Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recuperação de arquivo JPG


Posts recomendados

Olá pessoal.

Este tópico NÃO se trata de recuperação de cartão de memória!

 

Problema:

Tenho arquivos JPG que foram gerados por uma máquina fotográfica (Canon EOS 70D). Os arquivos possuem tamanho compatível ao da foto original, entretanto não abre (nem gera miniaturas) em nenhum software citado a seguir: Visualizador do windows / paint / photoshop CS5 / Lightromm 4.

OBS: Os dados do Exif não estão preenchidos nestas fotos.

 

Alguém poderia apresentar uma possível solução a respeito deste problema (como recuperar as fotos), ou algum software que trabalhe realmente em baixo nível, abrindo o arquivo JPG bruto?

 

O que aconteceu e como aconteceu:

Fui para um evento levando minha Canon EOS 70D. Quando cheguei ao local percebi que estava sem o cartão de memória (trabalho com um SDXC). Na tentativa de arrumar uma solução, encontrei um cartão SD a venda em um ambulante por perto (era um desses normais, aparentemente SanDisk, que vem com o microSD e um adaptador). Coloquei na câmera e estava tudo ok!

Comecei a fotografar, e até então tudo perfeito. Deste momento em diante que as coisas começaram a dar problema: percebi que a data estava incorreta (apenas o ano), ajustei. Tirei mais umas fotos e tentei gravar um vídeo. Como esperado, o cartão não conseguiu velocidade para gravar o vídeo, e o buffer da câmera foi enchendo. Parei a gravação e a câmera apresentou um erro e travou. Retirei a bateria e pus novamente. Quando eu abri o visualizador de imagens, o vídeo estava corrompido, o que já era esperado, porém, as fotos que eu tinha tirado antes MAS somente as que eu tinha tirado depois da troca da data estavam inacessíveis. Achei estranho, mas como foram poucas as fotos perdidas, não me preocupei muito. 

Para testar este problema, tirei mais umas fotos de teste, olhei no visualizador, e tudo ok, estava gravado.

Tentei gravar outro vídeo rápido (sem encher o buffer por completo desta vez) e travou novamente. Fui olhar as fotos gravadas e todas as fotos de teste estavam inacessíveis, só estavam sendo exibidas as fotos antes da mudança de data. Tirei mais umas fotos de teste e estavam sendo gravadas, novamente. Pensei comigo, não vou mais gravar vídeos.

Comecei a fotografar o evento e sempre conferindo se estava tudo gravado, e sim, estava tudo ok, sendo acessado normalmente.

Depois disso, acessei o wifi da câmera para baixar as fotos e, novamente todas estavam inacessíveis até a mudança de data.

Tirei mais algumas no fim do evento e coloquei o cartão direto no computador, sem nem visualizar, e novamente, todas inacessíveis até a mudança de data.

Então hoje eu possuo 18 fotos acessíveis e 210 fotos possivelmente corrompidas.

Alguém tem alguma ideia de como posso tentar trabalhar com estes arquivos?

Agradeço antecipadamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...