Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook desligando sozinho


Kim.93

Posts recomendados

Olá pessoal. 

Possuo um notebook samsung rf511-sd4. 

Há cerca de 1 mês, resolvi enviá-lo para manutenção com o objetivo de trocar a pasta térmica  (por precaução pois o mesmo estava em ótimo funcionamento). 

Acontece que uns 15 dias depois, ele começou a apresentar defeito. Ele simplesmente DESLIGA SOZINHO. Não dá tela azul, simplesmente desliga como se houvesse cortado a energia que o mantém ligado. 

Em determinadas vezes, ele funciona por horas seguidas sem apresentar esse desligamento. Em outras, ele desliga em menos de 10 minutos de uso. 

Obs: Não estou rodando nenhum jogo. Ele desliga na área de trabalho, sem que haja qualquer programa pesado sendo utilizado. 

 

Nas vezes que ele ficou por horas ligado sem apresentar esse defeito, eu fiz o teste de reiniciar para ver se reiniciaria e ele continuaria normal. Mas ao reiniciar, ele desliga em menos de 10 minutos. 


IMPORTANTE: Por duas vezes já o deixei ligado na tela da BIOS e o mesmo não desliga (não apresenta este defeito), porém, ao ligá-lo normalmente o mesmo desliga em cerca de 10 minutos.
 

Pedi a um conhecido recém formado em informática que desse uma olhada... 

Acontece que:

1) A pasta térmica está devidamente colocada. 

2) Cooler está em perfeito funcionamento. 

3) Não há capacitores estufados ou vazando na placa-mãe. 

4) Todos os pentes de memória foram testados individualmente e ambos estão bons. 

5) O sistema operacional foi formatado adequadamente e todos os drivers estão corretamente instalados. 

6) Já testei outra fonte nele, pois poderia ser o caso da fonte estar com defeito. Comprei outra igual e nova, e ainda assim o problema continua. 
7) A temperatura não ultrapassa 51º (logo, descarta-se aquecimento).

 

Será que alguém pode me ajudar com esse problema? 

 

Especificações do notebook:

Notebook Samsung RF511-SD4

Intel® Core™ i5-2450M

6GB de memória

HD 1TB

NVIDIA GeForce com 2GB de memória dedicada

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se ele funcionava perfeitamente e apos essa manutencao preventiva tudo comecou a aparecer, então, algum procedimento errado feito deve ter sido executado.. e o que poderiamos citar como problemas você disse q ja foi verificado, eu mandaria novamente para esse local q você fez a manutencao e exigiria que o notebook voltasse como foi

 

até porque qualquer outra coisa q possamos dizer aqui nao passaria de puro "achismo".. pelo sintoma q você diz eu pensaria em 3 das 7 coisas q você enumerou ja terem sido verificadas

 

 

a pasta termica

 

o cooler

 

as memorias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

@onlinesoltec Amigo, depois de tanto procurar o defeito, acabei descobrindo que se tratava da BGA da placa.

 

Com isso, eu tinha duas opções:

1) Refazer a solda sabendo do risco de voltar a dar o mesmo problema com o tempo.

2) Comprar outra placa. Na época girava em torno de R$450,00.

 

Optei por abrir mão do aparelho, mesmo sabendo que se tratava de um notebook muito bom para as minhas necessidades.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tenho o mesmo modelo e apresenta o mesmo defeito, já mandei para a assistência local mas não descobriram qual o verdadeiro problema, pois continua desligando. Caso tenham alguma informação mais concreta compartilhem por favor, porque está parecendo que o problema é neste modelo específico, porém ainda não encontrei nenhuma nota da samsung a respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Estou tendo o mesmo problema, o estranho é que ao entrar no modo de segurança, ele funciona normalmente sem desligar sozinho.

 

Também notei que quando inicio o sistema no modo normal e no msconfig na aba Geral e escolho a seleção de inicialização Inicialização de Diagnostico, o computador também não desliga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 2 meses depois...

Meu notebook esta representando também este problema. Fiz todos os passos que voce ,antes mesmo de ter visto a postagem. De ultima hora troquei o processador por um i3 de um amigo formatei ele com este processador. No entanto formatou normalmente. Desliguei e liguei umas 5 vezes para ter certeza deixei um tempo ligado e funcionou normal.Logo apos coloquei o processador original ligou 2 vezes funcionou normal e depois retornou o problema.

Estou apreensivo de comprar outro processador e não ser. Se alguém tiver alguma solução poste ai.

Desde ja obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

resolvido.....

 

ola pessoal venho aqui compartilhar minha experiencia com esse notebook, para eu resolver eu apenas troquei o processador i5 2°geração por ou i3 2° geração formatei e instalei os drivers e to testando ele com videos em full hd 1080p .

provavelmente ocorreu algum problema no vídeo integrado no processador.

e91c3354-994b-404d-9153-4b86619520f8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Comprei um I3 2310M e o problema diminiu, só que não solucionou, esta desligando hora ou outra... até coloquei um SSD para tentar resolver e nada. Não sei mais o que fazer... pelas minhas pesquisa provavelmente é a BGA mesmo. O melhor a se fazer é vender esse modelo e comprar um melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fiz todos testes citados acima, e também do BGA Porém não achei bem o defeito... Segue o post
Minha esposa tem um Notebook Positivo SIM+, com um processador i5 2450M 2.5 Ghz (turbo boost até 3.1 ghz), Chipset - intel(r) 7 series/c216, HD 500GB, 6GB de RAM, Placa-Mãe 71r-a14hv6-t840. 
Agora o notebook completou dois anos e fica ligado apenas 30 minutos exatos, inicialmente achei que poderia ser Sistema pois de Hardware estava aparentemente ok, então formatei mas o defeito continuou, passei vários programas e nada detectado pesquisei na internet e também não achei nada diagnosticado apenas varias pessoas na mesma situação (algo que ajudou foi a cada 25 minutos fechava a tela assim ele entrava em modo suspensão e ao abrir não desligava, dando mais 30 Min)...
*Então passei para testes de Hardware, dei uma boa limpeza, trocando pasta térmica e verificando toda a placa que estava toda OK. 

*Passei para as memorias testei as duas, troquei por iguais 2Gb com 2Gb, 4Gb com 4Gb, mesmas marcas e diferentes. slots e Memorias OK.
*Testei HD e Ok.
*Testei dissipador térmico e cooler, ambos OK
*Outros testes como limitar a frequência do processador, Atualizar a BIOS, Note com bateria e na tomada, só bateria, só tomada, Win 7/ 8.1/ 10, teste em local bem climatizado e com cooling pad e o problema continuou. (Temperatura do processador e HD independente do Local não passava de 60°). 

Teste que funcionou, Meu notebook e um STI Infinity Ni 1401, processador Intel(R) Pentium B950  2.10GHz, Chipset - intel(r) 7 series/c216, HD 500GB, 6GB de RAM, Placa-Mãe 71r-a14hv6-t831. 
Por ser parecidos e a Placa suporta I3/ I5/ I7, então troquei os processadores o resultado foi que o Positivo (Note dela) ficou funcionando OK e o meu STI Ficou com o Bug de 30 minutos...

Não cheguei a conclusão se era o processador ou o Chipset (BGA), pois se fosse BGA mesmo com o outro processador dava algum defeito e nem o Processador pois coloquei ele no Computador de Mesa e funcionou normal...
Talvez seja que o processador exija muito do dissipador de calor fazendo o mesmo esquentar muito e pelo fato dele ser compartilhado com o chipset e componentes ao redor sobre aqueça e desliga mas a duvida é porque a temperatura é detectada como normal ??? é também não é incompatibilidade de Hardware porque se não apresentaria desde o inicio (na compra). 

Espero ter ajudado de alguma forma, se alguém conseguiu achar o defeito comente. ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Fala galera, boa tarde!!

Tenho esse modelo de Notebook, li todos os comentários, fiz todos os testes, quebrei cabeça por muito tempo com esse problema, e aparentemente achei uma solução.

Diante de tudo, Após desabilitar o driver da placa de vídeo (NVIDIA GeForce com 2GB), e deixar como padrão o Driver da Intel HD Graphics, ele funciona perfeitamente e não desliga! Acabaram meus problemas, eu utilizo o notebook para jogos, ou seja, após abrir 2~3 clientes do game ele se desligava, isso quando não se desligava na tela de login do usuário, e geralmente eu removia uma memoria para conseguir utiliza-lo novamente.
Pois bem, desabilitem a placa de vídeo e sejam felizes.

 

grande abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!
Postei acima a solução que encontrei, mas hoje, 13/08/2019. o Problema voltou a acontecer.

 

Venho aqui somente compartilhar pois achei que tinha resolvido definitivamente. 

 

Vou me desfazer desse modelo mesmo. 

 

Em 07/08/2019 às 13:56, Allan Vieira - Caruaru-PE disse:

Fala galera, boa tarde!!

Tenho esse modelo de Notebook, li todos os comentários, fiz todos os testes, quebrei cabeça por muito tempo com esse problema, e aparentemente achei uma solução.

Diante de tudo, Após desabilitar o driver da placa de vídeo (NVIDIA GeForce com 2GB), e deixar como padrão o Driver da Intel HD Graphics, ele funciona perfeitamente e não desliga! Acabaram meus problemas, eu utilizo o notebook para jogos, ou seja, após abrir 2~3 clientes do game ele se desligava, isso quando não se desligava na tela de login do usuário, e geralmente eu removia uma memoria para conseguir utiliza-lo novamente.
Pois bem, desabilitem a placa de vídeo e sejam felizes.

 

grande abraço. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...