Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador congelando no boot e no sistema


Posts recomendados

Olá meus amigos, gostaria de ajuda com um problema que já tem tirado minha paciência.

Estou com um computador antigo que funciona quando quer, tem vezes que ele congela logo na inicialização e vezes que ate entra no sistema mas congela, e vezes que magicamente ele funciona bem. Quando coloca alguma música ele trava e a música fica como CD arranhado.

Já fiz testes no HD com HDTune, na memória com memtest, troquei fonte, testei o processador em outro pc, temperaturas estão normais, troquei cabo SATA. Então não sei mais o que testar, e gostaria da opinião de vocês. Posso confirmar que o problema está na placa-mãe, tem algum outro utilitário pra fazer análise?

 

Configurações:

CPU Intel Celeron 430 @ 1.80ghz

Motherboard G41T-M7 / Chipset Intel G41

Memory 2GB DDR3

GPU Onboard

Fonte genérica

HD Hitachi 1Tb

 

Agradeço a atenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre congela já no sistema operacional, seja iniciando ou operando? Ou congela ainda no post da Bios?

 

Que windows está usando? Se de XP para cima, já observou os Logs do sistema, para ver se tem dado pau em algum processo ou componente específico?

 

Já experimentou rodar ele com Linux? Para PCs mais antigos, uma distro linux, costuma rodar melhor do que os windows atuais. Questão de melhor compatibilidade com Drivers antigos? Não sei, mas me parece que o Windows, para obsoletar hardware antigo, dá menos importância à retrocompatibilidade que o Linux. Haja vista o tanto de dispositivos que não tiveram suporte no Windows 7, 8 e 10... Isto pode causar instabilidade, dependendo do que você tenha de dispositivos aí.

 

Tá, o Celeron 430 não é antigo assim, mas acho que vale tentar.

 

Finalmente, sugiro o Linux Ubuntu, ou o PUP Slackware que reconhecem de pronto quase tudo quanto é hardware. Eu prefiro o Ubunto, que te dá um ambiente muito mais amigável, parecido e mais compatível com o Windows, out of the box.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele trava ou quando já deu boot do windows ou já no sistema, nunca dá pra saber. Por exemplo ainda pouco trava no Bem-vindo, e agora entrou no sistema. Ele usa o Windows 7, que quando sem problema, funciona liso, muito bem. Então creio que o sistema não seja o problema, aliás de que o dono do computador quer windows, logo...

Poderia me falar onde encontro esses logs?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você encontra nas ferramentas administrativas, em gerenciamento do computador.

 

Tem vários tipos de Logs, dentro do visualizador de eventos. Tantos nos Logs do Windows, quanto nos Logs de aplicativos pode ter informação útil. Vê seus eventos de hardware, aplicativos e sistema. Dá mais atenção aos eventos críticos.

 

Para saber o que é evento crítico, você clica direto no grupo do gerenciador de eventos para exibir a Visão Geral e Resumo. Lá ele classifica os eventos por severidade, e você fica menos perdido.

 

Eu tô no windows 10, e não me lembro se já era exatamente assim no 7. Mas esse gerenciador já me ajudou muitas vezes a localizar causas de erros e travamentos do windows.

 

 

 

 

gerenciador.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, a grande manha desse gerenciador é você observar a fonte do erro e os horários. É possível às vezes sacar que é o driver do som, ou da rede ou um componente do sistema que estão dando erros críticos ou erros normais imediatamente antes do sistema travar.

 

Clicar os erros e ler os logs em si não costuma ajudar muito, pois os textos da microsoft são genéricos, mas para alguns erros, dentre os mais comuns de ocorrerem, às vezes tem disponíveis explicações mais completas na WEB. Por incrível que pareça, uma vez resolveu para mim...

 

Mas o mais legal do gerenciador é mesmo rastrear qual componente ou programa falhou em que horário, e cruzar isso com os horários do travamento do sistema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você já inspecionou se existe algum capacitor estufado na placa-mãe, ou algum ponto de oxidação?

 

Outro teste possível é tentar escutar a placa-mãe. Ver se ela está "cantando". kkkkkkk :lol:

 

Sabe, tive em mãos uma placa-mãe uma vez que fazia barulhos igual a um computador desses de filmes antigos, ou algo que lembre até um modem conectando. Era bem baixinho, mas audível, e o som variava conforme o computador processava alguma coisa. Conversando no fórum, me sugeriram que isso seria um pequeno curto no chipset. A placa de fato tinha um pau que não acessava duas das 4 portas Sata. Era uma ECS com chipset nforce de Athlon XP.

 

Tô pensando ainda aqui... Você formatou o windows, ou ele já tava com esse 7?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aí muda muito pra gente.

 

Pode ser muita coisa, desde conflito de drivers, falhas no registro, hardware problemático, ou algum programa que está instável.

 

Uma boa era dar uma formatada, e reinstalar todos os drivers e programas a partir de versões atualizadas do site da placa-mãe. Sabe, o windows pode estar comprometido, e causando os travamentos. Devíamos ter testado isso antes das demais hipóteses.;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diógenes Marlon use um pendrive bootável com Live Linux e veja se ocorrem travamentos. O Linux vai rodar a partir do pendrive. Se funcionar liso a encrenca é com o Windows. Se travar tem algum problema de hardware.

 

Pode ser essa fonte genérica também. Se possível teste com outra fonte e não use estabilizador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...