Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador chegando a 79º


Posts recomendados

Opa, antes de tudo ja agradeço a todos pela força.. 

Vamos lá, tenho um pc com as seguintes configurações:

 

Operating System : Windows 7 Ultimate 64-bit SP1
CPU : AMD FX-8320    79 °C
RAM : 8,00GB Single-Channel DDR3 1333 @ 669 Mhz (9-9-9-24)
placa-mãe : Gigabyte Technology Co. Ltd. 970A-DS3P (CPU 1)    45 °C
Gráficos : 936W (1366x768@60Hz) ; 3072MB ATI AMD Radeon HD 7900 Series (Sapphire/PCPartner)    52 °C
HD : 500GB Western Digital WDC WD5000AAKS-00V6A0 ATA Device (7200RPM , SATA-II)    48 °C
Drives óticos : Nenhum disco óptico detectado
Áudio : Realtek High Definition Audio

 

Sendo a fonte uma Corsair 650W, ele tem dois coolers, o traseiro que expulsa o ar e o do próprio processador, mas como vocês podem ver a temperatura do processador esta muito alta, é claro que aqui na minha cidade é quente, por volta de 25º a 30º a temperatura local, hoje especialmente ta bem quente, porém de qualquer forma não pode ser normal uma temperatura dessas mesmo para processadores amd, gostaria da opinião de vocês se possível, pois não entendo muito bem de pcs, o que poderia estar causando este problema, e quais as possíveis soluções, desde ja grato pela força.

Nao esquecendo de falar, no momento do teste, eu estava jogando Word of Warcraft: Warlords of Draenor, um jogo online e bem pesado por sinal, no mapa de ashran onde 80 players ficam todos juntos, não sei se isso tem algo a ver, pois quando eu jogo este jogo nesse mapa especialmente eu mudo as configurações do pc para desempenho máximo, onde eu coloquei o estado minimo e máximo do processador de 100%, pois quando junta muitos players na tela e cada um tem pets e afins os acompanhando, soltando variadas magias etc, o gráfico costuma dar umas "agarradinhas" e pra isso não acontecer eu modifico o desempenho do processador, porém ao sair do jogo, com apenas o chrome aberto, passando uns 10min as temperaturas ficam desta maneira..

 

cpu 58-62ºC, placa-mãe: 43ºC, placa de video: 46ºC, HD: 46ºC

 

Inclusive o barulho também muda conforme a temperatura aumenta, bem chato por sinal, parece uma turbina.

 

Fiz um teste de desempenho com o programa PCMark 8, segue o link: http://www.3dmark.com/pcm8/10683839

 

Desculpem se o topico ficou grande ou coloquei algo errado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Matheus, obrigado pela ajuda, então, eu dei uma limpeza nele faz 2 semanas, tirei a poeira que dava pra tirar sem remover a ventoinha do processador, o resto limpei tudo..

O meu gabinete nao tem este cone ai, mas ele tem as opções de refrigeraçao, lateral traseira, frontal topo e inferior, sendo que a usada é a traseira que veio nele, vou procurar um cone desse pra ver se ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Zucchini, obrigado pela ajuda, então, eu nunca troquei a pasta térmica, o pc tem 2 anos e meio de uso, eu só usava ele para tarefas simples, porém muitas ao mesmo tempo, agora que comecei a colocar uns jogos pesados nele, mas ele não me da problemas, porém o fato do barulho alto começou a me incomodar, dai fui ver a temperatura, estava batendo os 79º, mas ja fico aliviado que não irá queimar. Eu posso colocar mais coolers ou algo do tipo se essa opção for ajudar no problema tambem, mas nao sei quais adiantariam e tambem queria fazer algo a respeito do barulho, porque realmente esta incomodando muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Seria interessante você trocar a pasta térmica do processador então, pois provavelmente ela está ressecada e não esta mais cumprindo seu proposito como deveria.

 

Eu estou usando esta e não tenho do que reclamar. Inclusive comprei nesta mesma loja.

https://www.guerradigital.net/coolers/acessorios/pasta-termica-xigmatek-pti-g3606-cxt-usgi3-u02.html

 

Isso já deve ajudar a temperatura voltar ao normal que era no inicio quando você comprou o processador.

 

Este é um guia que fala a melhor forma de se aplicar a pasta térmica. Então você deve limpar todo o resíduo da pasta que ficou no processador e no dissipador e após isto colocar um pequeno pingo bem no meio do processador e encaixar novamente o dissipador.

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/qual-a-melhor-maneira-de-aplicar-pasta-termica-parte-1/2291

 

Edit: E o que eu falei sobre estar alta e não vai queimar nada nessa temperatura é verdade, porém com também disse e repito ela está alta e se começar a alcançar 85ºC - 90ºC vai ser um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini Obrigado amigo, irei fazer isso que voce me disse, obrigado pela força e paciência, otimas informações, irei dar uma olhada agora mesmo neste site.

 

@caiokn Desculpa pela falta de informação, o gabinete é um CoolerMaster ATX Elite 311 Silver RC-311B-SKN1.

Sim, somente a traseira esta instalada e a que fica em cima do processador, essas duas são as únicas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhuam Júlia, relaxa, não precisa se desculpar não :)

 

Complementando a solução proposta pelo @Zucchini, pensei nas possibilidades abaixo.

 

Levando em conta o hardware que você tem instalado, talvez fosse interessante trocar de gabinete. Os processadores FX não tem o limite térmico muito alto, e eles dissipam bastante calor, então um gabinete melhor ventilado ajudaria bastante.

 

Caso você deseje manter o atual gabinete, recomendo inicialmente que você instale uma ventoinha de 140mm na parte da frente e talvez uma de 120mm na lateral. A ventoinha de trás faz o seu trabalho puxando ar de dentro do gabinete, porém o fluxo de ar não fica muito legal desta maneira.

 

Qual software você usou para monitorar a temperatura do processador? Sugiro que use o AMD Overdrive, que mede a margem térmica em vez da temperatura absoluta. Assim temos como saber o "perigo" real que o seu processador corre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@caiokn eu entendo que um gabinete bem ventilado é importante, mas se o problema realmente for a pasta térmica não adianta ter um ou três fans e nem um gabinete melhor. O problema esta na transferência de calor do processador para o dissipador.

 

Trocar a pasta térmica com certeza vai dar um maior impacto na redução da temperatura do que a troca dos itens e vai custar bem menos que dois fans e um gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Zucchini, eu não quis dizer que um gabinete melhor ventilado poderia substituir a troca de pasta térmica, na verdade a ideia era que meu post fosse complementar ao seu.

 

Penso que no caso do OP a ventilação é um fator crítico sim, pois o HD e a placa-mãe, que são componentes cuja temperatura não varia muito, estão com temperaturas acima de 45 graus, o que é bem alto para meus parâmetros. Como no conjunto tem também uma VGA da família HD 7900 creio que a chance de haver acúmulo de ar quente é muito grande, por isso a ideia de instalar ventoinhas na frente e lateral. É uma solução parcial, mas melhor do que deixar apenas 1 ventoinha instalada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Desculpa @caiokn , pois como você não havia mencionado nada do que postei eu supus que você havia ignorado o que eu disse e sugerido uma solução alternativa. Porém concordo que sua sugestão é correta e de grande valia quando adotada junto com a minha.

 

Perdão pelo mal entendido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, obrigado amigos pela força que estão me dando, eu vou aplicar os dois conselhos..

 

@Caiokn, eu vou comprar os coolers, indica comprar os da parte inferior e superior também? Se sim, me da algumas dicas de coolers silenciosos por favor, o barulho tipo duma turbina já é mt grande do q está no processador

 

E o nome do programa é Speccy

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rhuam Júlia , na verdade eu estava me referindo às ventoinhas para serem instaladas no gabinete, ok? Acho que trocar de cooler é algo a ser levado em conta, mas como é um investimento um pouco mais alto, talvez valha a pena instalar as ventoinhas (na frente e lateral). Não entendi o que você quis dizer com parte inferior e superior.

 

Os de 140mm que aconselho são:

Cougar Turbine

Aerocool EN51400

Cougar Dual-X

BeQuiet Pure Wings 2

 

Dentre esses, o EN51400 deve ser o mais barulhento, por sua rotação ser mais alta. Entretanto, ela ainda é bastante silenciosa. As demais opções tem 1000 RPM, e devem ser todas bastante silenciosas

 

Os de 120mm que aconselho são:

Cougar Turbine

Cougar Dual-X

Cooler Master Sickeflow

BeQuiet Pure Wings 2 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que valha a pena no seu caso investir em fans pra gabinete. Fans pra gabinete boas e silenciosas são cerca de 30,00 no mínimo, e eu não creio que farão grande diferença. Fans pra gabinete servem pra melhorar a ventilação que já e no mínimo boa, não pra baixar uma temperatura que está péssima.

 

Se o cooler que está utilizando em seu processador ainda é o padrão (cooler box) que vem nele, acho melhor você adquirir um bom cooler pro processador do que fans pra gabinete. Porque esses coolers que estão vindo nos FX não são bons. Outra coisa, é que se ele está fazendo mais barulho do que fazia antes, pode ser que já não esteja mais rodando tão bem.

 

Então recomendo investir em um bom air cooler, que geralmente são universais e você poderá estar migrando posteriormente pra outro PC, caso necessite. O preço varia em torno de 150,00-300,00. Estou meio por fora, mas pessoal da área de coolers pode te ajudar melhor. 

 

Realmente, seu gabinete é bem básico e não oferece boa ventilação, mas nesse caso seria mais válido por exemplo um gabinete melhor com boa ventilação do que o que possui cheio de fans. Sendo que o cooler pra CPU ainda é o mais importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!