Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte sem Transformador


Posts recomendados

Olá pessoal, sou membro novo, mas acompanho debates aqui faz tempo. Bem, estou começando com eletrônica e quero iniciar minhas montagens, 'pelo início'. Quero montar uma fonte sem transformador usando princípio do DIVISOR DE TENSÃO; ou seja, só com Resistores. Como vou fazer uma fonte sei que preciso de alguns cuidados. Bom, vou detalhar meu Projeto e quero saber dos amigos se está tudo ok...

 Tenho na entrada um fusível comum para 500ma; para proteção, este ligado á fase. Na sequencia tenho 13 resistores ligados em série que me vão conferir as seguintes tensões: 1,5V; 3,0V; 6,0V; 9,0V;12V;15V; 18V; 24V; 27V; 45V; 72V e  108V. É uma fonte mais para a prática da eletrônica que para uso real. Um dos resistores ligado ao fusível  e na outra ponta ligado ao 'retorno'.

Fiz os cálculos para a Potência necessária dos Resistores e eis que descubro que a Potência varia de 0,75 W até 2W mais ou menos.Pergunta 01: Uso a mesma potência para todos, sendo 2W ou uso a potência específica para cada um dos resistores? Pergunta 02: Só o fusível me confere segurança? O valor está em conformidade? E por último, Pergunta 03: Que tipo de proteção posso usar para minhas experiências (bancada), a fim de evitar que minha casa 'exploda'... Um disjuntor ligado à minha tomada já serve? Um DDR seria interessante, ligado na saída da minha tomada? Qualquer  ajuda é muito bem vinda porque, de fato, sou bem principiante na eletrônica e estou aprendendo por conta mesmo. Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer fazer uma fonte sem trafo, acredito que você não queira uma fonte linear, mas uma chaveada. Eu já vejo alguns problemas: (1) como você vai regular e estabilizar a tensão, protegendo o equipamento da oscilação? É uma fonte sem ponte, pra retificar onda (ou seja, vai trabalhar só em CA?).

 

Ah, disjuntor protege circuito, não equipamento. Mas é importante ter na bancada, de preferência um DIN curva B, que é mais sensível. Provavelmente teus condutores sejam de 2.5mm², então o disjuntor máximo seria de 20A. Se fosse na minha bancada eu colocaria um de 16A. DDR é para área úmida ou corrente de fuga superior a 30mA e requer um bom aterramento - coisa que a maioria das casas não tem.

 

Uma boa leitura: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/8397-como-funcionam-as-fontes-chaveadas-art1448

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você quer fazer uma fonte sem trafo, acredito que você não queira uma fonte linear, mas uma chaveada. Eu já vejo alguns problemas: (1) como você vai regular e estabilizar a tensão, protegendo o equipamento da oscilação? É uma fonte sem ponte, pra retificar onda (ou seja, vai trabalhar só em CA?).

 

 

Então Tomas Frota, essa fonte é um estudo e uma etapa. Após esta etapa pretendo sim fazer retificação e filtragem, mas me serve mais para a prática da eletrônica que qualquer outra coisa. Então, no momento, não tenho interesse em  fonte chaveada também... essa será feita só que mais para frente.

 

Quanto ao fator segurança, valeu... vou começar por aí para evitar problemas.

 

 E quanto às potências dos resistores... uso o mesmo valor para todos ou potência específica para cada um?

 

 Valeu pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas fontes sem transformador são perigosas. O transformador isola o primario do secundario (isolação galvânica). Recomendo usar um transformador isolador na bancada.

 

RICARDOV; tenho interesse em fazer a montagem testar as tensões, fazer uma ponte retificadora, colocar na saída, fazer novas medições e desmontá-la... Tenho um transformador 127V X 12V + 12V - 500ma para montar uma fonte mais digna,com retificação, filtragem e regulagem com zener... mas como sou principiante quero começar da base. Jamais usaria uma fonte dessas para algo de verdade, só para medições com multímetro mesmo; então pergunto: Mesmo para uma montagem de tipo laboratório pode ser perigoso?

 

Qualquer ajuda é muito bem-vinda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo @Fabiano Valente Nunes não precisa fazer jus ao teu sobrenome. Esta definitivamente não é uma boa ideia e muito menos um bom começo. Por gentileza não faça isso. Não é um bom momento. Use o trafo que tens. você vai ter 24Vac nas duas pontas sabia? Se retificado/filtrado vai virar + que 30dc. Aproveite e pesquise o porquê. Faça suas experiências, divisões, análises, confira a matemática da divisões, meça ac, dc etc tudo a partir dos 24Vac. Creia-me, nesta fase você não vai precisar de "...45V; 72V e  108V" vindos diretos da rede

Quem avisa amigo é.

Em tempo.. o pior cego não é aquele que não quer enxergar. É aquele que não acredita naquilo que os que enxergam estão a lhe dizer...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, Fabiano Valente Nunes disse:

Olá pessoal, sou membro novo, mas acompanho debates aqui faz tempo. Bem, estou começando com eletrônica e quero iniciar minhas montagens, 'pelo início'. Quero montar uma fonte sem transformador usando princípio do DIVISOR DE TENSÃO; ou seja, só com Resistores. Como vou fazer uma fonte sei que preciso de alguns cuidados. Bom, vou detalhar meu Projeto e quero saber dos amigos se está tudo ok...

 Tenho na entrada um fusível comum para 500ma; para proteção, este ligado á fase. Na sequencia tenho 13 resistores ligados em série que me vão conferir as seguintes tensões: 1,5V; 3,0V; 6,0V; 9,0V;12V;15V; 18V; 24V; 27V; 45V; 72V e  108V. É uma fonte mais para a prática da eletrônica que para uso real. Um dos resistores ligado ao fusível  e na outra ponta ligado ao 'retorno'.

Fiz os cálculos para a Potência necessária dos Resistores e eis que descubro que a Potência varia de 0,75 W até 2W mais ou menos.Pergunta 01: Uso a mesma potência para todos, sendo 2W ou uso a potência específica para cada um dos resistores? Pergunta 02: Só o fusível me confere segurança? O valor está em conformidade? E por último, Pergunta 03: Que tipo de proteção posso usar para minhas experiências (bancada), a fim de evitar que minha casa 'exploda'... Um disjuntor ligado à minha tomada já serve? Um DDR seria interessante, ligado na saída da minha tomada? Qualquer  ajuda é muito bem vinda porque, de fato, sou bem principiante na eletrônica e estou aprendendo por conta mesmo. Abraço.

O pior caso dessa sua "Fontenstein" seria quando desejares uma tensão de 1,5 Volts por 500 mA.

Ai praticamente todo o potencial de 127 Volts estará sobre a pilha de resistores. Ora. 127V x 0,5 Amperes = 63 Watts. Cada resistor desse valor de dissipação não vai custar menos de R$30. Desse modo é absolutamente burra essa solução.

Também tem o mais caro, sua vida... Se tocares o dedo em qualquer ponto do dispositivo alimentado por ela, de pés descalço, quem vai acender é você, com risco de morte até..

Isso não é fonte, eu a conhecia como cadeira elétrica..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabiano Valente Nunes sim, é muito perigoso, qualquer descuido pode levar um choque e as correntes e tensões que uma tomada comum pode fornecer são suficientes para causar a morte. Faça experiências em baixa tensão como a @Isadora Ferraz  sugeriu. É muito mais sensato. E abuse dos simuladores, indico sempre o Every Circuit para Android, muito didático e fácil de usar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É pessoal, me rendo, rsrsrsrs...

 

Então vou seguir a colega Isadora...usar um trafo. Valeu pela ajuda... Agradeço a todos... Vou fazer uma redução para 24V;  retificar, filtrar e  aí começar meus estudos...

Ah, se alguém tiver uma dica para aprendizagem, tipo, livro, material ou sequencia de estudos, agradeço; pois, como disse, sou iniciante...

 

   Abração a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...