Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante para desenvolvimento de sistema específico


Posts recomendados

Olá, preciso aprender a programar em no máximo 1 ano, meu objetivo principal é desenvolver um único sistema, que possa ser instalado em vários escritórios mais tenham sincronismo com a matriz, o sistema gerará projetos, basicamente texto e de preferência Excel,  se possível interligar com resultados de pesquisas web tipo SPC e sites governamentais e fazer o controle financeiro da empresa, sem módulo fiscal, é uma empresa de pequeno porte mais com escritórios em vários municípios. 

Qual linguagem será mais indicada a minha necessidade? Tenho facilidade em aprender mais se tiver um linguagem mais simplificada posso ter um desenvolvimento maior em menos tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sugiro começar com algum cursos de lógica de programação e programação orientada a objetos.

 

Acho o seu objetivo de aprender em 1 ano bem viável, mas um curso poderia acelerar o seu aprendizado, e te dar fluxo de trabalho.

 

Quanto à linguagem, tem horas que pode ser melhor usar uma ou outra. No Excel é comum ir de VBA. Java pode auxiliar na interligação de resultados em ambientes web, C tem desempenho, etc. A lógica de programação vai te preparar para lidar com múltiplas linguagens, e te dar a oportunidade de discutir o seu projeto com um professor, sem ficar preso a uma linguagem ou paradigma específico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um amigo conhece diversas linguagens e sempre que conversamos sobre isto ele sempre menciona Ruby on Rails como uma linguagem bem simples, comparada as outras como Java, C, etc. Já programei, mas apenas academicamente e usei somente Java e algumas outras para estudo, não conheço especificamente Ruby, mas vale a pena dar uma pesquisada também.

 

Boa sorte.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom, o que posso dizer é que a escolha das linguagens é de acordo com o tipo de aplicação que queiras fazer.

 

Se o intuito é rodar online.. ser um programa voltado para web, nesse caso suas escolhas podem ser, PHP, Java, Ruby(com o framework on rails), python pode ser usado também...

Se é mais voltado para desktop, ou seja instalar o aplicativo no computador e se conectar via internet em um servidor... suas escolhas podem ser, C/C++, Java, PHP(abro um parentese aqui.. porque tem o PHP-GTK  feito para criar aplicações desktop com php)

 

Caso a escolha seja para web, leve em conta que tens que estudar coisas a parte, como HTML/5(estrutura), CSS(estilos), Javascript(dinamismo)... O javascript é bem poderoso.. por exemplo o node.js que permite requisições em javascript do lado do servidor..( muito usado em jogos de navegador online e aplicações)

 

Bom é por aí... Não existe linguagem fácil ou difícil...  o que existe é a sua curva de aprendizado ser menor em determinada linguagem... isso sim.. ou seja, aquela que você leva menos tempo para aprender.  Tudo questão de afinidade e propósito!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!