Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte sem Transformador


Posts recomendados

Olá pessoal, sou membro novo, mas acompanho debates aqui faz tempo. Bem, estou começando com eletrônica e quero iniciar minhas montagens, 'pelo início'. Quero montar uma fonte sem transformador usando princípio do DIVISOR DE TENSÃO; ou seja, só com Resistores. Como vou fazer uma fonte sei que preciso de alguns cuidados. Bom, vou detalhar meu Projeto e quero saber dos amigos se está tudo ok...

 Tenho na entrada um fusível comum para 500ma; para proteção, este ligado á fase. Na sequencia tenho 13 resistores ligados em série que me vão conferir as seguintes tensões: 1,5V; 3,0V; 6,0V; 9,0V;12V;15V; 18V; 24V; 27V; 45V; 72V e  108V. É uma fonte mais para a prática da eletrônica que para uso real. Um dos resistores ligado ao fusível  e na outra ponta ligado ao 'retorno'.

Fiz os cálculos para a Potência necessária dos Resistores e eis que descubro que a Potência varia de 0,75 W até 2W mais ou menos.Pergunta 01: Uso a mesma potência para todos, sendo 2W ou uso a potência específica para cada um dos resistores? Pergunta 02: Só o fusível me confere segurança? O valor está em conformidade? E por último, Pergunta 03: Que tipo de proteção posso usar para minhas experiências (bancada), a fim de evitar que minha casa 'exploda'... Um disjuntor ligado à minha tomada já serve? Um DDR seria interessante, ligado na saída da minha tomada? Qualquer  ajuda é muito bem vinda porque, de fato, sou bem principiante na eletrônica e estou aprendendo por conta mesmo. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer fazer uma fonte sem trafo, acredito que você não queira uma fonte linear, mas uma chaveada. Eu já vejo alguns problemas: (1) como você vai regular e estabilizar a tensão, protegendo o equipamento da oscilação? É uma fonte sem ponte, pra retificar onda (ou seja, vai trabalhar só em CA?).