Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pcyes 600w, devo confiar? (gtx 970 windforce)


yuri.rar

Posts recomendados

29 minutos atrás, Foxwalt disse:

Baseado na qualidade da fonte já testada e dos demais produtos, acho bem difícil que uma fonte PCYes! seja um produto ruim. De qualquer forma, nunca é algo muito certo indicar alguma coisa somente pela marca, seja PCYes! ou XFX, pois não dá pra afirmar a qualidade do mesmo jeito. Eu indico e confio nas duas.

 

Pois bem, entrei em contato com a empresa perguntando sobre a distribuição das linhas de 12V em todos os modelos. Eis a resposta:

 

"Referente a sua questão quanto as linhas de distribuição da fonte, temos que a linha v1 é responsável pela energia de todos componentes com exceção da placa de vídeo a linha v2 é responsável pela energia da placa de vídeo." - Equipe PCYes!.

 

É a distribuição ideal. Para o modelo de 600W, são 324W (da linha exclusiva) + 75W (do slot PCI-E, alimentado pela outra linha) = 399W disponíveis para a placa de vídeo. Placa nenhuma gasta tudo isso, a fonte suporta qualquer coisa.

 

O ideal mesmo seria uma única linha, mas desta forma é aceitável. Essa soma de potência do slot PCI-E nunca ouvi falar, por isso não vou opininar.

 

Ademais, no meu caso, como todas minhas opiniões sobre esta fonte não possuem completo embasamento técnico, prefiro muito mais recomendar fontes com mais tempo no marcado e com mais reviews atestando sua qualidade. 

 

As fontes da IceAge são bons exemplos. A fonte apareceu de um dia pro outro à venda, foram recomendadas por todos os cantos deste fórum, várias pessoas compraram a fonte. O Clube do Hardware fez um teste com a fonte (se não me engano foi o único teste publicado sobre ela), atestou sua "qualidade", mas, no final das contas, se mostrou de péssima qualidade.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, braconius disse:

O ideal mesmo seria uma única linha, mas desta forma é aceitável. Essa soma de potência do slot PCI-E nunca ouvi falar, por isso não vou opininar.

 

Ademais, no meu caso, como todas minhas opiniões sobre esta fonte não possuem completo embasamento técnico, prefiro muito mais recomendar fontes com mais tempo no marcado e com mais reviews atestando sua qualidade. 

 

As fontes da IceAge são bons exemplos. A fonte apareceu de um dia pro outro à venda, foram recomendadas por todos os cantos deste fórum, várias pessoas compraram a fonte. O Clube do Hardware fez um teste com a fonte, atestou sua "qualidade", mas, no final das contas, se mostrou de péssima qualidade.

A alimentação principal e inicial da placa de vídeo vem pelo próprio slot PCI-Express, sendo limitada a 75W. E essa alimentação chega através do cabo da placa-mãe, que está na linha diferente daquela exclusiva para a placa de vídeo.

 

A coisa certa a fazer seria deixarmos claro para o usuário que a fonte em questão não possui nada concreto que ateste sua qualidade, apenas sinais. Isso tanto para a PCYes! Electro quanto para a XFX XT.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt seu lindo. Resposta mais bem fundamentada que vi sobre essa marca até agora. Como faz pra dar +rep? hahahaa
Você fez muito bem e conseguiu fazer algo que não imaginei. Foi diretamente investigar com a empresa. Não sei se a informação sobre os 399w vem dela, mas pelo visto tá bem fundamentado!

E sobre as fontes serem superdimensionadas para a minha configuração, é verdade mesmo. Estou comprando elas apenas porque achei por sorte com preço absurdamente baratos. Ambas com preço mais baixo que uma Corsair CX500 ou CX600 na maioria das lojas, acredita?

A 600w é a que tem menos sentido, porém, porque com a GS800 eu conseguiria fazer SLI ou CFX no futuro tranquilo, sendo que ela tem boa alimentação e além disso tem 4 cabos PCI. Já a PCYes 600w tem apenas 2, acredito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, yuri.rar disse:

@Foxwalt seu lindo. Resposta mais bem fundamentada que vi sobre essa marca até agora. Como faz pra dar +rep? hahahaa
Você fez muito bem e conseguiu fazer algo que não imaginei. Foi diretamente investigar com a empresa. Não sei se a informação sobre os 399w vem dela, mas pelo visto tá bem fundamentado!

E sobre as fontes serem superdimensionadas para a minha configuração, é verdade mesmo. Estou comprando elas apenas porque achei por sorte com preço absurdamente baratos. Ambas com preço mais baixo que uma Corsair CX500 ou CX600 na maioria das lojas, acredita?

A 600w é a que tem menos sentido, porém, porque com a GS800 eu conseguiria fazer SLI ou CFX no futuro tranquilo, sendo que ela tem boa alimentação e além disso tem 4 cabos PCI. Já a PCYes 600w tem apenas 2, acredito.

Essa informação de 399W eu deduzi a partir da informação deles (e eu já esperava que fosse assim, é a distribuição de linhas mais óbvia, mas não dá pra adivinhar, né?). Se uma linha é exclusiva dos cabos da placa de vídeo, você multiplica a tensão (12V) pela corrente entregada (27A) e tem como resultado 324W. Porém, a placa-mãe transporta energia através do próprio slot PCI-Express, sendo o limite 75W. Como o cabo que alimenta a placa-mãe está em linha diferente, você soma os 75W e encontra 399W. default_icon_wink.gif

 

854414600.png

 

E ela tem só dois conectores para placa de vídeo mesmo:

Cabos:
- 1x ATX 12V – 600 mm
- 1x EPS 8 pinos 12V – 650 mm
- 2x PCI-E + 2 pinos – 600 mm
- 2x SATA x SATA x SATA – 420x150x150 mm
- 1x IDE x IDE x FDD – 420x150x150 mm
- 1x IDE x IDE – 420x150 mm

 

Considerando a divisão de linhas, cabos e a potência da fonte, acho que o objetivo claro aqui seria poder usar qualquer placa de vídeo single, mesmo que fosse bem potente, mas não Crossfire/SLI.

 

Ah, e na boa: tome cuidado com esse negócio de Crossfire/SLI. Na maioria das vezes isso não compensa. Você tem jogos mal otimizados, incompatíveis, problemáticos e tudo, só dor de cabeça (já tive e posso afirmar: boa sorte, vai precisar!). Geralmente o negócio é comprar somente uma placa de vídeo mais potente. Mesmo que você compre uma placa de vídeo tal agora e pense em no futuro fazer um Crossfire/SLI comprando outra igual, provavelmente nesse futuro já vai ter uma placa single com preço próximo que faça o custo x benefício da sua configuração multi-GPU ir pro buraco.

 

Ah, e só de curiosidade: a PCYes! foi bem rápida para responder e a resposta foi clara e direta. Nunca vi um suporte tão rápido e eficaz, e olha que já testei muitos! Neste momento mesmo, estou esperando uma resposta da Gigabyte a respeito da minha placa-mãe, já fazem dois dias e nada (e também não estou colocando muita fé na qualidade da resposta, não). Acho que o pior suporte até agora foi o da Asus, demoraram e responderam coisas nada a ver (parecia que a pessoa do outro lado não sabia diferenciar HD de memória ram, a tal "técnica").

 

PCYES_resposta.png

 

Fico contente em saber que a informação foi útil.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, yuri.rar disse:

@Foxwalt Li por aí que esse sistema de 2 linhas separadas é um "modelo antigo", que hoje em dia não se costuma mais fazer assim.
Procede? E se sim, o que isso quer dizer? Uma fonte ultrapassada?

Sair dizendo isso dessa maneira é irresponsável. Ainda há um bom número de fontes modernas e de qualidade em que os fabricantes simplesmente optaram por fazer a divisão dessa forma.

 

Há algumas vantagens em fazer a divisão e há outras vantagens em não fazê-la. Geralmente as fontes de computador possuem uma única saída nativa em 12V, que, nesse caso, será dividida. Nas fontes que possuem divisão de linhas, cada linha é amostrada e protegida individualmente. Se você for analisar o critério da proteção, a fonte opera de maneira mais estável e segura, por exemplo.

 

O que você pode dizer é que a tendência é o uso de uma linha única, não que fontes que não sejam assim são "ultrapassadas". O uso de múltiplas linhas também é conhecido por causar alguma confusão nos usuários e há casos de pessoas que não prestam atenção na distribuição e carregam uma mesma linha com uma corrente que poderia ser dividida entre as outras, por exemplo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

Sair dizendo isso dessa maneira é irresponsável. Ainda há um bom número de fontes modernas e de qualidade em que os fabricantes simplesmente optaram por fazer a divisão dessa forma.

 

Há algumas vantagens em fazer a divisão e há outras vantagens em não fazê-la. Geralmente as fontes de computador possuem uma única saída nativa em 12V, que, nesse caso, será dividida. Nas fontes que possuem divisão de linhas, cada linha é amostrada e protegida individualmente. Se você for analisar o critério da proteção, a fonte opera de maneira mais estável e segura, por exemplo.

 

O que você pode dizer é que a tendência é o uso de uma linha única, não que fontes que não sejam assim são "ultrapassadas". O uso de múltiplas linhas também é conhecido por causar alguma confusão nos usuários e há casos de pessoas que não prestam atenção na distribuição e carregam uma mesma linha com uma corrente que poderia ser dividida entre as outras, por exemplo.

Discordo que seja mais estável ou seguro o uso de múltiplas linhas. Se a fonte for de qualidade e possuir todas as proteções necessárias, é indiferente ter uma única linha (protegida) ou duas/três/quatro linhas (desde que todas tenham proteções indivdividuais).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
46 minutos atrás, braconius disse:

Discordo que seja mais estável ou seguro o uso de múltiplas linhas. Se a fonte for de qualidade e possuir todas as proteções necessárias, é indiferente ter uma única linha (protegida) ou duas/três/quatro linhas (desde que todas tenham proteções indivdividuais).

Se você tiver toda a corrente concentrada em uma mesma linha, se acontece qualquer tipo de problema que pede incremento de corrente, se precisar de proteção, será uma quantidade enorme de corrente para entrar na proteção. Em linhas separadas, será bem menos.

 

A múltipla divisão de linhas pode sim representar segurança maior em determinadas situações. Não é indiferente, mesmo que ambas as fontes possuam todas as proteções.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Sempre pesquisei tutoriais no Clube do Hardware e comprei essa fonte pcyes recomendada pelo vendedor e também técnico de informática que como eu está sempre antenado com os tutoriais do Clube do Hardware. Entrei na loja determinada e convicta a comprar a fonte corsair e mudei de ideia e optei pela fonte pcyes. Reconheço que fiz uma excelente escolha pois essa fonte tem um ótimo custo benefício e bate de frente com a corsair e a VGA que comparada com a novata pcyes são consideradas gigantes. é impressionante o peso dessa fonte comparada com muitas outras até mais caras de marcas duvidosas. Os dispositivos internos da fonte são  diferenciados da maioria das fontes que se vende por aí,por isso ela pesa cerca de mais de 700 gramas a mais que as fontes genéricas e caras que tem no mercado. Vale lembrar que a pcyes ganhou o selo 80 plus bronze com muitos méritos competindo com a gigante corsair. Valeu a pena cada centavo que paguei por ela.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

@Foxwalt

Vi você falando das vantagens de ter linhas de 12v separadas na fonte, mas me tira uma dúvida, e a questão de corrente?

 

No caso a minha placa por recomendação pede uma linha de 12v com 38A, e essa fonte tem 2 linhas de 12v @ 27A. 

 

Essa corrente é somada ou são só os 27A ali mesmo dessa fonte? Porque se não for somada, agora eu entendo porque minha Seasonic 520w foi pro saco em apenas 14 meses.

 

Pois estou com uma dúvida tremenda entre essa PCYes 600W (2 linhas de 12v@27A) e a XFX 600 XT (1 linha 12v@45A).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ZerGsiX

 

Sua fonte era uma Seasonic SII12 de 520 Watts? Se for, na verdade, essa fontes nunca tiveram duas linhas de 12V.. Era um erro de rótulo, que ficou provado no teste do CdH..

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/teste-da-fonte-de-alimentacao-seasonic-s12ii-bronze-520-w/1935/6

 

Sobre sua fonte nova, informe seu PC completo.. Vai ajudar bastante com isso..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Caro @ZerGsiX, teoricamente, fontes com distribuição de potência na linha de +12V seriam mais seguras e estáveis. Contudo, fontes com apenas uma linha de +12V podem ser tão seguras quanto se o projeto é bem feito.

 

Em todas as fontes da linha Electro da PCYes!, uma das linhas de +12V fica responsável apenas pelos conectores de placa de vídeo. Ou seja, temos, no caso da fonte de 600W, 12V * 27A = 324W na linha de +12V. Considerando que o slot PCI-E, conectado por outra linha (que alimenta o conector da placa-mãe), também pode disponibilizar até 75W para a placa de vídeo, você tem 324W + 75W = 399W livres. Placa de vídeo nenhuma chega perto disso.

 

Os fabricantes de placa de vídeo recomendam fontes de potência exagerada pelos motivos que você pode ver neste tópico: 

Mas, continuando, façamos um raciocínio. Uma fonte de 600W, como a PCYes! ou a XFX, apresenta 2 conectores de alimentação PCI-E 6+2 pinos para placa de vídeo. Cada conector pode transferir até 140W. Ou seja, apenas 280W podem ser transmitidos pelos conectores. A divisão por linhas, portanto, não te limitou em nada. Essas fontes não são dimensionadas para mais placas de vídeo mas, supondo que você fosse usar adaptadores molex para PCI-E (não ideal) e fosse usar mais placas, puxaria potência de onde? Da outra linha, que alimenta os molex. Conclusão: a distribuição em duas linhas da fonte da PCYes! não te limitou em nada. 

 

Qual é a configuração completa da sua máquina, a que você diz supostamente ter danificado a excelente fonte Seasonic que você tinha? Duvido muito que sua configuração chegue perto de alcançar o limite da fonte. Ou você usou estabilizador ou nobreak vagabundo e ele danificou sua fonte (esses equipamentos apenas danificam fontes, é uma péssima ideia usá-los) ou teve azar. Leia este tópico:

As duas fontes que você citou são de marcas confiáveis e certificadas pela Ecova. Todos os detalhes delas revelam que são fontes de ótima qualidade. Contudo, não há testes desses modelos específicos para confirmar sua qualidade. Se você quiser minha opinião a respeito do assunto, eu sinceramente iria na PCYes!.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@RS Faria

Lembro que cheguei a ver esse teste, mas não lembrava deste erro de rótulo, então é a fonte que é fraca mesmo, pois vi que várias pessoas andam tendo o mesmo problema que eu.

Exatamente este problema aqui: 

Spoiler

 

 

E tem apenas 14 meses de uso.

Outra coisa que todo mundo esta reclamando é do RMA no Brasil, mandei e-mail pra eles e vou ver o que responderão.

 

Minha configuração em full load sei que não puxa mais que 420 watts de uma fonte, e essa Seasonic desde o primeiro dia eu já acho esquentadinha e barulhenta, coisa que uma antiga XFX 650 que vendi, parecia um cubo de gelo na mesma situação e com um hardware que consumia 570 watts.

 

Mas se ajudar aqui está: i5 3330 + T4 c/ 2 fans / GTX 970 G1 / 4x4GB RAM / GA-B75H / Samsung 850 Evo 250GB / 2x1TB WD Caviar Blue / 2 fans de 140mm extras.

 

@Foxwalt

Obrigado pela resposta.

Há anos não utilizo bombas como no-breaks e estabilizadores, a única coisa que utilizo aqui (a qual foi utilizada com minha fonte antiga que vendi e não deu defeito) é um filtro de linha SMS Energy Clean 2000, o qual já vi o faller recomendando aqui no fórum anos atrás, motivo pelo qual o comprei.

 

Bom, graças a sua resposta então sei que não terei problemas pegando qualquer fonte (de qualidade) que trabalhe com duas linhas de 12v, ao invés de uma por medo de não oferecer energia suficiente na linha.

 

Sei que os fabricantes sempre pedem fontes muito acima do necessário mesmo, única coisa que fiquei a dúvida ainda, é que ali na menção que você fez do post do faller sobre isso, mas e a corrente, quer dizer então que minha placa tendo como recomendação uma linha de 38A, não há problemas colocar em uma de 27A, sabendo que a mesma usará no máximo 65% de watts dessa saída?

 

Pois vi em vários reviews o máximo que a 970G1 chega à puxar é 220watts sozinha, o que é pouco.

 

O meu único receio de pegar a PCYes é que parece ter apenas 1 ano de garantia, enquanto a XFX tem 5 anos.

Sei que o RMA da PCYes é rápido, ainda mais por ser nacional, já o da XFX é mais demorado por ser internacional, mas sei que pelo menos o da XFX funciona, ao contrário da chuva de reclamação que ando vendo da Seasonic, o que me deixa até mais desanimado.

 

Outra coisa que não sei da PCYes é se o modelo 600 tem varistor, pois a 430 não tem, já a XFX 600XT eu vi que tem.

 

Já por outro lado, não sei se isso influência na qualidade dos componentes quando se trata de uma fonte, mas a PCYes é 450g mais pesada que a XFX, sendo 2450g da PCYes sem embalagem contra 2000g da XFX sem embalagem. Me corrija se estiver falando muita asneira.

 

Agradeço as respostas, pois irei encomendar uma nova até amanhã, pois essa aqui toda hora começa a estralar a bobina, to até pensando e não arriscar ligar o PC até por a nova.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@ZerGsiX Apenas uma correção do que falei ali em cima: a limitação de cada conector de 8 pinos é de 150W. Ou seja, dois conectores de 8 pinos dão um total máximo de 300W. A PCYes! está limitada a 324W nessa linha (300W pelos conectores). E que diferença isso faz? A XFX também está limitada, já que só pode entregar 300W através dos conectores do mesmo jeito. ;)

 

A PCYes! tem potência para fornecer até 399W exclusivamente para a placa de vídeo. Sua placa não consome nem metade disso. A conclusão clara é que fica muito longe do limite da fonte. Você poderia colocar qualquer placa de vídeo que fosse ali. Como eu disse na análise anterior, a distribuição de potência não te limita em nada. E essa recomendação insana e sem contexto de fonte recomendada pelo fabricante considera o total para o sistema inteiro (um sistema que ele - o fabricante - não conhece e que joga bem alto porque não sabe se a fonte que você vai usar presta ou não).

 

No mais, ambas as fontes que você citou são de ótima qualidade. Tem que colocar todos os detalhes na balança e ver o preço de cada uma para ver o que compensa mais. Se optar pela XFX vai fazer um bom negócio do mesmo jeito. E sua configuração não passa de 300W em pico. Pode pegar fontes de 500W mesmo que sobra. 
 

Se você está acostumado com a XFX, teve ótima experiência com a marca e sabe que a garantia é longa e que funciona, não vejo motivos para não escolhê-la. Uma coisa é certa: a XFX está no mercado produzindo fontes de ótima qualidade há muito mais tempo que a PCYes!. Você também pode ver fontes da Corsair. Em último caso, da EVGA. 

 

Antes disso tudo, melhor ver o que está ocorrendo com sua Seasonic. Ela é uma das melhores fabricantes, as fontes são excelentes. E a fonte que você tem segura sua configuração com extrema folga.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Valeu meu caro.

 

Vou só aguardar a resposta da pergunta que mandei no suporte da PCYes para saber se essa fonte tem mais que 1 ano de garantia, caso contrário ficarei com a XFX mesmo, até porque gostei mais dos cabos dela.

 

Então, com o lançamento de Overwatch chegando semana que vem não posso ficar sem PC pra jogar, ainda mais arriscar em um RMA que possa levar semanas. Então vou comprar uma agora e dar andamento na troca dessa daqui, se der certo é bom que terei uma fonte boa de reserva para quando acontecer algo do tipo novamente. (:

 

Obrigado mais uma vez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt Sim, to ligado que esse modelo é produzido por uma subsidiária da Seasonic com mudanças solicitadas pela XFX, mas mesmo assim já é notável a diferença pelo ruído do cooler e aquecimento em full load, pois essa daqui parece uma turbina além de esquentar bastante quando estou jogando, já toda XFX que vi é totalmente o contrário.

 

Vi que essas da PCYes é tão fria e silenciosa quanto a XFX, então só estou aguardando a respostas deles para saber se ela tem mais de 1 ano de garantia, se sim, eu irei ficar com ela, caso contrário é a XFX mesmo.

 

 

Há, ontem fiz um teste jogando limitando o uso da placa de video para 50%, a fonte estava pipocando mas segurou por umas 3 horas, hoje tirei a placa de video e ficou "normal", mas olhei dentro dela com uma luz forte e vi que tem uma bobina com aquele "verniz" descascado e pretejado, deve ser esse o problema. Então até que a fonte nova chegue eu irei ficar sem placa de vídeo, pois não estou afim de arriscar a queimá-la, ainda mais agora que ela acabou de sair da garantia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...