Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

DDR3 com tensão de 1.5v + Cpu Skylake


Bruno01z

Posts recomendados

Comprei recentemente umas peças para montar um computador novo, Core i5-6500, placa-mãe Gigabyte GA- H110M-H, 2x4GB DDR3 Kingston Hyper X 1600MHZ.
Como o preço das mobos para cpus de sexta geração ainda estão um pouco salgados, optei por uma placa-mãe de entrada e só é possível usar  ddr3 e ddr3l nela,é ai que mora o problema, conversando com um colega hoje ele me chamou  atenção para um detalhe que eu deixei passar despercebido, os cpus skylake suportam apenas ddr4 e ddr3l(memórias com tensão de 1.35v) em algumas notícias que encontrei é dito que usar ddr3 de 1.5v pode danificar o processador a longo prazo, esse link abaixo por exemplo.

http://wccftech.com/skylake-does-not-support-ddr3-damage-ddr3l-only/

O estranho é que as fabricantes de placa-mãe como asus, gigabyte, asrock suportam memórias de 1.5v e até 1.65v em suas placas mães com socket lga 1151 e nos manuais não existem qualquer informação sobre incompatibilidade ou possíveis danos, inclusive encontrei essa notícia onde a asus afirma que memórias de 1.5/1.65v funcionam com processadores skylake.

http://www.eteknix.com/asus-confirms-ddr3-1-5-1-65v-works-skylake/

 

Se desse pra resolver o problema facilmente apenas trocando os pentes de memória esse tópico nem existiria, o problema é que não encontro em lugar nenhum aqui no Brasil essas memórias de 1.35v, a dor de cabeça vai ser grande se eu tiver  que trocar as peças pois comprei em lojas diferentes e ainda vou ter que colocar mais um dinheiro para pegar uma mobo mais cara e pentes de ddr4, por isso resolvi criar o tópico para saber qual é a opinião de vocês sobre o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano DDR3L é a DDR3 de notebook, não é difícil de se achar como você ta pensando não ^^

 

Olha aí: http://www.kabum.com.br/produto/54679/memoria-g-skill-ripjaws-8gb-2x4gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-f3-1600c11d-8grsl

 

Olha as especificações:

 

Especificações:
- Tipo de memória: DDR3L
- Form Factor: SO-DIMM
- Canal de Configuração: Dual-channel
- Capacidade: 8GB (4GBx2)
- Velocidade Testado: 1600MHz
- CAS Latency: 11-11-11-28
- Tensão: 1.35V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno01z

 

http://www.kabum.com.br/produto/64309/memoria-kingston-desktop-8gb-1600mhz-ddr3l-non-ecc-cl11-240-pin-low-1-35v-kvr16ln11-8

 

DDR3L confirmada pela Kingston - http://www.kingston.com/dataSheets/KVR16LN11_8.pdf

 

É uma alerta que venho fazendo em alguns tópicos.. Skylake é pra DDR4, por causa disso.. Descobri isso por acaso, no Youtube..

 

Diga-se de passagem, já dá pra achar DDR4 por preços mais camaradas, mesmo com o dólar alto

 

http://www.pichau.com.br/hardware/memorias/memoria-kingston-hyperx-savage-4gb-2400mhz-black-hx424c12sb-4-box

 

A bronca mesmo é a MOBO..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Baixei o clock de memoria para 1333Mhz e a tensão para 1,35v está funcionando de forma estável sem perca de performance significativa. Rodou normal também em 1600mMhz a 1,5v por mais de 24horas mas como existe esta polemica resolvi baixar para 1333 a 1.35v. A Intel afirma que skylake roda s 1.2v quando na verdade é 1.25. Na minha opinião esta polemica foi criada para forçar os usuários jogarem os pentes DDR3 fora e partir para DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Você consegue mexer nas tensões pelo EasyTune que é um app fornecido pela a Gygabite. Mas tomei a seguinte decisão:Nas especificações do processador na pagina da Intel diz que os skylake só tem suporte para memoria DDR4/DDR3L e na pagina e manual da minha placa-mãe Gigabyte GA H170M DH3 DDR3 diz que pode ser usada DDR3 ou DDR3L. Na lista de memorias suportadas constam as minhas Corsair Vengeance 1600 @ 1.5v. Portanto tudo indica que a dona Intel deu para trás de ultima hora para não apoiar mais o uso de DDR3 forçando usuários a migrarem para DDR4 já que a grande maioria não tem DDR3L. Fabricantes como Asus, As'Rock e Gigabyte não colocariam o seu na reta fabricando placas mãe com suporte DDR3(inclusive de 1,65v) para Skylake se de fato a tensão de memorias pudessem frita-lo. Diante deste fato e pelo que andei lendo aqui e em outros fóruns voltei minhas memorias capadas em 1333mhz para o default 1600mhz e 1,5v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Passare Entrei em contato com o suporte da Terabyte, Pichau e Chipart, sei que eles não são os mais *****, mas todas essas lojas fizeram combinação skylake com DDR3, todos eles me responderam dizendo que obtiveram aval para fa zer isso, que testaram tudo, que já venderam diversas máquinas com esse kit, portanto que estava tudo ok. Acredito que realmente fazer só para 1.35 e dizer que 1.5 vai ***** tudo, é exagero e hype dá galera, confesso pra você que tenho esse kit DDR3 1600Mhz com Skylake e já tinha colocado na olx pra vender do desespero que entrei, mas estou de boa, tá td certo, tomei a mesma decisão que você. Minhas Hyper X estão na lista da minha Mobo também. Então vamos lá, comprar minha 1070 Gtx e ser feliz. Valeu Passare.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT A placa-mãe tem que ser para DDR3. No mercado estão disponíveis placas mãe para Skylake em versões para memória DDR3 e DDR4. 

adicionado 5 minutos depois

@JorgeCH Pode ficar tranquilo... Já vi vídeo de pessoal overclock elevando a tensões de memória DDR4 1.2v para 2v isso mesmo 0.8v a mais e não fritou Skylake nenhum.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Nesse quesito AMD deu show, quando a necessidade de fazer upgrade era legal, bastando comprar apenas a cpu AM3 que é ddr3 em soquete AM2+ e seu ddr2. Fiz isso com um Phenom II, logo depois comprei mobo AM3 e um kit ddr3. Acontece que, em países como o nosso, as pessoas não tem dindin pra gastar com tudo novo. A pessoa ter que escolher entre manter a máquina ou comprar todas as peças novas não é legal. Eu mesmo quero aproveitar as ótimas memórias que possuo, vender seria desperdício, porque o valor seria questionável e, de "graça" não vou vender. Também possuo um kit ddr3 com ecc, ganhei elas em funcionamento, segundo o ex proprietário, mas, não serviu para testar na mobo que eu tive. Vender não dá, não sei se está funcionando. Agora vivo um dilema, comprar mobo dd3, ou não?

Não terei condições de comprar tudo novo agora, já faz um mes sem uma máquina para desfrutar. A Intel deveria ter iniciado essa nova plataforma com controlador totalmente compatível com ddr3,  devido ainda estar em fase de transição, só depois aderir unicamente o ddr4 na proxima geração do soquete 1151, que já estaria em pleno vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Pessoal, desculpem ressuscitar o tópico em pleno 2018, porém como o hardware em questão ainda está disponível para aquisição acho que é pertinente, e até porque a Intel jogou esse medo na galera sobre o uso com DDR3 1.5v e não tinha como comprovar ou refutar pois a plataforma era muito nova. Gostaria de saber de alguém que tem esse conjunto (sky/kabylake) com DDR3 como foi a experiência a longo prazo? Pergunto isso pois tenho um FX8350 com um kit 16GB G.Skill Sniper 1600MHz e ganhei um i7 7700k, ou seja, basta eu pegar uma H110M-H DDR3 ou uma B150M-D3H DDR3 pra começar a usar, meu kit inclusive consta como hardware suportado em ambas placas. Levando em consideração o preço atual das memórias e a diferença irrisória pra não dizer inexistente em jogos, acho que posso ficar com as minhas DDR3 não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...