 

Se o DX12 liberar um pouco do esforço que o primeiro thread faz, pode ser que melhore nos quatro núcleos em conjunto, mas pode não acontecer, porque se os quatro já estão a 100%, talvez não mude nada. O que vai acontecer é um "gerenciamento da crise".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o equilíbrio das configs, toda configuração tem que de alguma forma ser equilibrada. Geralmente, quem é entusiasta, acaba tendo a noção de colocar um i7 junto com uma GTX 980 TI/Titan/AMD Equivalente.

 

Dá pra perceber no vídeo o porque do i5 "gargalar", os jogos estão Full MAX, até Anti Aliasing ta no maximo, coisa que só quem tem uma placa de vídeo desse porte consegue fazer. A verdade é que a maioria esmagadora, arrisco uns 80%(mais no Brasil) cria config pra 1080p com GTX 970 pra baixo, enquanto essa tendência seguir, a Intel nunca vai criar um "i5 six core".

 

Mesmo a GTX 970 "maximizando" qualquer jogo Full HD hoje em dia, é óbvio que ela não vai conseguir maximizar com todos os filtros no maximo junto, isso acaba dando uma folga pro i5. Apesar disso, o i5 em minha opnião, é o "the king" do 1080p sim, porque querendo ou não ele é suficiente. Tem situações que ele gargala, tipo a história do Crysis 3, mas além de ser um caso isolado, não é algo que compromete a fluidez. Quando o gargalo não compromete a fluidez, ele é inofensivo. E quando o você paga 1000 reais a mais em um processador "só pra não gargalar" temos outro problema.

 

 

De qualquer forma, sempre gostei muito dos vídeos do DigitalFoundry, são muito bons, mas algumas coisas que eles falam eu fico com um pé atrás. i5 6600k overclockado 100% de uso em todos os cores no The Witcher 3 que nem é tão CPU Bound assim? Really?

Aqui tem um vídeo de um cara com um i5 4690k (não informado se está OC então deve estar em stock) com uma 980 TI e setou o jogo tudo no max do max, inclusive o tão pesado Hairworks, o uso de CPU até chega a passar os 90 algumas vezes mas raramente chega a 100. Sei que um vídeo de um cara random pode ser menos confiável ainda, mas eu não acredito que o i5 4xxx fique 100% travado no The Witcher 3 nem ferrando. Nos outros jogos CPU Bound eu não tenho dúvidas mas nesse não.

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Narak13 disse:

i5 6600k overclockado 100% de uso em todos os cores no The Witcher 3 que nem é tão CPU Bound assim? Really?

 

Isso foi erro meu (vou até consertar o título), no primeiro vídeo ele está em stock. No segundo vídeo ele está a 4.5Ghz, mas ele não fala que está a 100%.

 

Mas eu já vi outros tópicos de gente com i5-4690K rodando a 100% no GTA5 e BTF4. Não sei se é com over, mas de qualquer forma são i5 topo de linha rodando no talo. E lá fora o pessoal ainda usa i5 para games. Uma configuração de monitor 27" e i5 desbloqueado não é incomum, e o i7 nem é uma CPU "gamer" justamente porque o HT não é tão eficaz assim. Nada substitui o core real.

 

Mas a questão de um i5 de seis núcleos é que o i5 não tem ficado mais forte e os jogos estão chegando junto com muita rapidez. A cada ano a especificação dos jogos tem subido mais ou menos no ritmo das VGAs, que é muito forte, mas as CPUs simplesmente estagnaram nos 5-6% de ganho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa

 

Ah entendi, realmente tinha desconfiado de ser um erro seu porque joguei nos 1:27 e não ouvi nada, mas como meu inglês não é lá aquelas coisas não duvidei... hehe. Agora faz mais sentido, GTA V realmente, esse jogo puxa muito da CPU, até dos i5. Já vi esses casos também, seria interessante sim pra todos se a Intel resolvesse fazer um "i5" mais forte, mas o ponto levantado pelo @nowinskit também é interessante, o DX12 promete melhorias, vamos ver como vai ser o uso da CPU nessa nova API, que pelo menos na teoria, vem com força total.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

8 horas atrás, Contiusa disse:

No segundo vídeo ele fala que o i7 tem menos stutter por causa do hyper threading. Isso é sinal de que o i5 está com a corda no pescoço, e nós estamos falando de um i5-6600K rodando a 4.5Ghz.

Em todos jogos ele reparou esse stutter no i5 ou em algum específico? O Witcher 3 causa stutter em qualquer CPU, até no meu i7. Está relacionada a uma configuração do jogo de remover dados não mais usados e quando você entra na cidade povoada ele fica ativo mais frequente e gera stuttering.

 

Um ponto que faltou destacar é, quanto mais FPS mais CPU é usado. Se capar o fps em 60hz com Vsync o uso do CPU cai uma boa quantia e provavelmente para de atingir 100%.

 

Citação

Se o DX12 liberar um pouco do esforço que o primeiro thread faz, pode ser que melhore nos quatro núcleos em conjunto, mas pode não acontecer, porque se os quatro já estão a 100%, talvez não mude nada. O que vai acontecer é um "gerenciamento da crise".

Você já viu os testes do mantle no bf4 que é um jogo super gargalado pelo CPU em DX11? O i3 roda bf4 em 100%, usando mantle o fps mínimo e médio subiram mais de 20% e o CPU continuou em 100%.

 

@Narak13 

Citação

i5 6600k overclockado 100% de uso em todos os cores no The Witcher 3 que nem é tão CPU Bound assim? Really?

 

Ele não vai a Novigrad no video, Novigrad é a cidade lotada de NPC's e construções, uso do CPU se intensifica lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, nowinskit disse:

 

Em todos jogos ele reparou esse stutter no i5 ou em algum específico? O Witcher 3 causa stutter em qualquer CPU, até no meu i7. Está relacionada a uma configuração do jogo de remover dados não mais usados e quando você entra na cidade povoada ele fica ativo mais frequente e gera stuttering.

 

Um ponto que faltou destacar é, quanto mais FPS mais CPU é usado. Se capar o fps em 60hz com Vsync o uso do CPU cai uma boa quantia e provavelmente para de atingir 100%.

 

Você já viu os testes do mantle no bf4 que é um jogo super gargalado pelo CPU em DX11? O i3 roda bf4 em 100%, usando mantle o fps mínimo e médio subiram mais de 20% e o CPU continuou em 100%.

 

@Narak13 

 

Ele não vai a Novigrad no video, Novigrad é a cidade lotada de NPC's e construções, uso do CPU se intensifica lá.

 

Cara, com o HT foi a mesma coisa. Demorou anos para o pessoal entender que o i3 se beneficiava em muito do HT. Os jogos já estão gargalando o i5 (dá para ver o salto que ele tem depois de fazer over) e ainda vai levar uns dois ou três anos para o pessoal entender que a carroça passou os bois.

 

Não entendi o que você falou do stutter. Ele foi bem claro ao dizer que o HT do i7 deixava o jogo mais liso do que com o i5.

 

Só vamos saber como ficará o DX12 quando sair um game que exige de CPU com DX12. Mesmo que fique mais liso a 100%, já está a 100% desde agora, concorda? E provavelmente (certamente) a versão DX12 do GTA vai vir mais pesada. Não tem como dourar a pílula. O i5 ficou para trás em games. Até que ponto isso vai influenciar nos próximos anos, só saberemos com o tempo, mas que ficou para trás, isso não há como negar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você pegar o fx-8350, por ter 8 threads ele usa menos CPU que o i5 no GTA 5, não atinge 100% de uso nunca, deve ficar 50-60%, e ele faz bem menos FPS. Tem jogos como a saga Total War que deixa i3 e Phenom x4 usando 50-60% e GPU em 50%. Logo ambos CPU's não ficam em 100% de uso e já causam gargalo. Se basear no congestionamento de instruções nos threads não é uma medição precisa para causa de gargalo.

 

Quem tem i5 desbloqueado rodando a 4.5ghz está em vantagem com quem tem i7 bloqueado rodando em 3.5ghz, seja o jogo que for.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pesquisando sobre uso de RAM em games, me deparei com Quantum Break (lançamento em abril).

 

Só roda com DX12
Recomendado 16GB de RAM

Configuração mínima para ultra i7-4790

 

Só é um jogo, mas parece que os desenvolvedores vão entrar com tudo agora com o DX12. Talvez não seja o padrão, mas a ideia de que o DX12 ia aliviar para as CPUs parece ter saído pela culatra. Parece que os desenvolvedores estavam trabalhando frustrados com o gargalo / limite do DX11. O que vai acontecer agora é que eles vão soltar os cachorros para cima do coitado do i5, que já virou CPU mediana e deixou de ser considerada entusiasta.

 

quantum_zpsndrlayvz.jpg

 

Talvez os specs baixem com a atualização dos drivers, mas já fica uma tendência do que vem por aí - eu acho que só vem pedreira. Obviamente que esse questionamento é para quem tem micros de ponta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Narak13 disse:

@Contiusa

 

Bem exageradas essas specs ao meu ver, GTX 760 e Core i5 requisito MINIMO? 16GB de RAM? nem ferrando...acredito não, só vendo.

 

Mas não deixo de concordar que os jogos vão começar a pesar pra cima do i5 agora, ainda mais que jogo Open World tá na moda ultimamente.

 

Não sei, mas eu acho que a memória é o que deve mudar menos, até porque sempre lançam filtros e patches depois. Eu não lembro agora, mas eu vi o teste / review de um jogo usando 10GB. Não era esse, mas o cara falou que estava batendo em 10GB no gerenciador de tarefas. Não acho que tenha sido VRAM, mas eu posso estar enganado.

 

Mas não deve ser 16GB, mas 10-12.

 

Talvez o i7 seja um pouco de exagero, mas o bicho vai pegar daqui para a frente :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, the Hacker disse:

Eu nao entendo muito de pc mais os desenvolvedores de games colocam i5 requisito minimo e i7 requisito max sendo que o i7 e desperdicio e o i5 ainda aguenta muita coisa por bom tempo de 4gen a 6gen e ainda com gtx960,970

 

Concordo, essas configurações mais pesadas tem se comentado com GTX 980 Ti para cima, SLI, monitor 144hz, etc. Sem contar que vem o Pascal em (maio) com 2X a eficiência do Maxwell, memory bus enorme... A coisa está feia.

 

Enfim, a Intel já deve ter uma carta na manga, porque se não tiver e o Zen vier com espaço para desenvolvimento, essa arquitetura de quad core com HT vai ficar obsoleta da noite para o dia. Eles já deveriam ter lançado um hexacore para o soquete padrão com preço acessível. Mas como a AMD não ameaça...

 

Eu imagino que a Intel vai esperar sair o Zen para determinar uma estratégia nova se for necessário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...